INSCREVA-SE!

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Salmo 95: 1-11 - UM CONVITE A LOUVAR AO SENHOR

O salmo 95 mostra que Deus fez o universo, mas também nos mostra quem é o nosso pastor que nos guia pela sua poderosa mão. Este salmo juntamente com os salmos 96 a 100 são salmos que irão falar de Deus como o rei do universo que controla e governa o mundo e as pessoas sem, contudo, de forma alguma vilipendiar suas vontades.
Ele começa logo fazendo um convite para cantar e celebrar e a render graças, mas não de qualquer forma, mas sim com júbilo, alegria, disposição, energia, garra, vontade, determinação, entusiasmo.
O convite é dele, do Espírito Santo, mas a iniciativa de ir pertence a nós. Também a nós pertence a disposição. Se não formos ou se formos de má vontade, este será o nosso galardão. Não é qualquer convite. É antes o convite do Espírito Santo para que deixemos nossas coisas que passam para adorarmos àquele que é Eterno e que jamais passará.
Ele nos fala por que devemos ir adorá-lo e explica que é por que ele nos criou e tudo governa com seu poder. Desprezá-lo, significa jogar fora a vida que ele nos deu. Seria o mesmo que uma pessoa que precisasse caminhar uma milha para alcançar o objetivo de sua vida e resolvesse dar um tiro em seus dois pés. Como irá ele? Assim, o pecado fez conosco! Mas o tiro não foi no pé, mas no coração e ai morremos, distante uma milha de nosso objetivo.
O Pai então nos envia seu Filho e por meio dele perdoa os nossos pecados e agora estamos salvos recebendo novamente o dom da vida e a vida eterna, mas precisamos sair de onde estamos e chegarmos em nosso destino.
O dia de aceitarmos este convite é HOJE! Hoje se ouvirdes a sua voz! Você que está ouvindo a voz de Deus falar contigo nesta manhã, renda-se a ele e receba a salvação invocando o seu nome.
Calvino na introdução de seu comentário explica em linhas gerais o salmo falando daquilo que é óbvio e perceptível.
O inspirado escritor deste salmo, quem quer que fosse, ao exortar os judeus a louvarem a Deus em assembléia solene, declara dois fundamentos por que Deus deve ser louvado; ele é o único que sustenta por seu poder o mundo que ele criou, e, ele é aquele que por sua graça livre adotou a Igreja em um relacionamento gracioso consigo mesmo. Embora, muitos falem de Deus com os seus lábios de maneira hipócrita, ele exorta o povo, ao mesmo tempo, a ser sincero, sério e devotado no serviço, e mostrar pelo teor de sua vida que eles não foram escolhidos em vão. Embora ele tenha sido eficaz para protegê-los contra a hipocrisia, ele menciona que seus pais, desde o início, foram de um espírito teimoso, rebelde e com ingratidão a Deus. O castigo terrível que caiu sobre eles teve o objetivo de dissuadir seus filhos a não seguir os passos da rebeldia. 
Sl 95:1 Vinde,
cantemos ao SENHOR,
com júbilo,
celebremos o Rochedo da nossa salvação.
Sl 95:2 Saiamos ao seu encontro,
com ações de graças,
vitoriemo-lo com 
Sl. Sl 95:3 Porque o SENHOR é o Deus supremo
e o grande Rei acima de todos os deuses.
Sl 95:4 Nas suas mãos
estão as profundezas da terra,
e as alturas dos montes lhe pertencem.
Sl 95:5 Dele
é o mar, pois ele o fez;
obra de suas mãos,
os continentes.
Sl 95:6 Vinde,
adoremos
e prostremo-nos;
ajoelhemos diante do SENHOR,
que nos criou.
Sl 95:7 Ele é o nosso Deus,
e nós, povo do seu pasto
e ovelhas de sua mão.
Hoje, se ouvirdes a sua voz,
Sl 95:8 não endureçais o coração,
como em Meribá, como no dia de Massá, no deserto,
Sl 95:9 quando vossos pais me tentaram,
pondo-me à prova,
não obstante terem visto as minhas obras.
Sl 95:10 Durante quarenta anos,
estive desgostado com essa geração e disse:
é povo de coração transviado,
não conhece os meus caminhos.
Sl 95:11 Por isso,
jurei na minha ira:
não entrarão no meu descanso.

Quem são os que justamente não entrarão no descanso do Senhor e perecerão sem atingirem o objetivo tão perto deles? Os que endurecerem seus corações! Pare! Pare de resistir ao Espírito Santo! Hoje é o dia da sua salvação! Entre em contato conosco agora mesmo!
A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdete
http://www.jamaisdesista.com.br

...


0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.