quinta-feira, 16 de outubro de 2014
quinta-feira, outubro 16, 2014
Jamais Desista
II Crônicas 27:1-8 - O REINADO DE JOTÃO - AVALIAÇÃO POSITIVA PELO CRONISTA
Nós
estamos aqui, no capítulo 27, da parte
“C”, onde veremos hoje o reinado de Jotão.
PARTE
III – O REINO DIVIDIDO – 10:1 A 28:27.
C:
A deterioração decorrente da obediência superficial (25:1 - 28:27).
Como
já dissemos antes, estamos já encerrando a fase do reino dividido e passaremos
a ver a deterioração decorrente da obediência superficial que abrange a última
fase desse reino dividido os quais são os reinados de Amazias (25:1-28) – já
visto, Uzias (26:1-23) – já visto, Jotão (27:1-9) – veremos agora; e, Acaz (28:1-27).
O
que há de comum neles é que não serviram a Deus de todo o coração (veja 25:2; 26:4;
27:2), ou sejam, fizeram o que era reto, mas não com inteireza de coração.
Também veremos a derrota de Acaz diante de Israel (cf: 25:14-24; 28:6:15).
2: O reinado
de Jotão - 750-735 a.C. - (27:1-8; II Re
15:32-38).
Aqui,
conforme a BEG, o cronista segue o relato sucinto do reinado de Jotão em Reis (II
Rs 15:33-38), mas acrescenta o material dos vs. 3b-6 e omite II Rs 15:37.
Ao
contrário dos registros de Joás até Uzias, nos quais cada reinado é
contrabalançado pela obediência e pela desobediência, o cronista faz uma
avaliação inteiramente positiva de Jotão.
O
retrato positivo contrasta com a avaliação inteiramente negativa de Acaz, o rei
seguinte (28:1-27). O cronista se concentra na fidelidade a Deus como o caminho
para o sucesso em projetos de construção e em conflitos militares.
Poderíamos
dividir esses nove versículos em quatro partes: a ascensão de Jotão (vs. 1-2),
suas realizações positivas (vs. 3-6) e um resumo do seu reinado e morte (vs.
7-9).
Tendo
morrido seu pai, Azarias ou Uzias no isolamento devido a sua doença, passou a
reinar em seu lugar, seu filho Jotão. Ele começou a reinar em Judá no segundo
ano de Peca, filho de Remalias, rei de Israel.
Visto
que Jotão governou apenas por 16 anos, a referência de 2 Reis 15:30 ao
“vigésimo ano de Jotão”, evidentemente deve ser entendida como significando o
20.° ano depois de se tornar rei, isto é, o quarto ano de Acaz.
Sua
idade era de 25 anos e reinou 16 anos, a mesma idade que seu pai tinha começado
a reinar em Judá. A sua mãe se chamava Jerusa, filha de Zadoque. Também,
semelhantemente ao seu pai, tinha ele sido corregente por causa da doença que
obrigava seu pai ao isolamento.
Também,
o cronista cita que ele não entrou no templo do Senhor para dizer que ele não
transgredira os regulamentos sacerdotais como seu pai tinha feito, mas cita que
o povo continuava na prática do mal, ou seja, o cronista explica que a persistência
da corrupção se devia ao povo e não a Jotão – II Re 15:35 -, o que é um
absurdo!
O
reinado de Jotão não fora pacífico. Venceu os amonitas, obrigando eles, durante
três anos, pagarem um tributo anual de 100 talentos de prata (US$660.600) e de
10.000 coros (2.200 kl) tanto de trigo como de cevada. (2Cr 27:5)
No
tocante às suas obras, o narrador, em Reis, comenta de uma que fez edificando a
Porta de Cima da Casa do Senhor, ou seja, a porta superior de Benjamim – Jr
20:2. Essa porta ficava na parte norte da área do templo, voltada para o
território de Benjamim. Ele também trabalhou na muralha de Ofel, construiu
também cidades na região montanhosa de Judá, bem como fortes e torres nos
bosques. — 2Cr 27:3-7.
Aqui,
em Crônicas, ao que parece, ele acrescenta os versos de 3 a 6 para mostrar aos
da geração pós-exílio, a aprovação divina de Jotão em seus projetos de
construção bem-sucedidos.
Ele
então morre, é enterrado junto com seus pais e seu filho Acaz começa a reinar
em Judá.
Como
já estamos vendo em Crônicas, os últimos reis de Judá, é interessante agora
colocarmos, a benefício de nossa compreensão dos fatos narrados, uma explicação
do mapa das campanhas dos assírios contra Israel e Judá, referente ao texto
bíblico de II Re 15 - p. 506, da BEG[1]:
Os assírios
entram na história bíblica na época dos últimos reis de Israel (séc. 8º a.C.),
quando o profeta Isaias estava se tornando conhecido no reio de Judá. Até esse
tempo, ano 840 a.C., a Assíria havia considerado Israel como estado vassalo. O
obelisco de pedra negra que documenta as vitórias de Salmaneser III, mostra
Jeú, rei de Israel, rendendo tributo (II Rs 9-10).
1-
Campanhas de Tiglate-Pileser III (738-732 a.C.)
Em
745 a.C. Tiglate—Pileser III ascendeu ao trono da Assíria. Ele invadiu Israel e
forçou o rei Menaém a renovar o pagamento do tributo (2Rs 15:17-23). Anos mais
tarde, o rei assírio voltou a invadir Israel, tomou terras e cidades e exilou muitas
pessoas.: (Para evitar problemas posteriores, os assírios tinham por hábito
exilar os conquistados, estabelecendo-os em outro país).
2-
Campanha de Salmaneser V (725-722 a.C.)
Oseias,
rei de Israel, resistiu aos assírios. Foi derrotado, mas logo se revoltou.
Nessa ocasião, o rei assírio Salmaneser V sitiou e tomou Samaria., a capital de
Israel. Toda a população foi enviada ao exílio; Samaria foi repovoada com
pessoas de outras nações no ano 721 a.C. (2Rs 17; 18.9-12). Sargão II, sucessor
de Salmaneser, declarou haver exilado como prisioneiros''... 27.290 de seus
habitantes junto com seus carros... e os deuses nos quais confiavam".
3-
Campanha de Senaqueribe contra Judá (701 a.C.)
O
reino de Judá tornou-se vassalo assírio ao pedir proteção contra o ataque de
Israel e da Síria (2Rs 16.1-9). Assim, quando o rei Ezequias buscou a
independência de Judá, a sua ação levou o exército assírio até Judá. O rei
assírio sitiou e tomou Laquis e enviou um grande exército contra Jerusalém.
Ezequias, por conselho do profeta Isaías, não se rendeu, e os assírios foram
obrigados a retroceder (2Rs 18.1-8---19.37).
Judá
permaneceu leal à Assíria até que o império foi derrotado pelos babilônios, que
tomaram Nínive, a capital assíria, no ano 612 a.C. (Dn 5).
Durante
o reinado de Jotão, a terra de Judá começou também a sofrer pressão militar do
rei sírio Rezim e do rei israelita Peca. — II Rs 15:37.
II
Cr 27:1 Tinha Jotão vinte e cinco anos de idade,
quando começou a reinar, e
reinou dezesseis anos em Jerusalém;
e era o nome de
sua mãe Jerusa, filha de Zadoque.
II Cr 27:2 E fez o que era reto
aos olhos do SENHOR,
conforme
a tudo o que fizera Uzias, seu pai,
exceto
que não entrou no templo do SENHOR.
E
o povo ainda se corrompia.
II Cr 27:3 Ele edificou a porta
superior da casa do SENHOR,
e também edificou
muitas obras sobre o muro de Ofel.
II Cr 27:4 Também edificou
cidades nas montanhas de Judá,
e castelos e
torres nos bosques.
II Cr 27:5 Ele também guerreou
contra o rei dos filhos de Amom,
e prevaleceu
sobre eles, de modo que os filhos de Amom
naquele
ano lhe deram cem talentos de prata,
e
dez mil coros de trigo, e dez mil de cevada;
isto lhe
trouxeram os filhos de Amom também no segundo
e
no terceiro ano.
II Cr 27:6 Assim se fortificou
Jotão, porque dirigiu
os seus caminhos
na presença do SENHOR seu Deus.
II Cr 27:7 Ora, o restante dos
atos de Jotão, e todas as suas guerras
e os seus
caminhos, eis que estão escritos no livro dos reis
de
Israel e de Judá.
II Cr 27:8 Tinha vinte e cinco
anos de idade,
quando começou a
reinar,
e
reinou dezesseis anos em Jerusalém.
II Cr 27:9 E dormiu Jotão com
seus pais,
e sepultaram-no
na cidade de Davi;
e
Acaz, seu filho, reinou em seu lugar.
Jotão
foi contemporâneo a Isaías, Oséias e Miquéias (Is 1:1; Os 1:1; Miq 1:1).
Um
rei se levanta, é empossado, executa suas ações - as quais são comparadas com
as ações de Davi, como padrão - e são classificadas se andaram fazendo o que
era reto aos olhos do Senhor de forma total ou parcial, depois morre e outro
rei se levanta, repetindo todo o ciclo.
Por
isso, vê-se que bastava ao rei ser como foi Davi que já teriam garantido grande
prosperidade para toda a nação, no entanto, são tão poucos os reis que
conseguiram ser como Davi! Em Israel, nenhum deles se quer chegou aos pés dele,
antes todos fizeram o que era mal aos olhos do Senhor. Em Judá, poucos reis
conseguiram essa façanha e esses últimos quatro reis que estamos vendo, todos,
conseguiram de forma parcial.
[1] O mesmo
mapa se encontra no livro de minha autoria, O REINO DIVIDIDO - Reflexões
bíblicas nas histórias dos reis de Judá e de Israel em I e II Reis.
...
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No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.