INSCREVA-SE!

domingo, 12 de maio de 2013

Salmo 115: 1-18 - HONRAS SOMENTE A DEUS

Quem dera controlássemos as coisas ou pensássemos e disséssemos e tudo fosse feito. Não é por falta de oração e assistência que alguém enfrente agora a sua crise. Todos nós passamos por ela, mas o que nos anima a prosseguir é saber que o Deus dos Exércitos está conosco todo o tempo, apesar de acharmos que estamos sós e abandonados.
Não controlamos nossas circunstâncias pelas quais somos forçados a vivê-las, mas somos convidados a nelas glorificarmos, com sabedoria e inteligência, a Deus e gozá-lo para sempre em todo tempo e caso.
O salmista deste salmo começa exatamente assim, atribuindo a glória devida ao nome do Senhor e não a nós e nossos feitos que alias são realizados por seu intermédio e com sua ajuda.
Por causa da luta que podemos estar enfrentando zombam de nós perguntando para nós onde está o nosso Deus, como se ele tivesse nos abandonado e nos entregue a sua sorte. Nosso Deus continua nos céus e em nossos corações, pelo Espírito Santo que nos ortogou em Cristo Jesus. Quando Moisés dividiu a carga que estava em seus ombros, a qual era mui pesada, o Espírito Santo pousou em 70 deles, ajudando-o assim na caminhada.
Cristo, muito mais excelente, enviou o seu Espírito Santo não mais para 70, mas para milhares de milhares e milhões de milhões em toda a terra e em todos os tempos. Nós temos o penhor do Espírito e estamos cheios dele e não de nós mesmos por isso abominamos as obras feitas por mãos humanas e usadas na adoração de Deus.
Quem cria os seus ídolos que não vêem, não escutam, não sentem, não cheiram, não caminham, se tornam semelhantes a eles tanto os que o fazem como os que neles confiam. Mas os que confiam no Senhor são cheios do seu Espírito e aptos para toda boa obra que o Senhor nos confiar.
Calvino em seu comentário, na sua introdução comenta acerca disso.
É óbvio que este salmo foi escrito quando a Igreja estava profundamente afligida. Como poderíamos ser ouvidos por Deus sendo indignos? Os fiéis, no entanto, oferecem súplicas a ele por libertação, para que o seu santo nome não seja exposto ao desprezo e ao opróbrio entre os pagãos. Então, reunindo coragem, zombam da loucura de todos os que são viciados na adoração dos ídolos; e, com júbilo sagrado, eles ampliam a própria felicidade, na medida em que foram adotados por Deus; e disso também eles tomam a ocasião para estimular uns aos outros a reconhecer a bondade que receberam dele.
Sl 115:1 Não a nós,
SENHOR,
não a nós,
mas ao teu nome
dá glória,
por amor da tua misericórdia
e da tua fidelidade.
Sl 115:2 Por que diriam as nações:
Onde está o Deus deles?
Sl 115:3 No céu está o nosso Deus
e tudo faz como lhe agrada.
Sl 115:4 Prata e ouro são os ídolos deles,
obra das mãos de homens.
Sl 115:5 Têm boca e não falam;
têm olhos e não vêem;
Sl 115:6 têm ouvidos e não ouvem;
têm nariz e não cheiram.
Sl 115:7 Suas mãos não apalpam;
seus pés não andam;
som nenhum lhes sai da garganta.
Sl 115:8 Tornem-se semelhantes a eles
os que os fazem
e quantos neles confiam.
Sl 115:9 Israel confia no SENHOR;
ele é o seu amparo e o seu escudo.
Sl 115:10 A casa de Arão
confia no SENHOR;
ele é o seu amparo e o seu escudo.
Sl 115:11 Confiam no SENHOR
os que temem o SENHOR;
ele é o seu amparo e o seu escudo.
Sl 115:12 De nós
se tem lembrado o SENHOR;
ele nos abençoará;
abençoará a casa de Israel,
abençoará a casa de Arão.
Sl 115:13 Ele abençoa
os que temem o SENHOR,
tanto pequenos como grandes.
Sl 115:14 O SENHOR
vos aumente bênçãos mais e mais,
sobre vós e sobre vossos filhos.
Sl 115:15 Sede benditos do SENHOR,
que fez os céus e a terra.
Sl 115:16 Os céus são os céus do SENHOR,
mas a terra,
deu-a ele aos filhos dos homens.
Sl 115:17 Os mortos não louvam o SENHOR,
nem os que descem à região do silêncio.
Sl 115:18 Nós, porém,
bendiremos o SENHOR,
desde agora e para sempre.
Aleluia!

Aqui estamos nós abençoados por Deus e benditos por causa do sangue de Jesus derramado por nós. Foi Deus quem fez todas as coisas, os céus e a terra e tudo o que neles há, assim bendiremos o Senhor desde agora para todo o sempre. Já os mortos, a palavra é clara, não louvam, nem podem louvar.
A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdete – 
http://www.jamaisdesista.com.br

...

A BÍBLIA VERSÍCULO X VERSÍCULO
Estudos em Salmos 115 versículo x versículo

O blog/site JAMAIS DESISTA recomenda:

Nos links abaixo, você encontrará, versículo x versículo, verdadeiros tesouros de conhecimentos bíblicos valiosos e preciosos para sua edificação e crescimento espiritual. 

Para cada um dos 66 livros da Bíblia, haverá uma sinopse de qualidade do livro, um sumário proposto,  comparativos e informações riquíssimas em detalhes edificadores. Além disso, você encontrará inúmeras opções de downloads de Bíblias, imagens gráficas de versículos bíblicos, de covers do FaceBook; também centenas de opções de download de bibliotecas bíblicas dos escritos dos pais da igreja, de sacerdotes de Nicéia e Pós-Nicéia, todos os apócrifos, textos apologéticos, históricos e muitos outros valiosos estudos, credos, confissões, catecismos, ficções, livros. Tudo grátis (free) bastando apenas solicitar um ID e uma Senha.

Cada versículo bíblico é apresentado em dezenas de traduções para efeito de comparações, além de referências cruzadas, estudos bíblicos, léxico,  concordância de Strong (com 8674 radicais hebraicos usados no AT e 5624 radicais gregos usados no NT), a tradução interlinear do AT/NT, comentários, tesouros de conhecimentos bíblicos, devocionais, planos de leitura bíblica e diversos links referentes. Ainda, para cada versículo, é possível o download de dezenas de fotos de qualidade com o versículo bíblico correspondente. 

Veja ainda mais, as versões bíblicas de estudo em grego e hebraico/aramaico; cronologia do AT e do NT; Linha de Tempo Completa da Bíblia; Bíblia Poliglota Apostólica e muito, muito mais... Aproveite, conheça, estude, aprove e então compartilhe/divulgue.

Obs.: todos os estudos abaixo são em inglês. O Exemplo abaixo é do Salmo 115 com 18 versículos, mas se você tiver paciência e souber pesquisar achará todos os versículos da Bíblia comentados por grandes homens de Deus contemporâneos e da nossa história. Bons estudos. 




0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.