INSCREVA-SE!

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

II Crônicas 34:1-33 - O REI JOSIAS, MODELO DE REI REFORMADOR

Nós nos encontramos na última parte (Judá e Israel reunificados) de quatro no total pela qual dividimos I e II Crônicas.
I. As genealogias do povo de Deus – 1:1 a 9:34 – já vista.
II. O reino unido – 9:35 a II Cr 9:31 – já vista.
III. O reino dividido – 10:1 a 28:27 – já vista.
IV. O reino unificado – 29:1 a 36:23 – estamos em estudo.
Como já dissemos, sobre o reino reunificado, doravante, tudo agora seria em conjunto e não mais provenientes de duas regiões com dois poderes. As experiências de bênçãos e provações, exílio e livramento, seriam agora experiências conjuntas de um povo reunificado, em torno de um só templo.
Esta última parte IV de  I e de II de Crônicas foi, didaticamente, dividida em seis partes.
A. O reinado de Ezequias – 29:1 a 32:33 – já vimos.
B. O reinado de Manassés – 33:1-20 – já vimos.
C. O reinado de Amon – 33:21-25 – já vimos.
D. O reinado de Josias – 34:1 a 35:27 – veremos agora.
E. Os últimos anos – 36:1-14.
F. Dificuldades, exílio e esperança – 36:15-23.
D. O reinado de Josias (640-609 a.C.) – II Cr 34:1 a 33; II Re 22:1 – 23:30.
Amom teve uma morte terrível pela conspiração dos seus próprios servos e o povo da terra foi quem constitui seu filho, Josias, rei em seu lugar. Novamente um péssimo exemplo de pai, mas um fantástico filho que temia ao Senhor desde tenra idade.
A história de Josias em Crônicas, a sua maior e mais significativa parte é baseada no registro de seu texto paralelo em II Re 22:1 a 23:30, mas há significativas variações.
Estamos no 16º rei de Judá que começou a reinar com apenas 8 anos de idade em substituição ao seu pai Amom que ficou apenas dois anos no reinado e fez o que era mau aos olhos do Senhor.
Josias, apesar de uma criança, logo começou a reinar e reinou por 31 anos em Jerusalém. Ele era filho de Jedida que era filha de Adaías, de Bozcate, uma cidade pouco mais de 6 km a sudeste de Laquis, em Judá. Jedida nos lembra o nome de Jedidias, o outro nome que tinha Salomão, dado a ele por Natã, o qual significava o amado do Senhor.
Josias fez o que era reto diante dos olhos do Senhor e o padrão de comparação de sua retidão foi seu pai Davi. Todos os reis que são bons e são retos diante do Senhor são comparados a Davi.
Foram do total de 20 reis em Judá, apenas 4 que foram retos totalmente aos olhos do Senhor, conforme o narrador bíblico: Asa – I RE 15:11 -, Josafa – I Re 22:41-43a -, Ezequias – II Re 18:1-3 - e Josias. Também foram elogiados, mas não como os quatro acima: Joás – II Re 12:2 – Amazias – II Re 14:1-3 -, Azarias ou Uzias – II Re 15:1-3 – e Jotão – II Re 15:32-34.
Destaca-se de todos eles a Josias como o mais bem elogiado de todos os reis de Judá, embora em II Crônicas, o mais elogiado deles, depois de Davi e Salomão foi Ezequias. Ao comentar que ele não se deixou se desviar nem para direita nem para a esquerda, significava que Josias agiu em conformidade total com as prescrições da aliança – Dt 5:32; 17:11, 20; 28:14; Js 1:7; Pv 4:27.
Era já o 18º ano de seu reinado e ele tinha apenas 26 anos que mandou o escrivão – um dos cargos mais elevados do governo (II Re 12:10; 25:19) - Safã à Casa do Senhor, à procura de Hilquias (avô do sumo sacerdote Seraías que foi executado por Nabucodonosor em Ribla – II Re 25:18-21. Esse Hilquias não era o pai de Jeremias o qual o leitor poderia ser induzido a acreditar conforme está em Jr 1:1.) o sumo sacerdote, para fins de reparos no templo.
A prioridade central de Josias era a restauração do Templo que seus pais tinham arruinado e contaminado. Ele tinha ordenado que o templo fosse reparado e no decorrer desses trabalhos, o Livro da Lei (muito provavelmente o rolo contendo o livro de Deuteronômio), há muito abandonado (57 anos de reinado totalmente distantes do Senhor com Manassés e Amom) foi redescoberto.
Josias, ao contrário de Manassés, tinha declarado Judá independente da Assíria. Naquela época a Assíria já estava em declínio. Também Josias exercia controle sobre pelo menos uma parte do antigo Reino do Norte – 23:4-15-20.
As reformas que Josias empreendeu e iniciou seguiram os preceitos de Deuteronômio – 23:1-24. Quando ele descobriu o Livro da Lei e conferiu que há muito não se praticava as coisas nele escritas e que o povo tinha abandonado ao Deus da aliança, ele rasgou as suas vestes em tristeza e reconhecimento de que as maldições descritas na aliança poderiam sobrevir em breve – vs 13; Dt 6:10-19; 28:15-68.
Ele, Josias, prepara uma comitiva para ir procurar pela palavra do Senhor e encaminha a Hilquias, o sacerdote, a Aicão, filho de Safã, a Acbor, filho de Micaías, a Safã o escrivão e a Asaías, o servo do rei, à profeta Hulda, mulher de Salum, o guarda-roupa, filho de Ticva, filho de Harás.
Hulda morava em Jerusalém e, provavelmente, era a profetiza que a corte consultava a respeito de assuntos de estado importantes – Dt 18:14-22.
Devido a essa tristeza que Josias experimentou pelos pecados do povo, a forma com que estava sendo zeloso e reformando o templo e procurando agir corretamente reparando os erros todos de seus pais, Deus lhe disse que o tinha ouvido e visto seu comportamento e prometeu adiar a calamidade que sobreviria a Judá e a Jerusalém a fim de que ele não visse nada disso.
Josias renovou a aliança publicamente – vs 31; II Re 23:1-3 – e retirou os ídolos de Jerusalém, de Judá e de cidades de Samaria – vs 33; II Re 23:4-20.
Tendo ouvido a boa palavra da profeta Hulda para ele de que o mal que estava por vir não viria em seu reinado, prosseguiu Josias com suas reformas.
Uma primeira providência foi, como líder que era, reunir todo o povo – sacerdotes, profetas, autoridades e todos os demais desde os pequenos aos grandes - para renovar a aliança com Deus.
Assim, leu diante de todos o Livro da Aliança – encontraremos essa expressão em Ex 20 a 23, mas é pouco provável que o termo se refira a apenas esses capítulos de Êxodos, mas sim a todo o livro de Deuteronômio ou a Torá.
Depois, fez aliança com o Senhor para o seguirem, guardarem e cumprirem os seus mandamentos, testemunhos, estatutos de todo coração e alma. Todos foram unânimes e anuíram a Josué e à sua proposta de aliança.
Uma vez renovada a aliança entre o Senhor, ele e todo o povo, começou Josias a purificar o templo e o culto.
Coube a Hilquias, o sumo sacerdotes e aos demais sacerdotes e guardas do templo, a limpeza e a purificação daquele ambiente retirando tudo que era estranho e que ali fora colocado para provocar à ira o Senhor.
A reforma foi completa não somente abrangendo os móveis e objetos de culto como também as literaturas, os seguidores e sacerdotes estranhos.
Atingiu Jerusalém, Judá e Samaria. Coisas antigas que ali haviam desde a época de Jeroboão, primeiro rei de Israel, foram totalmente destruídas.
A ordem era profanar, destruir, quebrar, colocar fogo e apagar todo sinal e vestígio que pudesse levar qualquer um a se lembrar daquelas coisas e práticas.
Vendo-se a lista das coisas abomináveis que foram destruídas, podemos perceber o quanto o povo se tinha desviado de Deus e seguido outros caminhos imitando as nações e seus costumes que estavam condenados pelo Senhor.
O cronista passa a narrar as reformas ocorridas durante o décimo oitavo ano: os reparos no templo (34.8-13), a renovação da aliança (34.14-33) e a comemoração da Páscoa (35.1-19).
Sobre os reparos no templo dos vs. 8 ao 13, o cronista segue, em grande parte, o relato em 2Rs 22.3-20. O vs. 12 e 13 diz que os homens procederam fielmente na obra, sendo superintendentes dessas obras todos os levitas peritos em instrumentos musicais. Eles também dirigiam a todos em qualquer que fosse a frente de trabalho. Haviam levitas como escrivães, oficiais e porteiros.
Isso tudo estava sendo especificado para detalhar o envolvimento dos levitas visando mostrar como as reformas de Josias seguiram o modelo de Davi (1 Cr 6.1-81), Salomão (2Cr 7.6; 8.14) e de Ezequias (29.1-19).
Dos vs. 14 ao 33, veremos a renovação da aliança. Esses versículos associam a descoberta do livro ao programa de reformas e renovação da aliança que Josias havia colocado em andamento.
Provavelmente Deuteronômio (veja também 2Rs 22.8) seja o Livro da Lei na Casa do Senhor. O cronista inclui o registro dessa descoberta para indicar a importância de reformas de acordo com a lei no período pós-exílio.
Tendo ouvido o rei a leitura feita por Safã, do Livro da Lei, Josias rasgou as suas vestes e ordenou a Hilquias, e a Aicão, filho de Safã, e a Abdom, filho de Mica, e a Safã, o escrivão, e a Asaías, servo do rei para irem consultarem ao Senhor por meio de sua profetisa Hulda, mulher de Salum que habitava na cidade baixa, em Jerusalém.

A profetisa anunciou julgamento divino devido à transgressão da lei de Deus; no entanto, devido a humildade de Josias, a calamidade sobre aquele lugar seria adiada - vs. 24 ao 28.
Dos vs. 29 ao 33, vemos a renovação da aliança que Josias empreendeu com o povo e o Senhor para o seguirem, guardarem os seus mandamentos, os seus testemunhos e os seus estatutos de todo o coração e alma cumprindo as palavras da aliança que estavam escritas no livro.
II Cr 34:1 Tinha Josias oito anos quando começou a reinar,
                e trinta e um anos reinou em Jerusalém.
                II Cr 34:2 E fez o que era reto aos olhos do SENHOR;
                               e andou nos caminhos de Davi, seu pai,
                               sem se desviar deles nem para a direita nem para a esquerda.
                II Cr 34:3 Porque no oitavo ano do seu reinado,
                               sendo ainda moço, começou a buscar o Deus de Davi,
                                               seu pai; e no duodécimo ano começou a purificar
                                               a Judá e a Jerusalém, dos altos, e dos bosques,
                                                               e das imagens de escultura e de fundição.
                II Cr 34:4 E derrubaram perante ele os altares de Baalins;
                               e despedaçou as imagens, que estavam acima deles;
                               e os bosques, e as imagens de escultura e de fundição
                                               quebrou e reduziu a pó, e o espargiu
                                               sobre as sepulturas dos que lhes tinham sacrificado.
                II Cr 34:5 E os ossos dos sacerdotes queimou sobre os seus altares;
                               e purificou a Judá e a Jerusalém.
                II Cr 34:6 O mesmo fez nas cidades de Manassés, e de Efraim,
                               e de Simeão, e ainda até Naftali,
                                               em seus lugares assolados ao redor.
                II Cr 34:7 E, tendo derrubado os altares, e os bosques,
                               e as imagens de escultura, até reduzi-los a pó,
                e tendo despedaçado todas as imagens do sol
                               em toda a terra de Israel, então voltou para Jerusalém.
                II Cr 34:8 E no ano décimo oitavo do seu reinado,
                               havendo já purificado a terra e a casa, enviou a Safã,
                                               filho de Azalias, e a Maaséias, governador da
                                                               cidade, e a Joá, filho de Joacaz, cronista,
                                               para repararem a casa do SENHOR seu Deus.
                II Cr 34:9 E foram a Hilquias, sumo sacerdote,
                               e deram o dinheiro que se tinha trazido à casa de Deus,
                                               e que os levitas, que guardavam a entrada tinham
                                               recebido da mão de Manassés, e de Efraim,
                                               e de todo o restante de Israel,
                                                              como também de todo o Judá e Benjamim,
                                                                              e dos habitantes de Jerusalém.
                II Cr 34:10 E eles o entregaram aos que tinham o encargo da obra,
                               e superintendiam a casa do SENHOR;
                                               e estes o deram aos que faziam a obra,
                               e trabalhavam na casa do SENHOR, para consertarem
                                               e repararem a casa.
                II Cr 34:11 E deram-no aos carpinteiros e aos edificadores,
                               para comprarem pedras lavradas, e madeiras
                               para as junturas e para servirem de vigas para as casas
                                               que os reis de Judá tinham destruído.
                II Cr 34:12 E estes homens trabalhavam fielmente na obra;
                               e os superintendentes sobre eles eram:
                                               Jaate e Obadias, levitas, dos filhos de Merari,
                                               como também Zacarias e Mesulão,
                                                               dos filhos dos coatitas, para adiantarem
                                                                              a obra;
                               e todos os levitas que eram entendidos em instrumentos
                                               de música.
                II Cr 34:13 Estavam também sobre os carregadores e dirigiam
                               todos os que trabalhavam em alguma obra;
                               e dentre os levitas havia escrivães, oficiais e porteiros.
                II Cr 34:14 E, tirando eles o dinheiro que se tinha trazido
                               à casa do SENHOR, Hilquias, o sacerdote,
                                               achou o livro da lei do SENHOR, dada
                                                               pela mão de Moisés.
                II Cr 34:15 E Hilquias disse a Safã, o escrivão:
                               Achei o livro da lei na casa do SENHOR.
                                               E Hilquias deu o livro a Safã.
                II Cr 34:16 E Safã levou o livro ao rei, e deu-lhe conta, dizendo:
                               Teus servos fazem tudo quanto se lhes encomendou.
                II Cr 34:17 E ajuntaram o dinheiro que se achou
                               na casa do SENHOR, e o deram na mão dos superintendentes
                                               e na mão dos que faziam a obra.
                II Cr 34:18 Além disto, Safã, o escrivão, fez saber ao rei, dizendo:
                               O sacerdote Hilquias entregou-me um livro.
                                               E Safã leu nele perante o rei.
                II Cr 34:19 Sucedeu que, ouvindo o rei as palavras da lei,
                               rasgou as suas vestes. II Cr 34:20 E o rei ordenou a Hilquias,
                                               e a Aicão, filho de Safã, e a Abdom, filho de Mica,
                                               e a Safã, o escrivão, e a Asaías, servo do rei,
                                                               dizendo:
                II Cr 34:21 Ide, consultai ao SENHOR por mim,
                               e pelos que restam em Israel e em Judá,
                                               sobre as palavras deste livro que se achou;
                                                               porque grande é o furor do SENHOR,
                                                                              que se derramou sobre nós;
                                               porquanto nossos pais não guardaram a palavra do
                                                               SENHOR, para fazerem conforme a tudo
                                                                              quanto está escrito neste livro.
                II Cr 34:22 Então Hilquias, e os enviados do rei,
                               foram ter com a profetiza Hulda, mulher de Salum,
                                               filho de Tocate, filho de Harás, guarda das
                                               vestimentas (e habitava ela em Jerusalém na
                                                               segunda parte); e falaram-lhe
                                                                              a esse respeito.
                II Cr 34:23 E ela lhes disse:
                               Assim diz o SENHOR Deus de Israel:
                                               Dizei ao homem que vos enviou a mim:
                II Cr 34:24 Assim diz o SENHOR:
                               Eis que trarei mal sobre este lugar,
                                               e sobre os seus habitantes, a saber,
                                               todas as maldições que estão escritas no livro que se
                                                               leu perante o rei de Judá.
                II Cr 34:25 Porque me deixaram, e queimaram incenso
                               perante outros deuses, para me provocarem à ira com todas
                                               as obras das suas mãos;
                               portanto o meu furor se derramou sobre este lugar,
                                               e não se apagará.
                II Cr 34:26 Porém ao rei de Judá, que vos enviou a consultar ao
                               SENHOR, assim lhe direis:
                                               Assim diz o SENHOR Deus de Israel, quanto às
                                                               palavras que ouviste:
                II Cr 34:27 Porquanto o teu coração se enterneceu, e te humilhaste
                               perante Deus, ouvindo as suas palavras contra este lugar,
                               e contra os seus habitantes, e te humilhaste perante mim,
                                               e rasgaste as tuas vestes, e choraste perante mim,
                                                               também eu te ouvi, diz o SENHOR.
                II Cr 34:28 Eis que te reunirei a teus pais, e tu serás recolhido ao teu
                               sepulcro em paz, e os teus olhos não verão todo o mal que hei
                                               de trazer sobre este lugar e sobre os seus habitantes.
                                                               E tornaram com esta resposta ao rei.
                II Cr 34:29 Então o rei mandou reunir todos os anciãos de Judá
                               e Jerusalém. II Cr 34:30 E o rei subiu à casa do SENHOR,
                               com todos os homens de Judá, e os habitantes de Jerusalém,
                               e os sacerdotes, e os levitas, e todo o povo,
                                               desde o maior até ao menor;
                               e ele leu aos ouvidos deles todas as palavras do livro
                                               da aliança que fora achado na casa do SENHOR.
                II Cr 34:31 E pôs-se o rei em pé em seu lugar, e fez aliança
                               perante o SENHOR, para seguirem ao SENHOR,
                               e para guardar os seus mandamentos, e os seus testemunhos,
                                               e os seus estatutos, com todo o seu coração,
                                               e com toda a sua alma, cumprindo as palavras da
                                                               aliança, que estão escritas naquele livro.
                II Cr 34:32 E fez com que todos quantos se achavam em Jerusalém
                               e em Benjamim o firmassem; e os habitantes de Jerusalém
                                               fizeram conforme a aliança de Deus,
                                                               o Deus de seus pais.
                II Cr 34:33 E Josias tirou todas as abominações de todas as terras
                               que eram dos filhos de Israel; e a todos quantos se achavam
                               em Israel obrigou a que servissem ao SENHOR seu Deus.
                                               Enquanto ele viveu não se desviaram de seguir o
                                                               SENHOR, o Deus de seus pais.
O nome de Josias está associado na Bíblia à reforma, como padrão e modelo de um reformador aprovado por Deus. Ele, em seus dias, devido o seu zelo e persistência, depois que descobriu o rolo de Deuteronômio e viu ali as coisas escritas e narradas, fez de tudo para deixar as coisas em ordem.
A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdete – 
http://www.jamaisdesista.com.br
...

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.