sexta-feira, 5 de dezembro de 2014
sexta-feira, dezembro 05, 2014
Jamais Desista
Isaías 8:1-22 - COMO REAGIR CORRETAMENTE ANTE A INVASÃO DOS ASSÍRIOS
Estamos no capítulo 8/66, na terceira parte
do livro de Isaías, na subparte “A”. A época corresponde ao período entre 740
a.C e 686 a.C que se encontra detalhada em II Re 15:1 a 20:21, envolvendo os
públicos de Israel e Judá.
Parte III – A RESPOSTA DE ISAÍAS AO JULGAMENTO ASSÍRIO – 7:1
– 39:8.
A. A resposta de Isaías ao julgamento assírio – 7:1 a 12:6.
Como já dissemos, Isaías revelou o
envolvimento de Deus nos acontecimentos em torno da coalisão sírio-israelita
contra a Assíria. Ele advertiu quanto ao severo julgamento contra Israel e Judá
por meio da agressão assíria, mas também assegurou os seus ouvintes a respeito
da restauração final.
Nós tínhamos dividido essa parte “A”, em
três outras partes. 1. O julgamento assírio e os filhos de Isaías – 7:1 a 8:18 –
concluiremos agora. 2. O julgamento
assírio e Israel – 8:19 a 10:4 – iniciaremos
em seguida. 3. O julgamento assírio e Judá – 10:5 a 12:6.
1. O julgamento assírio e os filhos de Isaías – 7:1 a 8:18 -
continuação.
Como já havíamos falado, Isaías teve dois
filhos que serviram como sinais do julgamento que viria sobre Israel e Judá em
conexão com a resposta assíria à coalizão sírio-fenícia – 736-734 a.C.
Aqui, neste capítulo, o Senhor pede a
Isaías que apanhe uma ardósia – uma espécie de madeira ou metal para se colocar
à época um anúncio em cartaz – e escreva nela de maneira inteligível o nome de
seu segundo filho: Rápido-Despojo-Presa-Segura ("Maer-Salal-Hás-Baz").
O propósito do cartaz era anunciar o
iminente cumprimento da palavra de Deus.
Isaías toma consigo testemunhas fidedignas Urias,
sacerdote, e o profeta Zacarias, filho de Jeberequias os quais eram ligados a
Acaz, o rei apóstata – II Re 16:10-11 -, para observarem, de forma forçada, o sinal
do nascimento de Emanuel - 7:10-14.
Eles chegam até a profetisa
(esposa de Isaías que também pode ter exercido essa função – Jz 4:4; II Re
22:14) e ela concebeu e deu à luz um filho e o Senhor é quem lhe sugeriu o seu
nome como sendo Rápido-Despojo-Presa-Segura ("Maer-Salal-Hás-Baz") e
explica por que.
Porque antes que o menino saiba dizer meu
pai, ou minha mãe, se levarão as riquezas de Damasco, e os despojos de Samaria,
diante do rei da Assíria – vs 4. Ou seja, em menos de um ano, ou próximo a
isso, Deus traria rápida devastação sobre a Síria, Israel e Judá – vs 8 e 10.
O Senhor continua a falar por meio do
profeta Isaías e no vs 6 ele fala de Judá como este povo que o desprezou a ele,
as águas de Siloé que correm brandamente, e que temeu diante de Rezim e do
filho de Remailias. Em consequência pelo desprezo, sofreriam grandes assolações
provocadas pelas águas do Eufrates, fortes e impetuosas.
Serão águas que encherão o leito dos rios e
transbordarão por todas as ribanceiras, penetrando em Judá e a inundando-a até
o pescoço. Tudo seria assolado com grande assolação pelos assírios. O curioso é
que ele diz isso a Emanuel! – vs 8.
O fato é que o povo ansiava pela queda da
Síria – rei Rezim – sem que houvesse qualquer consequência relacionada à
palavra profética de Isaías de julgamento contra Judá.
Diante da grandeza da invasão assíria em
Judá, em 701 a.C., somente Jerusalém sobreviveu. A Assíria traria muita
devastação, seria ela como uma forte inundação, mas não a total aniquilação de
Judá.
·
Ajuntai-vos,
ó povos,
e
sereis quebrantados;
·
dai ouvidos, todos os que sois de terras
longínquas; cingi-vos
e
sereis feitos em pedaços,
·
cingi-vos
e
sereis feitos em pedaços.
·
Tomai
juntamente conselho,
e
ele será frustrado;
·
dizei uma palavra,
e
ela não subsistirá,
Parece que nada daria certo e ele explica por
que: Deus é conosco, ou seja Emanuel. Deus tinha advertido o profeta para não
andar no caminho do povo e fazendo como eles que confundiam as coisas e os
valores, chamando de conjuração o que não era para ser chamado disso, temendo o
que não era para se temer e ele aponta a solução, como Cristo apontou
semelhantemente.
Se temos de temer alguém ou alguma coisa,
não seja o diabo ou os adversários, mas o Senhor dos Exércitos, sendo ele nosso
temor e espanto! Mateus 10:28 nos diz para não temermos os que matam o corpo e
não podem matar a alma; antes, que devemos temer aquele que pode fazer perecer
no inferno tanto a alma como o corpo.
No verso 14, algo interessante, pois que
esse mesmo Deus tanto é santuário como pedra de tropeço e rocha de ofensa, principalmente
às duas casas de Israel (Judá e Israel) e, como laço e armadilha para os
moradores de Jerusalém, onde muitos tropeçarão e cairão, serão quebrantados,
enlaçados e presos.
A palavra fora lançada e agora seria
resguardada e selada no coração dos discípulos de Isaías que a proclamariam ao
povo de Deus para salvação daqueles que Deus iria preservar.
Agora agiriam a fé e a esperança, por isso
diz que esperaria no Senhor que por hora estava escondendo o seu rosto de Jacó –
vs 17.
Isaías fala dele, dos seus filhos, dos seus
discípulos e de todos aqueles que a palavra pregada alcançaria. Seriam eles
todos para sinais e maravilhas em Israel da parte do Senhor, que habita no
Monte Sião – vs 18. Essa passagem foi citada pelo escritor de Hebreus – Hb 2:13.
O autor de Hebreus estava se referindo ao
vs 18, onde Isaías declarou que ele e seus filhos eram sinais do julgamento de
Deus contra o rebelde Judá – os rebeldes não eram os seus filhos. Quanto a
isso, Isaías, foi um tipo de Cristo o qual também tinha um círculo de “filhos”
dado a ele pelo Pai – Jo 17:6 – os quais permaneceram como manifestações do
julgamento de Deus contra os que se rebelam contra ele.
2. O julgamento assírio e Israel – 8:19 a 10:4
Tendo deixado claro que os assírios
destruiriam Israel totalmente, Isaías fala ao Reino do Norte sobre como reagir
ao julgamento que estava por vir contra ele.
O profeta conclama seus habitantes:
·
A
consultarem a Deus – 8:19-22.
·
A
colocarem a esperança na família de Davi – 9:1-7.
·
A
abandonarem a sua orgulhosa autoconfiança – 9:8 – 10:4.
Já o povo, teimosa e orgulhosamente:
·
Consultavam
os necromantes e os adivinhos – vs 19.
·
A
esperança deles não estava no Senhor.
Diante da grande fatalidade por vir, o que
adiantaria qualquer coisa que fosse feita senão a busca de Deus? No entanto, o
povo estava querendo consultar os mortos a favor dos vivos e Isaías lhes fala
claramente à lei e ao testemunho! Se não falarem dessa maneira, jamais veriam a
alva.
Isaías insiste em chamar o Reino do Norte para
consultarem a Deus em busca de entendimento depois de o julgamento ter sido
realizado, em vez de se voltar aos necromantes e adivinhos.
Is 8:1 Disse-me também o SENHOR:
Toma
um grande rolo, e escreve nele com caneta de homem:
Apressando-se
ao despojo, apressurou-se à presa.
Is
8:2 Então tomei comigo fiéis testemunhas,
a
Urias sacerdote, e a Zacarias, filho de Jeberequias,
Is
8:3 E fui ter com a profetiza, e ela concebeu,
e
deu à luz um filho; e o SENHOR me disse:
Põe-lhe
o nome de Maer-Salal-Has-Baz.
Is
8:4 Porque antes que o menino saiba dizer meu pai,
ou
minha mãe, se levarão as riquezas de Damasco,
e
os despojos de Samaria,
diante
do rei da Assíria.
Is
8:5 E continuou o SENHOR a falar ainda comigo, dizendo:
Is
8:6 Porquanto este povo desprezou as águas de Siloé
que
correm brandamente, e alegrou-se com Rezim
e
com o filho de Remalias,
Is
8:7 Portanto eis que o Senhor fará subir sobre eles
as
águas do rio, fortes e impetuosas, isto é,
o
rei da Assíria, com toda a sua glória;
e
subirá sobre todos os seus leitos,
e
transbordará por todas as suas ribanceiras.
Is
8:8 E passará a Judá, inundando-o, e irá passando por ele
e
chegará até ao pescoço; e a extensão de suas asas encherá
a
largura da tua terra, ó Emanuel.
Is
8:9 Ajuntai-vos, ó povos,
e
sereis quebrantados;
dai
ouvidos, todos os que sois de terras longínquas; cingi-vos
e
sereis feitos em pedaços,
cingi-vos
e
sereis feitos em pedaços.
Is
8:10 Tomai juntamente conselho,
e
ele será frustrado;
dizei
uma palavra,
e
ela não subsistirá,
porque
Deus é conosco.
Is
8:11 Porque assim o SENHOR me disse com mão forte,
e
me ensinou que não andasse pelo caminho deste povo,
dizendo:
Is
8:12 Não chameis conjuração, a tudo quanto
este
povo chama conjuração; e não temais o que ele teme,
nem
tampouco vos assombreis.
Is
8:13 Ao SENHOR dos Exércitos, a ele santificai;
e
seja ele o vosso temor e seja ele o vosso assombro.
Is
8:14 Então ele vos será por santuário;
mas
servirá de pedra de tropeço, e rocha de escândalo,
às
duas casas de Israel;
por
armadilha e laço aos moradores de Jerusalém.
Is
8:15 E muitos entre eles tropeçarão, e cairão,
e
serão quebrantados, e enlaçados, e presos.
Is
8:16 Liga o testemunho, sela a lei entre os meus discípulos.
Is
8:17 E esperarei ao SENHOR, que esconde o seu rosto
da
casa de Jacó, e a ele aguardarei.
Is
8:18 Eis-me aqui, com os filhos que me deu o SENHOR,
por
sinais e por maravilhas em Israel,
da
parte do SENHOR dos Exércitos,
que
habita no monte de Sião.
Is
8:19 Quando, pois, vos disserem:
Consultai
os que têm espíritos familiares e os adivinhos,
que
chilreiam e murmuram:
Porventura
não consultará o povo a seu Deus?
A
favor dos vivos consultar-se-á aos mortos?
Is
8:20 A lei e ao testemunho! Se eles não falarem segundo
esta
palavra, é porque não há luz neles.
Is
8:21 E passarão pela terra duramente oprimidos e famintos;
e
será que, tendo fome, e enfurecendo-se, então amaldiçoarão
ao
seu rei e ao seu Deus, olhando para cima.
Is
8:22 E, olhando para a terra, eis que haverá angústia e escuridão,
e
sombras de ansiedade, e serão empurrados para as trevas.
O
mal estava vindo, velozmente e a criança ia crescendo e antes que chamasse pai
já teria o povo sido atingido pelos assírios. A solução era tríplice. Primeiro
consultando corretamente a Deus e não aos mortos a favor dos vivos; depois,
como já dissemos, colocando a esperança na família de Davi; e, por fim,
deveriam abandonarem todo orgulho da autoconfiança, como veremos no próximo
capítulo.
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No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.