Como já dissemos, Paulo escreveu essa
epístola para assegurar aos cristãos tessalonicenses do amor que ele tinha por
eles e instruí-los a respeito da importância de viver para Cristo e entender
corretamente as etapas do seu retorno. Estamos no capítulo 5/5.
Breve
síntese do capítulo 5.
Qual será o dia da volta de Jesus? Tantos homens já perscrutaram isso
buscando uma resposta e até arriscaram suas vidas e reputações demonstrando ser
dia tal o dia da volta de Jesus e quando se chega o dia previsto, nada
acontece.
Recentemente, fizeram tão asseverada afirmação e investiram em
propagandas e programas de rádio anunciando esse evento e, novamente, nada
aconteceu.
Há famosos como Isaac Newton que ousaram calcular esse dia. Conta-se que
ele dedicou toda a sua vida em trabalhos paralelos para calcular esse dia. Veja
mais em Os Segredos de
Newton: http://jnul.huji.ac.il/dl/mss/newton/ Ele previu o fim do mundo para 2060.
Paulo citava os profetas há muito tempo atrás: O DIA DO SENHOR VIRÁ COMO
LADRÃO!
Vejamos o presente capítulo com mais
detalhes, conforme ajuda da BEG:
III. INSTRUÇÕES (4.1-5.22) - continuação.
Nós vimos que aqui ele está falando
brevemente sobre diversas questões éticas específicas. Assim, dos vs. 4.1 ao
5.22, veremos essas instruções.
Essa parte foi dividida em três: A. A
maneira ética de viver (4.1-12) – já
vimos; B. O retorno de Cristo (4.13-5.11) – concluiremos agora;e, C.
Instruções finais (5.12-22) – veremos e
concluiremos agora.
B. O retorno de Cristo (4.13-5.11) - continuação.
Dos vs. 4.13 ao 5.11, estamos vendo Paulo
falando do retorno de Cristo. O segundo foco de ensino de Paulo era sobre o
retorno de Cristo. Sua discussão sobre esse assunto dividiu-se em duas partes:
1. Os mortos em Cristo (4.13-18) – já
vimos; e, 2. O Dia do Senhor (5.1-11) – veremos
agora.
2. O Dia do Senhor (5.1-11).
O Dia do Senhor está muito próximo. Foi
dito aos tessalonicenses para se prepararem para o retorno de Cristo, o qual
pegará o incrédulo de surpresa.
Paulo partia do princípio que tanto os
cristãos (em sua mente, possivelmente os próprios cristãos para os quais ele
estava escrevendo) quanto os não cristãos estariam vivos e presentes quando
esse dia chegasse, os primeiros vigilantes e atentos, os últimos assustados
como por causa de um ladrão que ataca à noite.
Portanto, o arrebatamento dos cristãos dito
em 4.17 acontecerá junto com a repentina destruição dos incrédulos (2Ts 1.6-10;
2Ts 2.1). Será um acontecimento público que ocorrerá no final da criação como a
conhecemos.
O dia do Senhor, como aqui narrado – vs. 2
– é uma notável designação do dia no qual Cristo retornará (Mt 24.42). O termo
é bem conhecido do Antigo Testamento (p. ex., JI 2.1,31; Am 5.18; Sf 1.7,14; MI
4.5), onde é empregado para falar da vinda de Deus para julgar.
Essa associação do Dia do Senhor com o
julgamento é transportada para o Novo Testamento, onde o último julgamento, a
recompensa final e as punições estão em vista (At 17.31; Rm 2.5,16; 2Co 1.14).
De acordo com 2Pe 3.10-13, os céus, a terra
e todos os elementos serão destruídos nesse dia, dando lugar aos novos céus e a
uma nova terra. O como seria a sua vinda poderia ser descrita para as pessoas desatentas
como é a vinda do ladrão de noite. (vs. 2; veja Mt 24.43-44; veja também 2Pe
3.10, Ap 3.3; 16.15).
Aparentemente, Paulo era familiarizado com
pelo menos alguns dos materiais que agora nós lemos no sermão do monte das
Oliveiras pregado por Jesus (Mt 24.3-25.46; Mc 13.3-37; Lc 21.5-36).
Quando e como será esse dia do Senhor, a
volta de Jesus? É preciso distinguir na leitura a quem o texto está se
dirigindo. Há um público fiel, atento, vigilante, que são os filhos da luz, os
filhos do dia. Há outro desatento, das trevas, da noite, que vivem dormindo, ou
seja, desprezam totalmente essas palavras.
O povo fiel não será surpreendido, mas
também não sabe, exatamente, nem o dia, nem a hora, mas sabe distinguir os
tempos e as estações e é capaz de saber que está próxima ou não, por exemplo, a
tempestade por vir.
O povo infiel que já está destinado à ira,
esse sim, será surpreendido como o ladrão surpreende de noite, sobre esses virá
a ira de Deus como dores à mulher grávida e de modo nenhum escaparão.
Deus destinou o seu povo para obter
salvação e glória em Jesus Cristo (vs. 9; 1.10; 2Ts 2.14). No entanto, o Pai
também escolheu um grande número de cristãos (incluindo os tessalonicenses)
para sofrer, e resistir em fidelidade, tribulações de todos os tipos (3.2-4;
2Ts 1.4; Tg 1.2-4; 1 Pe 4.12-14; Ap 1.9).
Nesse contexto, a destinação para a ira refere-se
à condenação e à punição justas que cairão sobre os filhos da desobediência (Ef
5.6; Cl 3.6; Ap 6.16-17; 11.18) no "dia da ira... de Deus" (Rm 2.5).
Ele morreu por nós para que, quer estejamos
acordados quer dormindo, vivamos unidos a ele, ou seja, estejamos sempre
atentos e alertas. Por isso que devemos nos exortar e nos edificarmos, uns aos
outros, com essas palavras de Cristo. (vs. 10 e 11).
C. Instruções finais (5.12-22).
Dos vs. 12 ao 22, encerrando o capítulo e a
epístola, Paulo dá diversas instruções finais. Tendo lidado com as principais
preocupações dos tessalonicenses, Paulo voltou-se para diversas breves
exortações.
Mesmo nesse período inicial na vida da
congregação dos tessalonicenses, haviam sido escolhidos líderes que tinham a
incumbência de exercer cuidado e supervisão espirituais.
Paulo defendeu a legítima consideração dos
obreiros e líderes da igreja, ordenando que os cristãos não mostrassem a eles
apenas respeito, mas que também expressassem amor por eles.
Alguns líderes de Tessalônica, os quais
foram nomeados por Paulo em outro lugar, podem ter estado na mente do apóstolo enquanto
ele escrevia isso: Jasom (At 17.6-9), Aristarco (At 20.4; 27.2; Cl 4.10; SI 24L
Secundo (At 20.4) e, possivelmente, Gaio (At 19.29).
Essa fala (vs. 14 e também o vs. 12) indica
que as exortações que seguem significam que a responsabilidade pelo ministério
sobre toda a congregação era de toda a igreja, e não apenas dos líderes
reconhecidos. Sobre eles, os líderes, a recomendação paulina era de que o
tivessem em elavada honra, com a mais alta estima, com amor, por causa da
missão deles. O viver em paz era um alvo para todos – vs. 13.
Embora a palavra grega para "insubmissos"
empregada aqui (vs. 14, assim como as palavras relacionadas em 2Ts 3.6-7,11
mostram) tenha o sentido de "desordenado" ou "rebelde", o
contexto mostra que o tipo de comportamento insubmisso que Paulo tinha em mente
era uma recusa irresponsável de trabalhar para se manter. Nesse caso a tradução
da NVI é melhor, pois que fala para admoestar os ociosos.
Muitos pensam que esse comportamento era
alimentado por uma expectativa por demais madura da segunda vinda de Cristo.
Além de advertir os ociosos, seria
necessário confortar os desanimados, auxiliar os fracos - o tímido ou hesitante
precisa de encorajamento, e o fraco precisa de apoio (Rm 14.1; 15.1-2) – e com
todos ser muito paciente - todos devem ser atendidos com paciência.
Diante do mal praticado, o cuidado de Paulo
era para que não o retribuíssem da mesma maneira, mas que seguissem sempre o
bem.
O cristão tem o dever de buscar justiça em
favor dos outros (Is 56.1; 58.6-8). Mas é um aspecto notável da ética cristã
que o cristão, seguindo o exemplo do próprio Cristo (1Pe 2.21-23), deve
abster-se de retaliação pessoal para o seu próprio bem (Mt 5.38-42; Rm
12.17-21; 1Co 6.7; 1Pe 3.9).
Diante do mal praticado, a reposta e
orientação não era a vingança, mas o retribuir com o bem. Que a marca
característica dos crenes fosse sempre a bondade uns com os outros e para com
todos – vs. 15.
Dos vs. 16 ao 18, Paulo encorajou os
tessalonicenses a viverem vidas caracterizadas pela alegria e pela ação de
graças. No entanto, ele não proibia manifestações apropriadas de tristeza e
lamento.
O próprio Jesus não foi sempre alegre e
agradecido (Jo 11.35,38). Como mostram alguns salmos, às vezes a tristeza e o
lamento são legítimos e adequados (SI 28; 38; 40; 88; 130).
O dar graças em todas as circunstâncias é vontade
de Deus para nós em Cristo Jesus. Refere-se aqui ao desejo normativo de Deus (o
que ele ordena), como oposto ao seu desejo decretatório (o que ele decreta de
modo imutável).
Por um lado, Paulo advertiu os
tessalonicenses – vs. 19 ao 21 - para não extinguir o Espírito de Deus ao
desprezar a profecia legítima (tanto Silas quanto Paulo foram profetas do Novo
Testamento; At 13.1; 15.32).
Por outro lado, Paulo determinou que
nenhuma profecia deveria ser aceita de maneira não crítica; todas as afirmações
deveriam ser testadas quanto à sua validade (1Co 14.29; 2Ts 2.2). Elas deveriam
ser postas à prova e disso, ficar com o que é bom. Seria algo assim como o
comer peixe, onde se aproveita toda a carne e se jogam fora todas as espinhas. Com
relação ao mal, a recomendação definitiva era de afastamento total de toda a
forma de mal – vs. 22.
IV. ORAÇÃO FINAL, EXORTAÇÕES E BÊNÇÃO (5.23-28).
Paulo abençoou os tessalonicenses,
instruiu-os e os incumbiu de ler essa carta para todos.
Dos vs. 23 ao 28, a oração final,
exortações e bênção. Paulo encerrou com uma oração, exortações breves e uma
bênção, numa rápida sucessão.
Em sua oração o desejo de Paulo de Deus os
santificar em tudo. A correção total de todas as imperfeições humanas não é
apenas possível, mas é certa.
Essa restauração depende de Deus, o qual é
fiel e fará isso (vs. 24). No entanto, o elemento tempo não deve ser
desprezado. A perfeição total, a qual também inclui um corpo glorificado, será
efetuada na segunda vinda de Jesus Cristo (Fp 1.6).
Três aspectos da pessoa humana - espírito,
alma e corpo - são enumerados para enfatizar a totalidade dessa perfeição. Na
Escritura, "espírito" e "alma" com mais frequência são
usados como sinônimos virtuais para o elemento espiritual da pessoa.
Mais raramente (aqui e em Hb 4.12), a
Escritura considera esse elemento espiritual de diferentes pontos de vista,
embora seja difícil dizer exatamente a nuança de significado que os diferencia.
Compare com a quádrupla representação de
"coração", "alma", "entendimento" e
"força" em Mc 12.30. Eles formam no português o acróstico CAFÉ, veja:
C – coração.
A – alma.
F – força.
E –
entendimento.
Assim, sua oração por nós todos ficou
expressa em dois desejos fundamentais: o ser santificado inteiramente pelo Deus
da paz e que todo nosso ser (espírito, alma e corpo) seja conservado
irrepreensível na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.
Estamos sendo chamados por Deus – vs. 24 –
e ele mesmo fará isso em nós.
O vs. 25 eu costumo usar quando me dirijo
aos irmãos e vou deixar para você leitor ver o seu significado. Veja e confira
I Ts 5.25.
O verbo grego usado aqui “conjuro-vos” é
raro e enfático, e tem o efeito de colocar os leitores sob um juramento. Paulo
estava colocando um peso solene sobre eles a fim de assegurar que a congregação
se familiarizasse totalmente com o conteúdo dessa epístola - tão importante ele
considerava o seu ensino apostólico para o bem espiritual deles.
I Ts 5:1 Irmãos, relativamente aos tempos e às
épocas,
não
há necessidade de que eu vos escreva;
I
Ts 5:2 pois vós mesmos estais inteirados com precisão
de
que o Dia do Senhor
vem
como ladrão de noite.
I Ts 5:3 Quando andarem dizendo:
Paz
e segurança,
eis
que lhes sobrevirá repentina destruição,
como
vêm as dores de parto
à
que está para dar à luz;
e
de nenhum modo escaparão.
I Ts 5:4 Mas vós, irmãos, não estais em trevas,
para
que esse Dia como ladrão vos apanhe de surpresa;
I Ts 5:5 porquanto vós todos sois
filhos
da luz
e
filhos do dia;
nós
não somos da noite,
nem
das trevas.
I Ts 5:6 Assim, pois, não durmamos como os demais;
pelo
contrário,
vigiemos
e
sejamos sóbrios.
I Ts 5:7 Ora, os que dormem dormem de noite,
e os que se embriagam é de noite que se embriagam.
I Ts 5:8 Nós, porém, que somos do dia,
sejamos
sóbrios,
revestindo-nos
da
couraça da fé
e
do amor
e
tomando como capacete
a
esperança da salvação;
I Ts 5:9 porque Deus não nos destinou para a ira,
mas
para alcançar a salvação
mediante
nosso Senhor Jesus Cristo,
I
Ts 5:10 que morreu por nós
para
que, quer vigiemos,
quer
durmamos,
vivamos
em união com ele.
I Ts 5:11 Consolai-vos, pois, uns aos outros
e edificai-vos reciprocamente, como também estais fazendo.
I Ts 5:12 Agora, vos rogamos, irmãos,
que
acateis com apreço
os
que trabalham entre vós
e
os que vos presidem no Senhor
e
vos admoestam;
I
Ts 5:13 e que os tenhais
com
amor
em
máxima consideração,
por
causa do trabalho que realizam.
Vivei em paz uns com os outros.
I Ts 5:14 Exortamo-vos, também, irmãos,
a
que admoesteis os insubmissos,
consoleis
os desanimados,
ampareis
os fracos
e
sejais longânimos para com todos.
I
Ts 5:15 Evitai que alguém retribua a outrem mal por mal;
pelo
contrário,
segui
sempre o bem entre vós
e
para com todos.
I Ts 5:16 Regozijai-vos sempre.
I Ts 5:17 Orai sem cessar.
I Ts 5:18 Em tudo, dai graças,
porque
esta é a vontade de Deus
em
Cristo Jesus para convosco.
I Ts 5:19 Não apagueis o Espírito.
I Ts 5:20 Não desprezeis as profecias;
I
Ts 5:21 julgai todas as coisas,
retende
o que é bom;
I
Ts 5:22 abstende-vos de toda forma de mal.
I Ts 5:23 O mesmo Deus da paz
vos
santifique em tudo;
e
o vosso espírito, alma e corpo
sejam
conservados
íntegros
e
irrepreensíveis
na
vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.
I Ts 5:24 Fiel é o que vos chama,
o
qual também o fará.
I Ts 5:25 Irmãos, orai por nós.
I Ts 5:26 Saudai todos os irmãos com ósculo santo.
I Ts 5:27 Conjuro-vos, pelo Senhor,
que
esta epístola seja lida a todos os irmãos.
I Ts 5:28 A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja
convosco.
Independente dos erros desses homens o fato é que
Jesus está mesmo vindo e cada dia isso se torna mais próximo. Quem estuda a
história sabe que a história nos ensina a esperar o futuro. Ele disse que
viria, veio e o fato se tornou história. Ele disse que voltaria... concluam o
restante.
... Obs.: O texto acima foi elaborado com base na Bíblia de Estudo de Genebra - disponível em nossa loja nas cores preta, vinho ou azul. Valor promocional R$ 145,00 (fev/2019 - preço sujeito a variações, conforme o mercado). Adquira conosco e ganhe um ebook da série Projeto 1189. Código: BRINDE_BEG. Envie-nos um email com o comprovante de sua compra na Semeadores: contato@ossemeadores.com.br.
Fique à vontade para tecer seus comentários. No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 : devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.
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Nosso Projeto 1189 no YouTube começou em 21/04/2016 e foi concluído em 23/07/2019.
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As mensagens do JAMAIS DESISTA do caminho do Senhor são diárias, inéditas, baseadas na Bíblia e buscando sua conformação máxima à teologia reformada e representam o pensamento do autor na sua contínua busca das coisas pertencentes ao reino de Deus e a sua justiça.
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Paulo Freire – Uma avaliação relâmpago
-
É sempre surpreendente, para mim, ver que a maioria das referências feitas
ao professor Paulo Freire (1921-1997) são benevolentes e eivadas de
admiração. ...
TRANSTORNANDO O CALVINISMO
-
A doutrina Calvinista é a mais bela expressão do ensino bíblico
transmitida a nós pelo seu maior representante - João Calvino. É claro, a
de se ori...
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No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.