sábado, 30 de agosto de 2014
sábado, agosto 30, 2014
Jamais Desista
I Crônicas 9:1-44 - PARTE II - O REINO UNIDO COMO MODELO
Chegamos finalmente ao fim da primeira
parte da nossa junção de I e II de Crônicas que foram escritas, principalmente, para orientar a
restauração do reino depois do exílio, enfatizando especialmente a unidade de
Israel, o rei, o templo e as bênçãos e as maldições imediatas da aliança.
A primeira parte que estamos concluindo é a
Parte I – AS GENEALOGIAS DO POVO DE DEUS – 1:1 a 9:34.
Como já temos insistido mesmo para fixação,
temos visto que, além de revelarem os
privilégios e as responsabilidades daqueles que regressaram do exílio e
explicar a eleição e a organização do povo de Deus ao longo da História, elas –
as genealogias do povo de Deus - também estariam preservando, de certa forma, a
mensagem messiânica originada lá em Gn 3:15 quando Deus falou à serpente.
A Parte I, como já vimos, foi dividida em
três: A. As raízes de Israel – 1:1 a 2:2 – já vista. B. A extensão e a ordem do
povo de Deus – 2:3 a 9:1a – estamos finalizando agora. C. A continuidade de
Israel – 9:1b a 34 – concluiremos neste capítulo.
B. A extensão e a ordem do povo de Deus – 2:3 a 9:1a - continuação.
No verso de 9:1a “E todo o Israel foi contado por genealogias, que estão escritas no
livro dos reis de Israel;”, o cronista resume as listas das tribos de
Israel como representantes da totalidade de sua nação.
Essa perspectiva se deve ao seu desejo de
apresentar o povo histórico de Deus e seus territórios como um modelo para os
leitores pós-exílio.
Também não podemos deixar de registrar que
esse cuidado vinha da parte de Deus pois preservava os registros da semente
messiânica que estamos acompanhando desde Gênesis 3:15 e que somente irá se
concluir em Cristo Jesus, depois de algum tempo ainda.
Daqui em diante, os versículos a seguir
conterão um resumo seletivo dos israelitas que construíram a comunidade
pós-exílio inicial. São eles que irão formar a base dos que irão receber o
Messias.
Grande parte desse material também aparece
em Ne 11. Poderíamos, didaticamente, dividir o presente texto em uma introdução,
nos versos 2 e 3; seguida da lista dos judaístas, dos versos 4 ao 6; dos
benjamitas, dos versos 7 ao 9; dos sacerdotes, dos versos 10 ao 13; e dos
levitas, dos versos 14 ao 34.
Aqui não se percebe nenhuma ênfase no
exílio o que indica o grande interesse do cronista pelo repovoamento e o quanto
julgava importante que esse se desse de acordo com o padrão estabelecido para a
posse anterior da Terra Prometida, conforme se percebe nas exposições vistas
desde o capítulo 1 ao 8.
As menções do exílio são feitas muito
rapidamente somente para se passar para essa próxima fase importante. A lição
tinha ficado clara para todos que somente tinham ido para o exílio por causa da
desobediência e rejeição das coisas de Deus.
Esses judeus estariam voltando para suas
terras e possessões que lhes pertenciam por direito. Quanto mais registros
fossem feitos demonstrando organização e eficiência administrativa, melhor
seria para o seu assentamento.
Podemos perceber que do ponto de vista do
cronista, os reino do norte e do sul tinham sido reunificados sob Ezequias – II
Cr 29:1 a 36:23. Essa é uma razão porque Efraim e Manassés são citados entre
aqueles que regressaram.
Também podemos ver o interesse específico
do cronista pela música sacra ao tratar dos levitas encarregados da música – 6:39;
9:33.
Nos versos de 4 a 6, vemos o cronista
relacionando a linhagem da semente messiânica, dos judaístas que regressaram,
que são os filhos de Judá: Perez, vs 4; Selá, vs 5 e Zerá, vs 6. Perez irá
gerar a Esrom e depois Aminadabe e outros mais até chegar em Davi e mais ainda
para frente em Jesus Cristo, o Messias.
Parte II – O REINO UNIDO – 9:35 a II CR 9:31.
Depois de estabelecer a identidade, a ordem
e os territórios do povo de Deus em listas e genealogias, o cronista vai apresentar
um retrato do reino unido.
Os reinados ideais de Davi e de Salomão
exemplificam as bênçãos recebidas pelo povo de Deus quando o rei, o templo e o
povo se encontravam unidos.
A época dos juízes, de Eli, de Samuel, do
longo tempo do reinado de Saul são praticamente ignorados pelo cronista que
parece apressado em apresentar Davi, já como o escolhido de Deus e querido dos
filhos de Israel, exemplo de homem de Deus e também de homem da sociedade que
se identificava com seu povo, sua história e seus costumes.
Assim, dividiremos essa Parte II em dois grandes
blocos: A. O reinado de Davi – 9:35 a II Cr 9:31; B. O reinado de Salomão – II Cr
1:11 ao 9:31.
A função de mostrar o reino unido era dar
aos exilados um ideal da unidade, principalmente em Davi. Ele irá procurar
valorizar muito mais os sucessos do que os fracassos do rei. Enfatizará particularmente
o apoio geral recebido por Davi e o seu interesse em construir o templo.
Destarte, a divisão dessa primeira parte se
dará também em quatro: 1. Davi se torna rei – 9:35 a 10:14; 2. O amplo apoio a
Davi – 11:1 a 12:40; 3. Preparativos para o templo – 13:1 a 29:25; e, 4. O fim
do reinado de Davi – 29:26 a 30.
1. Davi se torna rei – 9:35 a 10:14.
Ao contrário do relato extenso da ascensão
e queda de Saul em Samuel, o cronista simplesmente repete a genealogia de Saul
de 9:35-44 e registra a transferência do poder de Saul para Davi – 10:1 a 14.
I Cr 9:1 E todo o Israel foi contado por
genealogias,
que
estão escritas no livro dos reis de Israel;
e
os de Judá foram transportados a Babilônia,
por
causa da sua transgressão.
I
Cr 9:2 E os primeiros habitantes, que moravam na sua possessão
e
nas suas cidades, foram os israelitas, os sacerdotes,
os
levitas, e os netineus.
I
Cr 9:3 Porém alguns dos filhos de Judá, e dos filhos de Benjamim,
e
dos filhos de Efraim e Manassés, habitaram em Jerusalém:
I
Cr 9:4 Utai, filho de Amiúde, filho de Onri, filho de Inri, filho de
Bani,
dos filhos de Perez, filho de Judá;
I
Cr 9:5 E dos silonitas: Asaías o primogênito, e seus filhos;
I
Cr 9:6 E dos filhos de Zerá: Jeuel, e seus irmãos,
seiscentos
e noventa;
I
Cr 9:7 E dos filhos de Benjamim: Salu, filho de Mesulão, filho de
Hodavias,
filho de Hassenua, I Cr 9:8 E Ibnéias, filho de
Jeroão,
e Elá, filho de Uzi, filho de Micri, e Mesulão,
filho
de Sefatias, filho de Reuel, filho de Ibnijas;
I
Cr 9:9 E seus irmãos, segundo as suas gerações,
novecentos
e cinqüenta e seis;
todos
estes homens foram chefes dos pais
nas
casas de seus pais.
I Cr 9:10 E dos sacerdotes:
Jedaías,
e Jeoiaribe, e Jaquim, I Cr 9:11 E Azarias, filho de Hilquias,
filho
de Mesulão, filho de Zadoque, filho de Meraiote, filho de
Aitube,
maioral da casa de Deus; I Cr 9:12 Adaías, filho de
Jeroão,
filho de Pasur, filho de Malquias, e Masai, filho de
Adiel,
filho de Jazera, filho de Mesulão, filho de Mesilemite,
filho
de Imer;
I
Cr 9:13 Como também seus irmãos, cabeças nas casas de seus pais,
mil,
setecentos e sessenta, homens valentes
para
a obra do ministério da casa de Deus.
I Cr 9:14 E dos levitas:
Semaías,
filho de Hassube, filho de Azricão, filho de Hasabias, dos
filhos
de Merari; I Cr 9:15 E Baquebacar, Heres e Galal; e
Matanias,
filho de Mica, filho de Zicri, filho de Asafe;
I
Cr 9:16 E Obadias, filho de Semaías, filho de Galal, filho de
Jedutum;
e Berequias, filho de Asa, filho de Elcana,
morador
das aldeias dos netofatitas.
I Cr 9:17 E foram porteiros:
Salum,
Acube, Talmom, Aimã, e seus irmãos, cujo chefe era Salum.
I
Cr 9:18 E até aquele tempo estavam de guarda
à
porta do rei, do lado do oriente;
estes
foram os porteiros dos arraiais dos filhos de Levi.
I
Cr 9:19 E Salum, filho de Coré, filho de Ebiasafe, filho de Corá,
e
seus irmãos da casa de seu pai, os coraítas, tinham cargo
da
obra do ministério, e eram guardas das portas do
tabernáculo,
como seus pais foram responsáveis pelo
arraial
do SENHOR, e guardas da entrada.
I
Cr 9:20 Finéias, filho de Eleazar, antes era líder entre eles;
e
o SENHOR era com ele. I Cr 9:21 E Zacarias, filho de
Meselemias,
porteiro da entrada da tenda da congregação.
I
Cr 9:22 Todos estes, escolhidos para serem guardas das portas,
foram
duzentos e doze; e foram estes,
segundo
as suas aldeias, postos em suas genealogias;
e
Davi e Samuel, o vidente, os constituíram nos seus
respectivos
cargos.
I
Cr 9:23 Estavam, pois, eles, e seus filhos, às portas da casa
do
SENHOR, na casa da tenda, junto aos guardas,
I
Cr 9:24 Os porteiros estavam aos quatro lados;
ao
oriente, ao ocidente, ao norte, e ao sul.
I
Cr 9:25 E seus irmãos, que estavam nas suas aldeias, deviam, de
tempo
em tempo, vir por sete dias para servirem com eles.
I
Cr 9:26 Porque havia naquele ofício quatro porteiros principais
que
eram levitas, e tinham o encargo das câmaras e dos
tesouros
da casa de Deus.
I
Cr 9:27 E de noite ficavam em redor da casa de Deus,
cuja
guarda lhes tinha sido confiada,
e
tinham o encargo de abri-la cada manhã.
I Cr 9:28 E alguns deles estavam
encarregados dos utensílios do ministério,
porque
por conta os traziam e por conta os tiravam.
I
Cr 9:29 Porque deles havia alguns que tinham o encargo
dos
objetos e de todos os utensílios do santuário;
como
também da flor de farinha, do vinho, do azeite,
do
incenso, e das especiarias.
I
Cr 9:30 E alguns dos filhos dos sacerdotes eram os obreiros
da
confecção das especiarias. I Cr 9:31 E Matitias, dentre os
levitas,
o primogênito de Salum, o coraíta, tinha o
encargo
da obra que se fazia em sertãs.
I
Cr 9:32 E alguns dos seus irmãos, dos filhos dos coatitas,
tinham
o encargo de preparar os pães da proposição
para
todos os sábados.
I Cr 9:33 Destes foram também os
cantores, chefes dos pais entre os levitas,
habitando
nas câmaras, isentos de serviços;
porque
de dia e de noite estava a seu cargo
ocuparem-se
naquela obra.
I
Cr 9:34 Estes foram cabeças dos pais entre os levitas,
chefes
em suas gerações; estes habitaram em Jerusalém.
I Cr 9:35 Porém em Gibeão habitaram
Jeiel, pai de Gibeão
(e
era o nome de sua mulher Maaca). I Cr 9:36 E seu filho
primogênito
Abdom; depois Zur, Quis, Baal, Ner e Nadabe,
I
Cr 9:37 E Gedor, Aió, Zacarias e Miclote. I Cr 9:38 Miclote gerou
a
Simeão; e também estes habitaram em Jerusalém,
defronte
de seus irmãos, com eles.
I
Cr 9:39 E Ner gerou a Quis;
e
Quis gerou a Saul, Saul gerou a Jônatas,
a
Malquisua, a Abinadabe e a Esbaal.
I
Cr 9:40 E o filho de Jônatas foi Meribe-Baal,
e
Meribe-Baal gerou a Mica.
I
Cr 9:41 E os filhos de Mica foram:
Pitom,
Meleque e Taréia.
I
Cr 9:42 E Acaz gerou a Jaerá, e Jaerá gerou a Alemete,
a
Azmavete e a Zinri; e Zinri gerou a Moza.
I
Cr 9:43 E Moza gerou a Bineá, cujo filho foi Refaías, de quem foi
filho
Eleasá, cujo filho foi Azel. I Cr 9:44 E teve Azel seis
filhos,
e estes foram os seus nomes:
Azricão,
Bocru, Ismael, Seraías, Obadias
e
Hanã; estes foram os filhos de Azel.
Apesar de ter passado 40 anos e de ter sido
o primeiro rei em Israel, Saul não é bem visto por ninguém e sua imagem que
ficou registrada para a posteridade foi de um homem belo no físico, mas
egoísta, falso, mais amante dos homens do que de Deus e que passou a sua vida
perseguindo pessoas inocentes e servindo de instrumento do diabo para
cometimento de grandes atrocidades.
É por isso que o cronista vai passando por
ele de forma bem larga e distante, servindo apenas para a introdução do grande
exemplo de rei, de pessoa e de servo de Deus, Davi, o homem segundo o coração
de Deus!
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No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.