quinta-feira, 27 de março de 2014
quinta-feira, março 27, 2014
Jamais Desista
Rute 1:1-22 - Rute, mulher de fé
A época é a dos Juízes e o que surge nesse cenário de
instabilidade dos filhos de Israel, sem rei e cada um fazendo o que bem
entendia ser o certo? Surge a história da semente messiânica.
Aqui o narrador bíblico vai colocar a figura central
de juízes que estava sendo preservada e guardada de Satanás que também queria
destruí-la.
A Bíblia tem diversas narrativas, histórias sem fim,
ensinamentos profundos, entrega da lei, aliança com o homem e muitos outros
assuntos importantes e interessantes para formar nossa cultura e conhecermos
mais a Deus, no entanto, o ponto vital dela é quando ela fala da semente
messiânica que estamos seguindo e perseguindo desde Gênesis e que irá culminar
em Cristo Jesus.
São ao todo 77 gerações e aqui, na época dos juízes, o
livro de Rute trazendo à tona o verdadeiro sentido de toda história bíblica. A
semente está aqui com uma moabita! Vamos com calma, vendo cada detalhe desta
linda história também de amor, paixão e fidelidade.
Autoria,
propósito e verdades fundamentais de Rute
Não se sabe quem é o autor deste livro. A tradição
rabínica aponta como autor o profeta Samuel que também teria escrito Juízes e I
e II Samuel, mas nada podemos afirmar. Outros há que afirmam que Rute foi
escrito durante o reinado de Davi, principalmente por causa de Rute 4:17, 22.
O propósito de Rute, conforme estamos vendo pela BEG,
é demonstrar a legitimidade do reinado de Davi apesar de sua ancestral moabita,
Rute. Eu, no entanto, vejo algo maior que isso, pois a Bíblia é o registro de
todas as coisas que estão relacionadas à semente messiânica que estava por vir.
O livro irá registrar Rute como uma mulher virtuosa e
como uma verdadeira convertida – 1:16 -, que passou a fazer parte de Israel
pela providência divina – 1:1-7 - e da
prática legal do casamento levirato – 3:1-8. Além disso, Deus a aprovará ao lhe
conceder a sua bênção – 4:13-17.
Suas verdades fundamentais: a providência de Deus
algumas vezes é severa, mas ela sempre opera pelo bem do seu povo; que o amor e
a devoção familiar que são orientados pela lei de Deus trazem alegria e
felicidade; e, que a família de Davi foi a nobre linhagem real escolhida por
Deus.
Na genealogia de Mateus e Lucas, podemos ter a certeza
da afirmação do Novo Testamento de que o Messias Jesus inaugurou o reino de
Davi em seu ministério na terra.
Conforme a BEG, hoje, ele reina e expande o seu
reinado e um dia retornará para trazer o domínio mundial para a linhagem de
Davi (Am 9.11; At 15.1419).
A inclusão de Rute, uma gentia, antecipa a expansão do
reino de Deus aos gentios durante o período do Novo Testamento. E Rute, ao
exibir uma fé como a de Abraão e ao deixar seu pais e parentes para viajar sob
os cuidados do Senhor para uma terra estrangeira, encontrou a bênção prometida
para todas as nações na descendência de Abraão (Gn 12.3).
Assim como ela se tornou parte de Israel, gentios e
judeus estão agora reconciliados com Deus num só corpo, por meio de sua união
com Cristo (Ef 2.16; 3.6).
O retrato ideal de Boaz, o resgatador de Rute, fornece
consistência à declaração do Novo Testamento de que a Igreja é a noiva de
Cristo (Ef 5.25-27; Ap 191-8; 22.17).
Divisão
didática do livro de Rute
Podemos dividir o livro de Rute em seis partes,
seguindo a divisão proposta pela BEG: I. A amargura e o vazio de Noemi –
1:1-22. II. Rute descobre seu resgatador – 2:1-23. III. Boaz promete a Rute um
resgatador – 3:1-18. IV. Boaz se torna o resgatador de Rute – 4:1-12. V. A
bênção de Noemi – 4:13-17. VI. Apêndice genealógico 4:18-22.
I. A
amargura e o vazio de Noemi – 1:1-22.
Noemi não estava na Terra Prometida, pelo contrário,
estava seguindo seu marido que foi buscar pão longe de Belém de Judá, onde
vivia e foi morar na terra de Moabe.
Os moabitas eram parentes próximos de Israel por meio
de Ló – Gn 19:37 – e várias vezes ocuparam partes da Transjordânia central, a
qual tinha sido protegida por Deus da invasão dos israelitas conquistadores –
Dt 2:9. Ao longo da história, eles serão subjugados por Saul – I Sm 14:47 -,
Davi – II Sm 8:2 -, no entanto, houve tempos de parceria quando, por exemplo,
Davi precisou refugiar seus pais da perseguição de Saul – I Sm 22:3.
Elimeleque com sua família foi um desses que buscou
refúgio em Moabe por causa da fome. O curioso é que Belém significa a casa do
pão. Deixaram, pois a casa do pão para procurarem por pão na terra estrangeira
de Moabe.
De repente morre Elimeleque e nada se diz de sua morte,
simplesmente morreu. Seus filhos se casam com moças moabitas. Não era proibido
– Dt 23:3-6 apenas restringe a participação dos homens moabitas no templo -,
mas isso era o que provavelmente aconteceria e aconteceu.
Cada um de seus dois filhos se casam com moabitas. Dez
anos após a morte de Elimeleque, morre também seus dois filhos e Noemi –
significado ditosa – fica viúva. Ela estava já de idade e agora com duas noras,
sem filhos. Resolveu ela voltar para a terra de seus pais a fim de terminar os
seus dias.
Despede-se das suas noras e as libera para irem
tocarem suas vidas, no entanto, uma delas, Rute se afeiçoa a Noemi e ao Deus de
Noemi e faz uma escolha que irá mudar a sua vida para sempre.
Noemi ainda tentou dissuadi-la, mas ela estava mesmo
resolvida a seguir sua sogra e assim voltam as duas, sem heranças, sem
dinheiro, sem bens para Belém.
O caso de Rute é muito interessante. Essa menina era
mesmo uma mulher de fé e coragem. Ao ouvir a sua sogra lhe contar as suas
histórias e a história de seu povo, por Deus se afeiçoou de tal maneira que
arriscou tudo que tinha por causa de sua fé.
Ela ainda devia ser bonita, vistosa, e com um futuro
que poderia ter construído em Moabe, mas segue o caminho da fé, crendo no Deus
invisível de Israel. O fato é que Deus já a tinha chamado e nela gerado a sua
fé salvadora e mais do que isso, a tinha escolhido para ser a transportadora da
semente messiânica.
Como Abraão, partiu para uma terra sem saber de nada,
apenas confiando em Deus e nas palavras que ouvira Noemi falar.
Na verdade, para que os fatos fiquem bem esclarecidos,
Noemi tinha primeiro decidido a voltar para Judá levando suas duas noras e no
caminho foi que mudou de ideia e resolveu deixar as duas escolherem seu próprio
caminho. Ela mesma, Noemi, estava, de fato, disposta a voltar sozinha.
No entanto, agora, ambas estavam viajando de volta
para Judá. Noemi e Rute. Orfa escolheu Moabe e retornou dali para sua própria
terra.
Noemi deixou claro para Rute que seria difícil e ela
não saberia como resolver o seu caso, uma vez que não poderia mais gerar filhos
e ainda que os gerasse, demoraria muito para tomarem seus papeis de
resgatadores.
Rute seguiu Noemi sem interesse algum, apenas
confiando na providência divina e ela tinha fé para isso. Elas, sem maridos,
ficariam sem o provedor da família ou o protetor legal. Fica evidente que Rute
se converteu totalmente à fé de Israel. Dedicadamente, ela viajou para Judá com
Noemi, que enfrentava a amargura e a solidão.
Rt
1:1 E sucedeu que, nos dias em que os juízes julgavam,
houve uma fome na terra; por isso
um homem de Belém de Judá
saiu a peregrinar
nos campos de Moabe, ele e sua mulher,
e
seus dois filhos;
Rt 1:2 E era o nome deste homem
Elimeleque,
e o de sua mulher
Noemi, e os de seus dois filhos
Malom
e Quiliom, efrateus, de Belém de Judá;
e chegaram aos
campos de Moabe, e ficaram ali.
Rt
1:3 E morreu Elimeleque, marido de Noemi;
e ficou ela com os seus dois
filhos, Rt 1:4 Os quais tomaram para si
mulheres moabitas;
e era o nome de uma Orfa,
e
o da outra Rute; e ficaram ali quase dez
anos.
Rt
1:5 E morreram também ambos, Malom e Quiliom,
ficando assim a mulher
desamparada dos seus dois filhos
e de seu marido.
Rt
1:6 Então se levantou ela com as suas noras,
e voltou dos campos de Moabe,
porquanto na terra de Moabe
ouviu que o SENHOR
tinha visitado o seu povo,
dando-lhe
pão.
Rt 1:7 Por isso saiu do lugar
onde estivera, e as suas noras com ela.
E, indo elas
caminhando, para voltarem para a terra de Judá.
Rt
1:8 Disse Noemi às suas noras:
Ide, voltai cada uma à casa de
sua mãe;
e o SENHOR use
convosco de benevolência, como vós usastes
com
os falecidos e comigo.
Rt 1:9 O SENHOR vos dê que acheis
descanso cada uma em casa
de seu marido. E,
beijando-as ela, levantaram a sua voz
e
choraram.
Rt
1:10 E disseram-lhe:
Certamente voltaremos contigo ao
teu povo.
Rt
1:11 Porém Noemi disse:
Voltai, minhas filhas. Por que
iríeis comigo?
Tenho eu ainda no
meu ventre mais filhos,
para
que vos sejam por maridos?
Rt 1:12 Voltai, filhas minhas,
ide-vos embora,
que já mui velha
sou para ter marido;
ainda
quando eu dissesse:
Tenho esperança, ou ainda que
esta noite tivesse marido
e ainda tivesse
filhos, Rt 1:13 Esperá-los-íeis até que viessem
a
ser grandes? Deter-vos-íeis por eles,
sem
tomardes marido?
Não, filhas minhas, que mais
amargo me é a mim
do que a vós
mesmas; porquanto a mão do SENHOR
se
descarregou contra mim.
Rt 1:14 Então levantaram a sua
voz, e tornaram a chorar;
e Orfa beijou a
sua sogra, porém Rute se apegou a ela.
Rt
1:15 Por isso disse Noemi:
Eis que voltou tua cunhada ao seu
povo e aos seus deuses;
volta tu também
após tua cunhada.
Rt
1:16 Disse, porém, Rute:
Não me instes para que te
abandone, e deixe de seguir-te;
porque aonde quer que tu fores
irei eu,
e onde quer que pousares, ali
pousarei eu;
o teu povo é o meu povo,
o teu Deus é o meu Deus;
Rt 1:17 Onde quer que morreres
morrerei eu,
e ali serei
sepultada.
Faça-me assim o SENHOR, e outro
tanto,
se outra coisa que
não seja a morte me separar de ti.
Rt
1:18 Vendo Noemi, que de todo estava resolvida a ir com ela,
deixou de lhe falar.
Rt
1:19 Assim, pois, foram-se ambas, até que chegaram a Belém;
e sucedeu que, entrando elas em Belém,
toda a cidade se comoveu
por causa delas, e
diziam:
Não é esta Noemi?
Rt
1:20 Porém ela lhes dizia:
Não me chameis Noemi; chamai-me
Mara;
porque grande
amargura me tem dado o Todo-Poderoso.
Rt 1:21 Cheia parti, porém vazia
o SENHOR me fez tornar;
por que pois me
chamareis Noemi?
O SENHOR testifica contra mim, e
o Todo-Poderoso me tem feito mal.
Rt
1:22 Assim Noemi voltou, e com ela Rute a moabita, sua nora,
que veio dos campos de Moabe;
e chegaram a Belém
no princípio da colheita das cevadas.
O discurso de Noemi e sua visão das coisas era muito
pessimista como se percebe em seu desabafo de que partira cheia e voltara
vazia. Ela parece um pouco revoltada com sua sorte, embora tenha uma noção
fantástica da soberania de Deus.
Para o propósito da história era crucial que Rute
fosse identificada e lembrada como estrangeira – vs. 4; 2:2,6,21; 4:5,10, em
especial, 2:10.
Elas chegaram em Belém no princípio da sega da cevada,
onde a história tomará uma guinada incrível.
...
4 comentários:
Fantástico o estudo, porem só faltou a parte que rute se casa de novo e ela honra a sua sogra.... gostei muito parabéns e fique a vontade para me enviar outros estudos....
thiago_souza_andrade@hotmail.com
Obrigado Thiago.
Aqui, no site, a proposta é disponibilizar toda a Bíblia em forma de estudos. Mande o texto de complemtento para eu avaliar e incluir neste. Grato.
gostei muito desse estudo que venha mas .
Esse somente foi o capítulo primeiro. O livro tem mais capítulos.. Continue a ver os demais que vc os encontrará. Obrigado por suas palavras. Abcs
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No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.