domingo, 16 de novembro de 2014
domingo, novembro 16, 2014
Jamais Desista
Neemias 12:1-47 ZOROBABEL E NEEMIAS OS MAESTROS DA UNIDADE
Parte IV – O REGRESSO DOS
EXILADOS E A RECONSTRUÇÃO DA COMUNIDADE – 7:4 a 13:31.
B. A reconstrução da comunidade
7:73b a 13:31.
Como já dissemos, o povo de Deus não é
formado apenas das construções físicas, com seus templos, suas cidades, seus
comércios, seus muros, sua segurança. O povo também precisava ser restaurado,
renovado, reformado, principalmente em sua aliança com Deus, de modo a
constituir uma comunidade santa.
Esse aspecto do programa de restauração que
vai até o final do livro de Neemias foi igualmente dividido, didaticamente, em
três partes principais, conforme vimos fazendo seguindo a BEG:
1.
A
renovação dos compromissos pactuais (7:73b-10.39) – já vista.
2.
A
dedicação do muro (11:1-12:47) – concluiremos neste capítulo.
3.
A
reforma do povo (13:1-31).
Agora, entraremos no subitem “2” sobre a
dedicação do muro.
2.
A dedicação do muro (11:1-12:47) - continuação.
Percebe-se aqui uma ligação muito estreita
entre a dedicação do muro de Jerusalém realizada pelos levitas relacionados em 12:1 a 26 e a reorganização do
povo de Deus em uma grande e unida comunidade, centrada no templo, na cidade e
nas leis de Deus.
Dividiremos esse subitem “2”, com dois
capítulos, em três partes: a. Os preparativos para a dedicação - 11:1 a 12:26 – daremos continuidade. b. A
dedicação – 12:27 a 43 – veremos agora. c. As disposições quanto ao sacerdócio
– 12:44 a 47 – também veremos neste capítulo.
a. Os preparativos para a dedicação
- 11:1 a 12:26 - continuação.
Agora, encerrando os preparativos para a
dedicação, é feita a relação dos sacerdotes e dos levitas. São eles os que
retornaram no tempo de Zorobabel. Essa lista vincula o final de Neemias com o
início de Esdras, unindo, destarte, os trabalhos de Zorobabel, Esdras e
Neemias.
É preciso cuidado para não confundir o
Esdras deste primeiro versículo com Esdras, o sacerdote, pois este somente veio
depois, uns 80 anos após o regresso de Zorobabel.
Dos versos 12 ao 21, vemos as listas de
sacerdotes e levitas do tempo de Joiaquim, filho de Jesua, o sumo sacerdote do
primeiro grupo a regressar do exílio.
Há um paralelo entre essa lista de 12 a 21
e de 1 a 7, todas deste capítulo. A de 12 a 21 é uma repetição da de 1 a 7, com
algumas variações: não inclui Hatus, citado após Amarias e Maluque – vs 2; traz
variações de nomes: Reum, vs 3 é igual a Harim, vs 15; Miamim, vs 5 é igual a
Miniamim, vs 17. O fato é que o estudo e o aprofundamento nessas listas e nas
genealogias é um trabalho complexo, exaustivo e, confesso, frustrante, pois
dificilmente se conseguirá a perfeição exata desses registros. O bom estudante
e pesquisador deverá possuir, como requisito mínimo para isso, um bom domínio
das línguas originais dos textos dessas listas e genealogias. Quem sabe
futuramente nos aventuraremos nisso? O fato é que isso deve ser o trabalho de
uma vida toda sem a garantia de uma conclusão ao seu final.
Dos versos de 22 ao 26, encontraremos uma
lista dos chefes das famílias levíticas. São dois os reis como nome Dario –
Dario, o persa -, sendo Dario II Nótus – 423-404 a.C. e Dario III Codomano –
336-331 a.C.
b. A dedicação – 12:27 a 43.
A redação desse trecho está na primeira
pessoa do singular o que seria um indicativo que isso fizesse parte das
memórias de Neemias.
Essa cerimonia que não poderia ser feita
sem os levitas – vs 27 - primeiramente era feita para o muro e por extensão
para toda a Casa de Deus – templo, comunidade, cidade – que agora já estava toda
concluída.
Uma representação de autoridades, sacerdotes
e levitas sobe ao remate da muralha num ponto a oeste da cidade.
Dai se movimentam processionalmente, um
grupo para o sul e outro para o norte, dobram os dois para o oriente e tornam a
girar para encontrar-se num ponto a leste, de onde descem para entrar no
templo.
O resto do povo acompanharia a procissão
pela parte inferior da muralha ou esperaria na entrada do templo.
Ao que parece, conforme a BEG, a procissão
teve o seguinte trajeto:
·
Ponto
inicial – Porta do Vale – 2:13, 15; 3:13.
·
Parte
da procissão – vs 31 a 37, liderada por Esdras – vs 36 – fez o percurso em sentido
anti-horário – vs 31, passando, antes de se dirigir ao templo, pelas seguintes
portas:
ü
Porta
do Monturo – vs 31.
ü
Porta
da Fonte – vs 37.
ü
Porta
das Águas – vs 37.
·
Outra
parte da procissão – vs 38 a 39, liderada por Neemias – vs 38 – fez o percurso
em sentido horário – vs 38, passando, antes de se dirigir ao templo, pelas seguintes
portas dos lados noroeste e norte da cidade:
ü
Torre
dos Fornos – vs 38.
ü
Muro
Largo – vs 38.
ü
Porta
de Efraim – vs 39.
ü
Porta
Velha – vs 39.
ü
Porta
do Peixe – vs 39.
ü
Torre
de Hananel – vs 39.
ü
Torre
dos Cem – vs 39.
ü
Porta
do Gado – vs 39.
ü
Porta
da Guarda – vs 39 -, onde pararam.
Nos versos de 40 a 43, a procissão chegou
ao templo – vs 40, onde a cerimônia culminou:
·
Com
cânticos – vs 42.
Para
a cerimonia ao ar livre foram convidado todos os cantores e músicos, não
somente os de turno. Eles iriam cantando os salmos, como por exemplo, o Sl 48:12
“Percorrei a Sião, rodeai-a toda,
contai-lhe as torres”; o Sl 125:2 “Como
em redor de Jerusalém estão os montes, assim o Senhor, em derredor do seu povo”;
ou o Sl 147:13 “Pois ele reforçou as
trancas das tuas portas e abençoou os teus filhos, dentro de ti;”.
·
Com
sacrifícios – vs 43.
·
Com
grande júbilo – vs 43.
Termina
a descrição em tom maior de alegria, repetindo cinco vezes a raiz “alegrar-se”
dentro de um mesmo versículo, o 43! A explicação de tanta alegria está no
próprio versículo que diz que Deus os alegrara com grande alegria.
c. As disposições quanto ao sacerdócio – 12:44 a 47.
Quanto às disposições para o sacerdócio
envolvendo a manutenção deles e dos levitas, o envolvimento era de todo povo de
Deus.
O cumprimento das promessas feitas em
10:30-39 se iniciou em 11:1 e continuou em 12:44-47. Esses versículos mostram
que o povo não desamparou a Casa de Deus.
Eles estavam todos empenhados, em unidade
de propósitos e finalidades. Não eram apenas os grande líderes que eram
essenciais para a realização do plano redentor de Deus, mas todos.
Ne 12:1 Estes são sacerdotes e levitas
que subiram com Zorobabel,
filho
de Sealtiel, e com Jesuá:
Seraías,
Jeremias, Esdras, Ne 12:2 Amarias, Maluque, Hatus,
Ne
12:3 Secanias, Reum, Meremote, Ne 12:4
Ido, Ginetoi,
Abias,
Ne 12:5 Miamim, Maadias, Bilga, Ne 12:6 Semaías,
Joiaribe,
Jedaías, Ne 12:7 Salu, Amoque, Hilquias, Jedaías;
estes
foram os chefes dos sacerdotes e de seus
irmãos,
nos dias de Jesuá.
Ne 12:8 E os levitas:
Jesuá,
Binui, Cadmiel, Serebias, Judá, Matanias;
este
e seus irmãos dirigiam os louvores.
Ne
12:9 E Bacbuquias e Uni, seus irmãos,
estavam
defronte deles, nas guardas.
Ne
12:10 E Jesuá gerou a Joiaquim, e Joiaquim gerou a
Eliasibe,
e Eliasibe gerou a Joiada, Ne 12:11
E
Joiada gerou a Jônatas, e Jônatas gerou a Jadua.
Ne 12:12 E nos dias de Joiaquim foram
sacerdotes, chefes dos pais:
de
Seraías, Meraías; de Jeremias, Hananias;
Ne 12:13 De Esdras, Mesulão; de
Amarias, Joanã;
Ne
12:14 De Maluqui, Jônatas; de Sebanias, José;
Ne
12:15 De Harim, Adna; de Meraiote, Helcai;
Ne
12:16 De Ido, Zacarias; de Ginetom, Mesulão.
Ne
12:17 De Abias, Zicri; de Miamim e de Moadias, Piltai;
Ne
12:18 De Bilga, Samua; de Semaías, Jônatas;
Ne
12:19 E de Joiaribe, Matenai; de Jedaías, Uzi;
Ne
12:20 De Salai, Calai; de Amoque, Éber;
Ne
12:21 De Hilquias, Hasabias; de Jedaías, Natanael.
Ne 12:22 Dos levitas, nos dias de
Eliasibe, foram inscritos
como
chefes de pais, Joiada, Joanã e Jadua;
como
também os sacerdotes, até ao reinado
de
Dario, o persa.
Ne
12:23 Os filhos de Levi foram inscritos, como chefes de pais,
no
livro das crônicas, até aos dias de Joanã, filho de Eliasibe.
Ne
12:24 Foram, pois, os chefes dos levitas:
Hasabias,
Serabias, e Jesuá, filho de Cadmiel;
e
seus irmãos estavam defronte deles, para louvarem
e
darem graças, segundo o mandado de Davi,
homem
de Deus; guarda contra guarda.
Ne 12:25 Matanias, Bacbuquias,
Obadias, Mesulão, Talmom
e
Acube, eram porteiros, que faziam a guarda
às
tesourarias das portas.
Ne
12:26 Estes viveram nos dias de Jeoiaquim, filho de Jesuá,
o
filho de Jozadaque; como também nos dias de Neemias,
o
governador, e do sacerdote Esdras, o escriba.
Ne 12:27 E na dedicação dos muros de
Jerusalém buscaram os levitas
de
todos os seus lugares, para trazê-los, a fim de fazerem a dedicação
com
alegria, com louvores e com canto, saltérios, címbalos
e
com harpas.
Ne
12:28 E assim ajuntaram os filhos dos cantores,
tanto
da campina dos arredores de Jerusalém,
como
das aldeias de Netofati;
Ne
12:29 Como também da casa de Gilgal, e dos campos de Geba,
e
Azmavete; porque os cantores edificaram para si aldeias
nos
arredores de Jerusalém.
Ne
12:30 E purificaram-se os sacerdotes e os levitas;
e
logo purificaram o povo, as portas e o muro.
Ne
12:31 Então fiz subir os príncipes de Judá sobre o muro,
e
ordenei dois grandes coros em procissão, um à mão direita
sobre
o muro do lado da porta do monturo.
Ne
12:32 E após ele ia Hosaías, e a metade dos príncipes de Judá.
Ne
12:33 E Azarias, Esdras e Mesulão, Ne 12:34 Judá,
Benjamim,
Semaías e Jeremias.
Ne
12:35 E dos filhos dos sacerdotes, com trombetas:
Zacarias,
filho de Jônatas, filho de Semaías,
filho
de Matanias, filho de Micaías, filho de Zacur,
filho
de Asafe.
Ne
12:36 E seus irmãos, Semaías, e Azareel, Milalai, Gilalai, Maai,
Natanael,
Judá e Hanani, com os instrumentos musicais
de
Davi, homem de Deus;
e
Esdras, o escriba, ia adiante deles.
Ne
12:37 Indo assim para a porta da fonte, defronte deles,
subiram
as escadas da cidade de Davi, onde começa a subida
do
muro, desde cima da casa de Davi,
até
à porta das águas, do lado do oriente.
Ne
12:38 E o segundo coro ia em frente, e eu após ele;
e
a metade do povo ia sobre o muro, desde a torre dos fornos,
até
à muralha larga;
Ne
12:39 E desde a porta de Efraim, passaram por cima da
porta
velha, e da porta do peixe, e pela torre de Hananeel
e
a torre de Meá, até à porta das ovelhas;
e
pararam à porta da prisão.
Ne
12:40 Então ambos os coros pararam na casa de Deus;
como
também eu, e a metade dos magistrados comigo.
Ne
12:41 E os sacerdotes Eliaquim, Maaséias, Miniamim, Micaías,
Elioenai,
Zacarias e Hananias, com trombetas.
Ne
12:42 Como também, Maaséias, Semaías, Eleazar, Uzi, Joanã,
Malquias,
Elão e Ezer; e faziam-se ouvir os cantores,
juntamente
com Jezraías, o seu superintendente.
Ne
12:43 E ofereceram, no mesmo dia, grandes sacrifícios
e
se alegraram; porque Deus os alegrara com grande
alegria;
e até as mulheres e os meninos se
alegraram,
de modo que a alegria de Jerusalém
se
ouviu até de longe.
Ne 12:44 Também no mesmo dia se nomearam
homens
sobre as câmaras, dos tesouros, das ofertas alçadas,
das
primícias, dos dízimos, para ajuntarem
nelas, dos campos das cidades, as partes da
lei para
os
sacerdotes e para os levitas;
porque
Judá estava alegre por causa dos sacerdotes
e
dos levitas que assistiam ali.
Ne
12:45 E observava os preceitos do seu Deus, e os da purificação;
como
também os cantores e porteiros, conforme ao mandado
de
Davi e de seu filho Salomão.
Ne
12:46 Porque já nos dias de Davi e Asafe, desde a antiguidade,
havia
chefes dos cantores, e dos cânticos de louvores
e
de ação de graças a Deus.
Ne
12:47 Por isso todo o Israel, já nos dias de Zorobabel
e
nos dias de Neemias, dava aos cantores e aos porteiros
as
porções de cada dia; e santificavam as porções
aos
levitas, e os levitas as santificavam
aos
filhos de Arão.
Quando todos estão unidos em um só
propósito, o resultado da ação é orquestral e seu final esplêndido.
Reparem num orquestra, onde cada um é uma
pessoa diferente com seus problemas e habilidades e ninguém sabe do dia daquele
instrumentista ou cantor.
Eles todos tocam ou cantam sob a regência
de um maestro empolgado e vibrante e o resultado é a música que agrada os
nossos ouvidos. Se alguém ali sai do tom ou não segue o maestro, logo tudo é
prejudicado.
Assim também aconteceu com o povo de Israel
que estava ali sob as lideranças de Zorobabel e de Neemias os quais souberam
conduzi-los e levá-los ao cumprimento de seus objetivos. A restauração estava
sendo completa: física, estrutural, social, emocional e espiritual. Naquele
povo de Deus estava havendo unidade de propósitos.
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No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.