sábado, 11 de abril de 2015
sábado, abril 11, 2015
Jamais Desista
Ezequiel 12:1-28 - OU SOMOS CRENTES OU CASAS REBELDES.
I. JULGAMENTO SOBRE JUDÁ E
JERUSALÉM (1.1-24.27).
B. A segunda série de visões, a
vocação, os atos simbólicos e os discursos relacionados de Ezequiel
(8.1-24.27).
2. Os atos simbólicos (12.1-20).
Dos versos 1 ao 20, estaremos vendo esses
atos simbólicos. Paralelamente a 4.1-5.17 (vejam nossas reflexões do capítulo
4), Ezequiel realizou dois atos simbólicos relacionados com a partida para o
exílio. Ele preparou a sua bagagem (vs. 1-16) e comeu e bebeu (vs. 17-20).
a. A preparação da bagagem (12.1-16).
Até ao verso 16, estaremos vendo a
preparação de sua bagagem que é outro ato simbólico (veja 4.1-3). Ezequiel
encenou o exílio final daqueles que ainda permaneciam em Jerusalém.
Ele continua a dizer que ainda lhe veio a
palavra do Senhor e esta lhe dizia que ele, Ezequiel, habitava no meio de uma
casa rebelde que tendo olhos e ouvidos, não vê, nem ouve, ou seja, na verdade,
não se importam, justamente porque são casa rebelde.
Assim, vejo também todos os rebeldes ao
Senhor e à sua palavra. Ou somos crentes, porque cremos que ele falou, ou somos
rebeldes, porque rejeitamos, desprezamos, a sua fala. Veja 2.3-8; 3.9,26-27; compare com Dt 29.4; Pv
20.12, Is 6.10; 32.3; Jr 5.21; Mt 13.15-16; Mc 8.18; At 28.26; Rm 11.8. Toda
a seção faz frequentes alusões à faculdade de ver (vs. 4-7, 12-13).
Um exilado podia carregar apenas um mínimo
necessário: talvez uma capa, um par de recipientes para alimento e água e uns
poucos itens pessoais. Os bens restantes ficavam como espólio para o conquistador.
Nem uma fuga rápida e segura, nem uma jornada penosa até o local do exílio
seriam possíveis se as coisas de valor fossem levadas (veja Mt 10.9-10; Lc
10.4; 22.35-36).
Os seus procedimentos todos deviam ser
feitos “`a vista deles” e por diversas vezes a instrução clara a Ezequiel
enfatizava essa preocupação de que tudo o que faria, deveria ser à vista deles,
pois Ezequiel estava sendo por sinal à casa de Israel.
A partida à tarde visava facilitar uma
saída furtiva, sob o manto da escuridão, também simbolizada pela abertura de um
buraco na parede da casa. Ezequiel retrata o esforço frustrado de Zedequias de
fugir da Jerusalém sitiada (vs. 10-11; 2Rs 25.3-7).
Ele deveria também cobrir o seu rosto, um
gesto tanto de vergonha como de lamento (24.17,22; Is 13.45; 2Sm 19.4; Et 6.12;
7.8; SI 44.15; 69.7). Isso sugere também que os exilados nunca veriam Jerusalém
novamente e particularmente que Zedequias perderia o seu sentido da visão (vs.
12-13; 2Rs 25.7).
Ezequiel cumpriu assim todas as instruções.
A palavra profética perguntou-lhe se alguém tinha notado algo e se tinham
indagado de seu proceder estranho. Ele deveria explicar os detalhes,
principalmente relacionados ao príncipe em Jerusalém e a toda casa de Israel no
meio dela.
Ezequiel deveria dizer que ele era um sinal
para eles e que, em breve, o estariam imitando nos mínimos detalhes porque a
palavra haveria de se cumprir e eles iriam para o exílio para o cativeiro.
O príncipe que está no meio deles tentaria
fugir, fazendo uma abertura na parede, da forma como Ezequiel estava narrando
em detalhes. Embora os muros de Jerusalém tivessem sido arrombados no tempo de
Zedequias, o rei e todo o seu séquito conseguiram escapar por uma porta (2Rs
25.4).
No entanto, Deus estenderá a sua rede sobre
ele - Deus é apresentado aqui como um caçador ou montador de armadilhas (17.20;
32.3; Jó 19.6; Sl 91.3; Pv 6.5; Is 8.14; 24.18; 51.20; Jr 50.24; Lm 1.13; Os
7.12) – e o apanharão e será levado para a Babilônia, mas não a verá com seus
olhos.
Quanto aos seus seguidores e protetores,
suas tropas, seriam dispersas e perseguidas pela fome, pela peste e pela
espada, no entanto, Deus deixará que sobrem uns poucos que confessarão as suas
abominações entre as nações para onde forem e ali saberão que o Senhor é Deus.
Por diversas vezes, nós estudantes da
palavra de Deus, nos deparamos com a frase, muito comum “e saberão que eu sou o
Senhor”. Reparem que ela está associada aos juízos, aos sofrimentos decorrentes
das consequências das desobediências do povo de Deus, à dor provocada pelos
seus atos rebeldes, às provações, perseguições, fomes, pestes, espada, guerras.
Não seria melhor saber disso – de que ele é o Senhor -, sem ter de passar por
isso tudo?
b. Comida e bebida (12.17-20).
Dos versos 17 ao 20, veremos o comer e o beber,
outra ação simbólica. O alimento e a água de Ezequiel eram, presumidamente, as
rações de fome que lhe foram atribuídas em 4.9-11.
Sua fraqueza física e seus tremores
representavam a sorte de todos Os que permaneceram em Jerusalém.
Novamente, somente saberão que o Senhor é
Deus, depois de passarem pelo crivo da dor, do sofrimento e da perseguição.
·
O
pão comerão com receio.
·
A
água beberão com susto.
·
A
terra será despojada de sua abundância.
Mas por quê? A explicação está no próprio versículo
9, por causa da violência de todos os que nela habitam!
Tem muita coisa acontecendo em nosso mundo
hoje de ruim que ninguém associa com nossos comportamentos rebeldes, mas com
problemas ambientais e outras questões científicas, totalmente desassociadas de
qualquer vínculo ou viés comportamental, contrário às leis de Deus.
3. Discursos relacionados (12.21-24.27).
Do vs. 21 ao capítulo 24, estaremos vendo
os discursos relacionados. Em paralelo com a seção anterior de discursos (5.5 a
7.27), Ezequiel comunicou alguns oráculos com relação ao que seus atos
simbólicos anteriores mostravam.
Dividiremos esses discursos em quatorze
partes:
a.
Um
provérbio falso (12.21-28).
b.
Falsos
profetas e profetisas (13.1-23).
c.
As
consequências da idolatria (14.1-23).
d.
A
parábola da videira (15.1-18).
e.
Jerusalém
como uma criança e uma prostituta (16.1-63).
f.
A
parábola das duas águias (17.1-24).
g.
Responsabilidade
individual (18.1-32).
h.
Canto
fúnebre para os reis de Israel (19.1-14).
i.
A
história e o futuro das nações (20.1-49).
j.
Babilônia,
a espada de Deus (21.1-32).
k.
Os
pecados de Jerusalém (22.1-31).
a.
A
parábola das duas irmãs meretrizes (23.1-49).
l.
A
parábola da panela (24.1-14).
m.
A
morte da esposa de Ezequiel (24.15-27).
a. Um provérbio falso (12.21-28).
Até ao final deste capítulo, veremos um
falso provérbio. Deus direcionou Ezequiel para abordar a questão de um
provérbio que circulava entre os que haviam sido deixados em Jerusalém. Esse
provérbio falacioso provavelmente havia sido espalhado por falsos profetas que
insistiam que as ameaças de destruição e exílio para Jerusalém eram sem
fundamento.
E continua Ezequiel dizendo que lhe veio
ainda a palavra do Senhor a ele e dessa vez lhe perguntando que ditado era
aquele que estavam dizendo do dilatamento dos dias e da falha das visões.
A alegação era de que, a despeito das predições
dos profetas, nada havia acontecido (uma resistência semelhante à palavra
profética foi predita em 2Pe 3.3-4 quando Pedro fala da vinda dos
escarnecedores cobrando a volta do Senhor Jesus, como se ela não viesse a
ocorrer jamais).
Deus responde a eles dizendo que faria
cessar esse provérbio e anuncia que estão próximos os dias e o cumprimento de
toda a visão. O Senhor volta a afirmar à casa rebelde que não haverá mais
nenhuma visão vã, nem adivinhação lisonjeira, no meio da casa de Israel – vs.
24.
·
Falará
e a palavra que falar, se cumprirá!
·
Não
mais seria adiada!
O cumprimento de profecias havia, algumas
vezes, sido adiado devido às respostas das pessoas, mas Ezequiel deixou claro
que as suas ameaças de destruição de Jerusalém veriam realização imediata. Isso
porque ele, o Senhor é Deus.
Ez 12:2 Filho
do homem, tu habitas no meio da casa rebelde,
que
tem olhos para ver e não vê,
e
tem ouvidos para ouvir e não ouve;
porque
é casa rebelde.
Ez 12:3 Tu,
pois, ó filho do homem,
prepara-te
os trastes para mudares para o exílio,
e
de dia muda à vista deles;
e do teu
lugar mudarás para outro lugar à vista deles;
bem
pode ser que reparem nisso,
ainda
que eles são casa rebelde.
Ez 12:4 À
vista deles, pois, tirarás para fora,
de
dia, os teus trastes, como para mudança;
então
tu sairás de tarde à vista deles,
como
quem sai para o exílio.
Ez 12:5 Faze
para ti, à vista deles,
uma
abertura na parede, e por ali sairás.
Ez 12:6 À
vista deles levarás aos ombros os teus trastes,
e
às escuras os transportarás,
e
cobrirás o teu rosto, para que não vejas o chão;
porque
te pus por sinal à casa de Israel.
Ez 12:7 E fiz
assim, como se me deu ordem:
os
meus trastes tirei para fora de dia,
como
para o exílio;
então à tarde
fiz com a mão uma abertura na parede;
às
escuras saí, carregando-os aos ombros,
à
vista deles.
Ez 12:8 E veio a mim a palavra do
Senhor, pela manhã, dizendo:
Ez 12:9 Filho
do homem, não te perguntou a casa de Israel,
aquela
casa rebelde:
Que
fazes tu?
Ez 12:10 Dize-lhes:
Assim diz o
Senhor Deus:
Este
oráculo se refere ao príncipe em Jerusalém,
e
a toda a casa de Israel que está no meio dela.
Ez 12:11 Dize:
Eu sou o
vosso sinal:
Assim
como eu fiz, assim se lhes fará a eles;
irão
para o exílio para o cativeiro,
Ez 12:12 E o
príncipe que está no meio deles levará aos ombros
os
trastes, e às escuras sairá;
ele
fará uma abertura na parede e sairá por ela;
ele
cobrirá o seu rosto,
pois
com os seus olhos não verá o chão.
Ez 12:13
Também estenderei a minha rede sobre ele,
e
ele será apanhado no meu laço;
e
o levarei para Babilônia, para a terra dos caldeus;
contudo
não a verá, ainda que ali morrerá.
Ez 12:14 E
todos os que estiverem ao redor dele para seu socorro
e
todas as suas tropas, espalhá-los-ei a todos os ventos;
e
desembainharei a espada atrás deles.
Ez 12:15
Assim saberão que eu sou o Senhor,
quando
eu os dispersar entre as nações
e
os espalhar entre os países.
Ez 12:16 Mas
deles deixarei ficar alguns poucos,
escapos
da espada, da fome, e da peste,
para
que confessem todas as suas abominações
entre
as nações para onde forem;
e
saberão que eu sou o Senhor.
Ez 12:17 Ainda veio a mim a palavra do
Senhor, dizendo:
Ez 12:18
Filho do homem, come o teu pão com tremor,
e
bebe a tua água com estremecimento e com receio.
Ez 12:19 E dirás ao povo da terra:
Assim diz o
Senhor Deus acerca dos habitantes de Jerusalém,
na
terra de Israel:
O
seu pão comerão com receio,
e
a sua água beberão com susto
pois
a sua terra será despojada
de
sua abundância,
por
causa da violência de todos os que nela habitam.
Ez 12:20 E as
cidades habitadas serão devastadas,
e
a terra se tornará em desolação;
e
sabereis que eu sou o Senhor.
Ez 12:21 E veio ainda a mim a palavra do
Senhor, dizendo:
Ez 12:22
Filho do homem, que provérbio é este que vós tendes
na
terra de Israel, dizendo:
Dilatam-se
os dias, e falha toda a visão?
Ez 12:23 Portanto, dize-lhes:
Assim diz o
Senhor Deus: Farei cessar este provérbio,
e
não será mais usado em Israel;
mas
dize-lhes:
Estão
próximos os dias, e o cumprimento de toda a visão.
Ez 12:24 Pois
não haverá mais nenhuma visão vã,
nem
adivinhação lisonjeira, no meio da casa de Israel.
Ez 12:25
Porque eu sou o Senhor;
falarei,
e a palavra que eu falar se cumprirá.
Não
será mais adiada; pois em nossos dias,
ó
casa rebelde,
falarei
a palavra e a cumprirei, diz o Senhor Deus.
Ez 12:26 Veio mais a mim a palavra do
Senhor, dizendo:
Ez 12:27
Filho do homem, eis que os da casa de Israel dizem:
A
visão que este vê é para muitos dias no futuro,
e
ele profetiza de tempos que estão longe.
Ez 12:28
Portanto dize-lhes:
Assim
diz o Senhor Deus:
Não
será mais adiada nenhuma
das
minhas palavras,
mas
a palavra que falei se cumprirá,
diz
o Senhor Deus.
No verso 26, veio mais a ele a palavra do
Senhor sobre a interpretação local de que os tempos proféticos falados por
Ezequiel ainda estavam para se cumprir no futuro, em tempos muito longe.
Alguns concluíram que Ezequiel devia estar
se referindo a algum outro período de tempo que não aquele em que viviam. Para
os falsos profetas, era importante, talvez por razões de ganho financeiro (p. ex.,
para prolongar o seu emprego), assegurar a uma população assustada que a
desgraça não estava para acontecer.
Senhor faz questão de deixar claro que sua
palavra seria cumprida ali, naquele tempo presente, sem mais qualquer
adiamento.
...
4 comentários:
quero um exemplar por e-mail.
Deus seja louvado :)
Glórias à Deus por esse estudo maravilhoso.
É verdade mesmo
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No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.