quarta-feira, 26 de março de 2014
quarta-feira, março 26, 2014
Jamais Desista
Juízes 21:1-17 - A VIOLÊNCIA CONTRA JABES-GILEADE.
Finalmente, o último capítulo de Juízes!
Finalizaremos, agora, a terceira parte de nossa divisão de Juízes: 3. OS ERROS DOS LEVITAS – 17:1 – 21:25, e
também a segunda seção: B. Um levita e a violência em Israel – 19:1 – 21:25.
Como tínhamos dividido esta segunda e última seção “B”
em três partes: 1. A violência dos homens de Gibeá – 19:1-30 (já vista). 2. A
violência contra os homens de Gibeá – 20:1-48 (já vista). Veremos, agora,
finalmente, o último capítulo: 3. A violência contra Jabes-Gileade – 21:1-25.
2. A
violência contra Jabes-Gileade – 21:1-25.
De toda a tribo de Benjamim, restaram apenas 600
homens que se esconderam e fugiram para o deserto, à penha de Rimom; e ficaram
na penha de Rimom quatro meses. Tinham ido à óbito nessa guerra civil cerca de
25.000 homens que quiseram dar cobertura aos filhos de Belial que fizeram a
maldade com a concubina do levita.
Os filhos de Belial certamente também morreram no
combate feroz e agora somente restavam 600 homens dessa tribo que estavam
refugiados no deserto e as outras tribos acordaram para o fato da quase
eliminação de uma de suas tribos.
No calor da batalha e quando eles estavam se
preparando para enfrentar o inimigo Benjamim, eles fizeram um voto pelo qual
ficaram muito arrependidos de terem-no feito. O voto proibia eles de darem suas
filhas em casamento aos filhos de Benjamim. E agora? A tribo deles acabaria?
Buscaram ao Senhor e se lamentaram e procuraram uma solução para o caso.
Como se já não bastasse toda violência cometida até o
presente, atacam a Jabes-Gileade com a intenção explícita de eliminar todos os
homens e mulheres de todas as idades e somente conservarem da população
mulheres virgens e prontas para o casamento.
Eles atacam Jabes-Gileade com ferocidade cruel e dela
conseguem reunir 400 mulheres virgens e logo encaminham-nas para os filhos de
Benjamim no deserto que as recepciona para si, mas as mulheres eram poucas para
a multidão de homens que ali estavam.
O voto não é proibido e até recomendado em muitos
casos, mas muitos do que fizeram uso dele, muito mesmo se arrependeram de tê-lo
feito. Assim, pense, medite, reflita, esfrie a cabeça e depois vote
tranquilamente.
Estabelecida a paz com os filhos de Benjamim, estes
voltam para sua cidade com suas 400 mulheres a fim de constituírem uma nova
tribo de Benjamim. Para o restante dos homens, resolveram o caso com astúcia.
Não iriam dar eles suas mulheres, mas fariam vistas
grossas caso eles a sequestrassem nas festividades anuais das filhas de Siló e
assim, aos poucos, foram se recuperando e repovoando sua tribo novamente.
Resolvido o problema, cada tribo voltou para sua tribo
de origem e o livro se encerra dizendo que naquele tempo não havia rei em
Israel e cada um fazia o quem entendesse ser o certo.
Novamente aqui o gancho para a instituição da figura
do rei em Israel que iria unificar todas as tribos e trazê-las de volta à
aliança com Deus, assim pensavam os principais líderes. Também pelo desenrolar
do livro de juízes, com certeza, a tribo escolhida jamais seria a tribo de
Benjamim, antes a tribo de Judá.
No entanto, Saul, de Gibeá, benjamita, será o primeiro
rei de Israel que governará os filhos de Israel por 40 longos anos. Um de seus
primeiros atos quando rei, foi defender Jabes-Gileade, uma vez que, quase
certamente, ele seria descendente de uma daquelas mulheres que se casaram com
aqueles 600 sobreviventes de Benjamim.
Será rejeitado ao final por causa de sua desobediência
ao Senhor e descaso com as coisas sagradas e com Deus e será substituído por Davi,
da tribo de Judá, de onde o cetro jamais sairá, para sempre.
Jz
21:1 Ora, tinham jurado os homens de Israel em Mizpá, dizendo:
Nenhum de nós dará sua filha por
mulher aos benjamitas.
Jz 21:2 Veio,
pois, o povo a Betel, e ali ficou
até
à tarde diante de Deus; e todos levantaram a sua
voz,
e prantearam com grande pranto,
Jz
21:3 E disseram:
Ah! SENHOR Deus de Israel, por
que sucedeu isto, que hoje falte
uma tribo em
Israel? Jz 21:4 E sucedeu que, no dia seguinte,
o povo, pela manhã
se levantou, e edificou ali um altar;
e
ofereceu holocaustos e ofertas pacíficas.
Jz
21:5 E disseram os filhos de Israel:
Quem de todas as tribos de Israel
não subiu à assembléia
do SENHOR? Porque
se tinha feito um grande juramento
acerca
dos que não fossem ao SENHOR em Mizpá,
dizendo:
Morrerá certamente.
Jz
21:6 E arrependeram-se os filhos de Israel acerca de Benjamim,
seu irmão, e disseram:
Cortada é hoje de
Israel uma tribo.
Jz 21:7 Como havemos de conseguir
mulheres para os que restaram
deles, pois nós
temos jurado pelo SENHOR que nenhuma de
nossas
filhas lhes daríamos por mulher?
Jz
21:8 E disseram:
Há algumas das tribos de Israel
que não subiram ao SENHOR
a Mizpá? E eis que
ninguém de Jabes-Gileade
viera
ao arraial, à assembléia.
Jz 21:9 Porquanto, quando se
contou o povo, eis que nenhum dos
moradores de
Jabes-Gileade se achou ali.
Jz
21:10 Então a assembléia enviou para lá doze mil homens dos mais valentes,
e lhes ordenou, dizendo:
Ide, e ao fio da
espada feri aos moradores de Jabes-Gileade,
e às
mulheres e aos meninos.
Jz
21:11 Porém isto é o que haveis de fazer:
A todo o homem e a toda a mulher
que se houver deitado com um
homem totalmente
destruireis.
Jz 21:12 E acharam entre os
moradores de Jabes-Gileade
quatrocentas moças
virgens, que não tinham conhecido
homem;
e as trouxeram ao arraial, a Siló,
que
está na terra de Canaã.
Jz
21:13 Então toda a assembléia enviou, e falou aos filhos de Benjamim,
que estavam na penha de Rimom, e
lhes proclamou a paz.
Jz 21:14 E ao
mesmo tempo voltaram os benjamitas;
e
deram-lhes as mulheres que haviam guardado com
vida,
das mulheres de Jabes-Gileade;
porém
estas ainda não lhes bastaram.
Jz
21:15 Então o povo se arrependeu por causa de Benjamim;
porquanto o SENHOR tinha feito
brecha nas tribos de Israel.
Jz
21:16 E disseram os anciãos da assembléia:
Que faremos acerca de mulheres
para os que restaram,
pois foram
destruídas as mulheres de Benjamim?
Jz
21:17 Disseram mais:
Tenha Benjamim uma herança nos
que restaram,
e não seja
destruída nenhuma tribo de Israel.
Jz 21:18 Porém nós não lhes
poderemos dar mulheres de nossas
filhas, porque os
filhos de Israel juraram, dizendo:
Maldito
aquele que der mulher aos benjamitas.
Jz
21:19 Então disseram:
Eis que de ano em ano há
solenidade do SENHOR em Siló,
que se celebra
para o norte de Betel do lado do nascente do
sol,
pelo caminho alto que sobe de Betel a Siquém,
e
para o sul de Lebona.
Jz
21:20 E mandaram aos filhos de Benjamim, dizendo:
Ide, e emboscai-vos nas vinhas.
Jz 21:21 E olhai, e eis aí as filhas de
Siló a dançar em
rodas, saí vós das vinhas, e arrebatai cada
um
sua mulher das filhas de Siló,
e
ide-vos à terra de Benjamim.
Jz
21:22 E será que, quando seus pais ou seus irmãos vierem a litigar conosco,
nós lhes diremos: Por amor de
nós, tende compaixão deles,
pois nesta guerra
não tomamos mulheres para cada um deles;
por
que não lhas destes vós, para que agora ficásseis
culpados.
Jz 21:23 E os filhos de Benjamim
o fizeram assim, e
levaram mulheres conforme ao número
deles,
das que arrebataram das rodas que
dançavam;
e foram-se, e voltaram à sua herança, e
reedificaram
as cidades, e habitaram nelas.
Jz 21:24 Também os filhos de
Israel partiram dali, cada um para a
sua tribo e para a
sua família; e saíram dali, cada um para a
sua
herança.
Jz
21:25 Naqueles dias
não havia rei em Israel;
porém cada um
fazia o que parecia reto aos seus olhos.
O triste nessa história triste que encerra o livro de
juízes é que tudo começou com um estrupo global daqueles filhos de Belial à
concubina do levita – 19:1-30 - e terminou com a violação de outras mulheres
quando todas as tribos aprovaram o rapto de suas próprias virgens.
A mensagem de juízes é que somente um rei justo,
honesto e temente a Deus poderia conduzir o povo à obediência à lei de Deus na
Terra Prometida. E que esse rei, preferencialmente, não seria de Benjamim, mas de
Judá, conforme profetizara Jacó – Gn 49:10 “O
cetro não se arredará de Judá, nem o bastão de entre seus pés, até que venha
Siló; e a ele obedecerão os povos”.
Siló, sim, ele é Jesus Cristo de Nazaré que veio há
mais de 2000 anos e que aqui estamos no século XXI aguardando a promessa de seu
retorno.
...
1 comentários:
Fico pensando se a escolha de Saul como primeiro rei, escolha que foi da parte de Deus, não tem a ver com a situação da Terra.
Em Ezequiel 28:13-15 se diz que o Diabo, enquanto era fiel, foi escolhido para ser governante da Terra, tomando conta do Éden. Ele fracassou nisso, assim como Saul. E assim como os benjaminitas, ele e seus demônios se envolveram em má conduta sexual nos dias que antecederam ao Dilúvio. (Gênesis 6, Judas 7)
Uma vez que Deus já profetizara em Gênesis 49 que o reinado seria de Judá, a única razão para que Ele tivesse determinado que Saul, da tribo de Benjamin fosse ungido como primeiro rei é que este representasse o governo do Diabo sobre a Terra, começando fiel, mas se tornando orgulhoso e infiel.
Seguido daí pelo reinado de Davi sobre Israel, representando o governo de Cristo sobre a Terra (Daniel 2:44 e Daniel 7:13,14)
O que acham?
Postar um comentário
Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.