Estamos no capítulo 28/66, na terceira
parte do livro de Isaías, na subparte “B”. Como temos dito, a época corresponde
ao período entre 740 a.C e 686 a.C que se encontra detalhada em II Re 15:1 a
20:21, envolvendo os públicos de Israel e Judá.
Parte III – A RESPOSTA DE ISAÍAS AO JULGAMENTO ASSÍRIO – 7:1
– 39:8.
C. A invasão de Senaqueribe – 28:1 a 38:8.
Chegamos a uma
parte interessante que é a que vai dos
capítulos de 28:1 até 39.8 que falará da invasão de Senaqueribe que Paulo
estudando-a fez uma excelente aplicação no capítulo 15 de I Coríntios ao falar
e explicar sobre a ressurreição tanto de Cristo como a nossa, no futuro - aleluias, em breve haveremos de
ressuscitar, bem assim todos os nossos entes queridos que em Cristo foram
primeiro que nós! Essa é a terceira parte do ministério de Isaías durante o
julgamento assírio (7:1 - 39.8) que se refere à invasão de Judá por
Senaqueribe.
Dividiremos esses
capítulos em duas partes principais: A. Os oráculos do profeta relacionados a
Ezequias (28.1-35.10) e B. A invasão e seus desdobramentos (36.1-39.8).
A. Os oráculos do profeta relacionados a
Ezequias (28.1-35.10).
Vejamos
primeiramente nesses capítulos os oráculos acerca dessa invasão promovida por
Senaqueribe que oportunizou ao profeta muita coisa a dizer especialmente
importantes para Judá e o rei Ezequias.
Essa compilação
de oráculos apresenta três temas principais, ao qual estaremos dividindo para
melhor compreensão e apresentação do texto de nossas reflexões: 1. Uma
comparação entre Samaria e Jerusalém (28:1 – 29:24) com três ais 28.1; 29.1;
29.15; 2. O problema do Egito (30:1 – 32:20), com dois ais 30.1; 31.1; e 3. O
futuro da Assíria e de Jerusalém (33:1 – 35:10), com um ai 33.1.
1. Uma comparação entre Samaria e Jerusalém
(28:1 – 29:24) com três ais 28.1; 29.1; 29.15;
Isaías chama a
atenção para as semelhanças entre Samaria e Jerusalém. Essa divisão “1” será
também dividida para melhor compreensão em 4 partes: (1) Um ai contra Samaria
(28.1-13); (2) Uma lição a ser aprendida
por Jerusalém (28.14-29); (3) Dois ais
contra Jerusalém (29.1-16); e (4) Uma palavra de esperança (29.17-24).
(1) Um ai contra Samaria (28.1-13).
Dos seis ais
deste oráculo relacionados a Ezequias (28.1-35.10), este é o primeiro ai contra
Samaria – vs 1 ao 13. Essas palavras podem ter sido ditas primeiramente em
associação à queda da cidade em 722 a.C. ou podem ser a reflexão posterior do
profeta sobre o acontecimento, como uma tragédia no passado. Aqui elas são
usadas como a base de uma lição para Judá (28:14-29).
A arrogância
humana em Samaria colocava-se em oposição à majestade do Senhor (26:10). O
primeiro ai é contra a coroa de soberba dos bêbados, onde a coroa representa um
símbolo de realeza (como no vs. 5; Ez 21.31) ou da divindade (2Sm 12.30) e aqui
aliadas a soberba e ao álcool se refere a Samaria e sua liderança depravada.
A Assíria no vs 2
é comparada a um vento forte, uma tempestade de saraiva ou de impetuosas águas (7:2;
17:13; 28:17; 29:6; 30:30; 32:19; 57:13) que pisará aos pés a coroa de soberba
dos bêbados de Efraim.
Os figos de junho
eram aprazíveis porque prenunciavam a colheita de setembro (Os 9:10; Mq 7:1; Na
3:12), no entanto Efraim, com todo o seu potencial, seria exilado e o fruto do
seu trabalho seria aproveitado pelos assírios.
Enquanto Efraim
tinha uma coroa de soberba dos bêbados, no verso 5 o Senhor dos Exércitos é que
seria por coroa gloriosa e por diadema formoso para os remanescentes. A
destruição seria devastadora, porém um remanescente sobreviveria. Essa minoria
justa seria abençoada, apesar do julgamento de Deus.
Além disso seria
por espírito de juízo para se assentar e julgar e mais ainda por fortaleza (32.15;
44.3-5; 59.21; 61.1) para os que fariam recuar a peleja até à porta. O espírito
de justiça prevaleceria na era da restauração, sob o governo do Messias, após o
exílio (11:1-5; 42:1-4).
O sacerdote e o
profeta, os líderes do povo de Deus, por causa do vinho e da bebida forte estavam
desencaminhados e envolvidos com sensualidade, tinham o coração duro e eram
sarcásticos (29:9-14; Sf 3:4).
Os líderes,
desacreditados e de coração duro, estavam falando contra Isaías. A referência
aos desmamados e aos seios maternos era uma alusão a crianças pequenas (11:8; Sl
131:2), por isso se dizia que seria sobre eles preceito sobre preceito e regra
sobre regra, como se fosse uma rima infantil ou uma imitação dos profetas. Isso
também demonstra a dureza do coração que levou à destruição do Reino do Norte,
uma vez que não entendem a simples palavra de Deus por meio de suas mensagens,
mas preferem dos homens as regras, os mandamentos, os preceitos e um pouco ali
e outro pouco acolá.
Nos versos de 11
e 12, ele fala de uma língua estranha. Os assírios se tornariam os mestres de
Israel devido à falha deste em permanecer fiel (33:19). Paulo usou esse fato para explicar o
propósito do falar em línguas no Novo Testamento (I Co 14.21).
O descanso e o
refrigério é oferecido aos israelitas na Terra Prometida, mas eles se recusaram
a servir ao Senhor com fidelidade. Também resta um descanso ao povo de Deus que
o escritor de Hebreus explorou ao falar do sábado do Senhor, como aquele
descanso que nos resta entrar por ele, isto é, por meio de Jesus Cristo, o
Senhor do sábado. No entanto somente é possível entrar nele pela fé e por mais
nenhum outro caminho. Os israelitas se recusaram a servir ao Senhor, como
dissemos a pouco, com fidelidade, e nós, devemos estar atentos a não entrarmos
no mesmo erro, desprezando a fé.
A palavra do
Senhor viria a Israel por meio da disciplina de estrangeiros com lábios
gaguejantes, os quais ensinariam princípios morais e éticos a Israel. Que vergonha
para uma nação que recebera de Deus os mandamentos, por isso que seria
novamente mandamento sobre mandamento, mandamento sobre mandamento, regra sobre regra, regra sobre regra, um
pouco aqui, um pouco ali. Isaías lançou os
insultos dos líderes religiosos de volta a eles e eles cairiam para trás, se
quebrantariam e se enlaçariam em prisões. O efeito da palavra de Deus seria o
endurecimento (6:9-10).
Há duas
consequências para a pregação: 1. A geração da fé pelo ouvir a palavra de Deus.
2. O endurecimento de coração por causa da rejeição da palavra pregada que não
pode alcançar o coração para gerar nele a fé.
(2) Uma lição a ser aprendida por Jerusalém
(28.14-29).
Dos versos de 14
a 29 uma lição para Jerusalém. Isaías se volta para Jerusalém para explicar o
significado da queda de Samaria.
O profeta prega a
palavra de Deus e conclama a todos para ouvirem. Isaías extraiu lições para
Jerusalém a partir da experiência da Samaria. Os homens escarnecedores, que
dominavam sobre o povo eram aqueles líderes que rejeitavam essa pregação de
Isaías e os ímpios que optaram por não crer na verdade de Deus (Pv 1:22; 29:8).
Judá se aliou ao
Egito com o propósito de permanecer independente, mas a sua escolha se
mostraria mortal. A confiança deles não tinha base firme (4.6). Eles esperavam
escapar do dilúvio do açoite – vs 15 - vindo pelas mãos dos assírios, mas sua
confiança e base eram firmadas na falsidade, na mentira e em alianças erradas
com povos errados e, pior, não levando em conta o Senhor que teria poder sobre
todas as coisas.
A pedra assentada
em Sião era uma pedra aprovada, preciosa, firme, fundada e que aquele que nela
cresse não seria de modo algum envergonhado. Nos evangelhos, nas epístolas
paulinas e não paulinas vemos essa ideia presente de Jesus como a pedra angular
de Isaías 28.
Lucas
20:17Mas Jesus,
fitando-os, disse: Que quer dizer, pois, o que está escrito: A pedra que os
construtores rejeitaram, esta veio a ser a principal pedra,angular?
Atos 4:11Este Jesus é pedra rejeitada por
vós, os construtores, a qual se tornou a pedraangular.
Efésios
2:20edificados sobre o
fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedraangular;
I Pedro
2:6Pois isso está na
Escritura: Eis que ponho em Sião uma pedraangular, eleita e
preciosa; e quem nela crer não será, de modo algum, envergonhado.
I Pedro
2:7Para vós outros,
portanto, os que credes, é a preciosidade; mas, para os descrentes, A pedra
que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a principal pedra,angular
O firme
fundamento do trono davídico era outro e eles estavam enganados. De fato, ele
foi realizado de modo definitivo em Cristo Jesus (Sl 118:22; Rm 9:33; 10:11; I Co
3:11; Ef 2:20; I Pe 2:4-8). O trono de Davi é a esperança do povo de Deus.
No entanto, o
juízo viria pela linha e a justiça pelo prumo, isto é, tão certo e preciso que
não haveria saída. O exército assírio pisaria Israel várias vezes, oferecendo a
todos um espetáculo de puro terror. O julgamento divino estava chegando a
Jerusalém. O povo de Deus não estaria pronto para enfrentar a Assíria.
No passado, Deus
havia afligido os filisteus (II Sm 5:20) e os cananeus as 10:11 nesses lugares
e agora o próprio povo que estava ali para expulsar aqueles povos dali. Tudo
pronto e preparado por Deus, mas agora seriam eles que sofreriam as
consequências da desobediência ao Senhor. Dessa vez o Senhor se voltaria contra
o seu próprio povo.
Os líderes de Jerusalém zombavam da ideia
de que sua cidade poderia ser destruída como fora Samaria. A confiança deles
não tinha fundamento algum.
Dos versos de 23 ao 29, há uma analogia com
o proceder do lavrador sábio que Deus o tinha instruído. O fato de Deus ainda
não ter destruído Judá era uma questão do tempo de Deus.
Ele pede para que se inclinem os ouvidos e
ouçam o chamado da sabedoria (1:2; Pv 1:8; 4:1; 5:1) por que Deus ensina e instrui
acerca do que se há de fazer – “O seu Deus o ensina, e o instrui acerca do que
há de fazer.” – vs 26.
Is 28:1 Ai da coroa de soberba dos
bêbados de Efraim,
cujo
glorioso ornamento é como a flor que cai,
que
está sobre a cabeça do fértil vale dos vencidos do vinho.
Is
28:2 Eis que o Senhor tem um forte e poderoso;
como
tempestade de saraiva, tormenta destruidora,
e
como tempestade de impetuosas águas
que
transbordam, ele, com a mão,
derrubará
por terra.
Is
28:3 A coroa de soberba dos bêbados de Efraim
será
pisada aos pés.
Is
28:4 E a flor caída do seu glorioso ornamento,
que
está sobre a cabeça do fértil vale, será como o fruto
temporão
antes do verão, que, vendo-o alguém,
e
tendo-o ainda na mão, o engole.
Is
28:5 Naquele dia o SENHOR dos Exércitos será por coroa gloriosa,
e
por diadema formosa, para os restantes de seu povo.
Is
28:6 E por espírito de juízo, para o que se assenta a julgar,
e
por fortaleza para os que fazem recuar a peleja até à porta.
Is
28:7 Mas também estes erram por causa do vinho, e com a bebida
forte
se desencaminham; até o sacerdote e o profeta erram
por
causa da bebida forte;
são
absorvidos pelo vinho;
desencaminham-se
por causa da bebida forte;
andam errados na
visão e tropeçam no juízo.
Is
28:8 Porque todas as suas mesas estão cheias de vômitos
e
imundícia, e não há lugar limpo.
Is
28:9 A quem, pois, se ensinaria o conhecimento?
E
a quem se daria a entender doutrina?
Ao
desmamado do leite, e ao arrancado dos seios?
Is
28:10 Porque é mandamento sobre mandamento,
mandamento
sobre mandamento,
regra
sobre regra, regra sobre regra,
um
pouco aqui, um pouco ali.
Is
28:11 Assim por lábios gaguejantes, e por outra língua,
falará
a este povo.
Is
28:12 Ao qual disse:
Este
é o descanso, dai descanso ao cansado;
e
este é o refrigério; porém não quiseram ouvir.
Is
28:13 Assim, pois, a palavra do SENHOR lhes será mandamento
sobre
mandamento, mandamento sobre mandamento,
regra
sobre regra, regra sobre regra, um pouco aqui,
um
pouco ali; para que vão, e caiam para trás,
e
se quebrantem e se enlacem, e sejam presos.
Is
28:14 Ouvi, pois, a palavra do SENHOR, homens escarnecedores,
que
dominais este povo que está em Jerusalém.
Is
28:15 Porquanto dizeis:
Fizemos
aliança com a morte,
e
com o inferno fizemos acordo;
quando
passar o dilúvio do açoite, não chegará a nós,
porque
pusemos a mentira por nosso refúgio,
e
debaixo da falsidade nos escondemos.
Is
28:16 Portanto assim diz o Senhor DEUS:
Eis
que eu assentei em Sião uma pedra,
uma
pedra já provada, pedra preciosa de esquina,
que
está bem firme e fundada;
aquele
que crer não se apresse.
Is
28:17 E regrarei o juízo pela linha, e a justiça pelo prumo,
e
a saraiva varrerá o refúgio da mentira,
e
as águas cobrirão o esconderijo.
Is
28:18 E a vossa aliança com a morte se anulará;
e
o vosso acordo com o inferno não subsistirá;
e,
quando o dilúvio do açoite passar, então sereis
por
ele pisados.
Is
28:19 Desde que comece a passar, vos arrebatará,
porque
manhã após manhã passará, de dia e de noite;
e
será que somente o ouvir tal notícia causará
grande
turbação.
Is
28:20 Porque a cama será tão curta que ninguém
se
poderá estender nela; e o cobertor tão estreito
que
ninguém se poderá cobrir com ele.
Is
28:21 Porque o SENHOR se levantará como no monte Perazim,
e
se irará, como no vale de Gibeão, para fazer a sua obra,
a
sua estranha obra, e para executar o seu ato,
o
seu estranho ato.
Is
28:22 Agora, pois, não mais escarneçais, para que vossos grilhões
não
se façam mais fortes; porque já ao Senhor DEUS dos
Exércitos
ouvi falar de uma destruição,
e
essa já está determinada sobre toda a terra.
Is
28:23 Inclinai os ouvidos, e ouvi a minha voz;
atendei bem e ouvi o meu discurso.
Is
28:24 Porventura lavra todo o dia o lavrador, para semear?
Ou
abre e desterroa todo o dia a sua terra?
Is
28:25 Não é antes assim:
quando
já tem nivelado a sua superfície, então espalha nela
ervilhaca,
e semeia cominho; ou lança nela do
melhor
trigo, ou cevada escolhida,
ou
centeio, cada qual no seu lugar?
Is
28:26 O seu Deus o ensina, e o instrui acerca do que há de fazer.
Is
28:27 Porque a ervilhaca não se trilha com trilho,
nem
sobre o cominho passa roda de carro;
mas
com uma vara se sacode a ervilhaca,
e
o cominho com um pau.
Is
28:28 O trigo é esmiuçado, mas não se trilha continuamente,
nem
se esmiuça com as rodas do seu carro,
nem
se quebra com os seus cavaleiros.
Is
28:29 Até isto procede do SENHOR dos Exércitos;
porque
é maravilhoso em conselho
e
grande em obra.
Todos sabemos que há uma ordem natural na lavragem
da terra:
·Dissolver
os torrões de terra.
·Passar
o ancinho.
·Semear.
Assim, também devemos fazer ao pregar a
palavra de Deus ou ter isso em mente. O Espírito Santo dissolve os torrões e o
ancinho é passado, ou seja, Deus prepara e cria as condições dos terrenos de
nossos corações pelas circunstâncias, mas devemos semear. Deus é maravilhoso em
conselho – vs 29 - uma característica que é atribuída ao grande Filho de Davi.
Fique à vontade para tecer seus comentários. No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 : devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.
Em cada capítulo da Bíblia, você encontrará uma narrativa escrita podendo conter gráficos, tabelas, imagens e textos e um link de vídeo dessa postagem no YouTube. Confira!
Colabore: faça sua oferta voluntária! Entre em contato conosco para isso: +55-61-995589682
Nosso Projeto 1189 no YouTube começou em 21/04/2016 e foi concluído em 23/07/2019.
Não esqueça de citar a fonte quando for fazer citações, referências em seus posts, pregações e livros. Acompanhe-nos no YouTube e em nossas redes e mídias sociais. Ajude-nos com suas orações!
As mensagens do JAMAIS DESISTA do caminho do Senhor são diárias, inéditas, baseadas na Bíblia e buscando sua conformação máxima à teologia reformada e representam o pensamento do autor na sua contínua busca das coisas pertencentes ao reino de Deus e a sua justiça.
Em cada capítulo da Bíblia, você encontrará uma narrativa escrita - com gráficos, tabelas, imagens e textos - e um link de vídeo dessa postagem no YouTube. Confira!
USE O PODER DE DEUS...
-
Como usar o poder de Deus para tomar, e manter, a iniciativa na guerra
contra o mal
Wilbur N. Pickering, ThM PhD
Isaías 47.10: “*Confiaste na tua iniq...
Paulo Freire – Uma avaliação relâmpago
-
É sempre surpreendente, para mim, ver que a maioria das referências feitas
ao professor Paulo Freire (1921-1997) são benevolentes e eivadas de
admiração. ...
TRANSTORNANDO O CALVINISMO
-
A doutrina Calvinista é a mais bela expressão do ensino bíblico
transmitida a nós pelo seu maior representante - João Calvino. É claro, a
de se ori...
0 comentários:
Postar um comentário
Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.