segunda-feira, 12 de janeiro de 2015
segunda-feira, janeiro 12, 2015
Jamais Desista
Isaías 46:1-13 - A ESPADA DE DOIS GUMES DA PREGAÇÃO DE ISAÍAS.
Parte IV – ISAÍAS E O JULGAMENTO
BABILÔNICO – 40:1 – 66:24.
C. Os dois instrumentos de Deus
para a restauração (44:24 – 55:13).
1. O plano de Deus para Ciro –
44:24 até 48:22.
Como já falamos, Ciro, imperador da Pérsia, contemporâneo de Esdras, Neemias,
Zorobabel, Ester e Mordecai, é mencionado tanto por seu próprio nome, algo
espetacular demais que tem intrigado estudiosos e tem feito os céticos
afirmarem que Isaías fora escrito depois do exílio, quanto por implicação ao longo de toda a
passagem.
Ciro, que
já fora mencionado em 41:1 e nos versículos seguintes, seria:
·
O
pastor de Deus para o seu povo - 44:28.
·
O
ungido de Deus – 45:1.
·
Aquele
a quem Deus levantaria 45:13.
·
Uma
ave de rapina do oriente que realizaria os propósitos de Deus – 46:11.
·
O
aliado escolhido de Deus contra a Babilônia – 48:14.
Além dessas referências explícitas, a
questão da escolha de Ciro por Deus está implícita em vários pontos desses
capítulos, como teremos a oportunidade de vermos em riqueza de detalhes.
Esse plano de Deus para Ciro pode ser
dividido também em 8 partes para melhor entendimento do texto e seu contexto.
a. O hino de autoglorificação do Senhor – 44:24-28 – já vimos; b. Oráculo real acerca de Ciro – 45:1-8 – já vimos; c. Ai dos contendores –
45:9-14 – já vimos; d. Aceitação do
plano de Deus – 45:15-17 – já vimos;
e. O Senhor é capaz – 45:18-25 – já vimos;
f. O destino certo da Babilônia – 46:1-13
– veremos agora; g. Julgamento contra a Babilônia – 47:1-15; e, finalmente,
h. O chamado para ouvir e partir – 48:1-22.
f. O destino certo da Babilônia – 46:1-13.
Neste capítulo, veremos o destino certo da
Babilônica com a queda de todos os seus ídolos onde Isaías chama Israel a ouvir
e a crer que Deus realizaria o seu plano de destruir Babilônia por meio de
alguém do Oriente.
Bel se encurva e Nebo – filho do Deus Marduque
– se abaixa e os ídolos são postos sobre os animais, sobre as bestas de carga
porque não podem se locomover.
Bel aqui significa “Senhor”, um nome do
Deus da Babilônia chamado de Marduque. Na verdade é uma apresentação irônica do
total desamparo dos ídolos e da insensatez de se confiar neles.
Já o Senhor, a quem o verso 3 convida Jacó
e o restante da casa de Israel a ouvir, é aquele que os trouxe no ventre desde
a madre. Veja o contraste explícito: enquanto os deuses da Babilônia necessitam
de serem postos em bestas de carga, é o Senhor quem conduz o seu povo desde o
ventre materno.
O Senhor aqui é como uma mãe humana em seu
cuidado pelo seu povo – 49:5; Ex 19:4; Dt 1:31; Os 11:3,4. Desde o ventre, os
carrega e até a sua velhice, ele promete: - serei o mesmo! Até as cãs ele os
carregará. Ele os fez e ele os levará e ainda os traria e os livraria. O Senhor
é constante em seu cuidado com o seu povo – Sl 71:9, 18 -, ao contrário dos
ídolos.
Não é isso tremendo da parte do Senhor? Em razão
disso é que no vs 5 ele exclama e pergunta retoricamente com quem seria ele
comparado e assemelhado? A resposta óbvia é com ninguém, pois não há outro
digno de comparação com o Senhor.
Os contratantes gastam todo o seu ouro e prata
– vs 6 - para assalariarem um ourives para fazer um Deus e depois diante de seu
Deus fabricado se encurvarem.
Depois de prontos são levados sobre os
ombros – vs 7 - e o tomam, e o levam e o põe em seu lugar e ali de pé, sem se
mover, ficam esperando alguém clamar, mas não há resposta nele, esperando um
livramento, mas também não pode livrar ninguém da tribulação.
No vs 8 e 9, Deus os chama de
prevaricadores e fala pelo profeta para que se lembrem e considerem; para que
tragam a memória e se lembrem das coisas passadas desde a antiguidade que
somente Deus é o Senhor e que não há outro semelhante a ele.
Somente ele – vs 10 – anuncia as coisas por
vir e dá ao povo um sinal tremendo que é o chamado do homem do Oriente, de
Ciro. Esse foi o elemento da mensagem de Isaías que causou tanta descrença. No entanto,
Deus reafirmou a sua liberdade e a sua determinação de usar Ciro para destruir
a Babilônia.
Novamente ele, o Senhor, os conclama a
ouvirem e os chama de obstinados de coração pois se recusam a aceitar o plano
revelado de Deus para a restauração de Israel.
os
seus ídolos são postos sobre os animais e sobre as feras;
as
cargas dos vossos fardos são canseiras
para
as feras já cansadas.
Is
46:2 Juntamente se encurvaram e se abateram;
não
puderam livrar-se da carga,
mas
a sua alma entrou em cativeiro.
Is
46:3 Ouvi-me, ó casa de Jacó, e todo o restante da casa de Israel;
vós
a quem trouxe nos braços desde o ventre,
e
sois levados desde a madre.
Is
46:4 E até à velhice eu serei o mesmo,
e
ainda até às cãs eu vos carregarei;
eu
vos fiz, e eu vos levarei, e eu vos trarei,
e
vos livrarei.
Is
46:5 A quem me assemelhareis, e com quem me igualareis,
e
me comparareis, para que sejamos semelhantes?
Is
46:6 Gastam o ouro da bolsa, e pesam a prata nas balanças;
assalariam
o ourives, e ele faz um deus,
e
diante dele se prostram e se inclinam.
Is
46:7 Sobre os ombros o tomam, o levam, e o põem no seu lugar;
ali
fica em pé, do seu lugar não se move;
e,
se alguém clama a ele, resposta nenhuma dá,
nem
livra alguém da sua tribulação.
Is
46:8 Lembrai-vos disto, e considerai;
trazei-o
à memória, ó prevaricadores.
Is
46:9 Lembrai-vos das coisas passadas desde a antiguidade;
que
eu sou Deus, e não há outro Deus,
não
há outro semelhante a mim.
Is
46:10 Que anuncio o fim desde o princípio,
e
desde a antiguidade as coisas que ainda não sucederam;
que
digo:
O
meu conselho será firme, e farei toda a minha vontade.
Is
46:11 Que chamo a ave de rapina desde o oriente,
e
de uma terra remota o homem do meu conselho;
porque
assim o disse, e assim o farei vir;
eu
o formei, e também o farei.
Is
46:12 Ouvi-me, ó duros de coração, os que estais longe da justiça.
Is
46:13 Faço chegar a minha justiça, e não estará ao longe,
e
a minha salvação não tardará;
mas
estabelecerei em Sião a salvação, e em Israel
a
minha glória.
A palavra pregada de Isaías cumpre o seu
papel na pregação: gerar a fé nos corações de cera e gerar incredulidade nos
corações de barro. Alguns, ouvindo a pregação se convertem, enquanto outros,
ouvindo a mesma pregação, se endurecem.
...
0 comentários:
Postar um comentário
Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.