domingo, 31 de maio de 2015
domingo, maio 31, 2015
Jamais Desista
Oseias 2:1-23 - A INFIDELIDADE DO POVO DE DEUS E A FIDELIDADE DE DEUS.
Parte II. A EXPERIÊNCIA PROFÉTICA DE OSEIAS (1.2-3.5) - continuação.
Essa parte II, como já vimos, fala da experiência
de Oseias com o seu casamento, o divórcio e o novo casamento com Gômer
simbolizando o relacionamento de Deus com Israel, ou seja, era a sua
experiência profética.
Oseias contou a sua experiência familiar
corno uma ilustração do relacionamento de Deus com o Reino do Norte, Israel.
Esses capítulos desta segunda parte foram divididos em três seções: A. A esposa
e filhos de Oseias (1.2-2.1) – concluiremos
agora 1. A iminente destruição (1.2-9) – já vimos; 2. A restauração (1.10-2.1) – concluiremos agora; B. O castigo e a reconciliação (2.2-23); C.
Oseias ama novamente (3.1-5).
A. A esposa e filhos de Oseias (1.2-2.1) -continuação.
Estamos vendo até o primeiro versículo deste
capítulo a esposa e os filhos de Oseias.
Oseias recordou a origem de sua família,
mediante a qual Deus ilustrou a sua intenção de punir o adúltero Israel. Esse
material divide-se, como já dissemos acima, em duas partes: a apresentação do
iminente julgamento divino (1.2-9) – já visto
- e a promessa da anulação do julgamento após o exílio (1.10--2.1) – concluiremos agora.
2. A restauração (1.10-2.1).
Desde o verso 10 do capítulo anterior até o
primeiro verso desse capítulo, estaremos vendo a restauração.
Os irmãos inimigos, Israel e Judá, reconciliar-se-iam;
e as terríveis acusações contidas nos nomes Desfavorecida e Não-Meu-Povo, seriam
anuladas.
B. O castigo e a reconciliação (2.2-23).
Oséias profetizou (com base na sua
experiência conjugal) sobre a rejeição de Deus a Israel e sobre o seu propósito
de castigá-lo e trazê-lo de volta para si mesmo.
Esses versículos, seguindo a divisão da
BEG, foram divididos em duas partes: 1. A acusação contra a infidelidade
(2.2-13) – veremos agora; 2. A
promessa de reconciliação (2.14-23) – veremos
agora;
1. A acusação contra a infidelidade (2.2-13).
Até ao verso 13, estaremos vendo a acusação
contra a infidelidade. No tribunal do céu, Deus anunciou sua rejeição de Israel
por causa de sua infidelidade evidente e contínua.
O verso 2 já começa com o imperativo para
repreender ou contender com a sua mãe porque ela não era sua mulher e ele não
era o seu marido.
Literalmente, o repreender significava "façam
uma acusação". Essa é uma linguagem legal bastante usada pelos profetas
para apresentar a ação judicial que Deus instaurou contra o seu povo.
A BEG nos esclarece que no processo que
Deus moveu contra Israel, os filhos foram chamados para acusar a própria mãe.
No capítulo anterior, a mãe (Gômer) e os
filhos (Jezreel, Desfavorecida e Não--Meu-Povo) representavam o Reino do Norte.
Gômer era a origem dos "filhos de prostituição" (1.2).
Ela pode ter representado de maneira mais
precisa as gerações infiéis de Israel que provocaram a ira de Deus, e os filhos
representaram os israelitas que viviam as consequências da própria
infidelidade. No entanto, é provável que Oseias não distinguisse claramente
entre eles quando entregou suas profecias.
Apesar de o relacionamento ter sido
quebrado pela infidelidade, a reconciliação - e não o divórcio - era o objetivo
do repúdio de Deus (vs. 14-23).
A contenda tinha por objetivo que ela se afastasse
das suas prostituições da sua face e dos seus adultérios de entre os seus seios
e assim não fosse deixada despida, nua, como um deserto ou terra seca e fosse
morta à sede – vs. 2 e 3.
Se não se arrependesse, a esposa infiel
(Gômer/Israel) seria publicamente exposta (v. 10) e desamparada - castigos
tradicionais para o adultério (Ez 16 37-39; Ap 17.16), para o qual a pena de
morte (Dt 22.22; cf. Ez 16.39-40; Na 3.5-7) era a sentença máxima.
O amor ou o favor de Deus (1.6) também
seria retirado dos filhos que, como sua mãe, eram culpados de comportamento
promíscuo.
A mãe infiel (Israel) esperava que a
religião cananeia da fertilidade e não o Senhor (vs. 8-9) lhe provesse as
necessidades da vida: o seu pão e a sua água, a sua lã e o seu linho, o seu
óleo e as suas bebidas.
No entanto, os seus caminhos haveriam de
ser cercados com espinhos e contra ela seria levantada uma sebe para que não
achasse mais as suas veredas. Deus anunciou a sua sentença contra a nação
infiel.
Colocar obstáculos no caminho da esposa
infiel (Gômer/Israel) atrapalharia e frustraria suas atividades irregulares. Ela
iria dar seguimento à sua busca pelos seus amantes. Oseias deu ênfase à
iniciativa da mulher, que representava o comportamento de todo o Israel de sair
buscando todos os seus amantes. Ou seja, os baalins e os participantes dos
rituais de fertilidade de Baal.
No entanto, ela seria frustrada em seus
propósitos. O castigo levaria ao arrependimento, que sempre tem sido o objetivo
dos julgamentos da aliança (cf. Lv 26). Ela chega a exclamar devido à sua
frustração que voltaria ao seu primeiro marido uma vez que isso seria melhor do
que ela enfrentava naquela ocasião – vs. 7.
A acusação de ingratidão é somada à de
infidelidade. As dádivas agrícolas comerciais dadas pelo Senhor (Dt 7.13;
11.14; 12.17; 28.51; 28.1-12) eram creditadas a Baal, que era considerado o
deus da tempestade e provedor da chuva e da fertilidade. O grão, e o vinho, e o
azeite, a prata e o ouro, que eles usavam para Baal não tinham vindo dele, mas
do Senhor.
Por causa dessa ingratidão e desse descaso,
dos vs. 9 ao 13, Deus anunciou mais sentenças contra a nação.
Apesar de não ter sido punida com a morte
(Dt 21.21-22; cf. Ez 16.37-40), a esposa infiel e negligente seria severamente
castigada por meio de uma série de reversões dramáticas nos quais as dádivas de
Deus seriam retiradas:
·
Pelas
colheitas fracassadas (vs. 9,12) – seriam tirados o grão, o vinho, a lã e o
linho.
·
Pela
exposição (v. 10) – Deus descobriria a sua vileza diante dos olhos dos seus
amantes sem ninguém que pudesse livrá-la de suas mãos.
·
Pela
cessação das festas (v. 11) - as festas misturavam a adoração ao Senhor
e a Baal.
Essa ação de Deus seria extrema e ríspida. Os
israelitas atribuíam a sua prosperidade aos rituais de fertilidade. O que a
prostituta recebeu — dádivas do Senhor (v. 8) — seria transformado em deserto
ou devorado.
Por isso seria castigada pelos dias dos
baalins, nos quais elas lhes queimava incenso, e se adornava com as suas
arrecadas e as suas joias, e, indo atrás dos seus amantes, se esquecia e
negligenciava o Senhor vs. 10.
Esses amantes que são citados diversas
vezes - vs. 7,10,12 - provavelmente, eram os baalins e as prostitutas
associadas aos templos dos baalins.
2. A promessa de reconciliação (2.14-23).
Dos versos de 14 ao 23, o discurso muda da
repreensão e advertência para uma promessa da reconciliação.
Como era de hábito, Oseias acrescentou uma
palavra de esperança aos julgamentos que acabara de anunciar. Falou da
restauração após o exílio como um namoro que restabeleceria o relacionamento de
Deus com Israel.
Deus estava dizendo que iria atraí-la e levá-la
ao deserto onde lhe falaria ao coração - uma expressão idiomática usada em
outros lugares para:
·
Cortejar
(Gn 34.3).
·
Falar
gentilmente (Rt 2.13).
·
Bajular
(Jz 19.3).
Este atrair do vs. 14 pode ser equiparado a
"seduzirei" (cf. Êx 22.16).
Assim como Deus levou o povo pelo deserto
no primeiro Êxodo, ele prometeu guiar Israel em outro êxodo, dos lugares do
cativeiro à Terra Prometida (vs. 16; cf. Jr. 2.2). Seria ali que ele lhe daria
as suas vinhas dali e o vale de Acor por porta de esperança.
O vale de Acor era o "Vale dos
problemas" ou o “vale da calamidade”. Há controvérsias quanto à sua
localização precisa, mas é provável que estivesse na planície entre o deserto
oriental e o lado ocidental fértil do Jordão. Este vale associado ao pecado de
Acã (Js 7.24-26) seria transformado.
Ele, Acã, na sua confissão diante de Josué
que o intimou, afirmou a sequência maligna do pecado, conforme podemos notar
também em Gn 3:6. “Vendo...”, “Desejável...” e “Tomou....”. O vs. 21 diz:
“Vi... cobicei-os e tomei-os”. Eva também viu, achou desejável, tomou e comeu
do fruto proibido. Davi também com Bate-Seba: viu, achou desejável e a tomou.
Que sejamos guardados disso pelo Espírito Santo.
Acã havia subtraído das coisas não
permitidas: uma boa capa babilônica, duzentos siclos de prata, e uma cunha de
ouro, do peso de cinquenta siclos. Por causa disso ele e toda a sua família e
todos os seus bens e pertences foram apedrejados e queimados.
Aonde tínhamos os problemas formando um
vale, agora uma porta de esperança, anunciando o fim daquela situação. As
falhas ocorridas na conquista do primeiro êxodo não se repetiriam.
Depois de receber as vinhas dali, depois de
ter o vale de Acor, por porta da esperança, ali mesmo, no deserto, responderia
como nos dias da sua mocidade, como no dia que subiu da terra do Egito, sendo
deveras obsequiosa – vs. 15. Literalmente, "correspondente" ou
"retribuidora". A experiência do êxodo de Israel foi vista sob uma
luz positiva. Como naquela época, Israel retribuiria com fidelidade pactual ao
Senhor (Lv 26.45).
Seria naquele dia – vs. 16 - ou seja, no
dia do Senhor, quando ele julgaria os seus inimigos e abençoaria o seu povo
fiel (Am 5.18) – que ela chamaria o Senhor de seu marido. A palavra hebraica
para "homem" ('ish') também significa "marido".
Ao chamar o Senhor de seu marido, já não
mais o chamaria de seu Baal. A palavra hebraica também pode significar
"marido", "senhor" e o deus "Baal".
Após o julgamento do exílio, o
relacionamento de Israel com o Senhor excederia o esplendor daquele
estabelecido no primeiro êxodo.
Seria tão íntimo como um casamento (Ef
5.25-32) — em contraste com o relacionamento com um servo — e não estaria
maculado pelas associações com a adoração de Baal (v. 17).
A BEG ainda nos diz que já nos dias de
Moisés, a expectativa era de que as bênçãos de Deus depois do exílio seriam
maiores que as anteriores a ele (Dt 30.5,9).
Essa promessa é o pano de fundo para o
ensino do Novo Testamento - que as bênçãos e julgamentos em Cristo são maiores
que as bênçãos e os julgamentos do Antigo Testamento (Hb 3.1-19).
Seria naqueles dias que o Senhor faria por
eles aliança. Jeremias, o "discípulo póstumo" de Oseias, explicou que
a aliança implicava um novo coração (Jr 31.31-34).
Essa aliança por eles seria:
·
Com
as feras do campo.
·
Com
as aves do céu.
·
Com
os répteis da terra.
·
E
com o arco, e a espada, e a guerra que seriam tiradas da terra.
Ou seja, a segurança e a paz do futuro
reino são descritas como livres da ameaça de animais selvagens (Is 11.6-9) e de
invasões (S1 46.9; Is 9.5; Mq 4.3). Os animais selvagens constituíam uma ameaça
típica depois que os exércitos invasores dizimavam uma terra.
Os versos 19 e 20 falam do Senhor a desposando
para sempre:
·
Em
justiça: ou seja, salvação e libertação, defesa e justiça, e integridade e
equidade nos relacionamentos garantidos por um contrato (10.12; Am 5 7; 6.12).
·
Em
Juízo: as decisões legais e os relacionamentos pelos quais a integridade e a
equidade são estabelecidas e restauradas (5.11; 6.5; 10.4; Am 5.7,15,24; 6.12;
Mq 6.8).
·
Em
amorável benignidade: indicando ligação afetiva, lealdade, fidelidade e bondade
(4.1; 6.4,6; 10.12; 12.6; Gn 20.13, Êx 34.6-7; Js 2.19 1 Sm 15.6; 2Sm 15.20; SI
36.7; Jr 2.2).
·
Em
misericórdias: significando compaixão, coração sincero e amor (1.6; Gn 43.14;
Dt 13.17; 2Sm 24.14).
·
Em
fidelidade: demonstrando confiança, autenticidade, constância, lealdade e responsabilidade
nos relacionamentos. Ver também 4.1; SI 88.11; 89.1-2,5,8,24; 92.2; 98.3;
também traduzido por "firmes" (Êx 17.12).
E ai, sim, conheceriam ao Senhor – vs. 20 -
ou seja, reconhecer os laços da aliança entre Deus e o seu povo. O Conhecimento
do Senhor está, portanto envolvido com a justiça, o juízo, amorável
benignidade, misericórdias e fidelidade.
Passo final do namoro, o contrato de
casamento envolvia o pagamento do dote ao pai da noiva (cf. 2Sm 3.14). As
qualidades de justiça, juízo, benignidade, misericórdias e fidelidade
constituiriam o dote a ser pago pela noiva e caracterizariam o relacionamento
conjugal.
1 Dizei a
vossos irmãos:
Ami; e a vossas irmãs: Ruama.
2 Contendei com vossa mãe,
contendei; porque ela não é minha mulher,
e eu não sou seu marido;
para que ela afaste as suas prostituições da sua face
e os seus adultérios de entre os seus seios;
3 para que eu não a deixe despida,
e a ponha como no dia em que nasceu,
e a faça como um deserto,
e a torne como uma terra seca,
e a mate à sede.
4 Até de seus filhos não me compadecerei;
porquanto são filhos de prostituições.
5 porque sua mãe se prostituiu;
aquela que os concebeu houve-se torpemente;
porque diz:
Irei após os meus amantes,
que me dão o meu pão e a minha água,
a minha lã e o meu linho, o meu óleo
e as minhas bebidas.
6 Portanto, eis que lhe cercarei o caminho com
espinhos,
e contra ela levantarei uma sebe,
para que ela não ache as suas veredas.
7 Ela irá em seguimento de seus amantes,
mas não os alcançará;
buscá-los-á, mas não os achará;
então dirá:
Irei, e voltarei a meu primeiro marido,
porque melhor me ia então do que agora.
8 Ora, ela não reconhece que fui eu o que lhe dei
o grão, e o vinho, e o azeite,
e que lhe multipliquei a prata e o ouro,
que eles usaram para Baal.
9 Portanto, tornarei a tirar
o meu grão a seu tempo e o meu vinho
no seu tempo determinado;
e arrebatarei a minha lã e o meu linho,
com que cobriam a sua nudez.
10 E agora descobrirei a sua vileza
diante dos olhos dos seus amantes,
e ninguém a livrará da minha mão.
11 Também farei cessar
todo o seu gozo, as suas festas, as suas luas novas,
e os seus sábados,
e todas as suas assembléias solenes.
12 E devastarei a sua vide e a sua figueira, de que
ela diz:
É esta a paga que me deram os meus amantes;
eu, pois, farei delas um bosque,
e as feras do campo as devorarão.
13 Castigá-la-ei pelos dias dos baalins,
nos quais elas lhes queimava incenso,
e se adornava com as suas arrecadas e as suas jóias,
e, indo atrás dos seus amantes,
se esquecia de mim, diz o Senhor.
14 Portanto, eis que eu a atrairei, e a levarei para o
deserto,
e lhe falarei ao coração.
15 E lhe darei as suas vinhas dali,
e o vale de Acor por porta de esperança;
e ali responderá, como nos dias da sua mocidade,
e como no dia em que subiu da terra do Egito.
16 E naquele dia, diz o Senhor, ela me chamará meu
marido;
e não me chamará mais meu Baal.
17 Pois da sua boca tirarei os nomes dos baalins,
e não mais se fará menção desses nomes.
18 Naquele dia farei por eles aliança
com as feras do
campo, e com as aves do céu,
e com os répteis da terra;
e da terra tirarei o arco, e a espada, e a guerra,
e os farei deitar em segurança.
19 E desposar-te-ei comigo para sempre;
sim, desposar-te-ei comigo em justiça,
e em juízo, e em amorável benignidade,
e em misericórdias;
20 e desposar-te-ei comigo em fidelidade,
e conhecerás ao Senhor.
21 Naquele dia responderei, diz o Senhor;
responderei aos céus, e estes responderão a terra;
22 a terra responderá
ao trigo,
e ao vinho,
e ao azeite,
e estes responderão a Jizreel.
23 E semeá-lo-ei para mim na terra,
e compadecer-me-ei de Lo-Ruama;
e a e Lo-Ami direi:
Tu és meu povo;
e ele dirá:
Tu és o meu Deus.
A BEG completa dizendo que Cristo, por sua
obediência ativa, supriu essas virtudes do pacto pelo seu povo. Cristo imprime
a sua natureza no coração da sua igreja por meio do Espírito Santo (2Co 3.3).
Naquele dia o Senhor responderia aos céus
que responderia a terra que responderia ao trigo, ao vinho, ao azeite e estes a
Jezreel. Ou seja, Deus seria obsequioso respondendo graciosamente a Israel,
quando a nação novamente aprendesse a responder/retribuir a ele (vs. 15).
O Senhor mostraria que ele, e não Baal,
comandava os ciclos da natureza para que a terra fosse fértil e produzisse a
safra que estava retida (v. 9). Jezreel significa "Deus planta" - a
terra renovada seria particularmente fértil (1.4-5).
A prometida restauração chegaria ao clímax:
·
Quando
o passado vergonhoso de Jezreel (1.4-5; cf. 2.22) fosse redimido.
·
Quando
à Desfavorecida (1.6) fosse demonstrado o amor de Deus.
·
Quando
a Não-Meu-Povo (1.9) se tornasse o povo de Deus. Tu és o meu Deus!
Cristo é o cumprimento dessas profecias,
pois nele estão sendo restauradas todas as coisas.
...
2 comentários:
Muito bom este estudo, como precisamos nos achegar mais a Deus, sendo cada vez mais gratos a Ele, vivendo uma vida de adoração e com compromisso com a sua obra, Deus continue lhe usando como canal de benção.
Glórias a Deus, por este estudo :)
Postar um comentário
Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.