Estamos
no capítulo 25/66, na terceira parte do livro de Isaías, na subparte “B”. Como
temos dito, a época corresponde ao período entre 740 a.C e 686 a.C que se
encontra detalhada em II Re 15:1 a 20:21, envolvendo os públicos de Israel e
Judá.
Parte III
– A RESPOSTA DE ISAÍAS AO JULGAMENTO ASSÍRIO – 7:1 – 39:8.
B. Levante
internacional durante o julgamento assírio – 13:1 a 27:13.
2. O objetivo do
levante internacional – 24:1 ao 27:13
Como
havíamos dito, os capítulos 24 ao 27 - "Pequeno Apocalipse" de Isaías
- fornecem um retrato em larga escala de como Deus vai lidar com o mundo
atribulado no qual vive o seu povo.
Esses
capítulos resumem e combinam as descrições dos capítulos anteriores num retrato
de grande significado cósmico do amplo julgamento assírio (13:1 - 23:18).
Nós
também dividimos essa subparte “2” em quatro:
a.O
profeta prediz que o julgamento é o caminho para a alegria do povo de Deus
(24.1-23) – já vista.
b.O
profeta oferece o seu próprio cântico de louvor a Deus pela sua fidelidade
(25.1-8) – veremos agora.
c.O
profeta fala da intervenção na História (25:9 – 26:8) – veremos também agora.
d.O
profeta prediz o tempo de espera e o resultado final dos grandes julgamentos e
bênçãos de Deus na terra (26:9 – 27:13).
b. O profeta oferece
o seu próprio cântico de louvor a Deus pela sua fidelidade (25.1-8).
Dos
versos 1 ao 8, veremos aqui o louvor pela fidelidade de Deus. Isaías ficou
muito feliz e extasiado ao perceber que Deus, por fim, estenderia o seu reino
até os confins da terra por causa de sua fidelidade ao seu povo.
Nos
primeiros cinco versos, a alegria e o louvor do profeta são pela destruição das
nações ímpias, daquelas que se esquecem das leis de Deus as quais ele deixou
para todos os seres humanos criados à sua imagem e à sua semelhança.
Isaías
está louvando a Deus por ele cumprir as promessas da aliança a respeito da
vitória e da herança para o seu povo.
Ele começa tudo dizendo ao Senhor que ele é o seu Deus e que por isso o
exaltaria e louvaria. Ele reconhece que as maravilhas e os conselhos antigos
são dele verdade e firmeza para os que se mantem fiéis à sua aliança.
A
cidade mencionada no verso 2 é uma metáfora para a força das nações que se
rebelam contra Deus e os seus propósitos, cujo fim se avizinhava próximo, pois
assim que o reino de Deus viesse em sua plenitude, as cidades dos inimigos de
Deus nunca mais se levantariam em rebeldia contra ele.
As
nações reconhecerão e glorificarão ao Senhor (2:2-4; 19:23-25; 24:14-16) por
que reconhecerão nele que ele é a fortaleza do pobre, do necessitado na sua
angústia, refúgio conta a tempestade e o calor contra os opressores – vs. 4 –
que por fim serão abatidos e humilhados.
O
profeta se deleita num grande banquete – versos 6 ao 8 - a ser promovido como
celebração pela vitória de Deus sobre as nações. Os convidados dessa celebração
virão de todas as nações (Ap 14:6) para um banquete festivo de celebração pelo
reinado do Senhor (I Re 1:25) e, assim, as melhores comidas e bebidas serão
desfrutadas como um reflexo da grandeza desse acontecimento (Sl 23:5; Mt 8:11;
Lc 13:29; Ap 19:9).
Todo
luto, tristeza (30:19; 35:10; 61:2-5; Ap 7:17; 21:4) e desgraça - incluindo
"morte" e o aguilhão da morte (I Co 15:54) serão eliminados quando
Deus reinar sobre a terra, a partir de Sião.
Paradoxalmente,
a grande boca da morte (5:24), da qual ninguém escapa, será ela própria
engolida pelo SENHOR Deus, o Mestre-Rei-Salvador (cf. 28:16; 40,10; 52,4;
65:13). Tragada foi a morte pela vitória, diz-nos Paulo, ao falar da
ressurreição de nosso Senhor e Salvador.
I Coríntios
15:54 E, quando
isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal
se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita:
Tragada foi a morte na vitória.
I Coríntios
15:55 Onde está,
ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória?
I Coríntios
15:56 Ora, o
aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei.
I Coríntios
15:57 Mas graças
a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo.
I Coríntios
15:58 Portanto,
meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do
Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.
Isaías
chega a antecipar de que maneira os redimidos celebrarão quando chegar o
julgamento e como desfrutarão da salvação em Sião.
c. O profeta fala da
intervenção na História (25:9 – 26:8).
A
história não pertence aos fatos independentemente de Deus, por isso que o povo
de Deus haverá de se regozijar na fidelidade de Deus para com o seu povo.
Todos
os que estão celebrando ou haverão de celebrar reconhecem que eles pertencem ao Deus que trouxe grande
vitória, pois era nele em quem o povo de Deus esperava. Os redimidos da terra
ficarão felizes pelo fato de terem confiado que Deus seria fiel às suas
promessas (2:22; 7:2; 8:12,17; 12:2). A confiança no Senhor é necessária porque
as ameaças das nações ímpias parecem ser fortes demais. Seria na sua salvação
que o povo exultaria e se alegraria.
A
mão de Deus de bênção e proteção estará sobre Sião, a capital do seu reino, mas
o seu pé pisara os seus inimigos. Moabe, aqui, provavelmente está representando
todas as nações rebeldes, como as vezes Edom é representada em 34:5-17; 63:1-6,
25:11.
A
pretensão das nações é motivada pela sua altivez enquanto se opõem a Deus e ao
seu povo, mas serão abaixadas suas altas fortalezas e serão abatidas e
derrubadas por terra até ao pó – vs. 12.
Is 25:1 O SENHOR, tu és o meu Deus;
exaltar-te-ei, e louvarei o teu nome,
porque
fizeste maravilhas; os teus conselhos antigos
são
verdade e firmeza.
Is
25:2 Porque da cidade fizeste um montão de pedras,
e
da cidade forte uma ruína, e do paço dos estranhos,
que
não seja mais cidade,
e
jamais se torne a edificar.
Is
25:3 Por isso te glorificará um povo poderoso,
e
a cidade das nações formidáveis te temerá.
Is
25:4 Porque foste a fortaleza do pobre, e a fortaleza do necessitado,
na
sua angústia; refúgio contra a tempestade,
e
sombra contra o calor;
porque
o sopro dos opressores é como a tempestade
contra
o muro.
Is
25:5 Como o calor em lugar seco, assim abaterás
o
ímpeto dos estranhos; como se abranda o calor
pela
sombra da espessa nuvem,
assim
o cântico dos tiranos será humilhado.
Is
25:6 E o SENHOR dos Exércitos dará neste monte a todos os povos
uma
festa com animais gordos, uma festa de vinhos velhos,
com
tutanos gordos, e com vinhos velhos,
bem
purificados.
Is
25:7 E destruirá neste monte a face da cobertura,
com
que todos os povos andam cobertos,
e
o véu com que todas as nações se cobrem.
Is
25:8 Aniquilará a morte para sempre,
e
assim enxugará o Senhor DEUS as lágrimas
de
todos os rostos, e tirará o opróbrio do seu povo
de
toda a terra; porque o SENHOR o disse.
Is
25:9 E naquele dia se dirá:
Eis
que este é o nosso Deus, a quem aguardávamos,
e
ele nos salvará;
este
é o SENHOR, a quem aguardávamos;
na
sua salvação gozaremos e nos alegraremos.
Is
25:10 Porque a mão do SENHOR descansará neste monte;
mas
Moabe será trilhado debaixo dele,
como
se trilha a palha no monturo.
Is
25:11 E estenderá as suas mãos por entre eles,
como
as estende o nadador para nadar;
e
abaterá a sua altivez com
as
ciladas das suas mãos.
Is
25:12 E abaixará as altas fortalezas dos teus muros,
abatê-las-á
e derrubá-las-á por terra até ao pó.
É o orgulho e a vaidade que nos levam a
pensar que somos alguma coisa e que não precisamos do Senhor nosso Deus. Somos criaturas
tão frágeis e tão arrogantes que se tirassem o folego de vida nos dado por Deus,
todas tombaríamos mortos para sempre.
Fique à vontade para tecer seus comentários. No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 : devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.
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