quinta-feira, 31 de dezembro de 2015
quinta-feira, dezembro 31, 2015
Jamais Desista
I Coríntios 16 1-24 - FAÇAM TUDO COM AMOR - vs. 14.
Como já dissemos, Coríntios foi escrita
para, principalmente, combater a rebeldia, as divisões e a falta de amor que
tinham sido causadas pelo orgulho e pela presunção na igreja de Corinto.
Estamos vendo a parte III, cap. 16/16.
Breve
síntese do capítulo 16.
Paulo encerra sua epístola primeira aos Coríntios falando da coleta
devida aos santos. E aqui encontramos que devemos fazer todos os nossos atos em
amor – vs. 14. Quem dá, oferta, e colabora deve estar movido pelo amor.
Vejamos o presente capítulo com mais
detalhes, conforme ajuda da BEG:
III. A CARTA DOS CORÍNTIOS (7.1-16.12) - continuação.
Como dissemos, estamos
vendo que Paulo respondeu às questões levantadas na carta enviada pela igreja
de Corinto. Ele falou em detalhes sobre os desafios específicos enfrentados
pelos coríntios, que envolviam relacionamentos conjugais, divórcio e
virgindade. Como dissemos, depois de tratar das questões levantadas pelos da
casa de Cloe, Paulo se volta, então, para outras questões levantadas pela
igreja.
Dividimos essa parte, conforme a BEG, em
seis subpartes: A. Casamento e divórcio (7.1-40) – já vimos; B. Carne oferecida aos ídolos (8.1-11.1) – já vimos; C. Problemas no culto
(11.2-34) – já vimos; D. Os dons
espirituais (12.1-14.40) – já vimos;
E. Ressurreição (15.1-58) – já vimos;
e, F. A coleta e outros assuntos (16.1-12) – veremos agora.
F. A coleta e outros assuntos (16.1-12).
Agora, próximo ao fim de sua carta, Paulo
menciona a coleta de fundos para Jerusalém, além de outros assuntos.
Tendo em vista Rm 15.25-27; 2Co 8.1-4,
pode-se inferir que um dos propósitos principais da terceira viagem missionária
de Paulo era levantar ofertas entre os gentios para enviar aos cristãos judeus
da Judeia, que provavelmente estavam vivendo na pobreza por causa da
perseguição.
Aparentemente, Paulo já havia informado os
coríntios sobre esse projeto numa carta anterior (5.9). Por sua vez, os
coríntios solicitaram informações mais específicas, talvez expressando certa
reserva sobre a questão.
A coleta arrecadada era para os santos,
isto é, para o povo de Deus.
Era para cada um deles separarem uma
oferta, no primeiro dia da semana, ou seja, no domingo, o dia no qual o Senhor
ressurreto encontrou-se com seus discípulos (Jo 20.19,26; cf. também "dia
do Senhor" em Ap 1.10).
At 20.7 indica que os cristãos primitivos
se encontravam aos domingos, "com o
fim de partir o pão" (isto é, participar do culto). Portanto, seria
bastante apropriado escolher esse dia para a coleta regular das ofertas.
O comentário “aqueles que aprovardes” – vs.
3 - mostra, possivelmente, que os coríntios estavam em dúvida sobre se Paulo
deveria ficar como único responsável pelo dinheiro.
Já os vs. de 5 a 9, esclarecem que Paulo
escreveu essa carta em Éfeso e que tinha intenção de visitar Corinto por via
terrestre, viajando em direção ao norte (isto é, passando por Trôade na Ásia
Menor, Filipos na Macedônia, etc.). At 20.1-2; 2Co 2.12-13 indicam que Paulo
executou esses planos.
Contudo, o que Paulo não previu nesse
momento foi a visita breve e "dolorosa" que teria de fazer à cidade
de Corinto, logo após o término dessa carta (2Co 1.23; 13.2).
Paulo disse (4.17) que enviou, ou enviaria,
Timóteo como seu representante (At 19.22), e desejava que esse jovem cooperador
fosse tratado com respeito. No vs. 11, fica claro o seu cuidado com esse jovem
e exorta os coríntios a bem recepcioná-lo.
Parece que os coríntios, na carta enviada a
Paulo, pediram que Apoio retornasse para eles (veja At 18.27-19.1). Apesar do
comportamento perigoso dos coríntios (4.6), Paulo acatou o pedido, porém Apolo
não pôde ir nessa ocasião.
A partir do vs. 13, Paulo começa a sua conclusão.
Paulo encerra a carta com algumas exortações finais, elogios e saudações. Ele os
orienta vs. 13 e 14, para que:
ü
Estejam
vigilantes.
ü
Mantenham-se
firmes na fé,
ü
Sejam
homens de coragem,
ü
Sejam
fortes.
ü
Façam
tudo com amor.
A primeira palavra está relacionada à
vigilância, como Cristo ensinou dizendo “vigiai e orai” e não “orai e vigiai” –
Mt 26.41; Mc 14.38.
Essa passagem – vs. 15 a 18 - é um elogio a
Estéfanas, Fortunato e Acaico, provavelmente os portadores da carta enviada
pela igreja de Corinto.
A frase "o que da vossa parte faltava" não implica necessariamente uma
crítica (no grego, a frase final do versículo em Fp 2.30 é quase idêntica);
porém, nesse contexto, pode sugerir que a igreja em Corinto não havia
conseguido fazer com que o apóstolo ficasse com o espírito em paz.
Éfeso, de onde Paulo escreveu 1Corintios,
era a cidade mais importante dessa província romana, abrangendo toda a região
ao sudoeste da atual Turquia.
O casal Áquila e Priscila – vs. 19 - teve
um papel importante durante a primeira visita de Paulo a Corinto (At 18.1-3),
de modo que eram bastante conhecidos pela comunidade.
Paulo resume e diz que todos dali de onde
estava saudavam os irmãos e mesmo os exortou a saudarem-se com o ósculo santo.
Aparentemente, refere-se a uma saudação
padrão da igreja primitiva. Embora essa prática não seja incomum na cultura judaica
e romana, o termo "santo" indica a importância dessa saudação entre
os cristãos, pois representava o relacionamento especial entre irmãos e irmãs
em Cristo.
Até aqui, a carta vinha sendo escrita por
um escriba treinado (Rm 16.22), porém Paulo geralmente anexava algumas linhas
finais como assinatura pessoal.
Essa expressão “seja anátema”, escrita pelo
próprio Paulo (vs. 21), declara a autoridade apostólica de toda a carta. Não
era uma maldição para os incrédulos em geral, mas uma maldição para aqueles que
rejeitassem a autoridade de Paulo e desobedecessem às instruções contidas na
carta (5.9-13; cf. Cl 1.8-9; 2Ts 3.14-15).
Maranata! Paulo passa do grego para o
aramaico, escrevendo Marana tha, uma
expressão que significa "Vem, Senhor!", demonstrando a adoração que
permeava a igreja primitiva.
É muito provável que Paulo estivesse
pretendendo associar essa expressão à maldição pronunciada
("anátema"), de modo que o seu pedido de oração era para que Cristo
viesse com julgamento contra os perversos.
Chegamos ao fim e Paulo diz que o seu amor
seja com todos. Ao final de uma carta longa e permeada principalmente de
exortações severas, essas palavras afetuosas surpreendem. Paulo não havia se
esquecido das necessidades pastorais dessa congregação.
I Co 16:1 Quanto à coleta para os santos,
fazei vós também
como ordenei às igrejas da Galácia.
I Co 16:2 No primeiro dia da semana,
cada um de vós
ponha de parte, em casa,
conforme
a sua prosperidade, e vá juntando,
para
que se não façam coletas quando eu for.
I Co 16:3 E, quando tiver chegado,
enviarei, com
cartas,
para
levarem as vossas dádivas a Jerusalém,
aqueles
que aprovardes.
I Co 16:4 Se convier que eu também vá,
eles irão comigo.
I Co 16:5 Irei ter convosco por ocasião da minha passagem pela
Macedônia,
porque devo
percorrer a Macedônia.
I Co 16:6 E bem pode ser que convosco me demore ou mesmo passe o
inverno,
para que me
encaminheis nas viagens que eu tenha de fazer.
I Co 16:7 Porque não quero, agora,
ver-vos apenas de
passagem,
pois
espero permanecer convosco algum tempo,
se
o Senhor o permitir.
I Co 16:8 Ficarei, porém, em Éfeso até ao Pentecostes;
I Co 16:9 porque
uma porta grande e oportuna
para o trabalho se me
abriu;
e há
muitos adversários.
I Co 16:10 E, se Timóteo for,
vede que esteja sem
receio entre vós,
porque
trabalha na obra do Senhor,
como
também eu;
I Co 16:11 ninguém,
pois, o despreze.
Mas
encaminhai-o em paz, para que venha ter comigo,
visto
que o espero com os irmãos.
I Co 16:12 Acerca do irmão Apolo,
muito lhe tenho
recomendado que fosse ter convosco
em companhia dos irmãos,
mas
de modo algum era a vontade dele ir agora;
irá,
porém, quando se lhe deparar boa oportunidade.
I Co 16:13 Sede vigilantes,
permanecei firmes na fé,
portai-vos varonilmente,
fortalecei-vos.
I Co 16:14 Todos os vossos atos sejam feitos com amor.
I Co 16:15 E agora, irmãos, eu vos peço o seguinte
(sabeis que a casa
de Estéfanas são as primícias da Acaia
e que se
consagraram ao serviço dos santos):
I Co 16:16 que
também vos sujeiteis a esses tais,
como também a todo
aquele que é cooperador e obreiro.
I Co 16:17 Alegro-me com a vinda de Estéfanas,
e de Fortunato,
e de Acaico;
porque estes supriram
o que da vossa parte faltava.
I Co
16:18 Porque trouxeram refrigério
ao meu espírito e ao vosso.
Reconhecei,
pois, a homens como estes.
I Co 16:19 As igrejas da Ásia vos saúdam.
No Senhor, muito vos saúdam Áqüila e Priscila
e, bem assim, a igreja que está na casa deles.
I Co 16:20 Todos os irmãos vos saúdam.
Saudai-vos uns aos outros com ósculo santo.
I Co 16:21 A saudação, escrevo-a eu, Paulo,
de próprio punho.
I Co 16:22 Se alguém não ama o Senhor,
seja anátema.
Maranata!
I Co 16:23 A graça do Senhor Jesus seja convosco.
I Co 16:24 O meu amor seja com todos vós,
em Cristo Jesus.
Depois de instruir sobre as coletas, ele dá conselhos em geral para
serem todos eles feitos em amor com relação à vigilância, à firmeza na fé, ao comportamento
varonil, ao auto fortalecimento.
A Deus toda glória! p/ pr. Daniel Deusdete.
...
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1 comentários:
nossa qui explicacao tremenda,amei a forma com que foi dividido os assuntos do livro,casamento,divorcio,problema no culto,sons espirituais,ressureição,a colheta em fim,,assim faz agente ter uma visão geral do livro,, quero conhecer mais sobre o trabalho de vocês aqui do blog
amei
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No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.