Para nos situarmos na leitura e não
perdemos nosso foco, estamos estudando o livro de Ezequiel composto de 48
capítulos. Veja em nosso mapa de leitura, a seguir, que ainda estamos no
primeiro capítulo “I”, agora na segunda parte “B”, na terceira seção “3”,
alínea “c”, estamos no capítulo 14:
I. JULGAMENTO SOBRE JUDÁ E
JERUSALÉM (1.1-24.27).
B. A segunda série de visões, a
vocação, os atos simbólicos e os discursos relacionados de Ezequiel
(8.1-24.27).
Neste capítulo, estaremos vendo as consequências
da idolatria. Ezequiel confrontou a idolatria entre os exilados.
Alguns dos anciãos vieram até Ezequiel e se
assentaram diante dele e neste momento é que lhe veio a costumeira palavra do
Senhor que dizia que aqueles homens sentados deram lugar em seus corações aos
seus ídolos e puseram o tropeço da sua maldade diante de sua própria face.
Pode referir-se a uma idolatria secreta
(veja os vs. 4.7). Esses ídolos haviam dominado o coração do povo de Deus. Essa
idolatria era um tropeço para a iniquidade, uma frase comum em Ezequiel (vs.
4.7; 7.19; 18.30; 44.12).
Deus pergunta retoricamente a Ezequiel se
ele, o Senhor, deveria ser interrogado por esses homens assentados diante dele.
Então Deus lhe orienta por sua palavra a dizer-lhes e passa agora a virar regra
geral para casos semelhantes.
Qualquer um da casa de Israel que for
consultá-lo conforme os seus ídolos e suas maldades, o Senhor lhe responderá
conforme a multidão de seus ídolos, de forma que possa apanhá-los desse jeito
uma vez que se encontram totalmente alienados de Deus, de suas leis e de seus
caminhos – vs. 4.
Isso é muito terrível! Sendo meu coração
enganoso, como hei de confiar em minha sinceridade quando diante do Senhor? Se
Deus me responder conforme os meus ídolos e maldades de meu coração, eu estarei
em grandes apuros.
Por isso que há muitos falsos profetas que
profetizam mentiras e enganos. Uma vez que quem se aproxima de Deus nada quer
dele, antes pactuamento com suas obras malignas, também são enganados pelos
seus próprios corações enganosos.
Aqui vale a grande lição do nosso próprio
Senhor quando no Getsêmani orava ao Pai pedindo que, se possível, fosse
afastado aquele cálice dele, mas que, contudo, não fosse feita a sua vontade,
mas a dele, do Pai – Lc 22:41-45.
Também nós, ao nos aproximarmos de Deus,
não invoquemos nossa sinceridade, planos, sonhos, vontades e desejos, mas,
claramente, com a mente disposta a sair dali cumprindo a vontade de Deus, ainda
que contrária à nossa vontade.
A palavra do Senhor para eles foi – e isso
dá uma excelente pregação:
·Convertam-se.
·Deixem
os seus ídolos.
·Desviai
os vossos rostos de todas as vossas abominações.
Porque qualquer homem da casa de Israel, ou
dos estrangeiros
que peregrinam em Israel,
que se alienar de mim e der lugar no seu
coração
aos seus ídolos,
e puser tropeço da sua maldade diante do seu
rosto,
e vier ao profeta para me consultar a favor
de si mesmo,
eu, o Senhor, lhe responderei por
mim mesmo;
e porei o meu rosto contra o tal homem,
e o farei
üUm espanto.
üUm sinal.
üUm provérbio.
e exterminá-lo-ei do meio do meu povo;
e sabereis que eu sou o Senhor. (vs. 7 e
8).
Simplesmente, devemos tomar muito cuidado
estando na presença do Senhor. A gente ouve aquilo que quer ouvir e muitas
vezes queremos, malignamente, fazer Deus cúmplice de nossas astúcias.
No verso 9, fica ainda maia claro a
intenção de Deus de até enganar o profeta em atendimento ao coração maligno que
dele se aproxima com aparência de santo.
Uma das inúmeras passagens da Bíblia que
afirmam tanto a soberania de Deus como a responsabilidade moral do ser humano,
de tal modo que a vontade de Deus não pode nunca ser usada como desculpa para o
mal moral (Et 4.12-14; JI 2.32; Mt 26.4; At 2.23).
Um falso profeta, embora instigado por
Deus, assumiria a responsabilidade pelo seu erro (Veja 1 Rs 22.19-25.).
Aqui o profeta é enganado, o que o consulta
é enganado, mas sobre ambos recai a culpa do erro e do engano. O castigo do
profeta será igual ao castigo do que o consultar – vs. 10.
O que Deus quer é que cada um seja povo
dele e que no meio deles se levantem profetas de Deus, falando e instruindo
eles na palavra de Deus e não na mentira, na vaidade e no engano de seus
corações malignos.
Os que se aproximarem dele traiçoeiramente,
receberão conforme as suas próprias traições e o Senhor estenderá suas mãos
contra eles e enviará contra eles a fome e o extermínio de homens e de animais.
O Senhor trata da noção esposada por alguns
segundo a qual a presença de certo número de pessoas justas em Jerusalém protegeria
a cidade da ira de Deus (cf. Gn 18.17-33).
Noé, Daniel e Jó são citados como exemplos
de homens justos e de oração. Embora Noé fosse justo e irrepreensível entre os
de sua geração (Gn 6.9), o mundo não foi poupado por causa da sua presença.
Jó também era irrepreensível e íntegro (Jó
1.1), mas isso não poupou a sua família.
A identidade de Daniel aqui mencionada é
muito debatida. Alguns intérpretes sugerem ser o conhecido Daniel bíblico, um
dos contemporâneos de Ezequiel no exílio, como também penso que é mesmo dele
que a Bíblia está falando nesse momento.
No entanto, conforme nos ensina a BEG, em
oposição a esse ponto de vista, está a diferente grafia do nome em hebraico. A
referência pode ser a uma figura heroica num texto ugarítico antigo, um rei
chamado Daniel, identificado como um governante justo (cf. 28.3), preocupado
com a difícil situação das viúvas e dos órfãos.
Então, essas três pessoas teriam em comum o
fato de serem não israelitas conhecidas desde os tempos antigos pela
integridade pessoal. Mesmo as orações dessas pessoas não poderiam fazer com que
a ira de Deus fosse desviada.
A responsabilidade é pessoal! Cada um será
responsável por sua justiça e não pelas dos outros. Cada um deles, Noé, Jó e Daniel
livrariam a si mesmos e não aos demais, nem mesmo os seus próprios filhos ou
esposa seriam poupados.
Ez 14:1 Então vieram a mim alguns homens
dos anciãos de Israel,
e se
assentaram diante de mim.
Ez 14:2 E veio a mim a palavra do
Senhor, dizendo:
Ez 14:3 Filho
do homem, estes homens deram lugar nos seus corações
aos
seus ídolos, e puseram o tropeço da sua maldade
diante
da sua face;
devo eu de
alguma maneira ser interrogado por eles?
Ez 14:4 Portanto fala com eles, e
dize-lhes:
Assim diz o
Senhor Deus:
Qualquer
homem da casa de Israel
que
der lugar no seu coração aos seus ídolos,
e
puser o tropeço da sua maldade diante da sua face,
e
vier ao profeta,
eu,
o Senhor, lhe responderei nisso
conforme
a multidão dos seus ídolos;
Ez 14:5 para
que possa apanhar a casa de Israel no seu coração,
porquanto
todos são alienados de mim pelos seus ídolos.
Ez 14:6 Portanto dize à casa de Israel:
Assim diz o
Senhor Deus:
Convertei-vos,
e deixai os vossos ídolos;
e desviai os
vossos rostos de todas as vossas abominações.
Ez 14:7
Porque qualquer homem da casa de Israel,
ou
dos estrangeiros que peregrinam em Israel,
que
se alienar de mim e der lugar no seu coração
aos
seus ídolos,
e
puser tropeço da sua maldade diante do seu rosto,
e
vier ao profeta para me consultar
a
favor de si mesmo,
eu, o Senhor,
lhe responderei por mim mesmo;
Ez 14:8 e
porei o meu rosto contra o tal homem, e o farei um espanto,
um
sinal e um provérbio, e exterminá-lo-ei do meio do meu
povo;
e sabereis que eu sou o Senhor.
Ez 14:9 E se
o profeta for enganado, e falar alguma coisa,
eu,
o Senhor, terei enganado esse profeta;
e
estenderei a minha mão contra ele,
e
destruí-lo-ei do meio do meu povo Israel.
Ez 14:10 E
levarão o seu castigo.
O
castigo do profeta será como o castigo
de
quem o consultar;
Ez 14:11 para
que a casa de Israel não se desvie mais de mim,
nem
mais se contamine com todas as suas transgressões;
mas
que sejam eles o meu povo, e seja eu o seu Deus,
diz o Senhor
Deus.
Ez 14:12 Veio ainda a mim a palavra do
Senhor, dizendo:
Ez 14:13
Filho do homem, quando uma terra pecar contra mim,
agindo
traiçoeiramente, então estenderei a minha mão
contra
ela, e lhe quebrarei o báculo do pão,
e
enviarei contra ela a fome,
e
dela exterminarei homens e animais;
Ez 14:14
ainda que estivessem no meio dela estes três homens,
Noé,
Daniel e Jó, eles pela sua justiça,
livrariam
apenas a sua própria vida,
diz
o Senhor Deus.
Ez 14:15 Se
eu fizer passar pela terra bestas feras,
e
estas a assolarem, de modo que ela fique desolada,
sem que ninguém possa passar por ela por causa
das
feras;
Ez 14:16
ainda que esses três homens estivessem no meio dela,
vivo
eu, diz o Senhor Deus,
que
nem a filhos nem a filhas livrariam;
eles
só ficariam livres;
a
terra, porém, seria assolada.
Ez 14:17 Ou,
se eu trouxer a espada sobre aquela terra, e disser:
Espada,
passa pela terra; de modo que eu extermine dela
homens
e animais; Ez 14:18 ainda que aqueles três
homens
estivessem nela,
vivo
eu, diz o Senhor Deus, eles não livrariam nem filhos
nem
filhas, mas eles só ficariam livres.
Ez 14:19 Ou,
se eu enviar a peste sobre aquela terra,
e
derramar o meu furor sobre ela com sangue,
para
exterminar dela homens e animais;
Ez 14:20
ainda que Noé, Daniel e Jó estivessem no meio dela, vivo eu,
diz
o Senhor Deus, eles não livrariam nem filho nem filha,
tão
somente livrariam as suas próprias vidas
pela
sua justiça.
Ez 14:21 Pois assim diz o Senhor Deus:
Quanto mais
quando eu enviar contra Jerusalém
os
meus quatro juízos violentos,
a
espada, a fome, as bestas-feras e a peste,
pura
exterminar dela homens e animais?
Ez 14:22 Mas,
se ainda restarem nela alguns sobreviventes
que
levem para fora filhos e filhas,
quando
eles saírem a ter convosco,
vereis
o seu caminho e os seus feitos,
e ficareis
consolados do mal que eu trouxe sobre Jerusalém,
até
de tudo o que trouxe sobre ela.
Ez 14:23 E
sereis consolados, quando virdes o seu caminho
e
os seus feitos;
e
sabereis que não fiz sem razão tudo quanto nela tenho feito,
diz
o Senhor.
Deus promete enviar os seus quatro maus
juízos violentos contra os povos rebeldes que não se arrependerem:
·A
espada.
·A
fome.
·As
bestas-feras.
·A
peste.
Isso tudo para eliminar homens e animais da
face da terra que insistem em se esquecer de Deus e praticar a injustiça e a
vaidade.
Quanto aos sobreviventes, eles seriam
testemunhas e veriam e seriam consolados e entenderiam que tudo foi feito com
propósitos, nada por acaso ou por puro capricho – vs. 22 e 23.
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