Deus concluíra a sua obra da criação. Céus, terra e
todo o seu exército foram acabados. No sétimo dia a concluiu e assim abençoou o
dia sétimo e ainda o santificou porque descansara de toda a sua obra que criara
e fizera. Dois verbos interessantes aqui, “criar” e “fazer”. Assim estão
explicadas as origens dos céus e da terra e de tudo o que neles há.
Eu sou criacionista porque creio que Deus criou todas
as coisas. Conforme a Bíblia a relata, assim eu creio. Muitos cientistas tentam
provar que a vida e tudo o que há é fruto do puro acaso, mas muitos cientistas
também tentam provar que tudo foi criado e não que surgiu, simplesmente.
Eu fico triste quando vejo alguém dizer que a ciência
diz ou fala alguma coisa. A ciência não é uma pessoa para se expressar, antes
uma técnica inventada pelos homens para explicar o nosso meio em que vivemos,
por isso que há cientistas crentes e cientistas que não creem em um criador.
Eu quero repetir aqui o que disse ontem sobre a
criação:
·O mundo com tudo o que nele há – a criação de Deus que
envolve a concepção, o planejamento, a orquestração e a realização de todas as
coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam
dominações, sejam principados, sejam potestades - foi criado nele – em Jesus
Cristo, a Segunda pessoa da Trindade -, por ele e para ele de forma proposital
– com propósitos - em função da família a qual Deus quis colocar a sua imagem e
a sua semelhança para que a recebendo e a transmitindo pela graça e benção da
geração de filhos cumprissem a sua aliança com eles por meio dos mandados de
Deus, quais sejam os mandados espiritual, social e cultural.
Propósito, inteligência, desígnio, planejamento,
ordem, lógica, razão estão presentes em toda a criação. É incrível a quantidade
de espécies que Deus fez. Eu tenho uma pergunta que não tenho uma resposta.
Será que surgem ainda novas espécies de seres que não sejam produtos da
engenharia genética ou do cruzamento de algumas espécies semelhantes? Gostaria
de ouvir a resposta de ambos os cientistas, de um crente e de outro não crente.
Estamos agora diante da criação do homem e da mulher.
Uma criação especial e única em todo o universo que o Senhor Deus fez. Ele vai
colocar no Jardim do Éden que ele criou o homem e a mulher para o cultivar e o
guardar.
Alguns destaques interessantes dessa criação especial.
Houve uma manifestação e consulta prévia envolvendo a Trindade sobre a criação
do homem.
O verbo “façamos” denuncia esse conclave na Trindade.
Por ter sido criado por último, entendemos que a Trindade a tinha por especial.
Não foi criado o seu corpo do nada, mas do pó da terra. Ele foi formado,
manipulado, entretecido como uma escultura ou uma obra valiosa de arte.
Deus soprou em suas narinas o fôlego da vida - em
nenhuma criatura foi assim. Isso se deu porque ele estava comunicando com sua
criação, especial, a sua imagem e a sua semelhança.
A mulher foi tirada do homem, de uma parte de seu
corpo, de uma costela, como se fosse uma obra de engenharia genética, uma
espécie de clonagem superior.
Por isso que na junção deles para geração de filhos –
um privilégio sem igual - à imagem e à semelhança deles, eles se tornam uma só
carne. Deus os tornou logo vice gerentes com a missão de crescer e se
multiplicar, encher toda a terra e dominá-la.
Você é família de Deus, criada especialmente por
Deus para fins especiais que ele planejou desde a eternidade.
Criação de Eva.
Nós falamos pouco sobre a mulher criada da costela
do homem, mas ela foi criada para ser uma ajudadora (ezer = uma ajudante que
lhe é oposta; ajudante é um termo fraco, mas a ideia é a de uma interventora
ativa em nome de alguém especialmente em um contexto militar onde está em jogo
a vida e a morte) e uma que lhe correspondesse (kenegdo).
A palavra Hebraica para "mulher" é
(isha). Por um lado, ela está conectada com a palavra usada nesta seção para
"homem" (ish), mas, por outro lado, ela também soa como a palavra
"fogo" (esh). É claro que é possível que a conexão com o fogo é
coincidência e somente a conexão entre homem e mulher deve ser seriamente
considerada (afinal, apenas essa é explicitamente afirmada no texto).
O que é muito interessante, no entanto, é que essas
duas palavras, "homem" (ish) e "mulher" (isha) não são de
fato relacionadas etimologicamente.
Pela tradição rabínica, há algo interessante
relacionado ao nome em hebraico para homem e mulher:
1.Quanto à pronúncia, temos uma
conexão fonética:
A palavra mulher se pronuncia
isha. A palavra homem se pronuncia ish. A palavra fogo se pronuncia esh. Tudo é
muito parecido foneticamente.
Graficamente, não se levando em
conta as vogais:
Isha (mulher) tem as letras
“alef”+”shin”+”he”.
Ish (homem) tem as letras “alef”+”Yod”+”shin”.
Repare que homem e mulher tem em comum as letras “alef” e “shin”.
Esh (fogo) tem as letras
“alef”+”shin”.
O curioso disso é que o nome de
Deus, impronunciável – é composto das letras “yod”+”he”+”vav”+”he” (em
português Y+H+W+H). Observem que há um duplo “he” no nome de Deus. O mesmo “he”
que aparece no final da palavra isha (mulher).
Essa tradição rabínica diz então
que quando Deus (representado pela letra dupla “he”) não está presente entre o
homem e a mulher, a união de ambos é pura paixão “esh”, fogo que logo se apaga
e acaba, mas quando Deus se faz presente, então é duradoura e eterna.
No contexto sagrado, então, um
homem e uma mulher sem Deus é puro fogo apenas e nada mais.
Com relação ao nome de Deus, quando
ele surge em algum escrito, nunca se lê o nome, mas se lê ADONAI que é o mesmo
que SENHOR. A pronúncia que ouvimos de Jeová ou Ieová é por causa das vogais
que foram juntadas ao nome impronunciável, mas isso não é verdadeiro, antes uma
junção forçada. Eles pegaram os sinais massoréticos de Adonai, também composto
de 4 letras hebraicas, e colocaram no nome impronunciável, gerando assim uma
pronúncia não verdadeira.
2.Quanto à raiz da palavra,
etimologicamente falando:
A palavra homem “ish” vem da raiz
“alef”+”vav”+”shin” que significa força.
A palavra mulher “isha” vem da
raiz “alef”+”nun”+”shin” que significa frágil.
Também a mulher foi formada da costela (tzela) do
homem, elemento duro, mais resistente e mais complexo, que o homem formado do
pó (afar) da terra.
O JARDIM DO ÉDEN.
Ambos criados, foram colocados no jardim do Éden,
local que nos remete, no hebraico, como já dissemos, a “prazer”, “fertilidade”,
“deleite”, “luxo” e “refinamento”. Essa palavra colocar também nos remete a
essa ideia de grande paz e gozo. Era esse um lugar onde começou a graça de Deus
que os colocou ali e os abençoou – os libertou – para cultivar (trabalhar –
avodar) e guardar. Nesse lugar foi que Deus abençoou a família!
Onde Deus começou, repare, ali naquele lugar que
hoje se trata do Iraque, é um berço atualmente de conflitos e de terrorismos,
guerras, mortes e cegueira espiritual. Que triste, não é?
Por isso que a própria natureza geme e espera com
ansiedade a manifestação dos filhos de Deus – Rm 8.19.
Reparem, no entanto, que também foi num jardim, o
Jardim do Gtsêmani que o Filho de Deus venceu a maior de todas as batalhas.
Dali, vencedor, ele se levantou e pode suportar a cruz, morrer e depois
ressuscitou para nos dar a vida e vida com abundância.
O que você irá fazer com esse conhecimento que já
era de sua ciência, mas que foi reavivado pela pregação da Palavra de Deus?
Gn 2:1 Assim
os céus,
a terra
e todo o seu
exército foram acabados.
Gn 2:2 E havendo Deus
acabado no dia
sétimo a obra que fizera,
descansou
no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito.
Gn 2:3 E abençoou
Deus o dia sétimo,
e o
santificou;
porque
nele descansou de toda a sua obra
que
Deus criara e fizera.
Gn 2:4 Estas são as origens dos céus e da
terra,
quando foram
criados;
no
dia em que o SENHOR Deus fez a terra e os céus,
Gn 2:5 E toda a planta do campo que ainda
não estava na terra,
e toda a erva do campo que ainda não
brotava;
porque ainda o
SENHOR Deus não tinha feito chover sobre a terra,
e
não havia homem para lavrar a terra.
Gn 2:6 Um vapor, porém, subia da terra,
e regava toda a
face da terra.
Gn 2:7 E formou o SENHOR Deus
o homem
do
pó da terra,
e soprou em suas
narinas
o
fôlego da vida;
e o homem foi
feito
alma
vivente.
Gn 2:8 E plantou o SENHOR Deus
um jardim no Éden,
do
lado oriental;
e
pôs ali o homem que tinha formado.
Gn 2:9 E o SENHOR Deus
fez brotar da terra
toda
a árvore agradável à vista, e boa para comida;
e a
árvore da vida no meio do jardim,
e a
árvore do conhecimento do bem e do mal.
Gn 2:10 E saía um rio do Éden para regar o
jardim;
e dali se dividia
e se tornava em quatro braços.
Gn
2:11 O nome do primeiro é Pisom;
este
é o que rodeia toda a terra de Havilá,
onde
há ouro.
Gn
2:12 E o ouro dessa terra é bom;
ali
há o bdélio, e a pedra sardônica.
Gn
2:13 E o nome do segundo rio é Giom;
este
é o que rodeia toda a terra de Cuxe.
Gn 2:14 E o nome
do terceiro rio é Tigre;
este
é o que vai para o lado oriental da Assíria;
e o quarto rio é o
Eufrates.
Gn 2:15 E tomou o SENHOR Deus o homem,
e o pôs no jardim
do Éden
para
o lavrar e o guardar.
Gn 2:16 E ordenou
o SENHOR Deus ao homem, dizendo:
De
toda a árvore do jardim comerás livremente,
Gn 2:17 Mas da
árvore do conhecimento do bem e do mal,
dela
não comerás;
porque
no dia em que dela comeres,
certamente
morrerás.
Gn 2:18 E disse o SENHOR Deus:
Não é bom que o
homem esteja só;
far-lhe-ei
uma ajudadora idônea para ele.
Gn 2:19 Havendo, pois, o SENHOR Deus
formado da terra
todo o animal do campo,
e toda a ave dos
céus,
os
trouxe a Adão,
para
este ver como lhes chamaria;
e tudo o que Adão
chamou
a
toda a alma vivente,
isso
foi o seu nome.
Gn 2:20 E Adão pôs
os nomes
a
todo o gado,
e às
aves dos céus,
e a
todo o animal do campo;
mas
para o homem não se achava
ajudadora
idônea.
Gn 2:21 Então o SENHOR Deus
fez cair um sono
pesado sobre Adão,
e
este adormeceu;
e tomou uma das
suas costelas,
e
cerrou a carne em seu lugar;
Gn 2:22 E da
costela que o SENHOR Deus tomou do homem,
formou
uma mulher,
e
trouxe-a a Adão.
Gn 2:23 E disse
Adão:
Esta
é agora osso dos meus ossos,
e
carne da minha carne;
esta
será chamada mulher,
porquanto
do homem foi tomada.
Gn 2:24 Portanto
deixará
o homem o seu pai e a sua mãe,
e
apegar-se-á à sua mulher,
e
serão ambos uma carne.
Gn 2:25 E ambos estavam nus,
o homem e a sua
mulher;
e
não se envergonhavam.
Não havia vergonha neles porque não precisavam se
esconder de Deus, mas no momento em que transgrediram, sim, ficaram nus e não
podiam fazer o que faziam na sua presença, precisavam de se esconder.
Quem pratica o pecado está nas trevas e precisa de
privacidade. Ninguém que pratica o mal quer testemunha, por isso tudo o que
faz, procura fazer às ocultas, principalmente às ocultas de Deus – como se isso
fosse possível.
O homem diz insensatamente que Deus não existe para
poder ficar mais à vontade com seus pecados. Quando ele é desmascarado e fica nu,
ele se perturba e logo procura algo para se esconder e assim usa qualquer coisa
no lugar de suas vestes originais. Uma desculpa é tudo o que precisa para poder
continuar rejeitando o conhecimento de Deus.
Até aqui Satanás – invejoso - não tinha entrado na
história e Adão e Eva eram os seres criados por Deus com livre-arbítrio,
únicos, especiais, mas logo, logo iriam perder o que Deus lhes deu.
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No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.