quinta-feira, 12 de novembro de 2015
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Jamais Desista
Atos 11.1-30 - PEDRO PREGA EFICAZMENTE SOBRE O ARREPENDIMENTO
Breve síntese do capítulo 11
A salvação não é somente dos judeus, mas
também dos gregos, ou melhor, dos gentios. Em um primeiro momento os que eram
da circuncisão ficaram perplexos em relação a Pedro e aos seis que com ele
estavam por terem entrado na casa de homens incircuncisos.
Pedro, porém lhes fala e demonstra, por
meio de sua visão que teve, de falas e direções do Espírito Santo e de anjos
que instruíram Cornélio por conta do acontecido com a consequente liberação da
parte de Deus do Espírito Santo que caiu sobre eles, que a salvação não é
somente dos judeus, mas também dos gentios.
Pedro fala que o Espírito Santo caiu sobre
eles, que se lembrou da experiência deles no início, que se lembrou da palavra
de Jesus que disse que seriam batizados com o Espírito Santo, que Deus lhes
concedeu o mesmo dom – deveria ser muito notório -, que não poderia resistir a
Deus em virtude de tantas coisas.
Depois de ouvirem Pedro, concordaram com
ele e ficaram pasmos! O evangelho assim ia se espalhando tanto sendo pregado
aos judeus como aos gentios e o Senhor os fazia prosperar.
Vejamos o presente capítulo com mais
detalhes, conforme ajuda da BEG:
III. O TESTEMUNHO APOSTÓLICO NA JUDEIA E EM SAMARIA (8.1-11.18) - continuação.
Nós já vimos que a perseguição causou o
deslocamento do testemunho apostólico de Jerusalém para a Judeia e Samaria,
como Jesus havia ordenado. Quanto a isso, dois acontecimentos importantes
possibilitaram que o testemunho dos apóstolos se propagasse geograficamente:
(1)
A
conversão de Paulo ao Cristianismo.
(2)
O
crescimento espiritual de Pedro (isto é, o seu entendimento de que os cristãos
gentios tinham tanto direito às promessas de Deus quanto os cristãos judeus).
Para melhor entendimento, dividimos esta
parte III em seis seções: A. O testemunho se propaga (8.1-40) – já vimos; B. A conversão de Paulo e o
crescimento da igreja (9.1-31) – já vimos;
C. O testemunho continua a se propagar (9.32-43) – já vimos; D. O testemunho alcança os gentios de Samaria
(10.1-11.18) – concluiremos agora; E.
A igreja em Antioquia da Síria (11.19-30) –
veremos agora; e, F. Perseguição e julgamento em Jerusalém (12.1-25).
D. O testemunho alcança os gentios de Samaria (10.1-11.18) - continuação.
Como falamos, Pedro foi o primeiro apóstolo
a vencer a barreira entre judeus e gentios, algo que conseguiu por ter
obedecido às ordens de Deus.
Pedro estava trazendo uma novidade à
igreja, pois a palavra, por seu intermédio, estava alcançando os gentios e
todos ficaram sabendo, principalmente os que eram da circuncisão, ou seja,
aqueles que criticavam Pedro e que eram também cristãos judeus.
Eles reclamaram para ele o fato de que ele
havia entrado e tido comunhão à mesa com homens incircuncisos. Isto é, gentios,
como Cornélio e os da sua casa.
Os primeiros cristãos judeus, que
observavam rigorosamente as restrições alimentares do Antigo Testamento (Lv
11), não aceitavam compartilhar refeições com os incircuncisos.
Pedro, então, narra a eles o que de fato
aconteceu, incluindo nisso suas visões, a visão de Cornélio, a fala e
instruções do Espírito Santo, o cair do Espírito Santo sobre os ouvintes, a
orientação do anjo a Cornélio.
Se não tivesse havido essas interferências,
jamais teria os fatos se desenrolado dessa maneira. Assim, entenderam todos que
Deus estava no negócio e a orientação maior era dele.
Foi Pedro que trouxe a eles a mensagem de
salvação a eles e a toda a casa deles “serás salvo, tu e toda a tua casa” - a
graça da salvação de Deus com frequência é estendida a todos os familiares, um
conceito embutido na mensagem do Antigo Testamento (p. ex., Abraão, Isaque,
Jacó e suas famílias) e no Novo Testamento (p. ex., Lc 19.9; At 2.38-39;
16.31).
Após expor, Pedro conclui entendendo que
ele não poderia resistir a Deus – vs. 17. Pedro salientou o propósito soberano
de Deus em salvar tanto judeus como gentios.
Sem dúvida, alguns dos presentes se
lembraram da promessa de Deus a Abraão: “em
ti serão benditas todas as famílias da terra” (Gn 12.3; cf. Gl 3.8).
Pedro foi altamente competente e assim,
ninguém mais apresentou objeções. Eles puderam louvar a Deus pelo arrependimento
para vida.
O arrependimento bíblico inclui:
ü
Contrição
pelos pecados.
ü
Mudança
de vida e atitude (26.20).
ü
Condução
da pessoa:
•
A
confiar em Jesus Cristo (20.21).
•
A
receber perdão dos pecados (Mc 1.4; Lc 24.47).
•
A
herdar a vida eterna (11.18).
•
A
viver de maneira a manifestar o fruto do arrependimento (26.20; Lc 3.8).
E. A igreja em Antioquia da Síria (11.19-30).
Lucas descreveu acontecimentos que
ocorreram na igreja de Antioquia, não apenas continuando o seu registro sobre o
ministério de Paulo (Saulo), mas também relatando como as igrejas espalhadas
pelas regiões auxiliavam a igreja-mãe em Jerusalém.
A igreja crescia e aqueles que tinham sido
dispersos por causa da perseguição devido à morte de Estevão chegaram à
Fenícia, Chipre e Antioquia e anunciavam a mensagem de salvação somente aos
judeus.
A mão do Senhor era com eles. Embora
tivessem sido os homens que pregaram o evangelho, foi a soberania de Deus que
os salvou, chamando-os à fé e à conversão ao Senhor (2.38; c-f. Is 55.6-7).
As notícias se espalharam até chegar aos
ouvidas da igreja em Jerusalém, que comovidos, enviaram barnabé a Antioquia.
Barnabé chegou ali e pode contemplar a graça de Deus e muito se alegrou no
Senhor.
Pode ele animá-los a permanecerem fiéis ao
Senhor, de todo o coração. Barnabé era um homem bom, cheio do Espírito Santo e
de fé; e muitas pessoas foram acrescentadas ao Senhor.
Depois disso, Barnabé foi a Tarso procurar
Saulo. Quando o encontrou o levou para a Antioquia. Assim, por um ano inteiro,
puderam ministrar, pregar, ensinar o povo daquela região. Foi justamente na
Antioquia que, pela primeira vez, os discípulos de Jesus foram chamados
cristãos.
No Novo Testamento, o termo "cristão"
aparece apenas aqui, em 26.28 e em 1 Pe 4.16. Josefo (Antiguidades, 18.64)
define o termo como alguém que pertence ou segue a Cristo ("tribos de
Cristo").
Pode ter sido um termo que os primeiros
cristãos usaram para se distinguirem dos seguidores de outras religiões, ou
talvez tenha sido um termo criado pelos inimigos do Cristianismo, com a intenção
de escarnecer.
Foi naqueles dias que surgiu um profeta
chamado de Ágabo que predisse uma grande fome a caminho do mundo romano que
veio a cumprir-se durante o reinado de Cláudio.
Isso motivou os cristãos daquele lugar a
enviar ajuda, conforme suas possibilidades, aos irmãos que viviam na Judéia e
juntando tudo, entregaram nas mãos de Paulo e Barnabé para enviarem suas
ofertas aos presbitérios necessitados.
e dos irmãos
que estavam na Judéia
que também os gentios haviam recebido a
palavra de Deus.
At 11:2 Quando Pedro subiu a Jerusalém,
os que eram
da circuncisão o argüiram, dizendo:
At
11:3 Entraste em casa de homens incircuncisos
e
comeste com eles.
At 11:4 Então, Pedro passou a fazer-lhes
uma exposição por ordem, dizendo:
At 11:5 Eu
estava na cidade de Jope orando
e, num
êxtase, tive uma visão em que
observei
descer um objeto como se fosse um grande lençol
baixado
do céu pelas quatro pontas
e vindo até
perto de mim.
At 11:6 E,
fitando para dentro dele os olhos,
vi
quadrúpedes da terra, feras, répteis e aves do céu.
At 11:7 Ouvi
também uma voz que me dizia:
Levanta-te,
Pedro! Mata e come.
At 11:8 Ao
que eu respondi:
de
modo nenhum, Senhor;
porque
jamais entrou em minha boca
qualquer
coisa comum ou imunda.
At 11:9
Segunda vez, falou a voz do céu:
Ao
que Deus purificou não consideres comum.
At 11:10 Isto
sucedeu por três vezes,
e, de novo,
tudo se recolheu para o céu.
At 11:11 E
eis que, na mesma hora,
pararam
junto da casa em que estávamos
três
homens enviados de Cesareia
para
se encontrarem comigo.
At 11:12
Então, o Espírito me disse que eu fosse com eles,
sem
hesitar.
Foram comigo
também estes seis irmãos;
e entramos na
casa daquele homem.
At 11:13 E
ele nos contou como vira o anjo em pé em sua casa
e
que lhe dissera: Envia a Jope e manda chamar Simão,
por
sobrenome Pedro,
At
11:14 o qual te dirá palavras mediante
as
quais serás salvo,
tu
e toda a tua casa.
At 11:15
Quando, porém, comecei a falar,
caiu
o Espírito Santo sobre eles,
como
também sobre nós, no princípio.
At 11:16
Então, me lembrei da palavra do Senhor, quando disse:
João,
na verdade, batizou com água,
mas
vós sereis batizados
com
o Espírito Santo.
At 11:17
Pois, se Deus lhes concedeu o mesmo dom
que
a nós nos outorgou
quando
cremos no Senhor Jesus,
quem era eu
para que
pudesse
resistir a Deus?
At 11:18 E, ouvindo eles estas coisas,
apaziguaram-se
e
glorificaram a Deus, dizendo:
Logo,
também aos gentios
foi
por Deus concedido o arrependimento para vida.
At 11:19 Então, os que foram dispersos
por causa da tribulação
que sobreveio
a Estêvão
se espalharam
até à Fenícia, Chipre e Antioquia,
não
anunciando a ninguém a palavra,
senão
somente aos judeus.
At 11:20 Alguns deles, porém,
que eram de
Chipre e de Cirene e que foram até Antioquia,
falavam
também aos gregos,
anunciando-lhes
o evangelho do Senhor Jesus.
At 11:21 A mão do Senhor estava com
eles,
e muitos,
crendo,
se
converteram ao Senhor.
At 11:22 A notícia a respeito deles
chegou aos
ouvidos da igreja que estava em Jerusalém;
e
enviaram Barnabé até Antioquia.
At 11:23 Tendo ele chegado e, vendo a graça
de Deus,
alegrou-se
e exortava a
todos a que,
com
firmeza de coração,
permanecessem
no Senhor.
At
11:24 Porque era
homem
bom,
cheio
do Espírito Santo
e
de fé.
E
muita gente se uniu ao Senhor.
At 11:25 E partiu Barnabé para Tarso
à procura de
Saulo;
At 11:26 tendo-o encontrado,
levou-o para
Antioquia.
E, por todo um ano,
se reuniram
naquela igreja
e ensinaram
numerosa multidão.
Em Antioquia,
foram os
discípulos,
pela
primeira vez,
chamados
cristãos.
At 11:27 Naqueles dias,
desceram
alguns profetas de Jerusalém para Antioquia,
At 11:28 e,
apresentando-se um deles, chamado Ágabo,
dava
a entender,
pelo
Espírito,
que estava
para vir grande fome por todo o mundo,
a qual
sobreveio nos dias de Cláudio.
At 11:29 Os discípulos,
cada um
conforme as suas posses,
resolveram
enviar socorro aos irmãos que moravam na Judéia;
At
11:30 o que eles, com efeito, fizeram,
enviando-o
aos presbíteros
por
intermédio de Barnabé e de Saulo.
Barnabé então é enviado a Antioquia, mas
antes se encontra com Paulo e ambos vão para lá fazerem a obra do Senhor. Lucas
ressalta que Barnabé era homem bom, cheio do Espírito Santo e cheio de fé.
Em Antioquia, pela primeira vez os que
seguem a Cristo são chamados de cristãos!
Entre eles se destaca Ágabo que fizera uma
previsão de fome que viria por todo o mundo. Os discípulos, conforme as suas
posses, se organizam e enviam socorro aos irmãos que moravam na Judeia.
A Deus toda glória! p/ pr. Daniel Deusdete.
...
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No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.