sábado, 9 de março de 2013
sábado, março 09, 2013
Jamais Desista
Salmo 51: 1-19 - CONFISSÃO E ARREPENDIMENTO
Famoso
salmo de Davi que foi criado por causa de seu pecado com Urias e Bete-Sabá. Ele
foi escrito depois que Natã o confrontou e contando uma pequena parábola
despertou no seu rei a cólera contra quem tinha pecado tão gravemente na
parábola de um rei que querendo agradar seu convidado não tomou de suas ovelhas
para lhe oferecer um banquete, mas do camponês que tinha uma única ovelha.
Assim, a si mesmo atribui o veredito e, então, caindo em si viu que Natã falava
dele mesmo e que aquele homem maligno que acabara de julgar e condenar à morte
era ele mesmo.
Outros
homens também pecaram gravemente na história e uns foram perdoados e outros
poderiam ter sido perdoados, mas seu coração endurecido os levou ao remorso e
não ao arrependimento. Exemplos: Pedro, que também se arrependeu e Judas, que
sendo do maligno, não se arrependeu.
Davi
se arrependeu e Deus o perdoou! Isso é tremendo, não o fato de podermos pecar
para obter o arrependimento, mas o fato de Deus, apesar de nós, nos oferecer o
perdão gratuitamente. Eu não vivo na garantia de que pecando terei
oportunidades de arrependimento. Quem vive assim dessa forma jamais conheceu a
Deus e não é dele, antes do maligno, como Judas foi.
Em
Cristo Jesus, Deus nos perdoou de nossos pecados e nos deu vida nova nos
aceitando agora como filhos dele. O perdão é certo para nós pecadores e a regra
do obter é dar. Por isso que está escrito: ... perdoais as nossas ofensas, como temos perdoado aos nossos ofensores...
É
tão bom sabermos que temos Deus que nos ama apesar de nós e que nos perdoa em
Cristo Jesus. Davi conhecia seu Deus e sua oração é um presente para nós em
aprendizado de relacionamento com Deus. Davi, todavia, não foi poupado das
consequências de seus atos tresloucados, antes sofreu demasiadamente.
Se
na hora da transgressão lhe fosse mostrado o preço a pagar, jamais, quero crer,
o autor deste Salmo 51, Davi, teria se enveredado por este caminho reprovado
por Deus. Quer um conselho sobre esta situação que você está vivendo? Cai fora
urgentemente, antes que sejas devorado(a).
Aprendemos a causa que levou à composição deste salmo por
causa do título anexado a ele, e que imediatamente será submetido a nossa
consideração. Durante um longo período depois de sua melancólica queda, Davi
parece ter mergulhado em uma letargia espiritual; mas, quando despertou com a
exposição de Nathan, ele estava cheio de auto-aversão e humilhação aos olhos de
Deus, e estava ansioso para testemunhar o arrependimento dele ao redor dele e
deixar alguma prova duradoura para a posteridade. No começo do salmo, tendo os
olhos direcionados para o atormentado de sua culpa, ele se encoraja a desejar o
perdão, considerando a infinita misericórdia de Deus. Isso ele exalta em termos
elevados, e com uma variedade de expressões, como alguém que sentiu que ele
merecia multiplicar a condenação. Na parte posterior do salmo, ele ora pela
restauração do favor de Deus, consciente de que ele mereceu ser expulso para
sempre e privado de todos os dons do Espírito Santo. Ele promete, se o perdão fosse
concedido a ele, manter-se em profundidade de gratidão. Para a conclusão, ele
declara que é para o bem da Igreja que Deus deve conceder seu pedido; e, de
fato, quando a maneira peculiar em que Deus depositou sua aliança de graça com
Davi é considerada, não pode deixar de ser sentida que a esperança comum da
salvação de todos deve ter sido abalada na suposição de sua rejeição final.
Para o principal músico. Um salmo de Davi, quando o
profeta Natã veio até ele, depois de ter adulterado com Bate-Seba.
Quando Nathan, o profeta, chegou a ele, expressa-se claramente
que o profeta tenha vindo antes de o salmo ter sido escrito, provando, como
faz, a profunda letargia em que Davi deve ter caído. Foi uma circunstância
maravilhosa que um homem tão grande, e um tão eminentemente dotado com o
Espírito, deveria ter continuado nesse estado perigoso por mais de um ano. Nada
além de influência satânica pode explicar esse estupor de consciência que
poderia levá-lo a desprezar ou a diminuir o julgamento divino que ele havia
incorrido. Ele serve, além disso, para marcar a momento em que ele havia caído,
que ele parece não ter compungido seu pecado até que o profeta veio até ele.
Temos aqui uma ilustração impressionante, ao mesmo tempo, da misericórdia de
Deus ao enviar o profeta para recuperá-lo quando ele vagou. Nesta visão, há uma
antítese na repetição da palavra veio. Foi quando Davi pecou com Bate-Seba que
Nathan veio até ele. Por esse passo pecaminoso, ele se colocou a uma distância
de Deus; e o Divino Deus foi exibido de forma significativa ao contemplar sua
restauração. Não imaginamos que Davi, durante este intervalo, ficou tão privado
do sentido da religião como não mais reconhecer a supremacia do Ser Divino. Com
toda a probabilidade, ele continuou a orar diariamente, envolvido nos atos de
adoração divina e visando conformar sua vida com a lei de Deus. Não há razão
para pensar que a graça estava completamente extinta em seu coração; mas apenas
que ele era possuído por um espírito de negligência em um ponto particular, e
trabalhou sob uma insensibilidade fatal quanto à sua exposição presente à ira
divina. A graça, ou o que quer que seja que ele possa emitir em outras
direções, foi sufocada, por assim dizer, nisso. Bem, possamos tremer para contemplar
o fato de que um profeta tão sagrado, e um rei tão excelente, deveria ter se
afundado em tal condição! Que a sensação de religião não estava totalmente
extinta em sua mente, é provada pela maneira como ele foi afetado imediatamente
após receber a repreensão do profeta. Tal foi o caso, ele não poderia ter
gritado como ele, "eu pequei contra o Senhor" (2 Samuel 12:13), nem
ele se teria submetido tão facilmente, no espírito da mansidão, à admoestação e
correção. A este respeito, ele deu um exemplo a todos, como pode ter pecado
contra Deus, ensinando-lhes o dever de cumprir humildemente os apelos ao
arrependimento, que podem ser dirigidos a eles por seus servos, em vez de
permanecerem sob o pecado até que sejam surpreendido pela vingança final do Céu.
Sl 51:1
Compadece-te de mim, ó Deus,
segundo
a tua benignidade;
e,
segundo a multidão das tuas misericórdias,
apaga as minhas transgressões.
Sl 51:2
Lava-me completamente da minha iniquidade
e
purifica-me do meu pecado.
Sl 51:3 Pois eu conheço as minhas
transgressões,
e o meu pecado está sempre diante de mim.
Sl
51:4 Pequei contra ti,
contra ti somente,
e fiz o que é mau perante os teus olhos,
de maneira que serás tido por justo no teu
falar
e puro no teu julgar.
Sl
51:5 Eu nasci na iniquidade,
e em pecado me concebeu minha mãe.
Sl
51:6 Eis que te comprazes na verdade no íntimo
e no recôndito me fazes conhecer a
sabedoria.
Sl
51:7 Purifica-me com hissopo,
e ficarei limpo;
lava-me,
e ficarei mais alvo que a neve.
Sl
51:8 Faze-me ouvir júbilo e alegria,
para que exultem os ossos que esmagaste.
Sl
51:9 Esconde o rosto dos meus pecados
e apaga todas as minhas iniqüidades.
Sl
51:10 Cria em mim, ó Deus,
um coração puro
e
renova dentro de mim
um espírito inabalável.
Sl
51:11 Não me repulses da tua presença,
nem me retires o teu Santo Espírito.
Sl
51:12 Restitui-me a alegria da tua salvação
e sustenta-me com um espírito voluntário.
Sl
51:13 Então,
ensinarei aos transgressores
os teus caminhos,
e os pecadores
se converterão a ti.
Sl
51:14 Livra-me dos crimes de sangue, ó Deus,
Deus da minha salvação,
e
a minha língua
exaltará a tua justiça.
Sl
51:15 Abre, Senhor,
os meus lábios,
e a minha boca manifestará os teus
louvores.
Sl
51:16 Pois não te comprazes em sacrifícios;
do contrário, eu tos daria;
e
não te agradas de holocaustos.
Sl 51:17 Sacrifícios agradáveis a Deus
são o espírito quebrantado;
coração
compungido e contrito,
não o desprezarás, ó Deus.
Sl
51:18 Faze bem a Sião,
segundo a tua boa vontade;
edifica
os muros de Jerusalém.
Sl 51:19 Então, te agradarás
dos sacrifícios de justiça,
dos holocaustos
e das ofertas queimadas;
e sobre o teu altar
se oferecerão novilhos.
O salmo é lindo e uma grande lição no nosso relacionamento com
Deus que todas as coisas vê. Ele está certo de que Deus não aceitará
sacrifícios nem ofertas nem holocaustos tendo um coração contrário e rebelde. O
que agrada a Deus é: espírito quebrantado, coração compungido e contrito.
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No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.