Êxodo 20 é o capítulo dos Mandamentos de Deus que Deus
em aliança com o povo no Monte Sinai lhes fala audivelmente e visivelmente a
ponto de quem ouviu pedir depois para Moisés que não mais falasse Deus assim,
mas somente por intermédio dele.
Vamos analisar esses mandamentos ordenados por Deus:
Em seu estudo exegético, Gerard Van Groningen, associa
os mandamentos de Deus aos mandatos espiritual, social e cultural, dizendo que
os primeiros quatro mandamentos se relacionam diretamente à comunhão, os de
cinco a sete ao social, e os de oito a dez aos mandatos culturais. Assim,
divide os 10 mandamentos em 3 conjuntos.
“Quando Deus determinou criar a raça humana, ele
estabeleceu alguns propósitos e parâmetros para um bom relacionamento entre
criador e criatura. Esses propósitos e parâmetros são descritos pela Bíblia e
por nossa teologia na forma de uma aliança. Deus fez uma aliança com a criatura
e estabeleceu pelo menos três diferentes mandatos para a humanidade:
1.O mandato
espiritual (seu relacionamento com o Criador - de continuar a andar com Deus.
Ela e o seu marido são proibidos de comer do fruto da árvore – Gn 2:15-17),
2.O mandato social
(seu relacionamento em família – envolve a frutificação, multiplicação e
povoamento da Terra – Gen 1:28)
3.E o mandato
cultural (seu relacionamento com a sociedade – envolve atividades de reinar,
dominar e aflorar todas as influências e potencialidades grandes e maravilhosas
na Terra, de acordo com as leis e modelos que Deus havia estabelecido – Gn
1:28).”[1]
Iremos, também, didaticamente, dividir os 10
mandamentos em 3 conjuntos.
A.Os mandamentos de
1 a 4 - Relacionamento vertical (comunhão)
O primeiro bloco contendo 4 mandamentos – vs. 3 ao 11
- é aquele relacionado ao nosso relacionamento vertical, isto é, com Deus.
O primeiro conjunto dos mandamentos vai do mandamento
primeiro até o quarto que, em síntese, apresenta como deve ser a nossa relação
com Deus.
Nas próprias palavras de Groningen: “Os
primeiros quatro mandamentos falam da consideração do povo ao próprio Deus
Yahweh.
(1) Ele, e somente
ele, é Deus.
(2) A adoração
dele deve refletir seu caráter como espiritual, eterno, onipresente, santo,
majestoso e glorioso.
(3) Honrar a ele é
exigido em todos os aspectos da vida - seu nome, pessoa, e ser devem ser
reconhecidos e honrados em todos os relacionamentos e atividades.
(4) Tirar tempo
para exercer o relacionamento amoroso abstendo-se de atividades culturais é de
grande valor para a vida e serviço pactuais.”
As ideias principais são:
•De
que Deus é único, sem igual ou concorrente e portanto deve ocupar sempre e em
todo tempo o primeiro lugar.
•Deus
não aceita concorrente nem é sábio colocarmos algo no lugar destinado a Deus em
nossas vidas.
•Ele
deve ocupar sempre o primeiro lugar, o primeiro pensamento em tudo e em todas
as coisas que vier às nossas mãos para fazê-lo.
•De
que devemos tirar um dia por semana para exclusivamente dedicarmos a Deus de
forma contemplativa, em adoração e em serviço total a ele.
Quem não adora a Deus, acaba adorando deuses.
Há muitas pessoas que dizem não adorarem ídolos nem
terem outros deuses aos quais se curvam e lhes dirigem orações, mas em seu
coração a realidade é bem outra. O maior exemplo de outros deuses que adoramos
de forma secreta é, por exemplo, o dinheiro. Se bem que não é bem em si o
dinheiro, mas a riqueza, a capacidade de adquirir coisas mediante troca. O
dinheiro não é a riqueza, mas a sua representação.
Tudo aquilo que puder ou tiver a capacidade de
substituir a Deus em nossos corações está ocupando um lugar que deveria estar
destinado exclusivamente ao Senhor. Não existe vida fora de Deus.
Não podemos ser auto existentes. Nossa vida, de
qualquer forma, sempre é dependente de Deus. Ao tentarmos excluir Deus de
nossas vidas ou tentarmos substituí-lo por algo, esse algo torna-se objeto de
nossa adoração.
Às vezes não é a riqueza que está ocupando o lugar de
Deus, mas alguém, ou mesmo um hábito, uma mania ou qualquer outra coisa. O “não
terá outros deuses diante de mim” não é uma ação exigida para satisfazer a
divindade, antes é para preservar na criatura a imagem da divindade. Sem Deus
nada somos.
Por causa de nosso tempo corrido, não entraremos no
mérito de cada mandamento, caso haja interesse em ver uma explicação breve de
cada um deles, recomendamos a leitura do Catecismo de Heidelberg.
B.Os mandamentos de
5 a 7- Relacionamento horizontal (social)
Este segundo bloco contendo 3 mandamentos – vs. 12 ao
14 - é aquele relacionado ao nosso relacionamento social, isto é, uns com os
outros, abaixo de Deus, é óbvio.
Este conjunto aborda os aspectos sociais e envolvem do
mandamento 5° ao 7° onde a ênfase, nitidamente, é o social. Aqui podemos
perceber que devemos ser seres que se relacionam uns com os outros – relação
horizontal.
Nesse relacionamento deve sobrar o respeito, o amor à
vida, o carinho, o perdão e a comunhão. Às vezes, sou procurado por algumas
pessoas sobre o que se pode ou não fazer com relação ao seu próximo em um
relacionamento, seja ele qual for.
Eu cito o exemplo da balança. Quando estão sobrando de
um lado, o respeito, o carinho, a atenção, o amor, etc... o relacionamento irá
bem; do contrário, temos uma séria deficiência que requer cuidados imediatos.
Aqui não podemos ter equilíbrio!
Quem afirma em alto e bom som que conhece a Deus a
quem não vê, mas aborrece a seu irmão a quem vê, é tido por mentiroso.
“Aquele que diz que
está na luz, e odeia a seu irmão, até agora está em trevas.” (I Jo 2:9);
“Se alguém diz: Eu
amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao
qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu?” (I Jo 4:20).
Voltando às palavras benditas de Groningen:
“(5) A família, a unidade básica na sociedade, deve ser
preservada; os pais devem realizar suas responsabilidades de forma honrada a
fim de que os filhos possam reconhecer seu papel e autoridade com amor,
respeito e submissão espontânea.
(6) A vida de
todas as pessoas deve ser considerada como um presente dado por Deus; ela deve
ser mantida adequadamente e protegida em todas as situações.
(7) O dom e
potencial maravilhosos para a procriação deve ser considerado como uma dádiva especial
de Deus, pela qual a humanidade pode associar-se com Deus Yahweh para gerar e
dar à luz uma nova vida.”
Um conselho pertinente nesta hora: Pai e mãe, jamais
desista de seu relacionamento de amor e vida com seu filho. Filho ou filha,
jamais desista de seu relacionamento de amor, de vida e de paz com seus pais.
O próximo conjunto e o último dos três blocos dos
mandamentos aborda os aspectos culturais.
C.Os mandamentos de
8 a 10 - Relacionamento circular (cultural)
O último bloco, o terceiro, contendo também 3
mandamentos – vs. 15 ao 17 - é aquele relacionado ao nosso relacionamento
vertical, isto é, com Deus.
Novamente Groningen:
“Os últimos três mandamentos, enquanto tem implicações
de longo alcance para o mandato de comunhão espiritual e social, endereça uma
extensão ampla da vida humana no mundo natural e cultural.
(8) A dádiva das
possessões materiais não deve ser abusada ou violada.
(9) O sistema
judicial requer uma consideração honesta e respeitosa do próximo; todos devem
ser considerados portadores de imagem de Deus em todas as circunstâncias,
particularmente quando as dificuldades surgirem entre as pessoas e quando
crimes forem cometidos.
(10) O respeito
pelo privilégio de propriedade, em todas as dimensões da vida, deve ser
mantido. A cobiça é um ato pessoal profundo; ela surge do coração e pode afetar
as atitudes com relação às outras pessoas e suas bênçãos, uma exaltação da
própria pessoa sobre as outras, e rebelião contra o governo sábio de Yahweh em
tudo da vida”
Podemos reparar na integralidade dos mandamentos:
Tiago 2:10 Pois
qualquer que guarda toda a lei, mas tropeça em um só ponto, se torna culpado de
todos.
Mateus 5:19
Aquele, pois, que violar um destes mandamentos, posto que dos menores, e assim
ensinar aos homens, será considerado mínimo no reino dos céus; aquele, porém,
que os observar e ensinar, esse será considerado grande no reino dos céus.
Nos lembra G. V. Groningen que embora divididos em 10
e agrupados didaticamente em três grupos, os mandamentos representam os
aspectos de nossa vida que deve ser integral e não esfacelada.
Quem rompe um único dos mandamentos está pecando
contra todos os outros. Somos seres que devemos nos interagir com Deus, com os
homens e com os nossos talentos. Ninguém deve viver numa ilha isolado.
Mais uma vez Groningen:
“No entanto, deve ser lembrado que, enquanto os três
mandatos pactuais criacionais são distintos, nenhum deles pode ser considerado
de forma isolada dos outros dois.
Vida pactual do
reino é integrada, cada aspecto influenciando o outro. Quando um mandato é
violado, os outros dois também são a uma extensão surpreendente.
Violações
culturais infringem os mandatos de comunhão espiritual/moral; violações da
comunhão afetam profundamente os outros dois.
Por exemplo, uma
violação na vida social, frequentemente causada por uma violação no cultural,
distancia o violador do Senhor”
É interessante notarmos que Calvino dizia que há três
questões básicas da vida que necessitam ser tratadas de imediato:
1)Como
uma pessoa se relaciona com Deus.
2)Como
uma pessoa se relaciona com outras pessoas.
3)Como
uma pessoa que se relaciona com Deus e com as outras pessoas se relacionam com
o mundo criado por Deus.
Quanto a esses relacionamentos Abraham Kuyper (
1837/1920) faz a seguinte colocação em seu livro CALVINISMO[2]:
“Resumo dos Três Primeiros Relacionamentos:
Assim, é
demonstrado que o Calvinismo tem um ponto de partida claramente definido para
as três relações fundamentais de toda existência humana próprio: a saber, nossa
relação
•com Deus,
•com o homem
• com o mundo.
Para nossa relação com Deus:
Uma comunhão
imediata do homem com o Eterno, independentemente do sacerdote ou igreja.
Para a relação do homem com o homem:
O reconhecimento
do valor humano em cada pessoa, que é seu em virtude de sua criação conforme a
semelhança de Deus, e portanto da igualdade de todos os homens diante de Deus e
de seu magistrado.
E para nossa relação com o mundo:
O reconhecimento
que no mundo inteiro a maldição é restringida pela graça, que a vida do mundo
deve ser honrada em sua independência, e que devemos, em cada campo, descobrir
os tesouros e desenvolver as potências ocultas por Deus na natureza e na vida
humana.
Isto justifica
plenamente nossa declaração de que o Calvinismo deve responder as três
condições acima mencionadas, e assim está incontestavelmente autorizado a tomar
sua posição ao lado do Paganismo, Islamismo, Romanismo e Modernismo, e a
reivindicar para si a glória de possuir um princípio bem definido e um sistema
de vida abrangente.”
Infelizmente, o povo ao qual Deus falou não guardou a
aliança e assim todos se extraviaram e à uma se fizeram inúteis se desviando do
caminho; não há quem faça o bem, não há nem um sequer. (Rm 3:12).
O que Deus fez então? Enviou o seu filho amado para
cumprir toda a lei. Ele sendo Deus se humilhou na forma de homem e veio até nós
para por nós cumprir toda a lei e por meio dela morrer a morte que era
destinada para nós.
Jesus Cristo cumpriu toda a lei e, por meio dele, Deus
fez nova aliança pelo seu sangue e pelo seu corpo, uma nova aliança, eterna,
imutável, perfeita.
Lucas 22:20
Semelhantemente, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este é o cálice da
nova aliança no meu sangue derramado em favor de vós.
I Coríntios 11:25
Por semelhante modo, depois de haver ceado, tomou também o cálice, dizendo:
Este cálice é a nova aliança no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que o
beberdes, em memória de mim.
II Coríntios 3:6 o
qual nos habilitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas
do espírito; porque a letra mata, mas o espírito vivifica.
Hebreus 8:8 E, de
fato, repreendendo-os, diz: Eis aí vêm dias, diz o Senhor, e firmarei nova
aliança com a casa de Israel e com a casa de Judá,
Hebreus 9:15 Por
isso mesmo, ele é o Mediador da nova aliança, a fim de que, intervindo a morte
para remissão das transgressões que havia sob a primeira aliança, recebam a
promessa da eterna herança aqueles que têm sido chamados.
Hebreus 12:24 e a
Jesus, o Mediador da nova aliança, e ao sangue da aspersão que fala coisas
superiores ao que fala o próprio Abel.
O
que era impossível para nós cumprirmos por causa da lei, agora é possível por
causa do Espírito Santo, penhor da nossa salvação.
Romanos 8:1 Agora,
pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.
Romanos 8:2 Porque
a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da
morte.
Romanos 8:3
Porquanto o que fora impossível à lei, no que estava enferma pela carne, isso
fez Deus enviando o seu próprio Filho em semelhança de carne pecaminosa e no
tocante ao pecado; e, com efeito, condenou Deus, na carne, o pecado,
Romanos 8:4 a fim
de que o preceito da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne,
mas segundo o Espírito.
Romanos 8:5 Porque
os que se inclinam para a carne cogitam das coisas da carne; mas os que se
inclinam para o Espírito, das coisas do Espírito.
Romanos 8:6 Porque
o pendor da carne dá para a morte, mas o do Espírito, para a vida e paz.
Romanos 8:7 Por
isso, o pendor da carne é inimizade contra Deus, pois não está sujeito à lei de
Deus, nem mesmo pode estar.
Romanos 8:8
Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.
Romanos 8:9 Vós,
porém, não estais na carne, mas no Espírito, se, de fato, o Espírito de Deus
habita em vós. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.
Romanos 8:10 Se,
porém, Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado,
mas o espírito é vida, por causa da justiça.
Romanos 8:11 Se
habita em vós o Espírito daquele que ressuscitou a Jesus dentre os mortos, esse
mesmo que ressuscitou a Cristo Jesus dentre os mortos vivificará também o vosso
corpo mortal, por meio do seu Espírito, que em vós habita.
Romanos 8:12
Assim, pois, irmãos, somos devedores, não à carne como se constrangidos a viver
segundo a carne.
Romanos 8:13
Porque, se viverdes segundo a carne, caminhais para a morte; mas, se, pelo
Espírito, mortificardes os feitos do corpo, certamente, vivereis.
Romanos 8:14 Pois
todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.
Veremos
agora a segmentação deste capítulo:
Ex
20:1 Então falou Deus todas estas palavras, dizendo:
Ex
20:2 Eu sou o SENHOR teu Deus,
que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.
Ex
20:3 Não terás outros deuses
diante de mim.
Ex
20:4 Não farás para ti imagem de escultura,
nem alguma semelhança do que há em cima nos céus,
nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
Ex 20:5 Não te encurvarás a elas nem as servirás;
porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus
zeloso,
que visito a iniquidade dos pais nos filhos,
até a terceira e quarta geração daqueles
que me odeiam.
Ex 20:6 E faço misericórdia a milhares
dos que me amam e aos que guardam os meus
mandamentos.
Ex
20:7 Não tomarás o nome do SENHOR teu Deus em vão;
porque o SENHOR não terá por inocente
o que tomar o seu nome em vão.
Ex
20:8 Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.
Ex 20:9 Seis dias trabalharás, e farás toda a tua
obra.
Ex 20:10 Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR teu
Deus;
não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu
filho, nem tua filha,
nem o teu servo, nem a tua serva, nem o
teu animal,
nem o teu estrangeiro,
que está dentro das tuas portas.
Ex 20:11 Porque em seis dias fez o SENHOR
os céus e a terra, o mar e tudo que neles
há,
e ao sétimo dia descansou;
portanto abençoou o SENHOR o dia do sábado,
e o santificou.
Ex
20:12 Honra a teu pai e a tua mãe,
para que se prolonguem os teus dias na terra
que o SENHOR teu Deus te dá.
Ex
20:13 Não matarás.
Ex
20:14 Não adulterarás.
Ex
20:15 Não furtarás.
Ex
20:16 Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
Ex
20:17 Não cobiçarás a casa do teu próximo,
não cobiçarás a mulher do teu próximo,
nem o seu servo, nem a sua serva, nem o
seu boi,
nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu
próximo.
Ex
20:18 E todo o povo viu os trovões e os relâmpagos,
e o sonido da buzina, e o monte fumegando;
e o povo, vendo isso retirou-se e pôs-se
de longe.
Ex
20:19 E disseram a Moisés:
Fala tu conosco, e ouviremos:
e não fale Deus conosco,
para que não morramos.
Ex
20:20 E disse Moisés ao povo:
Não temais,
Deus veio para vos provar,
e para que o seu temor esteja diante de vós,
afim de que não pequeis.
Ex
20:21 E o povo estava em pé de longe.
Moisés, porém, se chegou à escuridão,
onde Deus estava.
Ex
20:22 Então disse o SENHOR a Moisés:
Assim
dirás aos filhos de Israel:
Vós tendes visto
que, dos céus, eu falei convosco.
Ex 20:23 Não fareis outros deuses comigo;
deuses de prata ou deuses de ouro não
fareis para vós.
Ex 20:24 Um altar de terra me farás,
e sobre ele sacrificarás os teus
holocaustos,
e as tuas ofertas pacíficas, as tuas
ovelhas, e as tuas vacas;
em todo o lugar,
onde eu fizer celebrar a memória do meu
nome,
virei a ti e te abençoarei.
Ex 20:25 E se me fizeres um altar de pedras,
não o farás de pedras lavradas;
se sobre ele levantares o teu buril,
profaná-lo-ás.
Ex 20:26 Também não subirás ao meu altar por degraus,
para que a tua nudez não seja descoberta
diante deles.
Deus falou dos céus ao povo e eles viram e ouviram
Deus falar com eles. O temor geral de todos foi tão grande que Deus somente vem
a falar novamente quando dá testemunho de seu Filho no Monte da Transfiguração
a somente três pessoas que com o Filho ali estavam e nunca mais falou assim.
Hoje temos o Espírito Santo que é Deus habitando em
nós e conosco tendo comunhão e falando diretamente conosco em nossos corações e
mentes. Aleluias!
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Paulo Freire – Uma avaliação relâmpago
-
É sempre surpreendente, para mim, ver que a maioria das referências feitas
ao professor Paulo Freire (1921-1997) são benevolentes e eivadas de
admiração. ...
TRANSTORNANDO O CALVINISMO
-
A doutrina Calvinista é a mais bela expressão do ensino bíblico
transmitida a nós pelo seu maior representante - João Calvino. É claro, a
de se ori...
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devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.