Neste capítulo, depois da guerra dos quatro contra
cinco, que acabou atingindo a Ló, sua família e seus bens, houve um encontro
sinistro, envolvido em mistérios e que o autor de Hebreus procurou explicar. Isso
envolve a figura singular de Melquisedeque, rei de Salém.
Este pareceu-me mais com um viajante do tempo, como
nas obras de ficção científica aqui do século XXI por causa do que fazia, por
causa da sua pessoa e por causa de sua descrição singular, não somente em
Hebreus, mas nos Salmos também.
O episódio da guerra nada tem de especial. Guerras
haviam e os motivos eram os mais vulgares possíveis, mas este é o primeiro
registro delas na Bíblia. O homem desde cedo aprendeu a guerrear e a tomar o
que é seu pela força, pela ignorância e pela violência, devido à depravação
total.
Quedorlaomer e os reis que com ele estavam venceram
e ainda levaram despojos, entre eles, Ló e tudo que lhe pertencia. A notícia
chega a Abraão que se dispôs imediatamente a fazer justiça. Invocando o nome de
seu Deus e amigo, sai para a batalha com apenas 318 homens de sua própria casa
juntos com alguns povos vizinhos para uma batalha de resgate, em nome do
Senhor.
Temos muito de aprender com Abraão. Este homem de fé
sai da sua zona de conforto para socorrer seu amigo e parente correndo riscos
de toda espécie. Sai pela fé, como sempre fazia e vai à luta. Cinco reis
acabaram de ser derrotados e lá vai Abraão confiante. Essa confiança e ousadia
nos falta hoje em dia para enfrentarmos os desafios da igreja moderna diante de
um mundo cada vez pior e sequestrador de nossos irmãos e parentes.
Pela sua estupenda vitória contra Quedorlaomer e os
reis que com ele estavam, povos que estavam ali acostumados a guerrear e a
saquear naquelas terras, o rei de Sodoma saí-lhe ao encontro para negociar, mas
Abraão nada aceita de sua oferta, nem com ele estende laços de amizades. Apenas
pega o que lhe é devido na empreitada e segue seu curso.
Diferentemente do rei de Sodoma, surge
Melquisedeque, rei de Salém, com pão e vinho – curiosamente os elementos da
Santa Ceia, da Nova Aliança, com Jesus Cristo -, sendo sacerdote do Deus
Altíssimo, abençoa a Abraão e Abraão, reconhecendo ele como representante de
Deus, como sacerdote, dá a ele o dízimo de tudo. Impressionante!
Esta figura misteriosa é mencionada somente duas
vezes no Antigo Testamento – Gn 14:18 e Sl 110:4. A associação da frase
“sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque” com as palavras “Meu
Filho” mostra que Melquisedeque foi tanto rei como sacerdote. Do seu modo único
e incomparável, Jesus é tanto rei como sacerdote, além de profeta.
Gn 14:1 E aconteceu nos dias
de Anrafel, rei
de Sinar, Arioque, rei de Elasar, Quedorlaomer, rei de Elão,
e Tidal, rei de
Goim,
Gn
14:2 Que estes fizeram guerra
a
Bera, rei de Sodoma, a Birsa, rei de Gomorra, a Sinabe, rei de Admá,
e
a Semeber, rei de Zeboim, e ao rei de Belá (esta é Zoar).
Gn 14:3 Todos
estes se ajuntaram no vale de Sidim
(que
é o Mar Salgado).
Gn 14:4 Doze
anos haviam servido a Quedorlaomer,
mas
ao décimo terceiro ano rebelaram-se.
Gn 14:5 E ao
décimo quarto ano veio Quedorlaomer,
e
os reis que estavam com ele, e feriram
aos
refains em Asterote-Carnaim,
e
aos zuzins em Hã,
e
aos emins em Savé-Quiriataim,
Gn
14:6 E aos horeus no seu monte Seir,
até
El-Parã que está junto ao deserto.
Gn
14:7 Depois tornaram e vieram
a
En-Mispate (que é Cades),
e
feriram toda a terra dos amalequitas,
e
também aos amorreus,
que habitavam em
Hazazom-Tamar.
Gn 14:8 Então saiu
o rei de Sodoma, e o rei de Gomorra, e o
rei de Admá, e o rei de Zeboim,
e o rei de Belá (esta é Zoar),
e ordenaram
batalha contra eles no vale de Sidim,
Gn 14:9 Contra
Quedorlaomer, rei de Elão, e Tidal, rei
de Goim, e Anrafel, rei de Sinar,
e Arioque, rei
de Elasar;
quatro
reis contra cinco.
Gn 14:10 E o
vale de Sidim
estava
cheio de poços de betume;
e
fugiram os reis de Sodoma e de Gomorra,
e
caíram ali;
e os restantes
fugiram para um monte.
Gn 14:11 E
tomaram todos os bens
de
Sodoma, e de Gomorra,
e
todo o seu mantimento e foram-se.
Gn 14:12 Também
tomaram a Ló,
que
habitava em Sodoma,
filho
do irmão de Abrão,
e
os seus bens,
e
foram-se.
Gn 14:13 Então
veio um,
que
escapara,
e
o contou a Abrão,
o
hebreu;
ele
habitava junto dos carvalhais de Manre,
o
amorreu, irmão de Escol,
e
irmão de Aner;
eles
eram confederados de Abrão.
Gn 14:14
Ouvindo, pois, Abrão
que
o seu irmão estava preso,
armou
os seus criados,
nascidos
em sua casa,
trezentos
e dezoito,
e
os perseguiu até Dã.
Gn 14:15 E
dividiu-se contra eles de noite,
ele
e os seus criados,
e
os feriu,
e
os perseguiu até Hobá,
que
fica à esquerda de Damasco.
Gn 14:16 E
tornou a trazer
todos
os seus bens,
e tornou a
trazer também
a
Ló, seu irmão,
e
os seus bens,
e
também as mulheres,
e
o povo.
Gn 14:17 E o rei
de Sodoma saiu-lhe ao encontro
(depois que voltou de ferir a
Quedorlaomer e aos reis que estavam com ele)
até
ao Vale de Savé,
que
é o vale do rei.
Gn 14:18 E Melquisedeque,
rei de Salém,
trouxe
pão e vinho;
e
era este sacerdote do Deus Altíssimo.
Gn 14:19 E
abençoou-o, e disse:
Bendito
seja
Abrão
pelo Deus Altíssimo,
o
Possuidor dos céus e da terra;
Gn
14:20 E bendito seja
o
Deus Altíssimo,
que entregou os
teus inimigos nas tuas mãos.
E Abrão deu-lhe
o dízimo de tudo.
Gn 14:21 E o rei de Sodoma disse a
Abrão:
Dá-me a mim as
pessoas,
e
os bens toma para ti.
Gn 14:22 Abrão, porém, disse ao rei de
Sodoma:
Levantei minha
mão ao SENHOR,
o
Deus Altíssimo,
o
Possuidor dos céus e da terra,
Gn 14:23 Jurando
que desde um fio até à correia de um sapato,
não
tomarei coisa alguma de tudo o que é teu;
para
que não digas:
Eu
enriqueci a Abrão;
Gn 14:24 Salvo
tão-somente
o
que os jovens comeram,
e
a parte que toca aos homens que comigo foram,
Aner,
Escol e Manre;
estes
que tomem a sua parte.
Abraão não aceita o que tinha por direito para não
ser dito que o rei de Sodoma enriquecera a Abraão. Ao se referir sobre Deus, como
Melquisedeque, ele diz, O POSSUIDOR DOS CÉUS E DA TERRA. Sim, ele é o dono, o
governante, o rei soberano, o Senhor e a ele tudo pertence de fato. A nós, por uns tempos, são entregues as
coisas para mordomia pelo que daremos contas de tudo em tempos oportunos.
Fique à vontade para tecer seus comentários. No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 : devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.
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