Parte
I - O REGRESSO DOS EXILADOS E A RECONSTRUÇÃO DO TEMPLO – 1:1 a 6:22.
B.
A reconstrução do templo – 3:1 a 6:22.
2.
A reconstrução do templo propriamente dito
- 3:7 ao 6:22.
Assim
que os primeiros sacrifícios haviam sido oferecidos, no altar recém restaurado,
foram tomadas providências para se iniciar a reconstrução do templo.
Essa
parte “2. A reconstrução do templo propriamente dito - 3:7 ao 6:22.” Foi dividida em 5 outras
partes. a. A reconstrução é iniciada – 3:7-13 – já vista. b. Oposição à
reconstrução – 4:1-24 – já vimos. c. A reconstrução é retomada – 5:1-2 –
veremos agora. d. Oposição à reconstrução – 5:3 – 6:12 – começaremos agora. e.
A reconstrução é concluída – 6:13-22.
Concluiremos
agora o capítulo 6 e com ele toda a primeira parte.
d. Oposição à
reconstrução – 5:3 – 6:12 – continuação.
Como
já tínhamos visto, assim que os trabalhos foram reiniciados, os oficiais persas
já ofereceram resistência. No entanto, o agir de Deus fez com que ganhassem
tempo e até a confirmação do rei Dario, o trabalho teve prosseguimento.
Foi
ai que houve a elaboração de uma carta partindo a ideia de Tatenai, o
governador daquém Eufrates, com Setar-Bozenai e os seus companheiros, os
afarsaquitas. Os líderes judeus responderam as perguntas dos oficiais persas –
vs 3,4 – e tudo isso foi incluída numa carta ao rei Dario.
Começou-se
então uma busca por ordem do rei Dario para se ver se existia ou não tal
decreto de Ciro que apoiava os judeus na reconstrução da Casa de Deus.
Graças
a Deus, o decreto foi localizado em Acmetá, uma cidade quase 500 km a nordeste
da Babilônia, e, certamente, a cidade onde se publicou tal decreto.
Embora
a cópia esteja um pouco diferente (compare 1:2-4 com 6:3-5), ela é a cópia
oficial e, com base nela, Dario emitiu outro decreto para reforçar o de Ciro.
Agora
o povo de Deus tinha o apoio dos reformadores que queriam reconstruir e
reformar a Casa de Deus que estava destruída, do povo de Deus que estava animado,
dos reis persas, primeiro Ciro e agora Dario e, principalmente, o apoio de Deus
que controla e manda em todas as coisas.
Deus
estava concedendo uma grande vitória ao povo de Deus. Até apoio financeiro eles
acabaram obtendo para poderem concluir todo trabalho – vs 8. Até o culto no
templo e os sacrifícios necessários foram subsidiados e apoiados, vencendo
assim quaisquer oposições.
No
decreto de Dario havia maldições contra todos aqueles que se opusessem contra
suas ordens. Era comum isso, naqueles decretos antigos, cláusulas assim
especificadas – vs. 11; Ap 22:18,19. O que era uma oposição, agora se constituiu
num apoio legal e irrevogável para a reconstrução do templo.
e. A reconstrução é
concluída – 6:13-22.
Depois
de enfrentarem e superarem fortes oposições, os judeus que regressaram
finalmente, depois de uma interrupção de 17 anos no trabalho, completaram o
templo, a Casa de Deus.
Depois
de enfrentarem e superarem fortes oposições, os judeus que regressaram
finalmente completaram o templo.
A
pregação dos profetas Ageu e Zacarias estimulou o povo a retornar o trabalho (5:1-2)
e completá-lo.
Conforme
nos ensina a BEG, a referência a Artaxerxes pode parecer deslocada, uma vez que
o templo propriamente dito foi concluído antes de ele se tornar rei. No
entanto, "o templo" não e mencionado explicitamente na passagem em
aramaico do v. 14, de modo que a referência pode ser uma indicação da conclusão
de toda a "casa de Deus", incluindo a comunidade e o muro, que foram
reconstruídos sob o governo de Artaxerxes (Ed 7:11-26; Ne 2:1,8).
Bem
interessante essa análise e coincidências das datas em Esdras que marcaram esse
tão importante evento na vida e história de Israel, agora um só povo de Deus. Acabou-se
a reconstrução – vs 15 – no terceiro dia do mês de Adar, no sexto ano do
reinado de Dario, no dia 12 de março de 515 a.C., quatro anos depois do
trabalho ter sido retomado (Ag 1:15), vinte anos depois de ter sido iniciado (3:8),
e quase exatamente setenta anos depois do templo de Salomão ter sido destruído
em 586 a.C.
A
dedicação do templo foi um marco na restauração de Israel. A digressão,
conforme já vimos em 4:6-23, já havia indicado que haveria problemas pela
frente. A dedicação do muro (Ne 2:27) e as reformas finais (Ne 13) concluiriam a
reconstrução mencionada inicialmente em 1:2-4.
Ed
6:1 Então o rei Dario deu ordem, e buscaram nos arquivos,
onde se guardavam os tesouros em
Babilônia.
Ed 6:2 E em Acmeta, no palácio,
que está na província de Média,
se achou um rolo,
e nele estava escrito um memorial
que
dizia assim:
Ed 6:3 No primeiro ano do rei
Ciro, este baixou o seguinte decreto:
A casa de Deus,
em Jerusalém, se reedificará para lugar em
que
se ofereçam sacrifícios, e seus fundamentos
serão
firmes; a sua altura de sessenta côvados,
e
a sua largura de sessenta côvados;
Ed 6:4 Com três
carreiras de grandes pedras, e uma carreira
de
madeira nova; e a despesa se fará da casa do rei.
Ed 6:5 Além
disso, os utensílios de ouro e de prata da casa de
Deus,
que Nabucodonosor transportou do templo
que
estava em Jerusalém, e levou para Babilônia,
serão
restituídos, para que voltem ao seu lugar,
ao
templo que está em Jerusalém,
e
serão postos na casa de Deus.
Ed 6:6 Agora, pois, Tatenai,
governador dalém do rio, Setar-Bozenai,
e os seus
companheiros, os afarsaquitas, que habitais dalém
do
rio, apartai-vos dali.
Ed 6:7 Deixai que se faça a obra
desta casa de Deus;
que o governador
dos judeus e os seus anciãos reedifiquem
esta
casa de Deus no seu lugar.
Ed 6:8 Também por mim se decreta
o que haveis de fazer
com os anciãos
dos judeus, para a reedificação desta casa de
Deus,
a saber: que da fazenda do rei, dos tributos
dalém
do rio se pague prontamente a despesa a estes
homens,
para que não interrompam a obra.
Ed 6:9 E o que for necessário,
como bezerros, carneiros, e cordeiros,
para holocaustos
ao Deus dos céus, trigo, sal, vinho e azeite,
segundo o rito
dos sacerdotes que estão em Jerusalém,
dê-se-lhes,
de dia em dia, para que não haja falta.
Ed 6:10 Para que ofereçam
sacrifícios de cheiro suave ao Deus dos
céus, e orem pela
vida do rei e de seus filhos.
Ed 6:11 Também por mim se
decreta que todo o homem que mudar
este decreto, se
arrancará um madeiro da sua casa,
e,
levantado, o pendurarão nele, e da sua casa se
fará
por isso um monturo.
Ed 6:12 O Deus, pois, que fez
habitar ali o seu nome derrube a todos
os reis e povos
que estenderem a sua mão para mudar
o
decreto e para destruir esta casa de Deus,
que
está em Jerusalém.
Eu,
Dario, baixei o decreto; com diligência se faça.
Ed 6:13 Então Tatenai, o
governador dalém do rio, Setar-Bozenai
e os seus
companheiros, assim fizeram diligentemente,
conforme
ao que decretara o rei Dario.
Ed 6:14 E os anciãos dos judeus
iam edificando e prosperando
pela profecia do
profeta Ageu, e de Zacarias, filho de Ido.
E edificaram e
terminaram a obra conforme ao mandado do
Deus
de Israel, e conforme ao decreto
de
Ciro
e
Dario,
e
de Artaxerxes, rei da Pérsia.
Ed 6:15 E acabou-se esta casa no
terceiro dia do mês de Adar,
no sexto ano do
reinado do rei Dario.
Ed 6:16 E os filhos de Israel,
os sacerdotes, os levitas, e o restante dos
filhos do
cativeiro, fizeram a dedicação desta casa de Deus
com
alegria.
Ed 6:17 E ofereceram para a
dedicação desta casa de Deus
cem novilhos,
duzentos carneiros, quatrocentos cordeiros,
e
doze cabritos por expiação
do
pecado de todo o Israel;
segundo
o número das tribos de Israel.
Ed 6:18 E puseram os sacerdotes
nas suas turmas e os levitas nas suas
divisões, para o
ministério de Deus, em Jerusalém, conforme
ao
que está escrito no livro de Moisés.
Ed 6:19 E os filhos do cativeiro
celebraram a páscoa no dia catorze
do primeiro mês.
Ed 6:20 Porque os sacerdotes e levitas se
purificaram
como se fossem um só homem, todos
estavam
limpos; e mataram o cordeiro da páscoa
para
todos os filhos do cativeiro,
e
para seus irmãos, os sacerdotes, e para si mesmos.
Ed 6:21 Assim comeram a páscoa
os filhos de Israel que tinham
voltado do
cativeiro, com todos os que com eles se apartaram
da
imundícia dos gentios da terra, para buscarem o
SENHOR
Deus de Israel;
Ed 6:22 E celebraram a festa dos
pães ázimos por sete dias
com alegria;
porque o SENHOR os tinha alegrado,
e
tinha mudado o coração do rei da Assíria
a
favor deles, para lhes fortalecer as mãos
na
obra da casa de Deus, o Deus de Israel.
Apesar
do número de ofertas – vs 17 - parecer pequeno comparado às ofertas feitas por
Salomão I Re 8:62-63, a referência à oferta pelo pecado mostra a consciência do
pecado pelo povo e a fé em Deus que guarda a sua aliança de amor (Dt 7:9). O povo
de Deus estava em grande júbilo por entenderem que a graça de Deus os tinha
alcançado e suas orações, conforme Salomão ensinara na inauguração do primeiro
templo, estavam sendo atendidas e eles agora estavam gozando de um novo tempo e
de uma nova oportunidade.
Essas
palavras de estabelecimento dos sacerdotes nos seus turnos e os levitas em suas
divisões – vs 18 -, se referem ao culto de dedicação como um todo, e não
especificamente às "divisões" instituídas por Davi (I Cr 24:1-19),
apesar de estas estarem de acordo com os preceitos fundamentais estabelecidos
por intermédio de Moisés.
Nesse
grande momento de festa, ocorre a primeira celebração da Páscoa que já se havia
interrompido por mais de 70 anos! Desde que a Páscoa foi instituída ela já
sofreu diversas interrupções, sendo a primeira de 40 anos, por causa do
deserto, onde Deus estava com eles de dia e de noite na nuvem e no fogo.
Comeram
a Páscoa, celebraram a Festa dos Pães Asmos por sete dias e muito se alegraram
diante de Deus que os fez favorável diante dos reis da Pérsia, pois que o
Senhor tinha mudado o coração desses reis a favor deles – vs 22.
Termina
aqui a Primeira seção em aramaico do livro de Esdras.
Parte II – O REGRESSO DE ESDRAS E A RECONSTRUÇÃO DO POVO DE DEUS COMO NAÇÃO – 7:1 – 10:44.
Esdras
deu continuidade aos trabalhos dos primeiros exilados que regressaram. Esdras e
seus companheiros foram libertos da Babilônia e abençoados por Deus. Esdras
conduziu o povo às bênçãos de Deus ao reformar a vida moral deles.
O
foco da atenção passa dos trabalhos iniciais de reconstrução sob Zorobabel para
o trabalho de Esdras. Cerca de 60 anos transcorreram entre os acontecimentos do
final do cap. 6 e os do começo do cap. 7. A
falta de material intermediário retrata o trabalho de Esdras como uma
continuação legítima do trabalho de Zorobabel.
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