Estamos estudando, com a ajuda preciosa da
BEG, o livro de Zacarias cujo pano de fundo histórico é o mesmo de Ageu, sendo
que a ênfase de Zacarias não era somente a reconstrução do templo, como vimos
em Ageu, mas ele também encorajava o povo quanto à Jerusalém ser o local, num
futuro de médio prazo, para o reino de Deus. Estamos começando a segunda parte
com o nono capítulo.
II. AS PROFECIAS COM APLICAÇÃO NO FUTURO (9.1-14.20).
Zacarias trouxe várias profecias que
falaram de um futuro mais distante da comunidade restaurada. Um grupo de
profecias revelou que Deus traria bênçãos para Jerusalém por meio da linhagem
real de Davi. Um Segundo grupo revelou o complexo processo pelo qual Deus
manteria as promessas feitas apesar das contínuas falhas do povo.
Veremos doravante até o término deste livro
as profecias com aplicações no futuro.
Essa segunda metade do livro contém profecias
não datadas que se encaixam melhor numa época logo após a reconstrução do
templo. O profeta voltou a sua atenção para o futuro do reino de Deus em duas
grandes seções (9.1-11.17; 12.1-14.20). Elas gerarão a nossa divisão proposta,
conforme a BEG: A. O primeiro grupo de profecias (9.1-11.17) – começaremos a ver agora - e B. O segundo
grupo de profecias (12.1-14.21).
A. O primeiro grupo de profecias (9. 1-11. 17).
Até o capítulo 11, estaremos vendo o
primeiro grupo de profecias, que tratam da vinda de Deus, o Rei, em julgamento.
Ele também foi dividido em quatro seções: 1. Deus vinga-se do seu povo (9.1-8)
– veremos agora; 2. O rei de Israel
chega a Jerusalém (9.9-17) – veremos
agora; 3. Deus reúne o seu povo (10.1-11.3); e, 4. O pastor do povo de Deus
(11.4-17).
1. Deus vinga-se do seu povo (9.1-8).
Esses versículos retratam a Deus como um
guerreiro vingador que tomaria posse de sua terra ao destruir todos os inimigos
em seu caminho.
Conforme a BEG, ele viria do norte de
Jerusalém, um acontecimento que levaria ao chamado para a celebração no vs. 9
(cf. vs. 14-17, onde Deus é retratado como vindo do sul de Jerusalém). Como
também ocorre em outros profetas, Deus é visto vingando o seu povo por meio do
avanço de um exército gentio (veja Is 45.1-3; Mq 1.2-7). Após o Império Medo-Persa,
Alexandre, o Grande, veio do norte e conquistou Canaã, em 333 a.C.
Essa expressão exata “A sentença
pronunciada pelo SENHOR” que inicia o capítulo 9, aparece apenas mais duas
vezes no Antigo Testamento (12.1; Ml 1.1).
A sentença ou advertência seria contra Hadraque,
cidade mais ao norte, citada nos vs. 1-8, e chamada de Hatarikka nas inscrições
cuneiformes assírias, mas cairia sobre Damasco, capital de Arã, cidade vizinha
mais ao norte de Israel.
Isso porque os olhos do SENHOR estão sobre toda
a humanidade e, em especial, sobre todas as tribos de Israel – vs. 1. A
campanha militar de Alexandre seria tão espetacular que toda a humanidade,
principalmente o povo de Deus, tomaria conhecimento desse rei poderoso quando
ele fosse instrumento da justiça divina.
Também estaria sobre Hamate, no rio
Orontes, ao norte de Damasco, e ainda mais sobre Tiro e Sidom. Essas cidades da
costa mediterrânea da antiga Fenícia foram centros comerciais durante todo o
período bíblico.
A descrição de seus moradores como pessoas
"cuja sabedoria é grande" pode estar ligada às suas habilidades
comerciais. O julgamento sobre essas cidades é um tema comum no Antigo
Testamento (Jr 47.1-7; Ez 28.1-23).
Com seu comércio e habilidades de seu povo
em negociar, Tiro tinha construído para si uma verdadeira fortaleza e tinha
acumulado prata como pó e o ouro como a lama das ruas, ou seja, estava abastada,
rica e poderosa, mas o Senhor haveria de se apossar dela e ainda lançar no mar
todas as suas riquezas, sendo ela mesma consumida pelo fogo de seu juízo – vs. 3
e 4.
As suas vizinhas ao ver isso, Asquelom, Gaza
e Ecrom entrariam em agonia, ficariam com medo e perderiam toda a esperança.
Essas fortes cidades da Filístia não conseguiriam
resistir ao julgamento de Deus contra elas. Muitas vezes, no Antigo Testamento,
elas são destinadas para o julgamento (Veja Is 14.28-32; E7 25.15-17; Am
1.6-8). O fato seria que um povo bastardo ocuparia Asdode e assim Deus acabaria
com o orgulho dos filisteus – vs. 6.
Assim, o Senhor haveria de literalmente
tirar o sangue das suas bocas, e a comida proibida de entre os seus dentes, ou
seja, haveria de ter misericórdia a fim de gerar a salvação entre eles, de
forma que o que restasse iria pertencer ao Senhor Deus e se tornaria chefe em
Judá, e Ecrom seria como os jebuseus. Alguns dos habitantes de Canaã, que não
seriam destruídos pela ira do julgamento divino, seriam incorporados ao povo de
Deus e se tornariam seus servos, como Araúna, o jebuseu, havia se tornado parte
de Judá, gerações antes (2Sm 24.16-24; 1Cr 21.18.26).
Deus anunciou que defenderia a sua cidade
nesses dias. Alexandre o Grande, não destruiu Jerusalém ou o templo construído
por Zorobabel e Josué (veja 1.1-. 8.23).
Em várias ocasiões, os profetas anunciaram
que a restauração acontecesse plenamente Deus não permitiria que nações gentias
destruíssem ou controlassem a terra de Israel (14.11; Jl 2.19.26-27; Am 9.15;
Sf 3.11,15).
Aqui, Zacarias falou do período da campanha
de Alexandre (333 a.C.), mas os gregos e os romanos continuaram a oprimir o
povo de Deus durante séculos, após a campanha desse grande conquistador.
Daniel profetizou que um quarto reino (Roma)
oprimiria Judá (Dn 2.24-45) como parte de uma extensão do exílio por causa da
contínua rebelião da comunidade restaurada contra Deus (Dn 9).
Continua a BEG a esclarecer que Zacarias
apresentou a genuína oferta de Deus de que essa extensão do exílio seria
reduzida e que a restauração do Messias aconteceria após a ocupação grega.
É verdade que a guerra dos Macabeus
(166-142 a.C.) resultou na independência de Israel, mas essa autonomia foi
manchada pela iniquidade tanto dos líderes como do povo.
Em 63 a.C., Roma dominou a região. Assim, a
restauração nunca aconteceu em grande escala. A promessa de que o povo de Deus
"não passará mais" pela derrota somente será plenamente cumprida
Cristo retomar em glória.
2. O rei de Israel chega a Jerusalém (9.9-17).
Esses versículos de 9 ao 17 contemplam a
chegada do Messias vitorioso a Jerusalém, a fim de garantir a promessa feita no
vs. 9. Novamente, a oferta feita deveria acontecer em resposta à opressão grega
(vs. 13).
Apesar da vitória de Israel durante o
período dos Macabeus, a pecaminosidade flagrante e continua de Israel adiou
essa vitória messiânica final até o quarto reino anunciado por Daniel (Roma).
Ainda assim, a profecia de Zacarias deu ao
público original a esperança de que o Messias viria para destruir todos os
inimigos e assegurar a restauração de Jerusalém.
O profeta anuncia um momento de grande
alegria e grande regozijo para a cidade ou filha de Sião - título bastante
comum para a cidade santa e o povo de Deus (Is 62.11; Sf 3.14; Is 1.8) – que deveria
exultar-se. O povo de Deus se regozijaria porque o Senhor finalmente havia
chegado a Jerusalém.
O rei soberano, o teu rei, o supremo e real
descendente de Davi que fora prometido por repetidas vezes (2Sm 7.12-14; SI
132.1,10-11; Is 9.7; 11.1-5; Jr 23.5-6; 33.15-22; Ez 34.23-24; 37.24-28), o Justo
e vitorioso, humilde, viria montado num jumento, um jumentinho, cria de jumenta.
Seu caráter e comportamento não seriam como
os de outros reis do mundo. Ele defenderia a lei de Deus como os reis do Antigo
Testamento deveriam ter feito (Dt 17.14-20). Sua bondade o tomaria aberto e
acessível (Mt 11.29; Fp 2.5).
Ele viria montado em jumento, cria de jumenta,
em vez de montar num grande cavalo como um guerreiro (cf. Ap 19.11), o grande
Rei faria a sua aparição em Jerusalém montado num jumentinho (Mc 11.1-7).
Os jumentos estavam entre as montarias
preferidas pela realeza (I Re 1.33) durante os períodos de paz.
Conforme os comentários da BEG, as mulas e
os jumentos eram animais de montaria da realeza (vs. 9; Jz 10.4; 2 Sm 13.29;
18.9). No caso da situação de I Re 1.33, Davi estava declarando, com aquele ato,
publicamente, que Salomão era o seu herdeiro escolhido. Ao montar num jumento,
o Rei indicava a sua completa vitória e o fim da guerra (veja o vs. 10).
Os instrumentos de guerra – carros, cavalos
de guerra, arcos de batalha - seriam abolidos no reino de paz do Rei justo (Is
2.1-5; 11.6-9; Mq 5.1) e a paz seria proclamada às nações. O grande Rei de
Israel derrotaria todos os inimigos de Deus e, assim, introduziria a paz
universal (Is 2.1-5; 9.5-7; 57.19; Mq 4.1-5; Ef 2.12-18).
Também o seu domínio se estenderia às extremidades
da terra. O governo soberano e universal de Deus era fundamental à fé no Antigo
Testamento (SI 22.27-28; 72.8; 96.4-6; Is 45.22: 52.10; 66.18; Dn 2.44-47;
7.13-14,27).
Porém, o objetivo da história bíblica –
esclarece a BEG - é que o reino de Deus seja conhecido na terra como no céu (nesse
ponto a BEG recomenda a leitura de seu excelente artigo teológico "O reino
de Deus", em Mt 4) onde poderemos constatar que Cristo – o centro da
história, da Bíblia e da nossa vida - é aquele que trará o domínio universal do
Pai à terra (Mt 12.28; Fp 2.9-11; Ap 19.11-21).
Sião é lembrada do sangue da aliança de
Deus, uma referência à graciosa provisão de Deus para cobrir o pecado. No
Antigo Testamento, era usado o sangue de animais (Ex 24.8); no Novo Testamento,
essa primeira provisão é substituída pelo sangue do Messias (Mt 26.28). Por
causa dessa graça de seu sangue remidor os prisioneiros seriam libertos da cova
que não tinha água para matar a sede.
Então vem o apelo e o clamor para se voltar
à fortaleza aqueles que estavam presos, os prisioneiros da esperança. Seria
dito àqueles que permaneceram fora da Terra Prometida que deveriam voltar para
seus lares, na Terra Prometida, pois que Deus estaria restituindo a eles tudo em
dobro.
Desde os dias de Moisés, o plano de Deus
era abençoar seu povo, depois de trazê-lo do exílio, de maneira que excederia
as bênçãos oferecidas aos seus antepassados (Dt 30.5). É nessa base que o Novo
Testamento compreende as grandes bênçãos de Deus para os crentes que estão sob
a nova aliança.
Nos versos 13 e 14 se vê Deus, o Senhor
soberano da história, movendo seu povo numa linguagem figurada como se os seus
filhos fossem flechas que acertassem o alvo inimigo trazendo grandes vitórias
ao povo de Deus.
O
Deus de Israel é agora retratado corno vindo da região sul do deserto, montado
em redemoinhos (veja 25m 22.8-18; SI 18.7-15; Dn 7.13). A palavra hebraica
traduzida por "Sul" também pode ser o nome próprio "Temã" (Hc
3.3). A resposta divina contra seus inimigos é aqui retratada em termos da
antiga lembrança de Deus dirigindo-se para a batalha em favor de Canaã nos dias
de Moisés (Veja Ex 15.14-18).
»ZACARIAS [9]
Zc 9:1 A
palavra do Senhor está contra a terra de Hadraque,
e repousará sobre Damasco,
pois ao Senhor pertencem as cidades de Arã,
e todas as tribos de Israel.
Zc 9:2 E também Hamate que confina com ela,
e Tiro e Sidom, ainda que sejam mui sábias.
Zc 9:3 Ora Tiro edificou para si fortalezas,
e amontoou prata como o pó, e ouro como a lama das
ruas.
Zc 9:4 Eis que o Senhor a despojará,
e ferirá o seu poder no mar;
e ela será consumida pelo fogo.
Zc 9:5 Asquelom o verá, e temerá;
também Gaza, e terá grande dor;
igualmente Ecrom, porque a sua esperança
será iludida;
e de Gaza perecerá o rei,
e Asquelom não será habitada.
Zc 9:6 Povo mestiço habitará em Asdode;
e exterminarei a soberba dos filisteus.
Zc 9:7 E da sua boca tirarei o sangue,
e dentre os seus dentes as abominações;
e ele também ficará como um resto
para o nosso Deus;
e será como chefe em Judá,
e Ecrom como um jebuseu.
Zc 9:8 Ao redor da minha casa acamparei contra o
exército,
para que ninguém passe, nem volte;
e não passará mais por eles o opressor;
pois agora vi com os meus olhos.
Zc 9:9 Alegra-te muito, ó filha de Sião;
exulta, ó filha de Jerusalém;
eis que vem a ti o teu rei;
ele é justo e traz a salvação;
ele é humilde e vem montado sobre um jumento,
sobre um jumentinho, filho de jumenta.
Zc 9:10 De Efraim exterminarei os carros,
e de Jerusalém os cavalos,
e o arco de guerra será destruído,
e ele anunciará paz às nações;
e o seu domínio se estenderá de mar a mar,
e desde o Rio até as extremidades da terra.
Zc 9:11 Ainda quanto a ti, por causa do sangue do teu
pacto,
libertei os teus presos da cova em que não havia água.
Zc 9:12 Voltai à fortaleza,
ó presos de esperança;
também hoje anuncio que te recompensarei em dobro.
Zc 9:13 Pois curvei Judá por meu arco,
pus-lhe Efraim por seta;
suscitarei a teus filhos,
ó Sião, contra os teus filhos,
ó Grécia; e te farei a ti,
ó Sião, como a espada de um valente.
Zc 9:14 Por cima deles será visto o Senhor;
e a sua flecha sairá como o relâmpago;
e o Senhor Deus fará soar a trombeta,
e irá com redemoinhos do sul.
Zc 9:15 O Senhor dos exércitos os protegerá;
e eles devorarão, e pisarão os fundibulários;
também beberão o sangue deles como ao vinho;
e encher-se-ão como bacias de sacrifício,
como os cantos do altar.
Zc 9:16 E o Senhor seu Deus naquele dia os salvará,
como o rebanho do seu povo;
porque eles serão como as pedras de uma coroa,
elevadas sobre a terra dele.
Zc 9:17 Pois quão grande é a sua bondade,
e quão grande é a sua formosura!
o trigo fará florescer os mancebos
e o mosto as donzelas.
Esse versículo 15 - “O SENHOR dos Exércitos
os protegerá” - prevê a proteção de Deus sobre o seu povo enquanto marcha
contra os seus próprios inimigos, derrotando-os completamente. O povo de Deus
ficaria exuberante devido à santa alegria.
Seu povo descansaria em segurança, como
ovelhas sob o seu cuidado (13.7; Ez 34.1-24; 37.24), pois que seriam eles como pedras
de uma coroa, ou seja, o povo se tornaria glorioso como resultado da presença
de Deus (2Co 3.18).
A abundância natural – belos, formosos,
abastados com o trigo e alegres com o vinho - que ocorrerá depois que o Messias
estabelecer plenamente o seu reino cumpre a esperança da renovação da criação
(veja Is 65.17; Ap 21.1).
Muito fiel... VEJA O CAPÍTULO 9, VERSÍCULO X VERSÍCULO (em inglês) - acho que poderá te ajudar https://biblehub.com/zechariah/9-1 https://biblehub.com/zechariah/9-2 https://biblehub.com/zechariah/9-3 https://biblehub.com/zechariah/9-4 https://biblehub.com/zechariah/9-5 https://biblehub.com/zechariah/9-6 https://biblehub.com/zechariah/9-7 https://biblehub.com/zechariah/9-8 https://biblehub.com/zechariah/9-9 https://biblehub.com/zechariah/9-10 https://biblehub.com/zechariah/9-11 https://biblehub.com/zechariah/9-12 https://biblehub.com/zechariah/9-13 https://biblehub.com/zechariah/9-14 https://biblehub.com/zechariah/9-15 https://biblehub.com/zechariah/9-16 https://biblehub.com/zechariah/9-17
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de se ori...
4 comentários:
Deus e fiel
Louvado Seja Deus Pela Mensagem
amém... Deus é bom
Muito fiel...
VEJA O CAPÍTULO 9, VERSÍCULO X VERSÍCULO (em inglês) - acho que poderá te ajudar
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