Aqui algo triste por conta da violação dos
sacrifícios por parte de Arão e seus filhos. Do vs. 1-11, veremos o pecado de
Nadabe e Abiú e o julgamento imediato de Deus ocasionando a morte de ambos e do
vs. 12-20, veremos as violações de Eleazar e Itamar. Arão se entristece muito,
mas é proibido de se manifestar como os demais.
Tudo parece indicar que Nadabe e Abiú estivessem
bêbados na hora da ministração da oferta de incenso e não seguiram o que estava
escrito da forma que deveria ser realizado e ofereceram fogo estranho,
provavelmente oriundo de brasas que não eram do altar – 16:20; Ex 30:1-9.
Quanta desgraça o álcool e as drogas não ocasionaram
nas vidas humanas? Ainda assim as pessoas insistem, principalmente em suas
festas e comemorações, em tratá-la como a rainha das festas. Por isso sou
abstêmio por convicção. Saia dessa! Liberte-se deste mal!
Aproveito a oportunidade impar para postar aqui a
redação de minha filhinha de 9 aninhos que entendeu bem o recado do PROERD[1] e
se expressou livremente. Foi tão espontânea sua manifestação que ao tomar
conhecimento, de surpresa na celebração de formatura da Bebel, caí na
gargalhada em cada parágrafo lido. Gostei de sua redação e entendi que ela
entendeu o objetivo do curso do PROERD.
“REDAÇÃO PROERD, por Isabel Cristina, 9 anos.
O PROERD me ajudou a fazer escolhas
saudáveis. A cada dia eu fui aprendendo mais e mais com o PROERD. Agora eu já
aprendi muitas coisas.
Eu aprendi sobre como rejeitar as drogas
e aprendi que cerveja também é droga, porque eu não sabia, eu achava que álcool
era coisa de limpar casa, não sabia que álcool tem em bebidas. Aprendi que
droga faz muito mal, porque drogas vicia. Eu tinha que ter essa aula, porque se
não eu não saberia de nada disso.
Eu prometo que quando crescer não vou
encostar nas drogas e vou tentar fazer campanhas para acabar com esse vício,
porque meu pai já fumou, já bebeu, largou tudo de vez e se converteu. Agora ele
ajuda as pessoas e é autor de 12 livros.
Com o PROERD eu sei que não vou me
encontrar com as drogas.
Sentirei saudades!!!”
Foi o mesmo fogo que os aprovou na cerimônia de
consagração que os consumiu na violação. Sob a nova aliança, a ira divina
contra o pecado que provocou a morte de Cristo, arderá contra aqueles que
rejeitam esse sacrifício e que, mesmo assim, procuram se apresentar diante de
Deus em sua condição de pecadores – Hb 10:26-31; 12:14-28.
Há uma saída para o pecado e ela se chama Jesus
Cristo a qual foi providenciada pelo próprio Senhor. Somente os loucos ou
aqueles destinados para este fim continuarão teimosos em não ouvir nem obedecer
a Deus.
Em suma, não se deve brincar com a santidade de Deus
sob o risco de entrarmos em juízo imediato diante do Senhor, por isso o
versículo 3 “mostrarei minha santidade
naqueles que se chegarem a mim”.
Já nos diz R. C. Sproul, em seu livro “O que é fé? –
Uma visão esperançosa” que fé é crer em Deus! “Em essência, isto é a fé. Não é crer em algo sobre Deus. É crer no
próprio Deus”. Se Deus falou, nós cremos! Deus existe e deve ser respeitado
para o nosso próprio bem – Nm 25:6-8; 2 Sm 6:6-7.
Depois da grave transgressão flagrante de Nadabe e
Abiú, Moisés registra outro caso de violação das cerimônias do culto por parte
dos outros filhos de Arão, Eleazar e Itamar, no entanto, não morreram.
Lv
10:1 E os filhos de Arão, Nadabe e Abiú, tomaram
cada um o seu incensário e
puseram neles fogo,
e colocaram
incenso sobre ele,
e ofereceram fogo
estranho perante o SENHOR,
o
que não lhes ordenara.
Lv 10:2 Então saiu fogo de
diante do SENHOR e os consumiu;
e morreram
perante o SENHOR.
Lv
10:3 E disse Moisés a Arão:
Isto é o que o SENHOR falou,
dizendo:
Serei santificado
naqueles que se chegarem a mim,
e
serei glorificado diante de todo o povo.
Porém Arão
calou-se.
Lv
10:4 E Moisés chamou a Misael e a Elzafã, filhos de Uziel, tio de Arão,
e disse-lhes:
Chegai, levai a
vossos irmãos de diante do santuário,
para
fora do arraial. Lv 10:5 Então chegaram,
e os levaram nas
suas túnicas para fora do arraial,
como
Moisés lhes dissera.
Lv
10:6 E Moisés disse a Arão, e a seus filhos Eleazar e Itamar:
Não descobrireis as vossas
cabeças, nem rasgareis vossas vestes,
para que não
morrais, nem venha grande indignação
sobre
toda a congregação;
mas vossos irmãos, toda a casa
de Israel,
lamentem este
incêndio que o SENHOR acendeu.
Lv 10:7 Nem saireis da porta da
tenda da congregação,
para que não
morrais; porque está sobre vós
o
azeite da unção do SENHOR.
E fizeram conforme à palavra de
Moisés.
Lv
10:8 E falou o SENHOR a Arão, dizendo:
Lv 10:9 Não bebereis vinho nem
bebida forte,
nem tu nem teus
filhos contigo, quando entrardes
na
tenda da congregação, para que não morrais;
estatuto perpétuo
será isso entre as vossas gerações;
Lv 10:10 E para fazer diferença
entre o santo e o profano
e entre o imundo
e o limpo,
Lv 10:11 E para ensinar aos
filhos de Israel
todos
os estatutos que o SENHOR lhes tem falado
por
meio de Moisés.
Lv
10:12 E disse Moisés a Arão, e a Eleazar e a Itamar, seus filhos,
que lhe ficaram:
Tomai a oferta de
alimentos, restante das ofertas queimadas
do
SENHOR, e comei-a sem levedura junto ao altar,
porquanto
é coisa santíssima.
Lv 10:13 Portanto a comereis no
lugar santo;
porque isto é a
tua porção, e a porção de teus filhos,
das
ofertas queimadas do SENHOR;
porque
assim me foi ordenado.
Lv 10:14 Também o peito da
oferta movida
e a espádua da
oferta alçada, comereis em lugar limpo,
tu,
e teus filhos e tuas filhas contigo;
porque foram
dados por tua porção,
e
por porção de teus filhos, dos sacrifícios pacíficos
dos
filhos de Israel.
Lv 10:15 A espádua da oferta
alçada e o peito da oferta movida
trarão com as
ofertas queimadas de gordura,
para
oferecer por oferta movida perante o SENHOR;
o que será por
estatuto perpétuo, para ti
e
para teus filhos contigo,
como
o SENHOR tem ordenado.
Lv 10:16 E Moisés diligentemente
buscou o bode da expiação,
e eis que já fora
queimado;
portanto
indignou-se grandemente contra Eleazar
e
contra Itamar, os filhos de Arão
que
ficaram, dizendo:
Lv 10:17 Por que
não comestes a expiação do pecado
no
lugar santo, pois é coisa santíssima
e Deus a deu a
vós, para que levásseis
a
iniqüidade da congregação,
para
fazer expiação por eles diante do SENHOR?
Lv 10:18 Eis que não se trouxe o
seu sangue
para dentro do
santuário; certamente devíeis ter comido
no
santuário, como tenho ordenado.
Lv
10:19 Então disse Arão a Moisés:
Eis que hoje ofereceram a sua
expiação pelo pecado
e o seu holocausto perante o
SENHOR, e tais coisas me sucederam;
se hoje tivesse
comido da oferta da expiação pelo pecado,
seria
isso porventura aceito aos olhos do SENHOR?
Lv 10:20 E Moisés, ouvindo isto,
deu-se por
satisfeito.
Há um artigo teológico muito interessante sobre o
padrão de Deus para adoração na BEG que achamos pertinente sua citação abaixo:
O padrão de Deus para a adoração: Como
devo adorar a Deus?
Adorar significa honrar e glorificar a Deus
reconhecendo com gratidão, de maneiras prescritas por ele, a maravilha dos seus
atributos e atos.
Pode-se fazer
distinção entre a adoração particular, que inclui a adoração com o sentido mais
geral de um modo de vida (Rm 12.1; 1Co 10.31), e a adoração pública, a reunião
de cristãos na presença de Deus (2Cr 20.18; 29.28; Ne 8.6).
A adoração é sempre acompanhada de reverência
e alegria diante do privilégio de nos aproximarmos do poderoso Criador com
absoluta humildade e confissão sincera dos nossos pecados e necessidades.
Assim como a
adoração é e continuará sendo um elemento central da vida nos novos céus e nova
terra (Is 66.22-23; Ap 4.8-11,5.9-14; 7.9-17; 11.15-18; 15.2-4; 19.1-10),
também deve ser central na vida da igreja na terra; a adoração deve ser uma das
atividades mais importantes tanto na vida particular quando comunitária de
todos os cristãos (Cl 3.16-17).
As prescrições da lei de Moisés eram bem mais
específicas para a adoração do que para qualquer outra área da vida. Esse fato
não apenas mostra que a adoração devia ser cuidadosamente regulamentada pela
Palavra de Deus, como também sugere que a lei mosaica revela diversos detalhes
acerca da adoração agradável a Deus. Vários aspectos das prescrições mosaicas
apontam para Cristo e perderam a validade depois que ele veio ao mundo.
No entanto, os
princípios morais subjacentes que essas prescrições ilustravam continuam em
vigor (veja o artigo teológico "A lei de Deus", em Êx 20).
Ainda assim, no
livro de Salmos e em várias outras fontes do Antigo Testamento, Deus fornece
instruções, hinos e orações para a adoração em Israel e os cristãos de hoje
podem usá-los em seu culto, aplicando-os devidamente à luz da revelação mais
plena do Novo Testamento.
As principais
características do padrão de adoração pública fornecido por Deus a Israel eram:
(1)O sábado - o sétimo dia depois de seis de trabalho
devia ser separado como dia santo de descanso, a ser observado como memorial da
criação (Gn 2.3; Êx 20.8-11) e redenção (Dt 5.12-15).
Deus insistiu na observância do sábado (Ex 16.21-30;
20.8-9; 31.12-17; 34.21; 35.1-3; Lv 19.3,30; 23.3; cf. Is 58.13-14) e declarou
a transgressão do mesmo um crime passível da pena capital (Êx 31.14; Nm
15.32-36).
(2)A instituição de três festas anuais (Êx 23.14-17;
34.23; Dt 16.16), durante as quais os israelitas se reuniam no santuário de
Deus, ofereciam sacrifícios para celebrar a generosidade de Deus, buscavam e
reconheciam a reconciliação e a comunhão com ele e comiam e bebiam juntos como
expressão de alegria.
As festas da Páscoa e dos Pães Asmos, observadas no
décimo quarto dia do primeiro mês, comemoravam o êxodo (Êx 12; Lv 23.5-8; Nm 28.16-25;
Dt 16.1-8).
A Festa das Semanas, também chamada de Festa da Sega
e dia das Primícias marcava o final da colheita dos cereais e era realizada
cinquenta dias depois do sábado que dava início à Páscoa (Êx 23.16; 34.22; Lv
23.15-22; Nm 28.26-31; Dt 16.9-12).
Por fim, a Festa dos Tabernáculos, também chamada de
Festa da Colheita, realizada entre o décimo quinto e o vigésimo segundo dia do
sétimo mês, no final do ano agrícola, lembrava o povo como Deus havia conduzido
Israel pelo deserto (Lv 23.39-43; Nm 29.12-38; Dt 16.13-15).
(3)O Dia da Expiação era observado no décimo dia do
sétimo mês. Nessa data importante do calendário anual, o sumo sacerdote
aplicava sangue no altar central do santuário a fim de expiar pelos pecados
cometidos por Israel no ano anterior, e o bode expiatório era enviado para o
deserto como sinal de que os pecados não estavam mais no meio do povo (Lv 16).
(4)O sistema sacrifical regular incluía holocaustos
diários e mensais (Nm 28.1-15), além de vários tipos de sacrifícios pessoais. A
exigência comum a todos esses sacrifícios era que a oferta fosse perfeita e que
o sangue do animal oferecido fosse derramado no altar de holocausto para fazer
expiação (Lv 17.11).
Os rituais de purificação pessoal (Lv 12-15; Nm 19)
e devoção pessoal (p. ex., consagração do primogênito; Êx 13.1-16) também
faziam parte do padrão determinado por Deus.
Sob a nova
aliança, na qual os tipos do Antigo Testamento dão lugar aos seus cumprimentos,
o sacerdócio, o sacrifício e a intercessão de Cristo suplantam todo o sistema
mosaico de expiação pelo pecado (Hb 7-10).
O batismo (Mt
28.19) e a Ceia do Senhor (Mt 26.26-29; 1Co 11.23-26) substituem a circuncisão
(Cl 2.3-5; 6.12-16) e a Páscoa (1 Co 5.7-8).
Do mesmo modo,
os cristãos não precisam mais observar o calendário judaico de festas (Cl 4.10;
Cl 2.16), e os conceitos de contaminação e purificação cerimonial impostos por
Deus para criar a consciência veterotestamentária de que alguns comportamentos,
condições e exposições separavam a pessoa de Deus, deixaram de ter aplicação
direta (Mc 7.19; 1Tm 4.3-4).
Até mesmo o
sábado foi renovado e agora é observado no primeiro dia da semana, o dia da
ressurreição de Jesus, também chamado de "dia do Senhor" (At 20.7; Ap
1.10).
A princípio,
essas mudanças foram sendo feitas de acordo com o que estava acontecendo no
momento, mas o padrão de louvor, ações de graças, desejo, confiança, pureza e
serviço que constitui e caracteriza a verdadeira adoração continua inalterado
até os dias de hoje.
[1]Redação
feita em 2012. PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à
Violência, do projeto Família, Escola, Polícia - www.proerdbrasil.com.br.
O Programa Educacional de Resistência às Drogas - PROERD é a adaptação
brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education -
D.A.R.E., surgido em 1983. No Brasil, o programa foi implantado em 1992, pela
Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, e hoje é adotado em todo o Brasil;
conta com três currículos:
1- PROERD para Educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental,
2- PROERD para 4ª série/5º ano do ensino fundamental,
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