No capítulo anterior tínhamos falado que Deus não
perdoa pecados e realmente isso é fato. Para cada pecado cometido, o perdão de
Deus está vinculado a um sacrifício de sangue e de vida.
Os perdões de nossos pecados presentes, passado e
futuro também estão sendo perdoados em Cristo Jesus que teve de pagar, o Justo
e o Inocente, pelos nossos pecados: é a justificação! Ela não nos tornam justos
– o que seria uma injustiça – mas ela nos tornam justificados.
Sabendo disso quanto maior não deve ser nosso zelo,
amor e adoração a Deus e quanto maior não deve ser nosso cuidado em vivermos
uma vida santa e dedicada a Deus?
Aqui neste capítulo veremos mais as ofertas pela culpa
como vimos acima no capítulo anterior as ofertas pelo pecado, as quais são
ambas ofertas de expiação. Distinguir uma da outra é muito difícil.
Veremos o sacrifício pelos pecados ocultos – vs. 1-13.
O sacrifício pelo sacrilégio – vs. 14-16 e o sacrifício pelos pecados de
ignorância – vs. 17-19.
O elemento aqui é o carneiro sem defeito – em lugar do
sacrifício, era permitido oferecer uma soma em dinheiro. Esse animal era um
fator que servia para distinguir uma da outra – vs. 15,16 e 18.
Se a pessoa não tivesse posses, era permitido se levar
no lugar do carneiro, duas rolas ou dois pombinhos e ainda se as posses não
permitissem ao ofertante ofertar, ainda poderia oferecer como oferta, a décima
parte de um efa de flor de farinha.
Se a fraude cometida contra Deus ou contra o próximo
podia ser estimada numa quantia em dinheiro, era acrescentada a obrigação de
reparar a dívida, restituindo-se a Deus ou à pessoa prejudicada o preço do que
havia sido defraudado, acrescido de uma quinta parte – vs. 16.
Para os cristãos do Novo Testamento, a morte de Cristo
é a oferta definitiva e completa pela culpa. Os cristãos são perdoados por
causa da obra consumada de Cristo na cruz. No entanto, nos casos em que o
pecado cometido pelo cristão permite a restituição à parte lesada, isso deve
ser incentivado – Fm 1:17-19. (BEG).
Lv
5:1 E quando alguma pessoa pecar, ouvindo uma voz de blasfêmia,
de que for testemunha, seja
porque viu, ou porque soube,
se o não
denunciar, então levará a sua iniqüidade.
Lv
5:2 Ou, quando alguma pessoa tocar em alguma coisa imunda,
seja corpo morto de fera imunda,
seja corpo morto de animal
imundo,
seja corpo morto de réptil
imundo, ainda que não soubesse,
contudo será ele
imundo e culpado.
Lv
5:3 Ou, quando tocar a imundícia de um homem,
seja qualquer que for a sua
imundícia,
com que se faça
imundo, e lhe for oculto,
e o
souber depois, será culpado.
Lv
5:4 Ou, quando alguma pessoa jurar,
pronunciando temerariamente com
os seus lábios,
para fazer mal, ou
para fazer bem,
em tudo o que o homem pronuncia
temerariamente com juramento,
e lhe for oculto,
e o souber depois,
culpado
será numa destas coisas.
Lv
5:5 Será, pois, que, culpado sendo numa destas coisas,
confessará aquilo em que pecou.
Lv
5:6 E a sua expiação trará ao SENHOR,
pelo seu pecado que cometeu:
uma fêmea de gado
miúdo, uma cordeira,
ou uma cabrinha
pelo pecado;
assim o sacerdote por ela fará
expiação do seu pecado.
Lv
5:7 Mas, se em sua mão não houver recurso para gado miúdo,
então trará, para expiação da
culpa que cometeu, ao SENHOR,
duas rolas ou dois
pombinhos;
um
para expiação do pecado,
e o
outro para holocausto;
Lv 5:8 E os trará ao sacerdote, o
qual primeiro oferecerá
aquele que é para
expiação do pecado;
e
com a sua unha lhe fenderá
a
cabeça junto ao pescoço,
mas
não o partirá;
Lv 5:9 E do sangue da expiação do
pecado
espargirá sobre a
parede do altar,
porém
o que sobejar daquele sangue
espremer-se-á
à base do altar;
expiação
do pecado é.
Lv 5:10 E do outro fará
holocausto conforme ao costume;
assim o sacerdote
por ela fará expiação do seu pecado
que
cometeu, e ele será perdoado.
Lv 5:11 Porém, se em sua mão não
houver recurso para
duas rolas, ou
dois pombinhos, então aquele que pecou
trará
como oferta a décima parte
de
um efa de flor de farinha,
para
expiação do pecado;
não deitará sobre
ela azeite nem lhe porá em cima o incenso,
porquanto
é expiação do pecado;
Lv 5:12 E a trará ao sacerdote, e
o sacerdote dela tomará
a sua mão cheia
pelo seu memorial,
e a
queimará sobre o altar,
em cima das
ofertas queimadas do SENHOR;
expiação
de pecado é.
Lv 5:13 Assim o sacerdote por ela
fará expiação do seu pecado,
que cometeu em
alguma destas coisas, e lhe será perdoado;
e o
restante será do sacerdote,
como
a oferta de alimentos.
Lv
5:14 E falou o SENHOR a Moisés, dizendo:
Lv 5:15 Quando alguma pessoa
cometer uma transgressão,
e pecar por
ignorância nas coisas sagradas do SENHOR,
então
trará ao SENHOR pela expiação,
um carneiro sem
defeito do rebanho,
conforme
à tua estimação em siclos de prata,
segundo
o siclo do santuário,
para
expiação da culpa.
Lv 5:16 Assim restituirá o que
pecar nas coisas sagradas,
e ainda lhe
acrescentará a quinta parte,
e a
dará ao sacerdote;
assim o sacerdote,
com o carneiro da expiação,
fará
expiação por ele,
e
ser-lhe-á perdoado o pecado.
Lv 5:17 E, se alguma pessoa
pecar,
e fizer, contra
algum dos mandamentos do SENHOR,
aquilo
que não se deve fazer,
ainda que o não
soubesse, contudo será ela culpada,
e
levará a sua iniqüidade;
Lv 5:18 E trará ao sacerdote um
carneiro sem defeito do rebanho,
conforme à tua
estimação,
para
expiação da culpa,
e o sacerdote por
ela fará expiação do erro que cometeu
sem
saber; e ser-lhe-á perdoado.
Lv
5:19 Expiação de culpa é;
certamente
se fez culpado
diante
do SENHOR.
Todo pecado é perdoado em Cristo Jesus por causa da
perfeição de seu sacrifício que foi completo, assim, não existe o perdão sem o
consequente pagamento devido da transgressão. Estamos perdoados sim porque
Cristo pagou por isso.
A atitude de perdão deve estar latente em nossos
corações com relação ao nosso próximo e às suas ofensas dirigidas a nós. Isso
nos ensina Cristo Jesus em suas palavras e parábolas como regra de boa
convivência e triunfo do amor sobre qualquer ódio ou mal ou violência.
Se por acaso eu retiver o perdão devido ao meu irmão
ao qual devo perdoá-lo sempre, mesmo que ele venha a mim sete vezes setenta
vezes ao dia, eu não serei perdoado.
Na oração que o Senhor nos ensinou e em muitos dos
seus ensinos e parábolas está claro que ao pedirmos perdão a Deus devemos nos
lembrar de que perdoamos nossos irmãos, caso contrário, não oraremos, nem
seremos perdoados. Mateus 6:12 E
perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores;
Mateus
6:14Porque,
se perdoardes aos homens as suas ofensas, tambémvossoPaiceleste vos perdoará;
Mateus
6:15se,
porém, não perdoardes aos homens [as suas ofensas], tampoucovossoPaivos perdoará as vossas ofensas.
Marcos
11:25E,
quando estiverdes orando, se tendes alguma coisa contra alguém,perdoai, para que vosso Pai celestial vos
perdoe as vossas ofensas.
Lucas
6:37Não
julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados;perdoaie
sereis perdoados;
Colossenses
3:13Suportai-vos
uns aos outros,perdoai-vos
mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o
Senhor vos perdoou, assim tambémperdoaivós;
Fique à vontade para tecer seus comentários. No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 : devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.
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1 comentários:
Muito bom, excelente esta meditação.
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No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.