sábado, 13 de fevereiro de 2016
sábado, fevereiro 13, 2016
Jamais Desista
I Timóteo 3 1-15 - AOS QUE ASPIRAM O EPISCOPADO
Como já dissemos, Paulo escreveu essa epístola para orientar Timóteo em
sua oposição aos falsos mestres em Éfeso. Estamos no capítulo 3/6.
Breve
síntese do capítulo 3.
Aqui Paulo fala aos que aspiram a excelente
obra, ou seja, o episcopado. Ele enumera uma série de virtudes que devem ser
característicos do homem de Deus que vai ficar à frente da obra de Deus. Também
fala dessas mesmas características aos diáconos homens e mulheres.
Não existe maior honra do que servir ao
Senhor. Você consegue enxergar maior obra a ser feita enquanto vivo aqui na
terra? Não há! É muita glória!
Vejamos o presente capítulo com mais
detalhes, conforme ajuda da BEG:
III. A CONDUTA NA IGREJA (2.1-3.16).
Como dissemos, Paulo desafiou a desarmonia
dos falsos mestres ao resumir suas ideias a respeito da oração, da modéstia no
culto e da liderança da igreja. Dos vs. 2.1 ao 3.16, estaremos vendo essa
conduta na igreja.
Estamos seguindo nossa divisão proposta,
conforme a BEG: A. Oração e culto (2.1-15) – já vimos; B. Liderança da igreja (3.1-13) – veremos agora; e, C. A responsabilidade de Timóteo (3.14-16) – veremos também agora.
B. Liderança da igreja (3.1-13).
Paulo voltou ao tópico da liderança na
igreja. Seu foco nas qualidades pessoais daqueles que serviriam nesses cargos,
em vez de frisar seus deveres, indica a sua preocupação de que pessoas certas
ocupassem tais cargos.
Talvez alguns falsos mestres houvessem
ocupado posições de liderança, ou estivessem em busca delas. Ele discutiu as
qualificações dos bispos (vs. 1-7) e a seguir as dos diáconos (vs. 8-13).
Aos bispos/presbíteros – vs. 1-7.
Paulo tratou primeiro das qualificações dos
bispos ou presbíteros.
O uso dessa expressão “Fiel é a palavra” aqui
reflete a importância que Paulo associava à tarefa do bispo. Se alguém
desejasse servir a Cristo como epíscopo, estaria desejando uma nobre função.
O bispo era aquele homem, dentro de um
grupo, responsável pelo cuidado geral da igreja (vs. 5; Fp 1.1). A palavra é
usada de maneira intercambiável com "presbítero" (At 20.17,28; Tt
1.5-7).
Dos vs. 2 ao 7, ele elenca esses atributos
desejáveis em um bispo:
ü
Irrepreensível.
Um
título genérico para as qualificações do bispo. Essa expressão não significa
"sem pecado", o que desqualificaria todos os homens, mas "acima
de qualquer repreensão escandalosa".
A
preocupação maior de Paulo era que os presbíteros gozassem de um bom conceito
tanto entre os não cristãos (vs. 7) como entre os cristãos (veja também Tt
1.6-9).
ü
Marido
de uma só mulher.
Essa
expressão difícil (vs. 12; 5.9; Tt 1.6) pode ser compreendida como proibição à
poligamia, outro casamento depois de um divórcio sem embasamento bíblico, ou
infidelidade conjugal. O presbítero poderá ser solteiro.
ü
Sóbrio.
ü
Prudente.
ü
Respeitável.
ü
Hospitaleiro.
ü
Apto
para ensinar.
A
menção do aspecto de ensinar dentre as tarefas do presbítero é importante dado
o problema vivido em Éfeso (5.17).
Deve-se
lembrar também das responsabilidades pastorais dos presbíteros, o que inclui o
ensino (At 20.28; 1 Pe 5.1-4).
ü
Não
apegado ao vinho.
ü
Não
violento.
ü
Amável.
ü
Pacífico.
ü
Não
apegado ao dinheiro.
ü
Que
governe bem sua própria família.
O
primeiro teste de seu episcopado é a sua família. Ela é a sua primeira igreja e
criar os filhos nos caminhos do Senhor é um grande desafio.
Paulo
chega a dizer que se não soubesse governar a sua própria casa, estaria já
reprovado.
ü
Não
pode ser recém-convertido.
O
fato de um recém-convertido a Cristo ocupar o ofício de presbítero pode levar à
soberba e assim incorrer na condenação do diabo. Paulo não contemplava de modo
brando a queda de um presbítero, talvez porque alguns presbíteros estivessem
envolvidos com a falsa doutrina.
ü
Ter
boa reputação perante os de fora.
Dos vs. 3.8 ao 3.13, Paulo passou dos
presbíteros para o segundo escalão da igreja: os diáconos. Sobre eles e o seu
ofício ele fala no vs. 13 que os que servirem bem alcançarão uma excelente
posição e grande determinação na fé em Cristo Jesus.
Do mesmo modo, dos vs. 8 ao 13, ele elenca
esses atributos desejáveis em um bispo:
ü
Devem
ser dignos.
ü
Homens
de palavra.
ü
Não
amigos de muito vinho nem de lucros desonestos.
ü
Devem
apegar-se ao mistério da fé com a consciência limpa.
Em
outras passagens, Paulo usa o termo "mistério" para referir-se à
verdade revelada por meio do evangelho (vs. 16; Rm 16.25-26; 1Co 2.7; 4.1; Ef
1.9; 3.3-9; 6.19; Cl 1.26-27; 2.2; 4.3). Talvez alguns dos diáconos em Éfeso
tivessem sido enganados pela falsa doutrina.
ü
Devem
ser primeiramente experimentados; depois, se não houver nada contra eles, que
atuem como diáconos.
Essa
provavelmente não é referência a um período específico de teste, mas, na
verdade, um cuidadoso exame da conduta e compromisso com a sã doutrina.
Paulo
usou essa mesma palavra grega quando se referiu aos bispos/presbíteros em Tt
1.6-7.
ü
As
mulheres igualmente sejam dignas, não caluniadoras, mas sóbrias e confiáveis em
tudo.
Literalmente,
"as mulheres devem ser". Três identificações principais dessas
mulheres foram fornecidas:
(1)
As
esposas de diáconos (e, por implicação, dos presbíteros).
(2)
As
assistentes do sexo feminino dos diáconos.
(3)
As
mulheres que exerciam a função de diácono (ou diaconisas).
As
duas últimas sugestões são mais prováveis que a primeira. É provável que a
aparente aspereza da declaração direta a respeito das mulheres reflita a
preocupação de Paulo com as mulheres em especial, as quais não haviam
conseguido se desvencilhar dos falsos mestres (2.14; 5.11-15).
ü
O
diácono deve ser marido de uma só mulher e governar bem seus filhos e sua
própria casa.
É clara a referência aqui aos oficiais da
igreja que trabalhavam lado a lado com os presbíteros (cf. Fp 1.1). As
incumbências precisas do diácono não foram enumeradas nessa passagem.
A igreja tem visto o ministério dos
diáconos em termos dos sete escolhidos para ajudar os apóstolos em At 6.1-6,
embora o termo "diácono" não tenha sido usado nessa passagem.
Dos vs. 14 ao 16, Paulo está desejoso em
vê-lo, em breve, mas fala dessa responsabilidade de Timóteo. Paulo esclareceu
pela segunda vez a responsabilidade de Timóteo em Éfeso (veja 1.12-20).
Paulo resumiu a sua discussão sobre a
conduta na vida da igreja. Havia regras e orientações a serem seguidas
(2.1-3.16).
A casa de Deus, a igreja do Deus vivo, era
e é a coluna e fundamento da verdade. Coluna vem do grego stylos - a igreja sustenta a verdade.
Ela é também um baluarte. Não é apenas
sinônimo de coluna, pois traduz outra palavra com significado diferente (hedraioma). Expressa a ideia de estabilidade
e permanência.
A intenção de Paulo era enfatizar, em
contraste com os falsos mestres, que a verdade do evangelho é encontrada e
sustentada por meio da igreja de Deus.
O que se segue quando ele fala que sem
dúvida grande era o mistério da piedade, pode ser parte de um antigo hino
cristão.
ü
Aquele
que foi manifestado na carne.
Uma
referência à encarnação, com indicação da preexistência de Cristo.
ü
Foi
justificado em Espírito.
Uma
referência à ressurreição de Cristo (Rm 1.4).
ü
Contemplado
por anjos.
Uma
referência à ascensão (At 1.10-11).
ü
Pregado
entre os gentios.
Uma
referência ao ministério universal de Cristo abrangendo todos os povos.
ü
Crido
no mundo.
Uma
referência aos que receberam o evangelho, tanto judeus como gentios.
ü
Recebido
na glória.
Uma
referência à exaltação de Cristo na glória.
I Tm 3:1 Fiel é a
palavra:
se
alguém aspira ao episcopado,
excelente
obra almeja.
I Tm 3:2 É necessário, portanto,
que
o bispo seja irrepreensível,
esposo
de uma só mulher,
temperante,
sóbrio,
modesto,
hospitaleiro,
apto
para ensinar;
I
Tm 3:3 não dado ao vinho,
não
violento, porém cordato,
inimigo
de contendas,
não
avarento;
I
Tm 3:4 e que governe bem a própria casa,
criando
os filhos sob disciplina,
com
todo o respeito
I
Tm 3:5 (pois, se alguém não sabe governar a própria casa,
como
cuidará da igreja de Deus?);
I
Tm 3:6 não seja neófito,
para
não suceder que se ensoberbeça e incorra na condenação do diabo.
I
Tm 3:7 Pelo contrário, é necessário
que
ele tenha bom testemunho dos de fora,
a
fim de não cair no opróbrio e no laço do diabo.
I Tm 3:8 Semelhantemente, quanto a diáconos, é
necessário
que
sejam respeitáveis,
de
uma só palavra,
não
inclinados a muito vinho,
não
cobiçosos de sórdida ganância,
I
Tm 3:9 conservando o mistério da fé
com
a consciência limpa.
I
Tm 3:10 Também sejam estes primeiramente experimentados;
e,
se se mostrarem irrepreensíveis,
exerçam
o diaconato.
I
Tm 3:11 Da mesma sorte, quanto a mulheres,
é
necessário que sejam elas respeitáveis,
não
maldizentes,
temperantes
e
fiéis em tudo.
I
Tm 3:12 O diácono seja marido de uma só mulher
e
governe bem seus filhos e a própria casa.
I Tm 3:13 Pois os que desempenharem bem o
diaconato
alcançam
para si mesmos justa preeminência
e
muita intrepidez
na
fé em Cristo Jesus.
I Tm 3:14 Escrevo-te estas coisas,
esperando
ir ver-te em breve;
I
Tm 3:15 para que, se eu tardar,
fiques
ciente de como se deve proceder na casa de Deus,
que
é a igreja do Deus vivo,
coluna
e
baluarte da verdade.
I Tm 3:16 Evidentemente, grande é o mistério
da piedade:
Aquele
que foi manifestado na carne
foi
justificado em espírito,
contemplado
por anjos,
pregado
entre os gentios,
crido
no mundo,
recebido
na glória.
Ele conclui o capítulo falando do mistério da
piedade o que parecia ser uma canção que entoavam quando a igreja estava
vivendo sua primeira fase.
Sobre alguns dos mistérios que Paulo e outros
profetas falam na Bíblia:
ü Da fé. I Tm 3.9.
ü Da piedade. I Tm 3.16.
ü De Deus. I Co 4.1; Cl 2.2; Ap 10.7.
ü Da sua vontade. Ef 1.9.
ü Entre os gentios. Cl 1.27.
ü De Cristo. Ef 3.4; Cl 4.3.
ü Da iniquidade. II Ts 2.7
ü Da mulher. Ap 17.7.
ü Das sete estrelas. Ap 1.20.
A Deus toda glória! p/ pr. Pr. Daniel
Deusdete.
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No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.