Como já visto, essa seção “B. Os discursos
de Eliú – 32:1 a 37:24” foi subdividida em 5 partes: 1. Introdução aos seus
discursos – 32:1-5 – já vista. 2. O primeiro discurso – 32:6 – 33:33 – já vista.
3. O segundo discurso – 34:1 – 37 – veremos agora. 4. O terceiro discurso –
35:1 – 16. 5. O quarto discurso – 36:1 – 37:24.
3. O segundo discurso – 34:1 – 37.
No seu segundo discurso, Eliú usa uma das
declarações de Jó – a sua afirmação de inocência. Jó tinha uma consciência imperturbável,
por isso que alegava inocência e não admitia de forma alguma que o que estava
sofrendo tinha ligações com sua vida diante de Deus.
Embora esteja ocupando apenas o capítulo
34, dividiremos ele em 4 partes. a. Chamado aos sábios – 34:1-4. b. Palavras
equivocadas de Jó – 34:5-9. c. A justiça divina – 34:10-30. d. Chamado ao
arrependimento – 34:31-37.
a. Chamado aos sábios – 34:1-4.
Com ousadia e fala que beira mesmo à arrogância,
Eliú desafia e chama os sábios para darem atenção à sua fala, ao seu discurso. Ele
compara a sua fala com a língua, pois como o paladar prova a comida antes de ingeri-la,
assim, o ouvido prova as palavras para saber se elas são boas ou não.
Eliú também parece-se incomodado com as
falas de Jó e com a incapacidade de seus três amigos de lhe darem uma resposta
adequada.
No verso 3, usando o plural, ele busca o
que é direito e o que é bom. A justiça e a bondade pertencem somente a Deus,
sendo portanto inegociáveis quaisquer dúvidas contra o ser divino.
O uso do plural majestático é para reforçar
a ideia de que a busca de sabedoria deve ser feita em associação com outros
sábios, permanecendo elusiva e impossível de ser compreendida plenamente – cap.
28.
b. Palavras equivocadas de Jó – 34:5-9.
Já começa dizendo que Jó está acusando Deus
por ter tirado o direito dele, estando ele certo, justo, diante do Senhor. Jó alega
sua inocência e a sustenta veementemente. Dizia ele na fala de Eliú: sou justo.
Ora, todos sabemos que Jó não se tinha por justo, o fato é que ele não se
sentia merecedor do que estava tendo de suportar.
De certa forma, Jó tem toda a razão. Somente
podemos perceber isso por que temos a visão de todo o livro de Jó e dos acontecimentos
de bastidores, que ninguém ali tem, exceto o narrador bíblico.
Jó está convicto de sua inocência e também
convicto de que o que estava lhe acontecendo era por permissão divina devido a sua
fé na soberania absoluta de Deus sobre toda a carne.
Por exemplo, se minha esposa está brava
comigo por uma razão óbvia, é também óbvio que uma vez tratado do assunto na
raiz do problema, a sua ira passará, bem, pelo menos deveria. Logo, sou responsável
por sua ira e sofro as consequências disso tudo. No entanto, como crentes na
soberania de Deus, entendemos que se ela está endurecida em seu coração e
portanto irada, isso Deus permitiu.
Duas verdades teológicas que defendo até a
morte: 1. Deus sempre será justo e perfeito, permitindo ou não permitindo
qualquer endurecimento. 2. Nós sempre seremos responsáveis por nossos atos
havendo ou não qualquer endurecimento de coração.
A ira contra Deus, nesse sentido é
insensatez. Se Jó tinha ira, ai sim, ele estava em grande erro, mas atribuir a
Deus a responsabilidade soberana e alegar a sua inocência, mostra para mim, Jó
como um grande homem de Deus e não digno de reprovação.
Nesses versos, Eliú está citando palavras de
Jó que não são difíceis de refutação – 12:4; 13:18; 27:2,6. Jó se sentia acusado
de mentiroso pelos seus conselheiros – 15:5 – e, por sua vez, também lhes
acusava do mesmo – 13:4.
O fato é que cada um aqui está buscando a
verdade dos fatos, mas conforme seus pressupostos, cada vez mais se
distanciavam dela, exceto Jó, que era o que mais próximo estava sempre da
verdade. Deus permanece em silêncio total e absoluto, como alguém que está a
dizer que ninguém precisa mais do que já tem.
c. A justiça divina – 34:10-30.
Fiel à sua raiva com Jó, diz a BEG, Eliú
defende a bondade e a justiça de Deus. Independentemente das circunstâncias de
Jó, concluir que Deus era injusto era uma resposta inadequada.
Deus não somente é bom e justo como afirma
Eliú, mas também soberano:
é
SOBERANO, ÚNICO SOBERANO (I Tm 6:15, Ap 6:10 - faz o que quer, quando quer, da
forma que quiser, com quem quiser);
é
SÁBIO (seus atos são feitos com sabedoria e guardam propósito, finalidade,
inteligência – Sl 104:24, Pv 3:19);
é
AMOROSO, JUSTO, BOM E MISERICORDIOSO (sua motivação maior em tudo o que faz é o
amor, seguidos de sua justiça, bondade e misericórdia);
Sendo assim:
·Eu estou onde Deus quer que eu esteja. No
dia que Deus quiser te tirar desse lugar, ninguém poderá impedi-lo. Há um
propósito nisso e somente depois de concluí-lo é que eu poderei sair.
·Eu sou o que Deus quer que eu seja.
Porque me lamentar? Deus me fez especial e somente eu poderei cumprir com êxito
aquilo que ele preparou para eu fazer.
·Eu tenho o que Deus quer que eu tenha. Deus
pode tornar-me rico ou pobre em instantes, por isso, não me angustiarei
querendo ir além. Acalme-se, minha alma, que Deus está te dando e continuará a
te dar tudo o que você necessita:
nem mais para eu não me orgulhar e cair,
nem menos para eu não lamentar e murmurar e
também cair.
Não podemos negociar
de forma alguma com Deus, ou com quem quer que seja, esses atributos de Deus.
·Deus é muito mais do que justo, ele é a própria
justiça!
·Deus é muito mais do que bom, ele é amor!
·Deus é muito mais do que soberano, ele é a
soberania.
Também, cada vez mais
me convenço de que o homem é cem por cento responsável por seus atos e por eles,
portanto, responderá quer por ação, quer por omissão, quer por palavras, quer
por pensamentos, quer por obras, que pela ausência delas – I Pe 4:5; Hb 4:13.
d. Chamado ao arrependimento – 34:31-37.
Eliú pede que Jó ajuste a sua visão, pois
está a falar sem conhecimento, sem sabedoria, com rebelião em seu coração e até
com desprezo.
Eliú sustenta que Jó não havia aceitado a
verdade de que Deus é justo e, por isso, óbvio, estaria sendo injusto para com
ele. O fato de Deus estar sendo duro demais com ele, e Jó tinha razão nisso,
não fazia de Jó acusador de que Deus era injusto.
Aqui também Eliú está sendo preconceituoso
para com Jó e querendo defender o que imagina ser sua crença em Deus. Eliú
tenta defender a Deus contra Jó, mas eu não vejo Jó atacar a Deus, antes
defender-se e se queixar de que suas dores estão sendo além do normal.
Diz-nos a BEG que o texto em hebraico
contém algumas dificuldades nos vs 31-33. Em geral, a admoestação é que Deus
nunca está sujeito aos homens.
Jó 34:1 Respondeu mais Eliú, dizendo:
Jó
34:2 Ouvi, vós, sábios, as minhas razões;
e
vós, entendidos, inclinai os ouvidos para mim.
Jó
34:3 Porque o ouvido prova as palavras,
como
o paladar experimenta a comida.
Jó
34:4 O que é direito escolhamos para nós;
e
conheçamos entre nós o que é bom.
Jó 34:5 Porque Jó disse:
Sou
justo, e Deus tirou o meu direito.
Jó
34:6 Apesar do meu direito sou considerado mentiroso;
a
minha ferida é incurável,
embora
eu esteja sem transgressão.
Jó
34:7 Que homem há como Jó,
que
bebe a zombaria como água?
Jó
34:8 E caminha em companhia dos que praticam a iniquidade,
e
anda com homens ímpios?
Jó
34:9 Porque disse:
De
nada aproveita ao homem o comprazer-se em Deus.
Jó 34:10 Portanto vós, homens de
entendimento, escutai-me:
Longe
de Deus esteja o praticar a maldade
e
do Todo-Poderoso o cometer a perversidade!
Jó
34:11 Porque, segundo a obra do homem, ele lhe paga;
e
faz a cada um segundo o seu caminho.
Jó
34:12 Também, na verdade, Deus não procede impiamente;
nem
o Todo-Poderoso perverte o juízo.
Jó
34:13 Quem lhe entregou o governo da terra?
E
quem fez todo o mundo?
Jó
34:14 Se ele pusesse o seu coração contra o homem,
e
recolhesse para si o seu espírito e o seu fôlego,
Jó 34:15 Toda a
carne juntamente expiraria,
e
o homem voltaria para o pó.
Jó
34:16 Se, pois, há em ti entendimento, ouve isto;
inclina
os ouvidos ao som da minha palavra.
Jó
34:17 Porventura o que odiasse o direito se firmaria?
E
tu condenarias aquele que é justo e poderoso?
Jó
34:18 Ou dir-se-á a um rei: Oh! Vil?
Ou
aos príncipes: Oh! ímpios?
Jó
34:19 Quanto menos àquele, que não faz
acepção
das pessoas de príncipes,
nem
estima o rico mais do que o pobre;
porque
todos são obras de suas mãos.
Jó
34:20 Eles num momento morrem;
e
até à meia noite os povos são perturbados, e passam,
e
os poderosos serão tomados não por mão humana.
Jó
34:21 Porque os seus olhos estão sobre os caminhos de cada um,
e
ele vê todos os seus passos.
Jó
34:22 Não há trevas nem sombra de morte,
onde
se escondam os que praticam a iniquidade.
Jó
34:23 Porque Deus não sobrecarrega o homem mais do que é justo,
para
o fazer ir a juízo diante dele.
Jó
34:24 Quebranta aos fortes, sem que se possa inquirir,
e
põe outros em seu lugar.
Jó
34:25 Ele conhece, pois, as suas obras;
de
noite os transtorna, e ficam moídos.
Jó
34:26 Ele os bate como ímpios que são,
à
vista dos espectadores;
Jó
34:27 Porquanto se desviaram dele,
e
não compreenderam nenhum de seus caminhos,
Jó
34:28 De sorte que o clamor do pobre subisse até ele,
e
que ouvisse o clamor dos aflitos.
Jó
34:29 Se ele aquietar, quem então inquietará?
Se
encobrir o rosto, quem então o poderá contemplar?
Seja
isto para com um povo,
seja
para com um homem só,
Jó
34:30 Para que o homem hipócrita nunca mais reine,
e
não haja laços no povo.
Jó 34:31 Na verdade, quem a Deus disse:
Suportei
castigo, não ofenderei mais.
Jó
34:32 O que não vejo, ensina-me tu;
se
fiz alguma maldade, nunca mais a hei de fazer?
Jó
34:33 Virá de ti como há de ser a recompensa,
para
que tu a rejeites? Faze tu, pois, e não eu, a escolha;
fala
logo o que sabes.
Jó
34:34 Os homens de entendimento dirão comigo,
e
o homem sábio que me ouvir:
Jó
34:35 Jó falou sem conhecimento;
e
às suas palavras falta prudência.
Jó
34:36 Pai meu! Provado seja Jó até ao fim,
pelas
suas respostas próprias de homens malignos.
Jó
34:37 Porque ao seu pecado acrescenta a transgressão;
entre
nós bate palmas,
e
multiplica contra Deus as suas palavras.
Novamente, amigos e conselheiros que
somente viam o pecado em Jó e como eram grandes as suas falhas, mas onde está o
amor, o abraço, a força que deveriam transmitir a ele, Jó, primeiramente?
Será que somos semelhantes a Elifaz,
Bildade, Zofar e Eliú ou piores do que ele que se apressam em primeiro julgar o
outro que caiu ou está em grandes apuros?
Ninguém acreditava em Jó! Não é o princípio
básico de todo relacionamento a confiança no outro acima de tudo? Como eu
costumo dizer: - eu prefiro ser traído por você, do que trair a minha confiança
depositada em ti.
Gostei muito do comentário bíblico. Jó realmente estava falando sobre o que sentia, não julgando Deus como injusto. Continue o bom trabalho, irmão.
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Fique à vontade para tecer seus comentários. No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 : devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.
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1 comentários:
Gostei muito do comentário bíblico. Jó realmente estava falando sobre o que sentia, não julgando Deus como injusto. Continue o bom trabalho, irmão.
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No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
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