Ainda estamos no tema da PRÁTICA DA SANTIDADE que ocupa
de 17:1 a 27:34. No capítulo 24, veremos, dos vs. 1-9 (Êx 27:20,21) o azeite e
os pães, sendo dos vs. 1-4 o azeite para o candelabro e dos vs. 5-0, o pão para
a mesa do Senhor. Dos vs. 10-23, a pena para o pecado da blasfêmia.
Novamente precisamos dar ênfase que Moisés nada está
inventando, nem criando, mas seguindo ao Senhor ao repassar ao povo e aos
interessados todas as instruções divinas.
O candelabro era uma peça que tinha sete hastes e
que ficava no Lugar Santo, a parte externa do santuário, conforme está descrito
em Êx 25:31-40. Ele era de uma só peça em ouro puro e no formato de uma árvore
em flor e simbolizava o poder vivificador e iluminador de Deus. Tinha um metro
e meio de altura e pesava 43 kg.
Também é conhecida pelo nome de Menorá. Sem dúvida,
representa o símbolo judaico mais antigo e mais imponente de que se tem relato.
Além disso, representa, desde os tempos mosaicos, Israel e o povo judeu.
Era uma só peça de ouro, simbólica, mas tinha um
recipiente – uma lamparina - para recepcionar o azeite que ali era posto para
se acender a chama que nele havia, ou seja as sete chamas. O azeite é um
produto obtido das oliveiras quando seu fruto é pressionado e esmagado. Já o
fogo tem diversas funções além das básicas que é aquecer e iluminar.
Há diversos usos e significados dessas sete chamas
em toda a Bíblia e em especial no livro de Apocalipse. Um fato interessante é que
todas as hastes, as quais estavam alinhadas e na mesma altura, deveriam
iluminar em direção ao centro (Êx 25:37 - Também lhe farás
sete lâmpadas, as quais se acenderão para iluminar defronte dele.), e
não em todas as direções como é comum a candelabros.
Há quem afirme que a Menorá representa a Árvore da
Vida, e que suas sete hastes representam as sete palavras que compõe o primeiro
versículo de Gênesis1:1 - No princípio
criou Deus os céus e a terra.
Em Zacarias 4:1-10, temos o profeta tendo uma visão
de um candelabro de sete pontas, sendo abastecido por duas oliveiras, que estão
ao lado de uma grande bacia de azeite. O profeta identifica as sete pontas como
sendo “os olhos do Senhor que percorrem
toda a terra” (verso 10).
Temos uma passagem semelhante a essa em Apocalipse 5:6:
“Então, vi, no meio do trono e dos quatro
seres viventes e entre os anciãos, de pé, um Cordeiro como tendo sido morto.
Ele tinha sete chifres, bem como sete olhos, que são os sete Espíritos de Deus
enviados por toda a terra.”
Em Isaias também: “Do tronco de Jessé sairá um rebento, e das suas raízes, um renovo.
Repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o Espírito de sabedoria e de
entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento
e de temor do SENHOR.” (Is 11:1-2).
Também era do lado oposto ao candelabro que havia a
mesa com os pães, 12 pães grandes, simbolizando as doze tribos de Israel. Essa
disposição dos itens simbolizava Israel sob a luz constante do cuidado e da
bênção de Deus.
Além disso, vê-se claramente que além do véu havia
algo ainda maior preparado por Deus para o seu povo o qual era a sua presença
plena a qual seria revelada e foi em Cristo Jesus!
Lv
24:1 E falou o SENHOR a Moisés, dizendo:
Lv 24:2 Ordena aos filhos de
Israel que te tragam azeite de oliveira,
puro, batido,
para a luminária, para manter
as
lâmpadas acesas continuamente.
Lv 24:3 Arão as porá em ordem
perante o SENHOR continuamente,
desde a tarde até
à manhã, fora do véu do testemunho,
na
tenda da congregação; estatuto perpétuo é
pelas
vossas gerações.
Lv 24:4 Sobre o candelabro de
ouro puro porá em ordem as lâmpadas
perante o SENHOR
continuamente.
Lv
24:5 Também tomarás da flor de farinha, e dela cozerás doze pães;
cada pão será de duas dízimas de
um efa. Lv 24:6 E os porás
em duas fileiras,
seis em cada fileira, sobre a mesa pura,
perante
o SENHOR.
Lv 24:7 E sobre cada fileira
porás incenso puro, para que seja,
para o pão, por
oferta memorial;
oferta
queimada é ao SENHOR.
Lv 24:8 Em cada dia de sábado,
isto se porá em ordem
perante o SENHOR
continuamente, pelos filhos de Israel,
por
aliança perpétua.
Lv 24:9 E será de Arão e de seus
filhos, os quais o comerão
no lugar santo,
porque uma coisa santíssima é para eles,
das ofertas
queimadas ao SENHOR, por estatuto perpétuo.
Lv
24:10 E apareceu, no meio dos filhos de Israel
o filho de uma mulher israelita,
o qual era filho de um homem egípcio;
e o filho da israelita e um
homem israelita discutiram no arraial.
Lv
24:11 Então o filho da mulher israelita blasfemou o nome do SENHOR,
e o amaldiçoou, por isso o
trouxeram a Moisés;
e o nome de sua
mãe era Selomite, filha de Dibri,
da
tribo de Dã. Lv 24:12 E eles o puseram na prisão,
até que a vontade
do SENHOR lhes pudesse ser declarada.
Lv
24:13 E falou o SENHOR a Moisés, dizendo:
Lv 24:14 Tira o que tem
blasfemado para fora do arraial;
e todos os que o
ouviram porão as suas mãos
sobre
a sua cabeça; então toda a congregação
o
apedrejará.
Lv
24:15 E aos filhos de Israel falarás, dizendo:
Qualquer que amaldiçoar o seu
Deus, levará sobre si o seu pecado.
Lv
24:16 E aquele que blasfemar o nome do SENHOR, certamente morrerá;
toda a congregação certamente o
apedrejará;
assim o
estrangeiro como o natural,
blasfemando
o nome do SENHOR, será morto.
Lv 24:17 E quem matar a alguém
certamente morrerá.
Lv 24:18 Mas quem matar um
animal, o restituirá, vida por vida.
Lv 24:19 Quando também alguém
desfigurar o seu próximo,
como ele fez,
assim lhe será feito:
Lv 24:20 Quebradura por
quebradura, olho por olho, dente por dente;
como ele tiver
desfigurado a algum homem, assim se lhe fará.
Lv 24:21 Quem, pois, matar um
animal, restituí-lo-á, mas quem matar
um homem será
morto.
Lv 24:22 Uma mesma lei tereis;
assim será para o
estrangeiro como para o natural;
pois
eu sou o SENHOR vosso Deus.
Lv
24:23 E disse Moisés, aos filhos de Israel que levassem
o que tinha blasfemado para fora
do arraial, e o apedrejassem;
e fizeram os filhos
de Israel
como
o SENHOR ordenara a Moisés.
No que concerne a pena de blasfêmia a pena era muito
severa, mas deveria ser realizada e não se toleraria quem o blasfemasse dentro
dos seus. Era a chamada pena máxima, não obrigatoriamente a pena a ser aplicada,
mas a máxima que poderia ser aplicada a qual dependeria do próprio caso, do
amor, do perdão, da justiça e do juízo.
Quanto ao olho por olho e dente por dente
representava o princípio de que o castigo deveria ser proporcional à ofensa. Jesus
Cristo, no entanto, nos ensinou ainda um caminho muito melhor do que a
vingança: o amor! Ele dá outra interpretação ao mostrar que o melhor caminho
não era a vingança, mas o perdão.
Fique à vontade para tecer seus comentários. No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 : devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.
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