segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016
segunda-feira, fevereiro 08, 2016
Jamais Desista
II Tessalonicenses 1 1-12 - A NOSSA SUFICIÊNCIA VEM DE DEUS.
A segunda epístola aos tessalonicenses foi escrita para complementar a
sua carta anterior (1Tessalonicenses), dando aos tessalonicenses instruções
adicionais sobre a vinda de Cristo e a importância de um viver diário
responsável. Estamos vendo o capítulo 1/3.
Breve
síntese do capítulo 1.
Na primeira epístola aos Tessalonicenses ficou uma espécie de mal
entendido entre os irmãos que ingenuamente estavam esperando ali, para aquela
hora, a volta iminente de Jesus. Paulo então, juntamente com Silvano e Timóteo
esclarecem mais o assunto e tranquilizam os irmãos para não viverem enganados.
Ele começa elogiando os irmãos e a sua fé e amor que vai aumentando dia
após dia. Ele elogia a constância deles em meio as muitas perseguições e
tribulações que estão suportando por amor de Cristo o que para Paulo já era
sinal evidente do reto juízo de Deus.
Vejamos o presente capítulo com mais
detalhes, conforme ajuda da BEG:
I. SAUDAÇÃO (1.1-2).
O apóstolo Paulo saudou
e abençoou a igreja de Tessalônica. Como na primeira epístola, Paulo, Silvano e Timóteo é que se dirigem à
igreja dos Tessalonicenses visando levar-lhes uma palavra de esperança e
maiores esclarecimentos sobre a vinda de Jesus.
Como de costume, eles ministram no início da carta a graça e a paz da
parte de Deus Pai e do Senhor Jesus Cristo. Somos assim mordomos de Deus,
ministros seus a seu serviço e da nossa casa celestial, no nome de Deus,
ministramos o que recebemos e o que temos. Quem não nos recebe ou nos rejeita,
aquilo que ministramos volta para nós; nesse caso eles ministraram-lhe a famosa
graça e paz que somente há mesmo nas mansões celestiais. (Veja também Mt
10.11-13).
II. AÇÕES DE GRAÇAS E ENCORAJAMENTO (1.3-12).
Paulo relatou que continuava a dar graças a
Deus pelo amor e pela constância dos tessalonicenses diante da perseguição. Ele
os lembrou da recompensa que virá quando Cristo retornar para o julgamento, e
os encorajou a perseverar até esse dia.
Dos vs. 3 ao 12, veremos ações de graças e
encorajamento. Paulo expressou sua gratidão a Deus pela fidelidade dos
tessalonicenses e os encorajou a uma constância ainda maior na fé.
Aqui ele fala a eles que a fé que eles
tinham crescia mais e mais, crescia sobremaneira. Também elogiou o crescimento
do amor deles uns pelos outros. A salvação e as recompensas vêm somente pela
graça de Deus, com base na justiça de Cristo (vs. 2; Tt 3.5-7).
Nossa vida subsequente à ação do poder do
Espírito Santo nos conforma com a santidade de Deus e confirma a genuinidade da
nossa união com Cristo.
Por isso, Paulo e os demais, se orgulhavam
deles. Diante das perseguições e tribulações – e não eram poucas – neles sobejava
perseverança e fé. Um exemplo de perseguição está registrado em At 17.1-9 (onde
está registrado aquela passagem que fala “estes
que tem transtornado o mundo chegaram também aqui...”), e a carta aos
tessalonicenses revela que essa hostilidade não havia desaparecido (lTs 1.6;
2.14; 3.3).
As perseguições aqui se davam por causa dos
judeus que tinham inveja do progresso do evangelho.
Por isso, pela paciência, pela perseverança
e fé que demonstravam, eles os consideravam dignos do reino (não no sentido de
mérito, mas no sentido da graça. A graça cooperou para que eles suportassem e
não suportaram porque eram melhores). Em outras passagens Paulo falou sobre
vivermos uma vida digna de Deus (1Ts 2.12), da vocação de Deus (1.11; Ef 4.1),
de Cristo (Cl 1.10) e do evangelho (Fp 1.27-28).
Com isso ele não quis dizer que as pessoas,
por si mesmas, são capazes de se tomarem dignas de receber as bênçãos de Deus.
Pelo contrário, ele falou sobre os estilos de vida apropriados para os que
recebem essas bênçãos.
Pela graça de Deus, nós somos capacitados a
viver de maneiras que são apropriadas ao povo de Deus. Nesse caso, Paulo tinha
em mente a capacidade de suportar perseguição.
O reino aqui – vs. 5 - refere-se à
consumação do reino universal de Deus sobre toda a terra, que acontecerá quando
Cristo voltar (a BEG recomenda a leitura e a reflexão em seu excelente artigo teológico
“O reino de Deus", em Mt 4).
Mesmo quando estão desfrutando dos
benefícios da cidadania deste reino celestial (1Ts 2.12), os cristãos ainda
sofrem em nome dele (At 14.22), pois esse reino inevitavelmente enfrenta
oposição diabólica e mundana.
A certeza do crente quanto a receber a recompensa
eterna em Cristo está baseada nos atributos imutáveis de Deus. Nessa passagem,
Paulo enfocou a justiça divina, a qual traz juízo sobre aqueles que não estão
cm Cristo.
Em Rm 2.9, a mesma palavra grega para
"tribulação" é usada para a tribulação e a angústia que virão sobre o
malfeitor no juízo final.
O apóstolo Paulo parece ter falado sobre o
mesmo juízo nessa passagem, visto que os versículos seguintes dizem respeito à alegria
e ao tormento finais.
O apóstolo fez alusão a uma promessa
semelhante que foi dada a Abraão, aplicando-a aos crentes tessalonicenses, que
eram descendentes de Abraão em Cristo (CI 3.29).
Quando o Senhor Jesus for revelado lá do
céu, com os seus anjos poderosos, em meio a chamas flamejantes, ele punirá os
que não conhecem a Deus e os que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor
Jesus – vs. 7-8.
O evangelho não é apenas uma mensagem para
ser recebida, ou crida; é também uma mensagem para ser obedecida (1Pe 4.17).
Ele carrega consigo o mandamento divino de rendição total a Deus por meio da graça
e da paz tornada disponível por Jesus Cristo. Obedecer ao evangelho é conhecer
a Deus e ter comunhão íntima com ele.
A temível doutrina do castigo eterno (Is
66.24; Mt 25.46; Mc 9.43,48), tremenda como ela é, assegurava os perseguidos
cristãos tessalonicenses sobre a justiça final e perfeita. Eles deveriam evitar
qualquer tipo de vingança pessoal (Rm 12.17-21; lTs 5.15) pelas atrocidades
cometidas contra eles (vs. 4), e deveriam depositar sua confiança em Deus, que
julga retamente (Jr 17.10; At 17.31; Rm 2.6,11,16; 1 Pe 2.23; Ap 22.12). Novamente,
a BEG recomenda o artigo teológico "O inferno", em Ap 19.
Naquele dia – vs. 10 – no “Dia do Senhor” (2.2;
1 Ts 5.2); quando Cristo voltar para os seus santos (2.2; lTs 5.2); no dia que
ele vier para ser glorificado em seus santos e ser admirado em todos os que
creem – o juízo final do ímpio ocorrerá e eles sofrerão a pena de destruição
eterna, a separação da presença do Senhor e da majestade do seu poder – vs. 9.
Por isso, ao perceber como era importante
que os tessalonicenses suportassem seus sofrimentos, Paulo lhes contou sobre
suas orações em favor deles.
Ele orava para que Deus os sustentasse em
suas lutas e os fizesse dignos da vocação a que foram chamados e, com poder,
cumprisse todo bom propósito e toda obra que procede da fé – vs. 11. Veja lTs
2.12, uma passagem que descreve Deus como aquele que chama os crentes para o
seu reino e glória (2.14).
Paulo apontou para a interconexão entre os
crentes glorificando a Cristo e Cristo glorificando os crentes. À medida que os
crentes suportam as tribulações, eles trazem mais honra a Deus.
Porém, a capacidade deles de suportar
também os conduz à glorificação deles mesmos (2.14; a BEG recomenda aqui também
a leitura e a reflexão em seu excelente artigo teológico "A glória de
Deus", em Ez 1).
No texto do vs. 12 “Assim o nome de nosso Senhor Jesus será glorificado em vocês, e vocês
nele, segundo a graça de nosso Deus e do Senhor Jesus Cristo.”, o texto
grego não contém o segundo "do" e pode, portanto, ser traduzido como
"do nosso Deus e Senhor, Jesus Cristo", o que constituiria um uso
distinto do termo "Deus" para Jesus Cristo.
Há ainda outras aplicações do termo
"Deus" a Cristo no Novo Testamento (cf. Rm 9.5; Tt 2.13; 2Pe 1.11).
Paulo habitualmente fala de Cristo e de
Deus Pai juntos numa unidade íntima em outras passagens dessas cartas (p. ex.,
1.1-2; 2.16; 1Ts 1.1; 3.11), e afirma de modo claro que os atributos da
divindade pertencem a Cristo.
Em ambas as traduções, a dignidade conjunta
do Pai e do Filho está manifesta. A BEG recomenda afinal para melhores esclarecimentos
a leitura e a reflexão em seu excelente artigo teológico "Jesus Cristo,
Deus e homem", em Jo 1.
à
igreja dos tessalonicenses,
em
Deus, nosso Pai,
e
no Senhor Jesus Cristo,
II Ts 1:2 graça e paz a vós outros,
da
parte de Deus Pai
e
do Senhor Jesus Cristo.
II Ts 1:3 Irmãos, cumpre-nos
dar
sempre graças a Deus
no tocante a vós outros,
como
é justo,
pois
a vossa fé cresce sobremaneira,
e
o vosso mútuo amor de uns
para com os
outros
vai
aumentando,
II
Ts 1:4 a tal ponto que nós mesmos
nos
gloriamos de vós nas igrejas de Deus,
à
vista da vossa constância e fé, em
todas as vossas perseguições
e
nas tribulações que suportais,
II Ts 1:5 sinal evidente do reto juízo de Deus,
para
que sejais considerados
dignos
do reino de Deus,
pelo
qual, com efeito,
estais
sofrendo;
II Ts 1:6 se, de fato, é justo para com Deus
que
ele dê em paga
tribulação
aos que vos atribulam
II
Ts 1:7 e a vós outros, que sois atribulados,
alívio
juntamente conosco,
quando
do céu se manifestar o Senhor Jesus
com
os anjos do seu poder,
II
Ts 1:8 em chama de fogo,
tomando vingança
contra
os que não conhecem a Deus
e
contra os que não obedecem ao evangelho
de
nosso Senhor Jesus.
II Ts 1:9 Estes sofrerão
penalidade
de eterna destruição,
banidos
da face do Senhor
e
da glória do seu poder,
II
Ts 1:10 quando vier para ser glorificado
nos
seus santos
e
ser admirado em todos
os
que creram,
naquele
dia (porquanto foi crido entre vós
o nosso
testemunho).
II Ts 1:11 Por isso, também
não
cessamos de orar por vós,
para
que o nosso Deus vos torne
dignos
da sua vocação
e
cumpra
com
poder
todo
propósito
de
bondade
e
obra de fé,
II Ts 1:12 a fim de que
o
nome de nosso Senhor Jesus
seja
glorificado em vós,
e
vós, nele,
segundo
a graça
do
nosso Deus
e
do Senhor Jesus Cristo.
Paulo conclui este capítulo falando do nome do
Senhor ser glorificado neles e eles sejam glorificados nele. É assim mesmo que
acontece: primeiro damos toda a glória a Deus e Deus nos glorifica nele
aprovando a sua obra que é feita pelo Espírito Santo.
Quando reconhecemos que nossa suficiência vem de
Deus e somente dele, reconhecemos que o homem nada é, mas Deus o usa e o
glorifica ao usá-lo diante dos outros homens. Deus é de mais.
p.s.: link da imagem original: http://www.iluminalma.com/img/ia_2tessalonicenses1_12.jpg
A Deus toda glória! p/ pr. Pr. Daniel
Deusdete.
...
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No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.