Estamos na décima segunda parte, de nossa
divisão proposta de dezoito delas, nos baseando na estruturação apresentada
pela BEG. Estamos no capítulo 26.
XII. A SEVERIDADE E DURAÇÃO DO EXÍLIO (25.1-29.32) - continuação.
Como já dissemos, aqui, nesta parte,
Jeremias prenunciou um exílio longo de setenta anos como punição pelo seu
pecado persistente e adverte que a destruição seria quase total, uma ideia
rejeitada pelos falsos profetas. Sua mensagem continua sofrendo a oposição dos
falsos profetas, dos sacerdotes e do povo (26.1-29.32).
Também dividimos esta parte XII, em 5
seções para facilitar nossa compreensão do assunto: A. A predição de setenta
anos de exílio (25.1-38) – já vista;
B. A reação à predição do exílio (26.1-24) – veremos agora; C. A rejeição das falsas profecias (27.1-22); D. O
confronto com Hananias (28.1-17); E. Uma carta aos exilados sobre falsas
profecias (29.1-32).
B. A reação à predição do exílio (26.1-24).
Dos versos 1 ao 24, veremos a reação à
predição do exílio. Esse capítulo resume (vs. 2-6) o sermão pregado por
Jeremias no templo numa ocasião anterior (veja o cap. 7) e registra a reação do
povo a essas palavras do profeta (vs. 7-24). Jeremias é ameaçado de morte.
Esta palavra de Deus veio a Jeremias no
princípio do reinado de Jeoaquim. Possivelmente, durante o seu primeiro ano
(609-608 a.C.). O relato mais completo do sermão do templo (7.1-15) não é
datado. Essa datação coloca Jeoaquim em primeiro plano como um dos líderes que
rejeitaram as palavras de Jeremias (cap. 36).
O Senhor pede a Jeremias que vá e se ponha
no átrio – vs. 2 -, provavelmente o átrio interior e ali dirija a palavra de
Deus a todas as cidades de Judá que ali tem o hábito de adorar a Deus, na casa
do Senhor.
O povo estava indo ao lugar de adoração,
obviamente para adorarem, mas algo estava errado porque Jeremias estava ali em
nome do Senhor falando ao povo as coisas de Deus e eles não estavam ouvindo
aquele a quem estavam buscando.
Deve ser terrível você estar indo a igreja
buscar justamente a Deus, mas recusar-se a ouvir o Deus que você está buscando.
Jeremias iria pregar e poderia ser possível
que ouvissem, mas o mais provável é que não ouvissem o que ele diria. Eu acho
isto pesado e triste, pois podemos ser presas fáceis de nosso próprio coração
enganoso.
A palavra que ele Jeremias estava dizendo
era antiga e Deus sempre pediu essas mesmas coisas, mas o povo parece que
queria algo diferente porque estavam enjoados das coisas de Deus.
A palavra pronunciada por Jeremias era
negativa e começava pelas consequências decorrentes de não darem ouvidos a
Deus.
Todos ouviram a pregação de Jeremias, os
sacerdotes, os profetas e todo o povo. A ênfase é sobre os números e tipos de
pessoas para mostrar que quase toda a cidade rejeitou Jeremias.
Depois de Jeremias falar a palavra de Deus
ao povo, qual a reação de toda a liderança e de todo o povo? Pegarem em
Jeremias para ameaça-lo de morte. Mas, porquê? Por que ele estava pregando as
verdades de Deus!
A rejeição então não era contra Jeremias,
mas contra Deus aos quais estavam ali para buscá-lo. Como pode estarem ali a
buscar a Deus e ao mesmo tempo rejeitarem a Deus. Isso é muito perturbador!
Certamente morrerás ou serás morto – vs. 8.
Essas palavras costumavam ser proferidas como sentença para um crime grave
(veja, p. ex., Êx 21.15-17; Dt 18.20). Fica claro que Jeremias foi considerado
um falso profeta devido à crença presunçosa do povo de que o templo de Deus
jamais poderia ser destruído (v. 9; cf. 7.4).
Aqui está um grande problema. O templo era
maior do que Deus na mentalidade do povo ou era tão sagrado que se tornou em
objeto de idolatria. Que perigo! Como somos lerdos em compreendermos as
Escrituras e ágeis em aceitarmos porcarias.
O povo estava zangado com Jeremias que
falava – vs. 9 - em nome do SENHOR. A frase sugere uma acusação de blasfêmia.
Eles se juntaram todos e começaram a querer
julgar Jeremias e, pelo raciocínio deles, estavam considerando ele réu de
morte, pois que falara contra a cidade e contra o templo. Eles - vs. 11 – que se assentaram à entrada da porta
nova do Senhor (as audiências costumavam ser realizadas às portas da cidade -
Rt 4.1; Pv 31.23) tinham responsabilidade legal especial nas questões
administrativas do reino. Sua chegada indica que o incidente público se tornou
um processo judicial formal.
Jeremias – vs. 12 ao 15 – se defende, sem
recuar ou desfazer sua pregação, pelo contrário, enfrenta os leões e exalta a
palavra de Deus se colocando e se oferecendo inclusive à morte, se necessário
fosse, em prol da palavra pregada.
A palavra dizia claramente para o povo se
arrepender e emendar os seus caminhos com urgência para que o Senhor pudesse
mudar seus planos já em andamento contra aquela cidade e contra o seu templo.
Surgem no meio deles homens sensatos, os
príncipes, e afirmam que Jeremias não era réu de morte. Contrastando
veementemente com o vs. 11, houve ali um reconhecimento notável da
autenticidade do ministério profético de Jeremias.
Também se levantaram dentre o povo os anciãos
em defesa de Jeremias e da palavra pregada. Citaram a Miqueias, o morastita que
viveu um século antes. Seu caso é citado para apoiar o veredicto que acabou de
ser declarado.
Sua profecia de que Jerusalém cairia (Mq
3.12; Jr 26.18) levou Ezequias e o povo a se arrependerem e Jerusalém foi
poupada de uma derrota nas mãos dos assírios (Is 37.14-38).
Como Miqueias, Jeremias profetizou a
destruição de Jerusalém para advertir o povo acerca da sua necessidade de se
arrepender. A reação apropriada às suas palavras seria pedir a misericórdia de
Deus e não tentar matar o seu profeta.
Também os anciãos citaram outro profeta com
similaridades a Jeremias e a Miqueias, mas neste caso com a execução do profeta.
É o caso de Urias vs. 20 ao 23 que até foi se refugiar no Egito, mas Elnatã,
filho de Acbor, em nome do rei Jeoiaquim foi ao Egito e trouxe o profeta que
diante do rei sofreu a pena de morte, sendo ferido à espada e depois o seu
corpo lançado nas sepulturas da plebe (provavelmente um lugar no vale de
Cedrom, a leste de Jerusalém - 2Rs 23.6), por causa de sua palavra.
Contrastar a atitude de Elnatã, em
obediência ao rei indo buscar no Egito a Urias com a sua intervenção em favor
de Jeremias em 36.12,25. Essa evidência de troca de papéis deve ter feito a
vida de Jeremias parecer altamente precária.
Jr 26:1 No princípio do reino de
Jeoiaquim, filho de Josias, rei de Judá,
veio da parte
do Senhor esta palavra, dizendo:
Jr 26:2 Assim diz o Senhor:
Põe-te no
átrio da casa do Senhor e dize a todas as cidades de Judá
que
vêm adorar na casa do Senhor,
todas as palavras que te mando
que lhes fales;
não omitas uma só
palavra.
Jr
26:3 Bem pode ser que ouçam, e se convertam cada um
do
seu mau caminho, para que eu desista do mal
que
intento fazer-lhes por causa da maldade das suas ações.
Jr
26:4 Dize-lhes pois:
Assim
diz o Senhor:
Se
não me derdes ouvidos para andardes
na
minha lei, que pus diante de vós,
Jr
26:5 e para ouvirdes as palavras dos meus servos,
os
profetas, que eu com insistência
vos
envio, mas não ouvistes;
Jr
26:6 então farei que esta casa seja como Siló,
e
farei desta cidade uma maldição
para
todas as nações da terra.
Jr
26:7 E ouviram os sacerdotes, e os profetas, e todo o povo,
a
Jeremias, anunciando estas palavras na casa do Senhor.
Jr
26:8 Tendo Jeremias acabado de dizer tudo quanto
o
Senhor lhe havia ordenado que dissesse a todo o povo,
pegaram
nele os sacerdotes, e os profetas,
e
todo o povo, dizendo:
Certamente
morrerás.
Jr
26:9 Por que profetizaste em nome do Senhor, dizendo:
Será
como Siló esta casa,
e
esta cidade ficará assolada e desabitada?
E
ajuntou-se todo o povo contra Jeremias, na casa do Senhor.
Jr
26:10 Quando os príncipes de Judá ouviram estas coisas,
subiram
da casa do rei à casa do Senhor, e se assentaram
à
entrada da porta nova do Senhor.
Jr
26:11 Então falaram os sacerdotes e os profetas aos príncipes
e
a todo povo, dizendo:
Este
homem é réu de morte, porque profetizou contra esta
cidade, como ouvistes com os vossos
próprios
ouvidos.
Jr
26:12 E falou Jeremias a todos os príncipes e a todo o povo,
dizendo:
O
Senhor enviou-me a profetizar contra esta casa,
e
contra esta cidade, todas as palavras que ouvistes.
Jr
26:13 Agora, pois, melhorai os vossos caminhos e as vossas ações,
e
ouvi a voz do Senhor vosso Deus,
e
o Senhor desistirá do mal que falou contra vós.
Jr
26:14 Quanto a mim, eis que estou nas vossas mãos;
fazei
de mim conforme o que for bom e reto aos vossos olhos.
Jr
26:15 Sabei, porém, com certeza que, se me matardes a mim,
trareis
sangue inocente sobre vós, e sobre esta cidade,
e
sobre os seus habitantes; porque, na verdade,
o
Senhor me enviou a vós,
para
dizer aos vossos ouvidos todas estas palavras.
Jr
26:16 Então disseram os príncipes e todo o povo aos sacerdotes
e
aos profetas: Este homem não é réu de morte,
porque
em nome do Senhor, nosso Deus, nos falou.
Jr
26:17 Também se levantaram alguns dos anciãos da terra,
e
falaram a toda a assembléia do povo, dizendo:
Jr
26:18 Miquéias, o morastita, profetizou nos dias de Ezequias,
rei
de Judá, e falou a todo o povo de Judá, dizendo:
Assim
diz o Senhor dos exércitos:
Sião
será lavrada como um campo,
e
Jerusalém se tornará em montões de ruínas,
e
o monte desta casa como os altos de um bosque.
Jr
26:19 Mataram-no, porventura, Ezequias, rei de Judá,
e
todo o Judá? Antes não temeu este ao Senhor,
e
não implorou o favor do Senhor?
e
não se arrependeu o Senhor do mal que falara contra eles?
Mas
nós estamos fazendo um grande mal
contra
as nossas almas.
Jr
26:20 Também houve outro homem que profetizava
em
nome do Senhor:
Urias,
filho de Semaías, de Quiriate-Jearim,
o
qual profetizou contra esta cidade,
e
contra esta terra,
conforme todas as
palavras de Jeremias;
Jr
26:21 e quando o rei Jeoiaquim, e todos os seus valentes,
e
todos os príncipes, ouviram as palavras dele,
procurou
o rei matá-lo;
mas
quando Urias o ouviu, temeu, e fugiu,
e
foi para o Egito;
Jr
26:22 mas o rei Jeoiaquim enviou ao Egito certos homens;
Elnatã,
filho de Acbor, e outros com ele,
Jr
26:23 os quais tiraram a Urias do Egito,
e
o trouxeram ao rei Jeoiaquim,
que
o matou à espada,
e
lançou o seu cadáver nas sepulturas da plebe.
Jr
26:24 Porém Aicão, filho de Safã, deu apoio a Jeremias,
de
sorte que não foi entregue na mão do povo,
para
ser morto.
A história de Urias mostra que Jeremias não
estava sozinho na sua pregação; também enfatiza que o livramento de Jeremias
não é o ponto mais importante desse capítulo. Antes, o profeta deixa claro que
os judaítas mereciam o exílio, pois rejeitaram a palavra de Deus a ponto de
matarem um de seus profetas. Para melhor compreensão do destino contrastante
dos heróis da fé, verificar Hb 11.32-38.
Deus não deixou Jeremias sem apoio. Aicão,
filho de Safã, protegeu a Jeremias. Ele era um oficial do rei Josias (2Rs
22.12,14) e a sua proteção foi decisiva para livrar Jeremias.
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