segunda-feira, 27 de julho de 2015
segunda-feira, julho 27, 2015
Jamais Desista
Zacarias 10 1-12 - O POVO SE CORROMPE POR FALTA DA PALAVRA DE DEUS.
Estamos estudando, com a ajuda preciosa da
BEG, o livro de Zacarias cujo pano de fundo histórico é o mesmo de Ageu, sendo
que a ênfase de Zacarias não era somente a reconstrução do templo, como vimos
em Ageu, mas ele também encorajava o povo quanto à Jerusalém ser o local, num
futuro de médio prazo, para o reino de Deus.
Estamos na segunda parte, com o décimo
capítulo.
A. O primeiro grupo de profecias (9. 1-11. 17) - continuação.
Até o capítulo 11, estaremos vendo o primeiro
grupo de profecias, que tratam da vinda de Deus, o Rei, em julgamento. Ele
também foi dividido em quatro seções: 1. Deus vinga-se do seu povo (9.1-8) – já vimos; 2. O rei de Israel chega a
Jerusalém (9.9-17) – já vimos; 3.
Deus reúne o seu povo (10.1-11.3) – veremos
agora; e, 4. O pastor do povo de Deus (11.4-17).
3. Deus reúne o seu povo (10.1-11.3).
Esses versículos retratam Deus como
soberano Senhor que em contraste com os ídolos que nada fazem, o Senhor
governa, reina, sustenta e mantém todo o universo.
No passado, o povo de Deus havia dependido
da idolatria e do ocultismo, mas essas práticas acabaram por levar Israel e
Judá ao exílio.
Por causa dessas práticas, o povo parecia
com as ovelhas sem pastor que delas cuidasse. Nesse contexto, o termo "pastor"
refere-se principalmente à liderança real de Israel e Judá. O povo de Deus caiu
na idolatria porque os seus reis falharam em conduzi-lo nos caminhos da
justiça.
Como resultado, o exílio eliminou os falhos
pastores reais de Israel. A nação não teve uma liderança firme durante os anos
de opressão, principalmente durante o exílio, mas tinha a esperança de que o
grande Pastor-Rei se levantaria para conduzi-la em justiça (veja Ez 34.23-24).
Os
sacerdotes deixaram de ensinar a Palavra
e
o povo se corrompeu.
Práticas erradas
são
frutos de princípios errados.
Eles
estavam lidando
de
forma errada uns com os outros,
porque estavam lidando
de forma errada com Deus.” (H.D.L.)
O Novo Testamento revela que esse Messias
não é outro se não Jesus (Jo 10.11-16; Hb 13.20; 1Pe 5.4).
Assim, foi contra os pastores que se
acendeu a ira do Senhor dos Exércitos. O castigo do exílio seria para os
líderes (principalmente os líderes reais) de Israel (Veja Ez 34.1-31).
Doravante passaria o Senhor dos Exércitos a
tomar cuidado de seu rebanho – vs. 3 e 4. Porque o Senhor dos Exércitos cuida
de seu rebanho, o povo de Judá. Ele faria dele o seu brioso corcel na batalha -
um cavalo preparado para a batalha, símbolo da força de Judá por causa do poder
de Deus (vs. 6), e Dele viriam:
·
A
pedra fundamental ou angular.
·
A
estaca da tenda.
·
O
arco da batalha.
·
Os
governantes.
A pedra angular, a estaca da tenda, o arco
de guerra e todos os chefes juntos são referências ao grande filho de Davi, o
Messias, que estabeleceria o reino de Deus em toda a sua plenitude. Jesus era
da tribo de Judá (Hb 7.14) e veio para cumprir a promessa de um Rei que
sobrepujaria todos os outros líderes (Gn 49.10; Mq 5.2).
Juntos, o pastor real e as suas ovelhas,
seriam como guerreiros imbatíveis, incansáveis e batalhadores que lutariam e
derrubariam os cavaleiros porque o Senhor estará com eles, sendo essa a razão
do sucesso deles. (vs. 5).
No verso 6, ele se declara que é o SENHOR, o
Deus deles que os ouve. Outra forte reafirmação do laço da aliança entre Deus e
o seu povo. Deus salvaria o seu povo porque havia se comprometido com eles por
meio da aliança (8.8; Jr 33.3).
·
Eu
fortalecerei a tribo de Judá.
·
Eu
salvarei a casa de José.
·
Eu
os restaurarei porque tenho compaixão deles.
·
Eu
sou o Senhor, o Deus deles,
·
Eu
lhes responderei.
·
Eles
serão como se eu nunca os tivesse rejeitado.
(Zacarias 10:6).
Destarte, Efraim seria como um homem
poderoso e alegre como se tivesse alegre por causa do vinho, os seus filhos o
veriam e também se alegrariam e seus corações todos juntos se exultariam no
Senhor.
Então, o Senhor assobiaria e pronto, ei-los
todos juntos. O Senhor já havia resgatado todos eles – vs. 8 – por isso que
haveriam de ser tão numerosos como antes, ou maior ainda. O verbo assobiar foi
usado por Isaías (Is 5.26) para mostrar que Deus usou o exército assírio na
batalha (Dt 30.1-10), mas aqui era para ajuntá-los.
A bênção seria grande e assim haveriam de
se multiplicar como antes. Em cumprimento à promessa da aliança que Deus fez a
Abraão, em Gn 15.5; 17.6. De fato, Moisés havia prometido que a nação
restaurada pós-exílio seria ainda mais numerosa do que antes (Dt 30.5). A
igreja de Jesus Cristo, a sua noiva, certamente é uma multidão que hoje é muito
maior do que todo o povo de Deus antes do exílio, juntados todos eles.
Ainda que Deus os tivesse espalhado por
entre tantos povos de terras distantes, seu povo haveria de se lembrar dele, do
Senhor e lá criariam seus filhos, mas voltariam todos.
Deus os faria voltar do Egito, da Assíria.
Essas nações representam as muitas áreas para as quais Deus havia dispersado o
seu povo durante o exílio.
O Senhor os apanharia e os conduziria como
um rebanho que tem pastor para as terras de Gileade e do Líbano e ainda assim,
não haveria espaço suficiente para todos. Os que retornassem se estabeleceriam
em Gileade e no Líbano. Seriam tão numerosos que não haveria lugar suficiente
para eles.
Zc 10:1 Pedi
ao Senhor chuva no tempo da chuva serôdia,
sim, ao Senhor, que faz os relâmpagos;
e ele lhes dará chuvas copiosas,
e a cada um erva no campo,
Zc 10:2 Pois os terafins falam vaidade,
e os adivinhos vêem mentira e contam sonhos falsos;
em vão procuram consolar;
por isso seguem o seu caminho como ovelhas;
estão aflitos, porque não há pastor.
Zc 10:3 Contra os pastores se acendeu a minha ira,
e castigarei os bodes;
mas o Senhor dos exércitos visitará o seu rebanho,
a casa de Judá,
e o fará como o seu majestoso cavalo na peleja.
Zc 10:4 De Judá sairá a pedra angular,
dele a estaca da tenda,
dele o arco de guerra,
dele sairão todos os chefes.
Zc 10:5 Eles serão como valentes que na batalha
pisam aos pés os seus inimigos na lama das ruas;
pelejarão, porque o Senhor esta com eles;
e confundirão os que andam montados em cavalos.
Zc 10:6 Fortalecerei a casa de Judá, e salvarei a casa
de José;
fá-los-ei voltar, porque me compadeço deles;
e serão como se eu não os tivera rejeitado;
porque eu sou o Senhor seu Deus, e os ouvirei.
Zc 10:7 Então os de Efraim serão como um valente,
e o seu coração se alegrará como pelo vinho;
seus filhos o verão, e se alegrarão;
o seu coração se regozijará no Senhor.
Zc 10:8 Eu lhes assobiarei,
e os ajuntarei, porque os tenho remido;
e multiplicar-se-ão como dantes se multiplicavam.
Zc 10:9 Ainda que os espalhei entre os povos,
eles se lembrarão de mim em terras remotas;
e, com seus filhos, viverão e voltarão.
Zc 10:10 Pois eu os farei voltar da terra do Egito,
e os congregarei da Assíria;
e os trarei à terra de Gileade e do Líbano;
e não se achará lugar bastante para eles.
Zc 10:11 Passarão pelo mar de aflição,
e serão feridas as ondas do mar,
e todas as profundezas do Nilo se secarão;
então será abatida a soberba da Assíria,
e o cetro do Egito se retirará.
Zc 10:12 Eu os fortalecerei no Senhor,
e andarão no seu nome, diz o Senhor.
O profeta Zacarias no verso 11 buscou
lembranças do êxodo sob a liderança de Moisés para descrever a reunião dos
exilados que passaram pelo mar da aflição.
Quando o povo deixasse as terras
estrangeiras, Deus julgaria essas nações, como havia feito quando os israelitas
deixaram o Egito em seu primeiro êxodo. Destarte, o orgulho da Assíria e o
poder do Egito seriam derrubados.
A promessa de vitória e de sua presença
junto ao povo de Deus, os conduzindo como pastor real e verdadeiro, se vê muito
forte no verso 12 que diz que ele os fortaleceria e em seu nome marchariam
juntos com um só pastor e um só rebanho.
...
2 comentários:
otimo estudo mim edificou muito
gostei muito ,mim ajudou demais , muito boa a explicaçaõ ,cony
tinuem assim ,
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No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.