quinta-feira, 5 de março de 2015
quinta-feira, março 05, 2015
Jamais Desista
Jeremias 32:1-44 - HAVERIA ALGUMA COISA DEMASIADAMENTE DIFÍCIL PARA MIM?
Estamos na décima terceira parte, de nossa
divisão proposta de dezoito delas, nos baseando na estruturação apresentada
pela BEG. Estamos no capítulo 32.
XIII. A CERTEZA DE RESTAURAÇÃO (30.1-33.26)- continuação.
Vimos que apesar do exílio iminente,
Jeremias reafirmou a promessa de que o povo de Deus voltaria do cativeiro e que
esses capítulos são chamados com frequência de "livro de consolação"
de Jeremias, pois que contêm promessas da restauração de Israel e Judá depois
dos setenta anos de exílio.
Para melhor compreensão, também dividimos
essa parte XIII, em três seções: A. O livro de restauração (30.1-31.40) – já vista; B. Uma compra simbólica
(32.1-44) – veremos agora; e, C.
Predições de restauração (33.1-26).
B. Uma compra simbólica (32.1-44).
Neste capítulo, em especial, veremos Deus
ordenando a Jeremias a compra de um campo como sinal profético ao povo do
cativeiro. Pouco antes da destruição de Jerusalém e do exílio, Deus ordenou que
Jeremias comprasse um campo. Essa transação simbolizou a certeza do profeta de
que o povo seria restaurado do exílio.
Aconteceu essa palavra do Senhor ano décimo
de Zedequias, em 587 a.C., um ano depois do cerco final de Jerusalém teve
início em 588 a.C. Era esse também o 18º ano do reinado de Nabucodonosor. Esse
é o primeiro de vários encontros de Jeremias e Zedequias durante esse período
(veja 21.3-7; 34.1-7; 37.3-8,17-20; 38.14-28).
O momento vivido ali naqueles dias era de
cerco por parte do exército da Babilônia e Jeremias se encontrava preso e assim
ficou até a queda de Jerusalém.
A sua prisão se dera por causa de sua
palavra profética que contrariava a Zedequias rei de Judá. Jeremias anunciava
que eles deveriam se entregar aos babilônios, mas Zedequias lhe resistia.
Na prisão lhe veio a palavra do Senhor –
vs. 7 – a qual era para que se comprasse um campo em Anatote, a cidade natal de
Jeremias, lugar onde estava a herança de sua família (veja 1.1). A palavra lhe
dizia que viria até ele o seu primo Hanamel pedindo a ele que comprasse o seu
campo em Anatote. É possível que Hanamel tenha sido forçado a vender o campo
por causa de uma dívida e que Jeremias fosse o parente resgatador (31.11). Pelos
padrões normais, seria um absurdo comprar um campo quando toda a terra estava
para ser tomada pelos babilônios.
Conforme a palavra, veio a ele Hanamel e
lhe ofereceu o campo. Jeremias então entendeu que isso vinha do Senhor.
Jeremias então comprou o campo por dezessete
siclos de prata. Provavelmente o preço normal. No entanto, nessas
circunstâncias o campo não valia nada.
Dos versos 10 aos 14, são registrados os
detalhes, a forma da compra e do arquivo dos documentos de escrituração.
Jeremias entregou tudo a Baruque, filho de Nerias, filho de Maséias, na
presença de Hanamel e de testemunhas e deu ordens a Banique para seu
arquivamento em vasos de barro para poder se conservar por um longo período.
Disso tudo veio a palavra do Senhor – vs.
15 - profetizando que ainda se comprariam casas, campos e vinhas nesta terra. A
compra indica que Judá voltaria a possuir a sua terra histórica e desfrutaria uma
vida normal na mesma, simbolizando, portanto, esse aspecto específico da
promessa da nova aliança (29.14; 31.38-40).
Jeremias em seguida se dirige ao Senhor em
oração que ocupará os vs. de 17 a 25. Ele já começa perguntando ao Senhor se
haveria algo demasiadamente difícil para ele, o Senhor de toda a terra e
universo.
Isso nos lembra também outro personagem
bíblico que disse palavra semelhante, mas não foi um homem e sim um anjo.
“Há acaso alguma coisa demasiadamente
difícil para o Senhor?” Nesse texto de Gn.18:14, está narrada uma história
muito interessante: Deus manda três anjos a Abraão que os recebe com todo
carinho, servindo-os com o que ele tinha de melhor, pois sabia que aquelas eram
pessoas muito especiais.
Os anjos traziam como mensagem da parte de
Deus uma promessa. Dirigindo-se a Abraão o anjo pergunta: “Onde está tua esposa
Sara?” “Está lá dentro, ele responde”. O anjo então lhe diz: “Daqui a um ano
você vai ter um filho.”
Para Abraão isso seria algo impossível,
pelo menos humanamente falando; inclusive diz o texto que Sara estava escutando
atrás da porta e começou a rir, dizendo: “Eu já passei dos costumes das
mulheres, eu e Abraão estamos envelhecidos...” O anjo então repreendeu a Sara
porque ela tinha duvidado do que Deus poderia fazer na vida deles. Deus tinha
uma promessa tremenda para Abraão e Ele iria cumprir.
“Há acaso alguma coisa demasiadamente
difícil para o Senhor?”. Foram palavras do anjo a Abraão depois que Sara riu.
Justamente assim, começa a oração de
Jeremias. Depois fala de sua benignidade, de seu poder, conselho e que é
poderoso em obras e cujos olhos estão atentos a todos os caminhos dos filhos
dos homens para tratá-los com justiça e equidade. Depois fala do seu nome
conquistado no Egito e a forma como tirou de lá todos os israelitas - Êx
15.14-16 - e como lhes deu uma terra que jorrava leite e mel. Infelizmente
depois de entrarem nessa terra, não obedeceram ao Senhor e foram infiéis pelo
que lhes veio todo este mal, previamente anunciado que viria, para vergonha da
nação. Ele então fala a Deus que ali já estavam os seus vassalos e que pela
espada, pela fome e pela peste os estavam assolando terrivelmente e,
estranhamente, lhe pede que compre um campo em Anatote?
Deus lhe responde, conforme ele começou sua
oração: ele era de fato o Deus de toda a terra e haveria algo demasiadamente
difícil para ele? Em seguida, fala a ele a sua palavra que estaria de fato entregando
a cidade na mão dos caldeus, e na mão de Nabucodonosor, rei de Babilônia, e ele
a tomará.
Reparem que não seriam os babilônios que
estavam derrotando Israel, mas Deus que os estava entregando a eles. Aqui é um
pouco complicado de se entender, mas as duas verdades ocorrem de forma
simultânea, embora seja Deus o principal agente delas.
Há aqui, no verso 29, uma mistura de
elementos típicos nas acusações de Jeremias contra Judá -1.16; 7.18; 19.13; Dt
31.29. Eles haviam queimado incenso a Baal em seus terraços e Deus a estaria
queimando juntamente com as suas casas no mesmo lugar de suas ofertas malignas
onde ofereceram libações a outros deuses para o provocarem à ira.
Isso era o que os filhos de Israel tinham
feito desde a sua mocidade. Eles tinham prazer em provocarem a ira de Deus com
as obras malignas de suas mãos contaminadas.
A indignação do Senhor era forte contra a
cidade, pois desde o seu nascimento até aquele momento ela se desviava de Deus
e o provocava. A intenção do Senhor seria removê-la diante dele – vs. 31.
Tudo por causa de toda maldade dos filhos
de Israel e dos filhos de Judá e porque viraram o seu rosto e davam as costas
para Deus, ainda que Deus insistia com eles pacientemente, começando de
madrugada, mas eles não deram ouvidos para receberem a advertência - 2.30; 5.3;
7.24; 11.8. 32.35.
O Senhor resume a sua mensagem sobre o
destino iminente de Jerusalém sobre o qual Jeremias pregou repetidamente, mas
termina com um tom de esperança. O capítulo todo expressa o padrão do plano de
Deus no qual o julgamento é seguido de salvação. O caráter repentino de sua
oferta de bênção e o seu contraste com o longo discurso dos vs. 26-35 é
explicado pela pergunta retórica, "haveria coisa demasiadamente
maravilhosa para mim?" (v. 27; cf. o v. 17).
Jeremias reafirma – vs. 37 - a promessa
mosaica de restauração depois do exílio (Dt 30.3-5). E no verso 38, sua
declaração profética desde os tempos do início, quando chamou e separou Sete,
depois Noé, depois Abraão, depois o povo no Egito: “E eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus.” - 30.22; 31.33.
No verso 39, a aliança eterna. A nova
aliança nunca será substituída por outra, pois representa o estágio final da
história da salvação (Is 55.3; Ez 16.60; 37.26).
Quando a nova aliança chegar à sua
plenitude na volta de Cristo, todos os seus participantes serão glorificados, o
que significa que serão aperfeiçoados e purificados da capacidade e do desejo
de pecar.
Em seu estado glorificado, desfrutarão as
bênçãos de Deus por toda a eternidade. Antes da volta de Cristo, nem todos na
comunidade da nova aliança possuem a fé salvadora, e aqueles que não a possuem,
serão julgados por Deus (31.31-34).
Como o Senhor tinha agido neles,
justamente, trazendo o mal em consequência de suas ações, haveria de trazer
sobre eles, sobre os remanescentes, todo o bem que lhes tinha prometido.
E, destarte, comprariam campos nesta terra
a qual todos concordavam que era uma desolação total, sem homens, nem animais e
totalmente entregue nas mãos dos caldeus.
Jr 32:1 A palavra que veio a Jeremias da
parte do Senhor,
no ano décimo
de Zedequias, rei de Judá,
o
qual foi o ano dezoito de Nabucodonosor.
Jr 32:2 Ora,
cercava então o exército do rei de Babilônia
a
Jerusalém; e Jeremias, o profeta, se achava encerrado
no pátio da
guarda que estava na casa do rei de Judá;
Jr 32:3 pois
Zedequias, rei de Judá, o havia encarcerado, dizendo:
Por
que profetizas , dizendo:
Assim
diz o Senhor:
Eis
que entrego esta cidade na mão
do rei de
Babilônia, e ele a tomará;
Jr 32:4 e
Zedequias, rei de Judá, não escapará das mãos dos caldeus,
mas
certamente será entregue na mão do rei de Babilônia,
e
com ele falará boca a boca,
e
os seus olhos verão os olhos dele;
Jr 32:5 e ele
levará para Babilônia a Zedequias,
que
ali estará até que eu o visite, diz o Senhor,
e,
ainda que pelejeis contra os caldeus, não ganhareis?
Jr 32:6 Disse pois Jeremias:
Veio a mim a
palavra do Senhor, dizendo:
Jr 32:7 Eis
que Hanamel, filho de Salum, teu tio, virá a ti, dizendo:
Compra
o meu campo que está em Anatote,
pois
tens o direito de resgate;
a
ti compete comprá-lo.
Jr 32:8 Veio,
pois, a mim Hanamel, filho de meu tio,
segundo
a palavra do Senhor, ao pátio da guarda, e me disse:
Compra
o meu campo que está em Anatote,
na
terra de Benjamim;
porque teu é
o direito de herança
e
teu é o de resgate; compra-o para ti.
Então entendi
que isto era a palavra do Senhor.
Jr 32:9
Comprei, pois, de Hanamel, filho de meu tio,
o
campo que está em Anatote; e pesei-lhe o dinheiro,
dezessete
siclos de prata.
Jr 32:10
Assinei a escritura e a selei, chamei testemunhas,
e
pesei-lhe o dinheiro numa balança.
Jr 32:11 E
tomei a escritura da compra, que continha os termos
e
as condições, tanto a que estava selada,
como
a cópia que estava aberta,
Jr 32:12 e as
dei a Baruque, filho de Nerias, filho de Maséias,
na
presença de Hanamel, filho de meu tio,
e
na presença das testemunhas que subscreveram
a
escritura da compra,
à
vista de todos os judeus que estavam sentados
no
pátio da guarda.
Jr 32:13 E
dei ordem a Banique, na presença deles, dizendo:
Jr 32:14 Assim diz o Senhor dos
exércitos, o Deus de Israel:
Toma estas
escrituras de compra, tanto a selada, como a aberta,
e
mete-as num vaso de barro,
para
que se possam conservar muitos dias;
Jr 32:15 pois
assim diz o Senhor dos exércitos, o Deus de Israel:
Ainda
se comprarão casas, e campos, e vinhas nesta terra.
Jr 32:16 E
depois que dei a escritura da compra a Banique,
filho
de Nerias, orei ao Senhor, dizendo:
Jr 32:17 Ah!
Senhor Deus! És tu que fizeste os céus e a terra
com
o teu grande poder, e com o teu braço estendido!
Nada
há que te seja demasiado difícil!
Jr 32:18 Usas
de benignidade para com milhares
e
tornas a iniqüidade dos pais ao seio dos filhos depois deles;
tu
és o grande, o poderoso Deus cujo nome
é
o Senhor dos exércitos.
Jr 32:19
Grande em conselho, e poderoso em obras,
cujos
olhos estão abertos sobre todos os caminhos
dos
filhos dos homens, para dares a cada um
segundo
os seus caminhos
e
segundo o fruto das suas obras;
Jr 32:20
puseste sinais e maravilhas na terra do Egito
até
o dia de hoje, tanto em Israel,
como
entre os outros homens; e te fizeste um nome,
qual
tu tens neste dia.
Jr 32:21 E
tiraste o teu povo Israel da terra do Egito, com sinais
e
com maravilhas, e com mão forte, e com braço estendido,
e
com grande terror;
Jr 32:22 e
lhes deste esta terra, que juraste a seus pais que lhes havias
de
dar, terra que mana leite e mel.
Jr 32:23 E
entraram nela, e a possuíram;
mas
não obedeceram à tua voz, nem andaram na tua lei;
de
tudo o que lhes mandaste fazer,
eles
não fizeram nada;
pelo
que ordenaste lhes sucedesse todo este mal.
Jr 32:24 Eis
aqui os valados! já vieram contra a cidade para tomá-la
e
a cidade está entregue na mão dos caldeus
que
pelejam contra ela,
pela
espada, pela fome e pela peste.
O
que disseste se cumpriu, e eis aqui o estás presenciando.
Jr 32:25
Contudo tu me disseste, ó Senhor Deus:
Compra-te
o campo por dinheiro, e chama testemunhas,
embora
a cidade já esteja dada na mão dos caldeus:
Jr 32:26 Então veio a palavra do Senhor
a Jeremias, dizendo:
Jr 32:27 Eis
que eu sou o Senhor, o Deus de toda a carne;
acaso
há alguma coisa demasiado difícil para mim?
Jr 32:28 Portanto assim diz o Senhor:
Eis que eu
entrego esta cidade na mão dos caldeus,
e
na mão de Nabucodonosor, rei de Babilônia,
e
ele a tomará.
Jr 32:29 E os
caldeus que pelejam contra esta cidade entrarão nela,
e
lhe porão fogo, e a queimarão,
juntamente
com as casas sobre cujos terraços
queimaram
incenso a Baal
e ofereceram
libações a outros deuses,
para
me provocarem a ira.
Jr 32:30 Pois
os filhos de Israel e os filhos de Judá
têm
feito desde a sua mocidade tão somente o que era mau
aos
meus olhos; pois os filhos de Israel nada têm
feito
senão provocar-me à ira com as obras
das
suas mãos, diz o Senhor.
Jr 32:31 Na
verdade esta cidade, desde o dia em que a edificaram
e
até o dia de hoje, tem provocado a minha ira e o meu furor,
de
sorte que eu a removerei de diante de mim,
Jr 32:32 por
causa de toda a maldade dos filhos de Israel
e
dos filhos de Judá, que fizeram para me provocarem à ira,
eles
e os seus reis, os seus príncipes,
os
seus sacerdotes e os seus profetas,
como
também os homens de Judá
e
os moradores de Jerusalém.
Jr 32:33 E
viraram para mim as costas, e não o rosto;
ainda
que eu os ensinava, com insistência,
eles
não deram ouvidos para receberem instrução.
Jr 32:34 Mas
puseram as suas abominações na casa que se chama
pelo
meu nome, para a profanarem.
Jr 32:35
Também edificaram os altos de Baal,
que
estão no vale do filho de Hinom,
para
fazerem passar seus filhos e suas filhas
pelo fogo a
Moloque; o que nunca lhes ordenei,
nem
me passou pela mente, que fizessem
tal
abominação, para fazerem pecar a Judá.
Jr 32:36 E
por isso agora assim diz o Senhor, o Deus de Israel,
acerca
desta cidade, da qual vós dizeis:
Já
está dada na mão do rei de Babilônia,
pela
espada, e pela fome, e pela peste:
Jr 32:37 Eis que eu os congregarei de
todos os países
para onde os
tenho lançado na minha ira,
e
no meu furor e na minha grande indignação;
e
os tornarei a trazer a este lugar,
e
farei que habitem nele seguramente.
Jr 32:38 E
eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus.
Jr 32:39 E
lhes darei um só coração, e um só caminho,
para
que me temam para sempre,
para
seu bem e o bem de seus filhos, depois deles;
Jr
32:40 e farei com eles um pacto eterno
de
não me desviar de fazer-lhes o bem;
e
porei o meu temor no seu coração,
para
que nunca se apartem de mim.
Jr 32:41 E
alegrar-me-ei por causa deles, fazendo-lhes o bem;
e
os plantarei nesta terra, com toda a fidelidade
do
meu coração e da minha alma.
Jr 32:42 Pois assim diz o Senhor:
Como eu
trouxe sobre este povo todo este grande mal,
assim
eu trarei sobre eles todo o bem
que
lhes tenho prometido.
Jr 32:43 E
comprar-se-ão campos nesta terra, da qual vós dizeis:
E
uma desolação, sem homens nem animais;
está
entregue na mão dos caldeus.
Jr 32:44
Comprarão campos por dinheiro,
assinarão
escrituras e as selarão,
e
chamarão testemunhas, na terra de Benjamim,
e
nos lugares ao redor de Jerusalém,
e nas cidades
de Judá e nas cidades
da
região montanhosa,
e nas cidades
das planícies e nas cidades do Sul
porque
os farei voltar do cativeiro,
diz
o Senhor.
Essa promessa do vs. 44 explica por que
Deus ordenou que Jeremias comprasse um campo antes que a destruição de
Jerusalém começasse - vs. 10.
Essas regiões geográficas - na terra de
Benjamim, e nos lugares ao redor de Jerusalém, e nas cidades de Judá e nas
cidades da região montanhosa, e nas cidades das planícies e nas cidades do Sul
- que outrora compreendiam os extremos norte e sul da terra, representavam o
repovoamento de Israel.
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No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.