Estamos no capítulo 6 e até o capítulo 9,
estaremos na:
Parte I – AS GENEALOGIAS DO POVO DE DEUS –
1:1 a 9:34.
Estamos vendo - nesta primeira parte, como
já falamos anteriormente -, que além de revelarem os privilégios e as
responsabilidades daqueles que regressaram do exílio e explicar a eleição e a
organização do povo de Deus ao longo da História, elas – as genealogias do povo
de Deus - também estariam preservando, de certa forma, a mensagem messiânica
originada lá em Gn 3:15 quando Deus falou à serpente.
A Parte I, como já vimos, foi dividida em
três: A. As raízes de Israel – 1:1 a 2:2 – já vista. B. A extensão e a ordem do
povo de Deus – 2:3 a 9:1a – estamos dando continuidade a ela. C. A continuidade
de Israel – 9:1b a 34.
B. A extensão e a ordem do povo de Deus – 2:3 a 9:1a - continuação.
Até o capítulo 9, estaremos vendo essas
pessoas proeminentes de todas as tribos, exceto das tribos de Dã e de Zebulom.
Com destaque, em primeiro lugar para o registro dos descendentes de Judá, por
causa do reino e por causa também do Messias.
O propósito do cronista neste capítulo 6, na
inclusão dessas tribos no povo de Deus, é apresentar um relato extenso sobre a
tribo de Levi como pano de fundo para a organização dos servos do templo na
comunidade pós-exílica.
Na sua concepção acerca do povo restaurado,
as esperanças de ter um rei estão ligadas à centralidade do culto no templo.
Ele dividiu os 81 versículos deste capítulo
em duas principais partes, onde na primeira, que vai do verso 1 ao 53,
apresenta a organização das famílias dos levitas onde vemos a importância que o
cronista atribuía ao templo e ao sacerdócio.
Para que os judeus que regressaram vissem a
bênção de Deus, não apenas na família real de Judá, mas também nos servos do
templo – Levi – precisariam estes exercerem as suas devidas funções.
Assim são apresentados – ver segmentação do
capítulo 6, abaixo - nos versos de 1 ao 15, os sacerdotes descendentes de Arão (a
lista passa rapidamente dos três filhos de Levi: Gerson, Coate e Merari para a
família sumo sacerdotal de Arão. Dos filhos de Arão para Eleazar, versos 1 ao
4a, prosseguindo com os descendentes de Eleazar e acompanhando sua sucessão até
o exílio, dos versos 4b ao 15).
Nos versos de 16 ao 30, é apresentado um
levantamento dos três clãs de Levi. Essa genealogia foi provavelmente extraída
de Ex 6:16 ao 19; Nm 3:17 ao 20; 26:57 ao 61.
Dos versos de 31 ao 47, são apresentados os
músicos do templo nomeados por Davi. Davi tinha nomeado grupos de cada um
desses três clãs de Levi para serem músicos – 15:16 ao 26; II Cr 35:3: a
família de Hemã de Coate – vs 33 ao 38; a família de Asafe de Gérson – vs 39 ao
43; e, a família de Etã de Merari, vs 44 ao 47.
E, dos versos 48 ao 53, a seção final que
faz a distinção entre os deveres dos filhos de Arão e dos membros de outras
famílias. O destaque de oferecer sacrifícios é dado de forma exclusiva aos
zadoquitas. Isso para se evitar qualquer controvérsia entre as famílias
levíticas no período pós-exílio.
Percebe-se, destarte, uma preocupação com a
estruturação para a organização da tribo de Levi no período pós-exílio. Também
é de se notar o seu profundo interesse pela música sacra que acaba por
legitimar a organização levítica no período que se seguiu ao exílio.
E na segunda divisão, do 54 ao 81, são
apresentados os territórios separados para as famílias. Com isso em mente,
consegue-se perceber sua preocupação dupla de
manter a identidade do povo de Deus e os seus direitos territoriais.
O cronista, bem provavelmente está se
baseando em Js 21.5-39 e apontando para as propriedades amplas às quais os
descendentes de Arão tinham direito.
A maioria desses locais ficava fora dos
limites da província pós-exílio e reflete o interesse do cronista pela expansão
territorial da comunidade restaurada. As áreas dos levitas – ver BEG - são
relacionadas em dois grupos literários paralelos (A B C A' B' C'):
(A) Os coatitas, especialmente os
aronitas (vs. 54-61).
(B)
Os gersonitas (v. 62).
(C)
Os meraritas (v. 63).
(A') Os coatitas (vs. 66-70).
(B')
Os gersonitas (vs. 71-76).
(C')
Os meraritas (vs. 77-81).
Percebe-se ainda que dos versos de 66 a 81 há
muitas menções repetidas dos "arredores", o que indica que o cronista
estava preocupado em alimentar as esperanças de expansão geográfica do seu
publico pós-exílio de modo a incluir todos os territórios ocupados pelo povo de
Deus – 2:42-55.
I Cr 6:1 Os filhos de Levi foram:
Gérson, Coate e Merari,
I
Cr 6:2 E os filhos de Coate: Anrão, e Izar,
e
Hebrom, e Uziel.
I
Cr 6:3 E os filhos de Anrão:
Arão,
Moisés, e Miriã;
e
os filhos de Arão:
Nadabe,
Abiú, Eleazar, e Itamar.
I
Cr 6:4 E Eleazar gerou a Finéias, e Finéias gerou a Abisua,
I
Cr 6:5 E Abisua gerou a Buqui, e Buqui gerou a Uzi,
I
Cr 6:6 E Uzi gerou a Zeraías, e Zeraías gerou a Meraiote.
I
Cr 6:7 E Meraiote gerou a Amarias, e Amarias gerou a
Aitube.
I Cr 6:8 E Aitube gerou a Zadoque, e Zadoque gerou
a
Aimaás, I Cr 6:9 E Aimaás gerou a Azarias, e Azarias
gerou
a Joanã, I Cr 6:10 E Joanã gerou a Azarias;
e
este é o que exerceu o sacerdócio na casa que
Salomão
tinha edificado em Jerusalém.
I
Cr 6:11 E Azarias gerou a Amarias, e Amarias gerou a
Aitube,
I Cr 6:12 E Aitube gerou a Zadoque, e Zadoque gerou
a
Salum, I Cr 6:13 E Salum gerou a Hilquias, e Hilquias
gerou
a Azarias, I Cr 6:14 E Azarias gerou a Seraías, e
Seraías
gerou a Jeozadaque, I Cr 6:15 E Jeozadaque foi
levado
cativo quando o SENHOR levou presos a
Judá
e a Jerusalém pela mão de Nabucodonosor.
I Cr 6:16 Os filhos de Levi foram, pois,
Gérson, Coate, e Merari.
I
Cr 6:17 E estes são os nomes dos filhos de Gérson: Libni e Simei.
I
Cr 6:18 E os filhos de Coate: Anrão, Izar, Hebrom, e Uziel.
I
Cr 6:19 Os filhos de Merari: Mali e Musi;
estas
são as famílias dos levitas, segundo seus pais.
I
Cr 6:20 De Gérson:
Libni,
seu filho; Jaate, seu filho; Zima, seu filho;
I
Cr 6:21 Joá, seu filho; Ido, seu filho; Zerá, seu filho;
Jeatarai,
seu filho.
I
Cr 6:22 Os filhos de Coate foram:
Aminadabe,
seu filho; Coré, seu filho; Assir, seu filho;
I
Cr 6:23 Elcana, seu filho; Ebiasafe, seu filho; Assir, seu
filho;
I Cr 6:24 Taate, seu filho; Uriel, seu filho; Uzias, seu
filho;
e Saul, seu filho. I Cr 6:25 E os filhos de Elcana:
Amasai
e Aimote. I Cr 6:26 Quanto a Elcana: os filhos de
Elcana
foram Zofai, seu filho; e seu filho Naate.
I
Cr 6:27 Seu filho Eliabe, seu filho Jeroão, seu filho Elcana.
I
Cr 6:28 E os filhos de Samuel: Joel, seu primogênito,
e
o segundo Abias.
I
Cr 6:29 Os filhos de Merari:
Mali,
seu filho Libni, seu filho Simei, seu filho Uzá. I Cr 6:30
Seu
filho Siméia, seu filho Hagias, seu filho Asaías.
I Cr 6:31 Estes são, pois, os que Davi
constituiu para o ofício
do
canto na casa do SENHOR, depois que a arca
teve
repouso.
I
Cr 6:32 E ministravam diante do tabernáculo
da
tenda da congregação com
cantares,
até
que Salomão edificou a casa do SENHOR
em
Jerusalém; e estiveram, segundo o seu costume,
no
seu ministério.
I
Cr 6:33 Estes são, pois, os que ali estavam com seus filhos:
dos
filhos dos coatitas, Hemã, o cantor, filho de Joel,
filho de Samuel, I Cr 6:34 Filho
de Elcana, filho de Jeroão,
filho
de Eliel, filho de Toá, I Cr 6:35 Filho de Zufe, filho de
Elcana,
filho de Maate, filho de Amasai, I Cr 6:36 Filho de
Elcana,
filho de Joel, filho de Azarias, filho de
Sofonias. I Cr
6:37
Filho de Taate, filho de Assir, filho de Ebiasafe,
filho de Coré, I Cr 6:38 Filho
de Isar, filho de Coate, filho de
Levi,
filho de Israel.
I
Cr 6:39 E seu irmão Asafe estava à sua direita;
e
era Asafe filho de Berequias, filho de Siméia, I Cr
6:40
Filho de Micael, filho de Baaséias,
filho de
Malquias,
I Cr 6:41 Filho de Etni, filho de Zerá,
filho de
Adaías,
I Cr 6:42 Filho de Etã, filho de Zima, filho de Simei, I
Cr
6:43 Filho de Jaate, filho de Gérson, filho de Levi.
I
Cr 6:44 E seus irmãos, os filhos de Merari, estavam à esquerda;
a
saber: Etã, filho de Quisi, filho de Abdi, filho de Maluque, I
Cr
6:45 Filho de Hasabias, filho de Amazias, filho de
Hilquias,
I Cr 6:46 Filho de Anzi, filho de Bani, filho de
Semer,
I Cr 6:47 Filho de Mali, filho de Musi, filho de
Merari,
filho de Levi.
I Cr 6:48 E seus irmãos, os levitas,
foram
postos para todo o ministério do tabernáculo
da
casa de Deus.
I
Cr 6:49 E Arão e seus filhos ofereceram sobre o altar do holocausto
e sobre o altar do incenso,
por
todo o serviço do lugar santíssimo,
e
para fazer expiação por Israel, conforme tudo quanto
Moisés,
servo de Deus, tinha ordenado.
I
Cr 6:50 E estes foram os filhos de Arão:
seu
filho Eleazar, seu filho Finéias, seu filho Abisua.
I
Cr 6:51 Seu filho Buqui, seu filho Uzi, seu filho Seraías,
I
Cr 6:52 Seu filho Meraiote, seu filho Amarias, seu filho
Aitube,
I Cr 6:53 Seu filho Zadoque, seu filho Aimaás.
I Cr 6:54 E estas foram as suas
habitações, segundo os seus acampamentos,
nos
seus termos, a saber:
dos
filhos de Arão, da família dos coatitas,
porque
a eles caiu a sorte.
I
Cr 6:55 Deram-lhes, pois, a Hebrom, na terra de Judá,
e
os arrabaldes que a rodeiam.
I
Cr 6:56 Porém o território da cidade e as suas aldeias
deram
a Calebe, filho de Jefoné.
I
Cr 6:57 E aos filhos de Arão deram as cidades de refúgio:
Hebrom
e Libna e os seus arrabaldes, e Jatir e Estemoa e os
seus
arrabaldes. I Cr 6:58 E Hilém, e os seus
arrabaldes,
Debir e os seus arrabaldes,
I
Cr 6:59 E Asã e os seus arrabaldes,
e
Bete-Semes e os seus arrabaldes. I Cr 6:60 E da tribo de
Benjamim,
Geba e os seus arrabaldes, Alemete e os seus
arrabaldes,
e Anatote e os seus arrabaldes; todas as suas
cidades,
pelas suas famílias, foram treze.
I
Cr 6:61 Mas os filhos de Coate, que restaram da sua família,
tiveram,
por sorte, dez cidades da meia tribo de Manassés.
I Cr 6:62 E os filhos de Gérson,
segundo as suas famílias, tiveram
treze cidades da tribo de Issacar, e da
tribo de
Aser, e da tribo de Naftali e da tribo de
Manassés,
em Basã.
I Cr 6:63 Os filhos de Merari,
segundo as suas
famílias,
tiveram, por sorte, doze cidades da
tribo
de Rúben, e da tribo de Gade, e da
tribo
de Zebulom.
I
Cr 6:64 Assim os filhos de Israel deram aos levitas estas cidades
e
os seus arrabaldes. I Cr 6:65 E deram-lhes por sorte estas
cidades,
da tribo dos filhos de Judá, da tribo dos
filhos
de Simeão, e da tribo dos filhos de Benjamim,
às
quais deram os seus nomes.
I Cr 6:66 E quanto ao mais das famílias
dos filhos de Coate,
se
lhes deram, da tribo de Efraim as cidades dos seus termos.
I
Cr 6:67 Porque lhes deram as cidades de refúgio, Siquém e
os
seus arrabaldes, nas montanhas de
Efraim, como
também
Gezer e os seus arrabaldes, I Cr 6:68 E
Jocmeão
e os seus arrabaldes, Bete-Horom
e
os seusarrabaldes,
I Cr 6:69 E Aijalom e os seus
arrabaldes,
Gate-Rimom
e os seus arrabaldes.
I Cr 6:70 E da meia tribo de
Manassés, Aner e os seus
arrabaldes,
e Bileã e os seus arrabaldes; estas
cidades
tiveram os que ficaram da família
dos
filhos de Coate.
I
Cr 6:71 Os filhos de Gérson tiveram, da família da meia tribo de
Manassés,
Golã, em Basã, e os seus arrabaldes, e Astarote e
os
seus arrabaldes.
I
Cr 6:72 E da tribo de Issacar, Quedes e os seus arrabaldes,
e
Daberate e os seus arrabaldes. I Cr 6:73 E Ramote e os
seus
arrabaldes, e Aném e os seus arrabaldes.
I
Cr 6:74 E da tribo de Aser, Masal e os seus arrabaldes, e Abdom
e
os seus arrabaldes, I Cr 6:75 E Hucoque e os seus
arrabaldes,
e Reobe e os seus arrabaldes.
I
Cr 6:76 E da tribo de Naftali, Quedes, em Galiléia, e os seus
arrabaldes,
Hamom e os seus arrabaldes e Quiriataim e os
seus
arrabaldes.
I Cr 6:77 Os que ficaram dos
filhos de Merari tiveram,
da
tribo de Zebulom, a Rimom e os seus arrabaldes, a Tabor
e
os seus arrabaldes.
I Cr 6:78 E dalém do Jordão, na
altura de Jericó,
ao
oriente do Jordão, da tribo de Rúben, a Bezer,
no
deserto, e os seus arrabaldes, e a Jaza
e
os seus arrabaldes,
I Cr 6:79 E a Quedemote e os
seus arrabaldes,
e
a Mefaate e os seus arrabaldes.
I Cr 6:80 E da tribo de Gade, a
Ramote, em Gileade,
e
os seus arrabaldes, e Maanaim e os seus
arrabaldes,
I Cr 6:81 E a Hesbom e os seus
arrabaldes,
e a Jazer e os seus arrabaldes.
Essa parte das genealogias em Crônicas é
importante para conhecermos como reestruturar, aqui no caso, uma nação formando
dentro dela sua identidade, estabelecendo os seus limites, definindo os papéis
e as funções de cada um, incluindo os seus limites também territoriais e
buscando um motivo de existência e organização, também aqui no caso, com a
centralidade do culto, no templo do Senhor.
Fique à vontade para tecer seus comentários. No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 : devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.
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Paulo Freire – Uma avaliação relâmpago
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É sempre surpreendente, para mim, ver que a maioria das referências feitas
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admiração. ...
TRANSTORNANDO O CALVINISMO
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transmitida a nós pelo seu maior representante - João Calvino. É claro, a
de se ori...
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devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.