terça-feira, 10 de novembro de 2015
terça-feira, novembro 10, 2015
Jamais Desista
Atos 9.1-43 - DE SAULO, PERSEGUIDOR DOS CRENTES A PAULO, PREGADOR DO EVANGELHO.
Como já dissemos, Atos foi escrito para
orientar a igreja em sua missão permanente por meio do relato de como o
Espírito Santo capacitou os apóstolos para propagar o testemunho de Cristo ao
mundo gentio. Estamos no capítulo 9, da parte III.
Breve síntese do capítulo 9
Aqui vemos a história de Saulo que
perseguia os que eram do “Caminho”, mas converteu-se! Como é bom sermos do
Caminho! Você que curte o Caminho, faça como Paulo que dedicou sua vida para a
pregação do Evangelho a fim de que alcançasse muitas vidas para este Caminho
maravilhoso.
É subitamente, repentinamente, de repente,
que acontece...e foi assim com Saulo que logo viria a ser Paulo. Os seus
objetivos e planos eram outros e Deus mudou tudo.
A ordem da narrativa me impressiona com a
sua sequência lógica e consequências que vão desencadeando ações e reações que
somente Deus pode fazer.
Vejamos: primeiro, ele está em perseguição,
zeloso no cumprimento de sua missão; depois, o Senhor lhe aparece e ele vê, ouve
e dialoga com Jesus a quem perseguia em seu zelo; ele fica cego por conta da
visão, testemunhada em parte pelos seus companheiros; em seguida afasta-se em
orações e jejuns; Jesus levanta Ananias e o envia para curá-lo e também para
que ele fique cheio do Espírito Santo.
Ele é curado e logo começa a pregar
OUSADAMENTE procurando demonstrar que Jesus é o Cristo! Ah, meu Deus,
concede-me a ousadia de Paulo na pregação de sua palavra!
Vejamos o presente capítulo com mais
detalhes, conforme ajuda da BEG:
III. O TESTEMUNHO APOSTÓLICO NA JUDEIA E EM SAMARIA (8.1-11.18) - continuação.
Nós vimos que a perseguição causou o
deslocamento do testemunho apostólico de Jerusalém para a Judeia e Samaria,
como Jesus havia ordenado. Quanto a isso, dois acontecimentos importantes
possibilitaram que o testemunho dos apóstolos se propagasse geograficamente:
(1)
A
conversão de Paulo ao Cristianismo.
(2)
O
crescimento espiritual de Pedro (isto é, o seu entendimento de que os cristãos
gentios tinham tanto direito às promessas de Deus quanto os cristãos judeus).
Para melhor entendimento, dividimos esta
parte III em seis seções: A. O testemunho se propaga (8.1-40) – já vimos; B. A conversão de Paulo e o
crescimento da igreja (9.1-31) – veremos
agora; C. O testemunho continua a se propagar (9.32-43) – veremos agora; D. O testemunho alcança
os gentios de Samaria (10.1-11.18); E. A igreja em Antioquia da Síria
(11.19-30); e, F Perseguição e julgamento em Jerusalém (12.1-25).
B. A conversão de Paulo e o crescimento da igreja (9.1-31).
Lucas registra a extraordinária conversão
daquele que havia conduzido perseguições nas regiões de Samaria e Galileia
(7.58; 8.1) e acabou se tornando o grande apóstolo Paulo.
Esse registro demonstra a proteção e o
cuidado de Deus com sua igreja nessas regiões.
Saulo foi introduzido na narrativa em 7.58
e é o personagem principal em 9.1-31. Uma terceira e breve menção de Saulo
aparece em 11.25-30. Saulo, que mais tarde passou a ser chamado de Paulo, é o
personagem principal de 13.1-28.31.
Saulo participou do assassinato de Estêvão
e prosseguia em seus esforços para erradicar a fé cristã.
Foi ele que dirigindo-se ao sumo sacerdote
apanhou cartas para as sinagogas de Damasco para prender a todos que
encontrasse no e do Caminho. Um título que equivale aos vocábulos
·
"cristãos"
(usado apenas em At 11.26; 26.28; 1 Pe 4.16).
·
"discípulo"
(vs. 10,19).
·
"santos"
(vs. 13).
·
"todos
os que invocam o teu nome" (vs. 14).
·
"irmãos"
(vs. 17,30).
A expressão "do Caminho"
identifica a causa cristã, que é composta pelos seguidores de Jesus, que por
sua vez é "o caminho" (Jo 14.6). Essa expressão é empregada várias
vezes em Atos (19.9,23; 22.4; 24.14,22).
Pedro utilizou a expressão "o caminho
da verdade" (2Pe 2.2; cf. SI 119.30), uma descrição apropriada da fé
cristã em contraste com "o caminho que conduz para a perdição" (Mt
7.13).
No entanto, havia algo em sua viagem que
mudaria tudo isso. Em Provérbios está escrito que o homem faz os seus planos,
mas a resposta certa vem do Senhor – Pv 16.1. Ele estava já próximo de Damasco
quando aconteceu algo incrível que iria mudar a sua vida para sempre.
Uma luz do céu brilhou, uma luz
sobrenatural, mais brilhante do que o sol (26.13). Ele caiu por terra – não diz
que ele caiu do cavalo, embora pudesse estar montado – e ouviu uma voz que lhe
chamava pelo seu nome de Saulo e que lhe fazia uma pergunta do por que ele o
estava perseguindo.
A voz foi repetida ao pronunciar o seu nome
“Saulo, Saulo”. A repetição indica uma forma de tratamento íntimo e pessoal
(cf. Gn 22.11; 46.2; Ex 3.4; 1Sm 3.10; Lc 10.41; 22.31). Perseguir os
discípulos de Jesus é o mesmo que perseguir o próprio Jesus (Mt 5.10-12; Jo
15.19-20).
A voz continuou a falar com ele e
orientou-o a se levantar, entrar na cidade que alguém iria vir falar com ele
explicando o que seria feito doravante.
Paulo afirma que "viram a luz, sem,
contudo, perceberem o sentido da voz" (22.9). A palavra grega para
"voz", phone, também pode significar "som". Os companheiros
de Paulo ouviram algum tipo de som parecido com uma voz, mas não conseguiram
entender o significado das palavras.
É impressionante como Deus trata com a
gente. Ele escolhe um outro discípulo chamado Ananias para ir até Paulo e
ministrar na vida dele. Ananias ficou assustado com o pedido do Senhor e tentou
até argumentar, mas o Senhor foi preciso em suas instruções.
Paulo, doravante, seria um instrumento
escolhido para levar o seu nome perante os gentios e reis, bem como perante os
filhos de Israel. Paulo foi um apóstolo enviado para pregar aos gentios, assim
como Pedro foi enviado aos judeus (GI 2.7-8), porém Paulo também pregou muitas
vezes para os judeus, particularmente nas sinagogas (v. 20; Rm 1.16; 1Co 9.20).
Ananias depois de questionar com o Senhor,
obedece e vai até Saulo, seguindo as instruções que recebera da parte do Senhor.
Ele impôs as mãos sobre ele e lhe diz que o próprio Jesus, que lhe aparecera no
caminho era aquele que o enviara a ele.
Saulo não teve apenas uma visão ou um
sonho, mas viu o Senhor com seus próprios olhos (cf. Is 6.1,5). Ele já o chama
de irmão e anuncia a ele que ficará cheio do Espírito Santo e passará a ver.
Compare com 2.38. O registro não traz nenhuma informação sobre qualquer dom
sobrenatural, porém coloca ênfase em sua vigorosa pregação de Jesus como o
Filho de Deus (vs. 20).
Foi de imediato que caíram dos seus olhos
umas escamas e recuperou a vista. Levantou-se e foi batizado. Com frequência,
os escritos de Lucas chamam a atenção para aflições físicas (13.11; 28.3-8).
Paulo ficou ali com os crentes de Damasco
por alguns dias e já começou a pregar e a ensinar sobre Cristo. Ele estava
tendo a mesma ousadia e disposição que tinha só que não para perseguir, mas
para pregar o evangelho.
Isso despertou nos judeus grande inveja e
ele começou a ser alvo deles para ser morto.
De acordo com Cl 1.18-19, Paulo
encontrou-se em Jerusalém somente com Pedro e Tiago, o irmão de Jesus. Os
outros apóstolos podem ter recusado encontrar-se com ele ou talvez estivessem
pregando o evangelho em outras regiões.
C. O testemunho continua a se propagar (9.32-43).
Dos vs. 32 ao 43, o testemunho continua a
se propagar. Lucas continua registrando o modo como Pedro levou o evangelho
para as regiões da Judeia e Samaria.
Pedro anuncia a Eneias, paralisado e
incapaz de sair do leito havia oito anos, que Jesus estava dando a ele perfeita
saúde e ordenou a ele a se levantar e fazer a sua própria cama.
Isso trouxe um grande alvoroço em Lide e
Sarona. As notícias sobre a cura do paralítico exerciam enorme impacto à medida
que se espalhava pela planície de Sarona, que se estendia cerca de 80 km ao
norte de Jope - uma cidade portuária muito antiga (atual Jaffa, logo ao sul de
Tel Aviv), cerca de 60 km a noroeste de Jerusalém. Foi a cidade onde Jonas
embarcou com destino a Társis (Jn 1.3).
Pedro também se encontra, em Jope, com uma discípula
chamada de Tabita que adoecendo veio à óbito. Ela era piedosa e estava cheia de
obras e esmolas que fazia. Eles a lavaram e estavam indo colocá-la no cenáculo.
Esse lavar do corpo era um procedimento que
ocorreu provavelmente antes da unção com os aromas (d. Jo 19.40). Em Jerusalém,
o corpo de Jesus foi sepultado no mesmo dia de sua morte; porém, fora da cidade
era permitido que o sepultamento fosse adiado por um período maior (até três
dias).
Eles sabiam que Pedro estava por ali por
perto e mandaram chamá-lo com urgência. Pedro se levantou e foi. Quando chegou
o levaram ao cenáculo e passaram a falar dela para Pedro e a mostrarem a ele
suas obras e darem sobre ela bons testemunhos.
Pedro então pede para ficar só e ora por
ela pedindo ao senhor a sua vida de volta. Depois, Pedro se dirige ao corpo sem
vida dela e fala com ele dando uma ordem de vida, chamando-a pelo seu nome: “Tabita, levanta-te!” – vs. 40.
Ela obedeceu e abriu os olhos e, vendo a
Pedro, sentou-se. Pedro estendeu suas mãos para ela e a entregou viva aos
santos e as viúvas. Toda Jope soube disso e o evangelho encontrou portas
abertas onde muitos creram no Senhor.
Pedro ainda ficou muitos dias em Jope na
casa de um curtidor chamado Simão. A disposição de Pedro para pousar na casa de
um curtidor, uma profissão que os judeus consideravam como impura porque
envolvia contato com animais mortos (Lv 5.2), indica que a mensagem do
evangelho já estava começando a derrubar algumas barreiras entre as pessoas.
Esse episódio também antecipa a visão de
Pedro em 10.9-23.
respirando
ainda ameaças e morte contra os discípulos do Senhor,
dirigiu-se
ao sumo sacerdote
At
9:2 e lhe pediu cartas para as sinagogas de Damasco,
a
fim de que, caso achasse alguns que eram do Caminho,
assim
homens como mulheres,
os
levasse presos para Jerusalém.
At 9:3 Seguindo ele estrada fora,
ao
aproximar-se de Damasco,
subitamente
uma
luz do céu brilhou ao seu redor,
At
9:4 e, caindo por terra,
ouviu
uma voz que lhe dizia:
Saulo,
Saulo, por que me persegues?
At
9:5 Ele perguntou:
Quem
és tu, Senhor?
E
a resposta foi:
Eu
sou Jesus,
a
quem tu persegues; At 9:6 mas
levanta-te
e
entra na cidade,
onde
te dirão o que te convém fazer.
At 9:7 Os seus companheiros de viagem
pararam emudecidos,
ouvindo
a voz,
não
vendo, contudo, ninguém.
At 9:8 Então, se levantou Saulo da terra
e, abrindo os olhos,
nada
podia ver.
E, guiando-o pela mão,
levaram-no
para Damasco.
At 9:9 Esteve três dias sem ver,
durante
os quais nada comeu,
nem
bebeu.
At 9:10 Ora, havia em Damasco um
discípulo chamado Ananias.
Disse-lhe o Senhor numa visão:
Ananias!
Ao que respondeu:
Eis-me
aqui, Senhor!
At 9:11 Então, o Senhor lhe ordenou:
Dispõe-te,
e
vai à rua que se chama Direita,
e,
na casa de Judas,
procura
por Saulo,
apelidado
de Tarso;
pois
ele está orando
At
9:12 e viu entrar um homem,
chamado
Ananias,
e
impor-lhe as mãos,
para
que recuperasse a vista.
At 9:13 Ananias, porém, respondeu:
Senhor,
de muitos tenho ouvido a respeito desse homem,
quantos
males tem feito aos teus santos em Jerusalém;
At
9:14 e para aqui trouxe autorização
dos
principais sacerdotes
para
prender a todos
os
que invocam o teu nome.
At 9:15 Mas o Senhor lhe disse:
Vai,
porque este é para mim um instrumento escolhido
para
levar o meu nome
perante
os gentios e reis,
bem
como perante os filhos de Israel;
At 9:16 pois eu lhe mostrarei
quanto
lhe importa sofrer pelo meu nome.
At 9:17 Então, Ananias foi
e, entrando na casa,
impôs
sobre ele as mãos, dizendo:
Saulo,
irmão, o Senhor me enviou, a saber,
o
próprio Jesus que te apareceu
no
caminho por onde vinhas,
para
que recuperes a vista
e
fiques cheio do Espírito Santo.
At 9:18 Imediatamente,
lhe
caíram dos olhos como que umas escamas,
e
tornou a ver.
A seguir,
levantou-se
e
foi batizado.
At 9:19 E, depois de ter-se alimentado,
sentiu-se
fortalecido.
Então, permaneceu em Damasco alguns dias
com os discípulos.
At 9:20 E logo
pregava,
nas sinagogas,
a
Jesus, afirmando que este é o Filho de Deus.
At 9:21 Ora, todos os que o ouviam
estavam atônitos e diziam:
Não
é este o que exterminava em Jerusalém
os
que invocavam o nome de Jesus
e
para aqui veio precisamente com o fim de
os
levar amarrados aos principais sacerdotes?
At 9:22 Saulo, porém, mais e mais se
fortalecia
e confundia os judeus que moravam em
Damasco,
demonstrando
que
Jesus
é o Cristo.
At 9:23 Decorridos muitos dias,
os
judeus deliberaram entre si
tirar-lhe
a vida;
At
9:24 porém o plano deles
chegou
ao conhecimento de Saulo.
Dia e noite guardavam também as portas,
para
o matarem.
At 9:25 Mas os seus discípulos
tomaram-no de noite
e, colocando-o num cesto,
desceram-no
pela muralha.
At 9:26 Tendo chegado a Jerusalém,
procurou
juntar-se com os discípulos;
todos,
porém, o temiam,
não
acreditando que ele fosse discípulo.
At 9:27 Mas Barnabé, tomando-o consigo,
levou-o
aos apóstolos;
e
contou-lhes como ele vira o Senhor no caminho,
e
que este lhe falara,
e
como em Damasco
pregara
ousadamente
em
nome de Jesus.
At 9:28 Estava com eles em Jerusalém,
entrando
e saindo,
pregando
ousadamente
em
nome do Senhor.
At 9:29 Falava e discutia com os
helenistas;
mas
eles procuravam tirar-lhe a vida.
At 9:30 Tendo, porém, isto chegado ao
conhecimento dos irmãos,
levaram-no
até Cesaréia
e
dali o enviaram para Tarso.
At 9:31 A igreja, na verdade,
tinha
paz por toda a Judéia, Galiléia e Samaria,
edificando-se
e
caminhando no temor do Senhor,
e,
no conforto do Espírito Santo,
crescia
em número.
At 9:32 Passando Pedro por toda parte,
desceu
também aos santos que habitavam em Lida.
At 9:33 Encontrou ali certo homem,
chamado
Enéias, que havia oito anos jazia de cama,
pois
era paralítico.
At 9:34 Disse-lhe Pedro:
Enéias,
Jesus
Cristo te cura!
Levanta-te
e arruma o teu leito.
Ele, imediatamente,
se
levantou.
At 9:35 Viram-no todos os habitantes de
Lida e Sarona,
os
quais se converteram ao Senhor.
At 9:36 Havia em Jope uma discípula por
nome Tabita,
nome
este que, traduzido, quer dizer Dorcas;
era
ela notável pelas boas obras e esmolas que fazia.
At 9:37 Ora, aconteceu, naqueles dias,
que
ela adoeceu
e
veio a morrer;
e,
depois de a lavarem,
puseram-na
no cenáculo.
At 9:38 Como Lida era perto de Jope,
ouvindo
os discípulos que Pedro estava ali,
enviaram-lhe
dois homens que lhe pedissem:
Não
demores em vir ter conosco.
At 9:39 Pedro atendeu
e
foi com eles.
Tendo chegado,
conduziram-no
para o cenáculo;
e
todas as viúvas
o
cercaram,
chorando
e
mostrando-lhe túnicas e vestidos
que
Dorcas fizera enquanto estava com elas.
At 9:40 Mas Pedro,
tendo
feito sair a todos,
pondo-se
de joelhos,
orou;
e,
voltando-se para o corpo, disse:
Tabita,
levanta-te!
Ela abriu os olhos
e, vendo a Pedro,
sentou-se.
At 9:41 Ele, dando-lhe a mão,
levantou-a;
e,
chamando os santos,
especialmente
as viúvas,
apresentou-a
viva.
At 9:42 Isto se tornou conhecido por
toda Jope,
e
muitos creram no Senhor.
At 9:43 Pedro ficou em Jope muitos dias,
em
casa de um curtidor chamado Simão.
A partir do verso 32, vemos parte da
história de Pedro e os casos da cura de Enéias, paralítico já há 8 anos e da
ressurreição de uma jovem chamada Tabita que trouxe para cidade de Jope grande
alegria.
Havia neles uma onda de poder e força que
pelo nome de Jesus era a eles permitido a realização de grandes sinais,
milagres e maravilhas.
A Deus toda glória! p/ pr. Daniel Deusdete.
...
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No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.