terça-feira, 3 de novembro de 2015
terça-feira, novembro 03, 2015
Jamais Desista
Atos 2.1-47- A DESCIDA DO ESPÍRITO SANTO
Como já dissemos, Atos foi escrito para
orientar a igreja em sua missão permanente por meio do relato de como o
Espírito Santo capacitou os apóstolos para propagar o testemunho de Cristo ao
mundo gentio. Estamos no capítulo 2, da parte I.
I. O TESTEMUNHO APOSTÓLICO E O PODER DO ESPÍRITO (1.1-2.47) - continuação.
Estamos vendo, como já falamos, o
testemunho apostólico e o poder do Espirito. Após uma breve introdução, Lucas
passa a registrar imediatamente o fundamento de toda sua narrativa: o poder do
Espírito Santo para capacitar os apóstolos a testemunharem de Cristo “em
Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra” (1.8).
Esse relato foi dividido em três seções: A.
Aguardando a vinda do Espírito (1.1-26) – já
vimos; B. O derramamento do Espírito no Pentecostes (2.1-41) – veremos agora; e, C. O surgimento da
igreja (2.42-47) – veremos agora.
Breve síntese do capítulo 2
Chegou o pentecoste, 10 dias após a
ascensão de Jesus e 50 dias após a sua ressureição. Acontecera como previra
Jesus Cristo e lhes anunciara aos seus que aguardassem este dia.
O que veio do céu neste momento? Um som!
Tão impetuoso que encheu toda a casa e apareceram línguas distribuídas como de
fogo.
Somente passaram a falar em outras línguas
depois de se encherem e ficarem cheios do Espírito Santo. O sinal ali operado
foi tremendo e impactava aos que ouviam. Pedro toma então a palavra e a comenta.
Vejamos o presente capítulo com mais
detalhes, conforme ajuda da BEG:
B. O derramamento do Espírito no Pentecostes (2.1-41).
Lucas descreveu o dia de Pentecostes com
bastante dramaticidade. Os apóstolos falaram em línguas e proclamaram o
evangelho de Cristo aos judeus de todas as parta do mundo que estavam reunidos
ali.
O testemunho apostólico teve início com uma
espetacular intervenção divina que nunca mas se repetiu. Embora esse
acontecimento tenha sido único, o ministério permanente da igreja deve estar
fundamentado nele e deve prosseguir ministrando às gerações por meio do poder
do Espírito.
O termo grego pentekoste significa “quinquagésimo” e se refere ao quinquagésimo
dia após o sábado da Páscoa (Lv 23.4-7,15-16). O Pentecostes, que era celebrado
no primeiro dia da semana (o nosso domingo), era uma das três grandes festas
anuais de Israel:
1°)
A
primeira era a Páscoa (Lv 23.4-8; Nm 28.16-25).
2°)
A
segunda, o Pentecoste que ocorria 50 dias após a Páscoa.
3°)
A
terceira era a Festa dos Tabernáculos (Lv 23.33-43; Nm 29.12-38; cf. Jo 7.1-44),
que ocorria quatro meses depois.
Pentecostes também era chamada de “Festa
das Semanas” (Dt 16.10), porque era celebrada sete semanas após a Páscoa; “Festa
da Colheita” (Ex 23.16), porque era nessa ocasião que ocorria a colheita das
safras; e também “dia das primícias" (Nm 28.26).
A ligação entre o derramamento do Espírito
Santo e a celebração de Pentecostes no dia das primícias se encaixa
satisfatoriamente com o ensino de que a manifestação do Espirito no Novo
Testamento é a “primícia” da colheita da salvação em Cristo (Rm 8.23).
Estavam todos reunidos no cenáculo, todos
os apóstolos (1.13), bem como, provavelmente, todas as 120 pessoas mencionadas
antes (1.15).
Possivelmente era um lugar próximo ao
templo, Lucas em geral especifica esse lugar como sendo o templo (At 2.46;
3.2-8; 5.20-21, 25, 42; 24.18; 26.21), porém aqui está se referindo a uma casa
que ficava próxima ao templo, uma vez que a multidão de judeus que visitavam
Jerusalém para participar da Festa de Pentecostes estava próxima o suficiente
da casa para ouvirem o barulho do vento impetuoso (vs. 5-11, 41).
Foram testemunhados três sinais da presença
de Deus: vento, fogo e linguagem inspirada (Ex 3.2; 13.21; 24.17; 40.38; I Rs
19.11-13). O vento é particularmente um símbolo da presença do Espirito Santo (Ez
37.9,13; Jo 3.8) e o fogo é um símbolo do poder do espírito para purificar e julgar
(Mt 3.11-12).
As línguas faladas não foram elocuções de êxtase,
mas as várias línguas dos judeus que vieram de todas as parte: das regiões do
Mediterrâneo, de Roma e de outras tão distantes como a Pártia, que se estendia
a leste do atual Irã.
O fato foi que todos ficaram cheios do
Espirito Santo, ou seja, foram dominados pela influência poderosa do Espírito,
particularmente evidenciada pelo falar “em outras línguas” que eles não
conheciam. At 10.46; 19.6 também relatam ocorrências desse fenômeno (sobre o
dom de falar em línguas veja I Co 12-14).
A vinda do Espírito Santo no novo
Testamento é o cumprimento da promessa registrada em Lc 24.49; At 1.5, 8. O
Espírito Santo também estava presente e ativo com o povo de Deus no Antigo
Testamento, porém a partir desse momento a sua presença é percebida de modo
mais acentuado, porque ele abençoa mais pessoas do que jamais ocorreu. (A BEG
recomenda a leitura de seu excelente artigo teológico “O Espírito Santo”,
reproduzido no final deste texto).
Havia ali muitos judeus devotos (cf. Lc 2.5;
At 8.2; 22.12). Certamente muitos desses judeus tinham vindo de terras
distantes para residir temporariamente em Jerusalém (vs. 10) com o objetivo de
celebrar a festa de Pentecostes, ao passo que outros tinham vindo para
estabelecer residência permanente na cidade.
Embora seja uma hipérbole, a expressão “vindos
de todas as nações de debaixo dos céus”, Lucas associa esse acontecimento às
profecias do Antigo Testamento que afirmavam que Deus faria retornar o povo de
Israel do exílio de todas as nações para estabelecer o seu reinado (Dt 30.1-5).
Nesse Pentecostes, muitos judeus creram e
se tornaram o núcleo do povo de Deus no novo Testamento. De fato, o Pentecostes
inaugurou o fim do exílio de Israel. O exílio será definitivamente encerrado
quando Cristo retornar.
No vs. 6 é dito que cada um os ouvia falar
em sua própria língua as grandezas de Deus. O Espírito Santo estava
distribuindo o seu dom sobre os discípulos (vs. 3-4) e não sobre a multidão.
A multidão ficou maravilhada ante o fato de
que aqueles galileus, com seu sotaque característico ao falar aramaico e grego,
soubessem falar em tantas línguas estrangeiras.
Dos vs. 8-11, temos uma lista de pessoas
que incluía quinze nações, começando com um grupo do Oriente, onde hoje se
localiza o Irã e o Iraque ("partos, medos, elamitas e os naturais da
Mesopotâmia", para onde judeus que haviam sido levados cativos para a
Assíria e a Babilônia).
A lista prossegue se deslocando para o
Ocidente, da Judeia para o norte da Ásia Menor ("Capadócia, Ponto e Ásia,
da Frigia, da Panfília") e depois para o norte da África ("Egito e
das regiões da Líbia, nas imediações de Cirene"), e então para Roma.
Por fim, a lista inclui duas regiões muito
distantes uma da outra: a Arábia e a ilha de Creta (possivelmente uma referência
aos judeus nabateus), esta última localizada ao sudeste de Jerusalém.
Embora outras áreas da Diáspora pudessem
ser nomeadas, Lucas listou um número suficiente de nações representativas de
todas as direções a partir de Jerusalém e Judeia (esta última, central,
mencionada em quinto lugar na lista), fazendo alusão a uma grande concentração
de judeus que tinham vindo do Oriente, e o restante do norte, do sul e do
oeste.
Todos estavam atônitos e perplexos e interpelavam
uns aos outros. O texto grego traz "todos perguntavam", o que indica
que toda a multidão ficou maravilhada, incluindo aqueles que zombaram dos
discípulos acusando-os de bebedice (vs. 13). Realmente, algo sobrenatural
estava ali acontecendo que deixou todos estupefatos.
Pedro se levanta com os onze e em alta voz
se dirige à multidão e diz que aqueles homens não estavam embriagados, como
supunham. A forma masculina da palavra "estes" (“estes homens não
estão bêbados”) não está necessariamente restrita aos doze apóstolos, podendo
incluir os cento e vinte (1.15).
Era aquela a terceira hora do dia. Os
judeus iniciavam a contagem das horas a partir das seis horas da manhã. Logo, a
terceira hora corresponde às nove horas da manhã. Era costume jejuar nos dias
festivos até pelo menos a quarta hora do dia. Assim, a alegação de bebedice não
tinha fundamento.
Pedro então revela a verdadeira razão
daquele evento e fala sobre o que o profeta Joel falara. Os vs. 17-21 é uma
citação de JI 2.28-32 do texto grego do Antigo Testamento (Septuaginta, JI
3.1-5).
Joel falou com autoridade, como um profeta
de Deus e Pedro afirmou que a mensagem de Joel era a Palavra de Deus.
As palavras "nos últimos dias"
(cf. Is 2.2; Os 3.5; Mq 4.1; 2Tm 3.1) é a maneira que Pedro usou para unir os
textos grego e hebraico de JI 2.28 ("depois").
Pedro interpretou o termo
"depois" como se referindo aos dias da nova aliança, em contraste com
aqueles da antiga aliança.
Ele continua a falar em o nome de Jesus, o
Nazareno - esse título é usado por Lucas em outras passagens (Lc 18.37; 24.19;
At 6.14; 10.38; 22.8; 26.9).
No sermão que vem a seguir, Pedro enfatiza
os fatos mais importantes sobre Jesus:
ü
Sua
morte (v. 23) e ressurreição corporal (vs. 24-32).
ü
Sua
exaltação (v. 33) e coroação (vs. 34,36).
ü
A
vitória que ocorrerá quando ele retornar (v. 35).
Jesus foi o varão aprovado por Deus, com
milagres, prodígios e sinais. Embora o fato de Jesus ter vindo de Nazaré fosse
uma pedra de tropeço (cf. Jo 1.46), Deus demonstrou plenamente, por meio de
milagres, que Jesus era o Messias.
Além das demonstrações do derramamento do
Espírito sobre toda a carne, haveriam maravilhas nos céus, sinais na terra,
sangue, fogo e nuvens de fumaça com o sol se tornando em trevas e a lua em
sangue, isso antes da vinda do grande e glorioso dia do Senhor.
A palavra boa é que todos os que derem
crédito a Deus e o invocarem, serão salvos – vs. 21. Que tal hoje mesmo você
invocar o nome de Jesus Cristo e ser salvo? Rm 10.13.
Embora Deus tivesse, soberanamente,
determinado a morte do seu Filho, ele considera como responsáveis pelos seus
atos as pessoas que executaram o crime de crucificar Jesus (3.17-18; 4.27-28;
13.27).
Deus ordena os meios e os fins dos
acontecimentos humanos sem violar a responsabilidade e a liberdade humana. Os
judeus não podiam se isentar da responsabilidade ao culparem os romanos pela
morte de Jesus, pois foram eles que pediram essa execução aos romanos.
Pedro ensinou que os judeus seriam considerados
responsáveis por isso (3.15; 4.10; 5.30; 10.39). Lucas enfatiza novamente que
Jesus foi morto pela crucificação romana.
Embora Jesus tenha morrido de fato (Jo
19.30), o seu corpo não sofreu decomposição biológica, como demonstra a citação
de Pedro de Sl 16.8-11 (vs. 25-28).
No Sl 16, Davi escreveu, em parte, sobre a
sua própria experiência e sofrimento; porém nos versículos citados aqui ele
estava, em última análise, referindo-se ao "Senhor" (vs. 25) Jesus, o
Santo de Deus cujo corpo não viu "corrupção" (vs. 27).
Ele de fato foi exaltado, pois, à destra de
Deus. O plano de Deis foi além da ressurreição do seu Filho: Cristo também foi exaltado
à posição que ocupava junto com o Pai desde a eternidade (Jo 17.5).
Foi ele também que recebeu do Pai a
promessa do Espírito, o qual derramou sobre os discípulos. Aqui está implícita a
doutrina da Trindade. Pedro demonstrou como o Pai (vs. 32) trabalhou na vida,
na morte, na ressurreição e na exaltação do seu Filho Jesus e como o Espírito
Santo realizou o milagre em seus servos para que falassem em línguas. A obra do
Espírito Santo está ligada intimamente ao relacionamento e propósitos do Pai e
do Filho.
Essa afirmação de Pedro salienta não apenas
o fato de que Jesus é o Messias de Deus referido no Antigo Testamento (Is 11.1;
Lc 4.18-21; At 3.18,20; 4.26. 5.42), mas também o Senhor exaltado (Rm 10.9; Fp
2.9-11) e o Rei vencedor (lCo 15.24-25; Ap 19.16).
Ao ouvirem Pedro falar a palavra de Deus
foram impactados e logo quiseram saber o que fazerem.
Pedro responde com firmeza para eles se arrependerem
e se batizarem. O arrependimento (abandonar o pecado) e o batismo foram
componentes importantes dos ministérios de João Batista (Mt 3.1; Mc 1.4) e de Jesus
(Mt 4.17, 11.20-, Lc 13.3,5). Também são elementos essenciais da pregação e do ensino
da igreja (Mt 28.18-19).
Ao se referir ao nome de Jesus Cristo no
batismo, Pedro, provavelmente estava fazendo um sumário de Mt 28.18-19 (“batizando-os
em nome do Pai, e do Filho, e do Espirito Santo”.). Somente Jesus é mencionado
aqui, uma vez que o sermão de Pedro falava sobre Jesus e seu ministério.
O batismo seria para remissão dos pecados.
O batismo é sinal e selo da purificação espiritual que o Espírito realiza por
meio do perdão de pecados (Tt 3.5).
O dom do Espirito Santo ao vir habitar com
a pessoa, assim como o dom do perdão (Ef 1.7) e a capacitação para o
ministério.
Observe que até mesmo no contexto do
milagre do Pentecostes Pedro não fala de receber o dom de línguas como algo
necessário ou universal.
Os dom do perdão e da habitação do Espírito
Santo com a pessoa devem ser percebidos como essenciais para que haja a
produção do 'fruto' do Espírito na vida dos cristãos (Gl 5.22-23) e para o exercício
dos dons que o Espírito decide conceder em épocas diversas e a cristãos
diversos (I Co 12.4-11)
Pedro proclamou que a mensagem de salvação
para o perdão de pecados por meio do Messias de Deus é prometida aos judeus que
ouvem a sua mensagem, aos seus filhos e a todos os que estão distantes (isto é,
os gentios; Ef 2.11-13).
Aqui, novamente está a mensagem de Atos: o
evangelho é para judeus e gentios, para quantos o Senhor, nosso Deus, chamar. A
salvação é fundamentada na eleição e no chamado de Deus (Jo 6.37; Ef 1.4-5).
C. O surgimento da igreja (2.42-47).
Dos vs. 42 ao 47, veremos o surgimento da
igreja. Lucas encerra essa seção sobre o derramamento do Espírito com um resumo
das práticas da igreja em Jerusalém.
Os primeiros seguidores de Cristo foram,
até certo ponto, Inigualáveis, porém a fidelidade deles permanece como padrão
para todos os cristãos quanto ao que a igreja deve ser.
Pedro fez o apelo e ali se converteram a
Cristo cerca de três mil pessoas! Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à
comunhão, ao partir do pão e às orações. Todos estavam cheios de temor, e
muitas maravilhas e sinais eram feitos pelos apóstolos. Todos os que criam
mantinham-se unidos e tinham tudo em comum.
Eles perseveravam na doutrina dos apóstolos
e na comunhão, no partir do pão e nas orações. Esses eram o resumo dos
elementos essenciais do discipulado cristão.
São coisas que os apóstolos aprenderam em
suas experiências com Jesus:
ü
Seus
ensinos sobre si mesmo e sua obra (Mt 16.18-19; Lc 24.46) e a responsabilidade
de cada um como seguidor de Cristo (Mt 5-7).
ü
A
comunhão de Cristo com seus discípulos (Jo 13).
ü
O
partir do pão, que geralmente inclui a Ceia do Senhor (Ml 26.17-30).
ü
Sua
vida de oração com e para os discípulos (Mt 6.5-13; Lc 11.1-13; Jo 17).
Foi um começo espetacular e todos os que
creram estavam juntos. Isso demonstrava a união do Espírito que Paulo pregava
(Ef 4.3). Até vendiam as suas propriedades. Unidos ao Espírito, os cristãos
estavam alertas às necessidades físicas dos outros e voluntariamente (4.34; 5.4)
contribuíam para satisfazê-las.
As reuniões eram diárias e nelas eles
partiam do pão de casa em casa. Eram as refeições diárias que eram
compartilhadas nos lares, e por conta disso, acrescentava-lhes o Senhor – vs.
47 – todos os dias os que iam sendo salvos. A igreja pertence ao Senhor e ele é
o único e soberano construtor de sua igreja (Mt 16.18; 1Co 3.9).
At 2:1 Ao cumprir-se o dia de
Pentecostes,
estavam todos
reunidos no mesmo lugar;
At
2:2 de repente,
veio
do céu
um
som, como de um vento impetuoso,
e
encheu toda a casa
onde
estavam assentados.
At 2:3 E
apareceram, distribuídas entre eles,
línguas,
como de fogo,
e pousou uma
sobre cada um deles.
At 2:4 Todos ficaram cheios do Espírito
Santo
e passaram a falar em outras línguas,
segundo o
Espírito lhes concedia que falassem.
At 2:5 Ora, estavam habitando em
Jerusalém
judeus,
homens piedosos,
vindos
de todas as nações debaixo do céu.
At 2:6 Quando, pois, se fez ouvir aquela
voz,
afluiu a
multidão, que se possuiu de perplexidade,
porquanto
cada um os ouvia falar na sua própria língua.
At 2:7 Estavam, pois,
atônitos e se
admiravam, dizendo:
Vede!
Não
são, porventura, galileus
todos
esses que aí estão falando?
At 2:8 E como
os ouvimos falar,
cada
um em nossa própria língua materna?
At 2:9 Somos
partos, medos, elamitas e os naturais da Mesopotâmia, Judéia, Capadócia, Ponto
e Ásia, At 2:10 da Frígia, da Panfília, do Egito e das regiões da Líbia, nas
imediações de Cirene, e romanos que aqui residem, At 2:11 tanto judeus como
prosélitos, cretenses e arábios.
Como
os ouvimos falar em nossas próprias línguas
as
grandezas de Deus?
At
2:12 Todos, atônitos e perplexos,
interpelavam
uns aos outros:
Que
quer isto dizer?
At 2:13
Outros, porém, zombando, diziam:
Estão
embriagados!
At 2:14 Então, se levantou Pedro,
com os onze;
e, erguendo a
voz,
advertiu-os
nestes termos:
Varões
judeus e todos os habitantes de Jerusalém,
tomai
conhecimento disto
e
atentai nas minhas palavras.
At 2:15 Estes homens não estão
embriagados,
como vindes
pensando,
sendo
esta a terceira hora do dia.
At 2:16 Mas o
que ocorre é o que foi dito por intermédio
do
profeta Joel:
At 2:17 E
acontecerá nos últimos dias,
diz
o Senhor,
que
derramarei do meu Espírito sobre toda a carne;
vossos
filhos e vossas filhas profetizarão,
vossos
jovens terão visões,
e
sonharão vossos velhos;
At
2:18 até sobre os meus servos
e
sobre as minhas servas
derramarei
do meu Espírito
naqueles
dias,
e
profetizarão.
At 2:19 Mostrarei prodígios
em cima no
céu
e sinais
embaixo na terra:
sangue,
fogo
e
vapor de fumaça.
At 2:20 O sol
se converterá em trevas,
e a lua, em
sangue,
antes
que venha o grande e glorioso Dia do Senhor.
At 2:21 E
acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor
será
salvo.
At 2:22 Varões israelitas,
atendei a
estas palavras:
Jesus,
o Nazareno,
varão
aprovado por Deus diante de vós
com
milagres,
prodígios
e
sinais,
os
quais o próprio Deus realizou
por
intermédio dele entre vós,
como
vós mesmos sabeis;
At
2:23 sendo este entregue pelo
determinado
desígnio
e
presciência de Deus,
vós
o matastes,
crucificando-o
por mãos de iníquos;
At
2:24 ao qual, porém, Deus ressuscitou,
rompendo
os grilhões da morte;
porquanto não
era possível fosse ele
retido
por ela.
At 2:25 Porque a respeito dele diz Davi:
Diante de mim
via sempre o Senhor,
porque
está à minha direita,
para
que eu não seja abalado.
At 2:26 Por isso, se alegrou o meu
coração,
e a minha língua exultou;
além disto,
também
a minha própria carne repousará em esperança,
At
2:27 porque não deixarás a minha alma na morte,
nem
permitirás que o teu Santo veja corrupção.
At 2:28 Fizeste-me conhecer os caminhos
da vida,
encher-me-ás
de alegria na tua presença. At 2:29 Irmãos, seja-me permitido dizer-vos
claramente a respeito do patriarca Davi
que
ele morreu
e
foi sepultado,
e
o seu túmulo permanece entre nós até hoje.
At 2:30 Sendo, pois,
profeta
e sabendo que
Deus lhe havia jurado
que
um dos seus descendentes se assentaria no seu trono,
At
2:31 prevendo isto,
referiu-se
à ressurreição de Cristo,
que
nem foi deixado na morte,
nem
o seu corpo
experimentou
corrupção.
At 2:32 A este Jesus
Deus
ressuscitou,
do
que todos nós somos testemunhas.
At
2:33 Exaltado, pois, à destra de Deus,
tendo recebido do Pai a promessa do Espírito
Santo,
derramou
isto que vedes e ouvis.
At 2:34 Porque Davi não subiu aos céus,
mas ele mesmo
declara:
Disse
o Senhor ao meu Senhor:
Assenta-te
à minha direita,
At
2:35 até que eu ponha os teus inimigos
por
estrado dos teus pés.
At 2:36 Esteja absolutamente certa,
pois, toda a
casa de Israel de que a este Jesus,
que
vós crucificastes,
Deus
o fez Senhor
e
Cristo.
At 2:37 Ouvindo eles estas coisas,
compungiu-se-lhes
o coração
e perguntaram
a Pedro e aos demais apóstolos:
Que
faremos, irmãos? At 2:38 Respondeu-lhes Pedro:
Arrependei-vos,
e cada um de vós seja batizado em nome
de Jesus Cristo
para remissão
dos vossos pecados,
e recebereis o dom do Espírito Santo.
At 2:39 Pois para vós outros é a
promessa,
para vossos
filhos
e
para todos os que ainda estão longe,
isto
é, para quantos o Senhor, nosso Deus, chamar.
At 2:40 Com
muitas outras palavras deu testemunho
e
exortava-os, dizendo:
Salvai-vos
desta geração perversa.
At 2:41 Então, os que lhe aceitaram a
palavra
foram
batizados,
havendo
um acréscimo naquele dia
de
quase três mil pessoas.
At 2:42 E
perseveravam na doutrina dos apóstolos
e
na comunhão, no partir do pão
e
nas orações.
At 2:43 Em cada alma havia temor;
e muitos prodígios e sinais eram feitos
por
intermédio dos apóstolos.
At 2:44 Todos os que creram estavam
juntos
e tinham tudo em comum.
At 2:45 Vendiam as suas propriedades e
bens,
distribuindo
o produto entre todos,
à
medida que alguém tinha necessidade.
At 2:46 Diariamente
perseveravam
unânimes no templo,
partiam pão
de casa em casa
e tomavam as
suas refeições
com
alegria e singeleza de coração,
At
2:47 louvando a Deus
e
contando com a simpatia de todo o povo.
Enquanto isso,
acrescentava-lhes
o Senhor,
dia
a dia,
os
que iam sendo salvos.
A igreja hodierna perdeu bastante de sua
origem. Hoje cada um de nós abre uma igreja, coloca nelas suas leis e prega o
evangelho sem se importarem com o corpo de Cristo unido.
A Deus toda glória! p/ pr. Daniel Deusdete.
...
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No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.