segunda-feira, 17 de novembro de 2014
segunda-feira, novembro 17, 2014
Jamais Desista
Neemias 13:1-31 - NEEMIAS E A REFORMA COMPLETA DO POVO DE DEUS
Estamos vendo o livro de Esdras-Neemias e
essa é a Parte IV de nosso mapinha de leitura (também o último capítulo de
Neemias):
Parte IV – O REGRESSO DOS
EXILADOS E A RECONSTRUÇÃO DA COMUNIDADE – 7:4 a 13:31.
B. A reconstrução da comunidade
7:73b a 13:31.
Como já vimos repetindo, o povo de Deus não
é formado apenas das construções físicas, com seus templos, suas cidades, seus
comércios, seus muros, sua segurança. O povo também precisava ser restaurado,
renovado, reformado, principalmente em sua aliança com Deus, de modo a
constituir uma comunidade santa.
Esse aspecto do programa de restauração que
vai até o final do livro de Neemias foi igualmente dividido, didaticamente, em
três partes principais, conforme vimos fazendo seguindo a BEG:
1.
A
renovação dos compromissos pactuais (7:73b-10.39) – já vista.
2.
A
dedicação do muro (11:1-12:47) – já vimos.
3.
A
reforma do povo (13:1-31) – concluiremos agora.
Agora, entraremos no subitem “3” sobre a
dedicação do muro.
3.
A reforma do povo (13:1-31).
Estando tudo pronto física e
estruturalmente com a Casa de Deus reformada e bem assim a cidade com seus
muros e demais construções.
Estando aí também o povo de Deus que Neemias
se empenhou em trazer para a cidade. Primeiramente, depois de tudo isso, foi
feita a renovação da aliança com Deus e em seguida houve a dedicação do muro
que culminou com grandes sacrifícios e extrema alegria (palavra repetida nesse
versículo apenas em 5 oportunidades!) – 12:43. Agora sim, somente faltava uma
coisa para ficar tudo completo e Neemias concluir seus objetivos.
O último ato de Neemias foi reformar o povo
de Deus.
A santificação do povo de Deus aconteceu
principalmente pela exclusão dos estrangeiros – vs 1 ao 3 -, do serviço no
templo – vs 4 ao 14 -, da observância do sábado – vs 15 ao 22 -, e do divórcio
das mulheres estrangeiras – vs 23 ao 31.
Veio à memória do povo por casa da leitura
da Lei quando Esdras leu a Lei para o povo de Deus a possibilidade de corrupção
do programa de restauração por causa dos estrangeiros.
A promessa de obediência geral à lei de
Deus – 10:28, 29 – acarretou a separação dos povos vizinhos para evitar a
corrupção religiosa e a idolatria – 10:28. O povo que tinha sido levado ao
cativeiro e mesmo eles depois de retornarem haviam renegado esse aspecto da
promessa. O que exigiu uma atitude bem enérgica da liderança e de todo povo.
Dos versos 4 ao 14, veremos que tanto as promessas de não desamparar a casa
de Deus – 10:39 – como também as promessas com respeito aos depósitos e aos
dízimos – 10:37-39; 13:12 - haviam sido quebradas – vs 11 e a situação exigia
uma reforma.
Neemias precisou retornar à Babilônia no
32º ano de Artaxerxes, rei da Babilônia e, nesses tempos, Eliasibe, sacerdote encarregado
da câmara da casa de Deus tinha se aparentado com Tobias e feito para ele uma câmara
grande nos pátios da Casa de Deus.
Era isso uma clara evidência da negligência
da Casa de Deus que contrariava nitidamente a promessa feita em 10:39.
Neemias ficou indignado com isso e fez que
Tobias fosse expulso do templo e ai ordenou que se purificassem as câmaras e
para ali tornou a trazer todos os utensílios com as ofertas de manjares e o
incenso – vs 9.
Neemias ainda soube que os quinhões dos
levitas não estavam sendo entregues – veja as promessas feitas em 10:37. Os
levitas não possuíam terras – Nm 18:20-24; Dt 14:29; 18:1 -, apesar de alguns,
parece-nos, talvez terem uma fonte de renda particular – Dt 18:8.
A dependência dos levitas do sustento que o
povo fornecia pode explicar a relutância de muitos levitas de deixar a
Babilônia – Ed 8:15-20; Ml 217; 3:13-15 – uma vez que o repovoamento não era
total, mas, inicialmente, apenas uma décima parte deles.
Neemias acaba contendendo com os
magistrados e os censura – vs 11. A promessa de não desampararem a Casa de Deus
havia sido quebrada – 10:39. Não havia explicações razoáveis para o desamparo
da Casa de Deus, nem da negligência para com os levitas. Assim, Neemias
restaura a manutenção dos levitas evitando o êxodo deles para o campo.
No verso 14, novamente Neemias, pela quarta
vez usa a expressão “lembra-te” numa oração. Também é essa a segunda vez de
quatro orações desse tipo feitas por Neemias.
A partir do verso 15 até o 22, Neemias está
procurando reformar o povo quanto ao sábado, pois a promessa de guardá-lo, feita
em 10:31, também, igualmente, havia sido quebrada. Era preciso reparar isso
urgentemente.
Neemias estava preocupado com a violação do
sábado e novamente contendeu com os transgressores e os alertou – vs 18 – sobre
o fato de que assim fizeram os pais. Naquela ocasião, ele os lembrou, Deus
trouxe todo este mal sobre eles e a cidade. Caso continuassem assim,
negligenciando a Palavra de Deus, o mal que Deus poderia trazer seria muito
maior.
No verso 22, novamente Neemias, pela quinta
vez usa a expressão “lembra-te” numa oração. Também é essa a terceira vez de
quatro orações desse tipo feitas por Neemias.
Neemias trabalhou e conseguiu o
restabelecimento da observância do sábado novamente.
A partir dos vs 23 ao 29, mais uma vez
Neemias se vê com os problemas relacionados aos casamentos mistos envolvendo
mulheres asdoditas, amonitas e moabitas.
Novamente, Neemias contende, disputa com
eles e os amaldiçoa, inclusive a alguns deu surras e até seus cabelos os
arrancou. Comparem sua ação com a de Esdras – vs Ed 9:3; Is 50:6. No verso 25
fica clara a sua ordem: Não dareis mais
vossas filhas a seus filhos, e não tomareis mais suas filhas, nem para vossos
filhos nem para vós mesmos.
Ele ainda lembrou eles do que aconteceu com
Salomão e foi enfático em condenar essas uniões. Até mesmo um dos filhos do
sumo sacerdote tinha se tornado genro de Sambalate, o horonita, pelo que foi
expulso de Israel.
No verso 29, novamente Neemias, pela sexta
vez usa a expressão “lembra-te” numa oração. Também é essa a última, a quarta
vez de quatro orações desse tipo feitas por Neemias.
Ne 13:1 Naquele dia leu-se no livro de
Moisés,
aos
ouvidos do povo;
e
achou-se escrito nele que os amonitas e os moabitas
não
entrassem jamais na congregação de Deus,
Ne
13:2 Porquanto não tinham saído ao encontro dos filhos de Israel
com
pão e água; antes contra eles assalariaram a Balaão
para
os amaldiçoar; porém o nosso Deus converteu
a
maldição em bênção.
Ne
13:3 Sucedeu, pois, que, ouvindo eles esta lei,
apartaram
de Israel todo o elemento misto.
Ne
13:4 Ora, antes disto, Eliasibe, sacerdote, que presidia
sobre
a câmara da casa do nosso Deus, se tinha aparentado
com
Tobias;
Ne
13:5 E fizera-lhe uma câmara grande, onde dantes se depositavam
as
ofertas de alimentos, o incenso, os utensílios, os dízimos do
grão,
do mosto e do azeite, que se ordenaram
para
os levitas, cantores e porteiros, como também a oferta
alçada
para os sacerdotes.
Ne
13:6 Mas durante tudo isto não estava eu em Jerusalém,
porque
no ano trinta e dois de Artaxerxes, rei de Babilônia,
fui
ter com o rei; mas após alguns dias
tornei
a alcançar licença do rei.
Ne
13:7 E voltando a Jerusalém, compreendi o mal que Eliasibe
fizera
para Tobias, fazendo-lhe uma câmara
nos
pátios da casa de Deus.
Ne
13:8 O que muito me desagradou; de sorte que lancei todos os
móveis
da casa de Tobias fora da câmara.
Ne
13:9 E, ordenando-o eu, purificaram as câmaras;
e
tornei a trazer para ali os utensílios da casa de Deus,
com
as ofertas de alimentos e o incenso.
Ne
13:10 Também entendi que os quinhões dos levitas
não
se lhes davam, de maneira que os levitas e os cantores,
que
faziam a obra, tinham fugido cada um para a sua terra.
Ne
13:11 Então contendi com os magistrados, e disse:
Por
que se desamparou a casa de Deus?
Porém
eu os ajuntei, e os restaurei no seu posto.
Ne
13:12 Então todo o Judá trouxe os dízimos
do
grão, do mosto e do azeite aos celeiros.
Ne
13:13 E por tesoureiros pus sobre os celeiros a Selemias,
o
sacerdote, e a Zadoque, o escrivão e a Pedaías,
dentre
os levitas; e com eles Hanã, filho de Zacur,
o
filho de Matanias; porque foram achados fiéis;
e
se lhes encarregou a eles a distribuição para seus irmãos.
Ne
13:14 Por isto, Deus meu,
lembra-te
de mim e não risques as beneficências
que
eu fiz à casa de meu Deus e às suas observâncias.
Ne
13:15 Naqueles dias vi em Judá os que pisavam lagares
ao
sábado e traziam feixes que carregavam
sobre
os jumentos; como também vinho, uvas e figos,
e
toda a espécie de cargas, que traziam a Jerusalém
no
dia de sábado;
e
protestei contra eles no dia em que vendiam mantimentos.
Ne
13:16 Também habitavam em Jerusalém tírios que traziam
peixe
e toda a mercadoria, que vendiam no sábado aos filhos
de
Judá, e em Jerusalém.
Ne
13:17 E contendi com os nobres de Judá, e lhes disse:
Que
mal é este que fazeis, profanando o dia de sábado?
Ne
13:18 Porventura não fizeram vossos pais assim,
e
não trouxe o nosso Deus todo este mal sobre nós
e
sobre esta cidade?
E
vós ainda mais acrescentais o ardor de sua ira sobre Israel,
profanando
o sábado.
Ne
13:19 Sucedeu, pois, que, dando já sombra
nas
portas de Jerusalém antes do sábado,
ordenei
que as portas fossem fechadas;
e
mandei que não as abrissem até passado o sábado;
e
pus às portas alguns de meus servos,
para
que nenhuma carga entrasse no dia de sábado.
Ne
13:20 Então os negociantes e os vendedores de toda a mercadoria
passaram
a noite fora de Jerusalém, uma ou duas vezes.
Ne
13:21 Protestei, pois, contra eles, e lhes disse:
Por
que passais a noite defronte do muro?
Se
outra vez o fizerdes, hei de lançar mão de vós.
Daquele
tempo em diante não vieram no sábado.
Ne
13:22 Também disse aos levitas que se purificassem,
e
viessem guardar as portas, para santificar o sábado.
Nisto
também, Deus meu, lembra-te de mim
e
perdoa-me segundo a abundância
da
tua benignidade.
Ne
13:23 Vi também naqueles dias judeus que tinham casado
com
mulheres asdoditas, amonitas e moabitas.
Ne
13:24 E seus filhos falavam meio asdodita,
e
não podiam falar judaico, senão
segundo
a língua de cada povo.
Ne
13:25 E contendi com eles, e os amaldiçoei
e
espanquei alguns deles, e lhes arranquei os cabelos,
e
os fiz jurar por Deus, dizendo:
Não
dareis mais vossas filhas a seus filhos,
e
não tomareis mais suas filhas,
nem
para vossos filhos nem para vós mesmos.
Ne
13:26 Porventura não pecou nisto Salomão, rei de Israel,
não
havendo entre muitas nações rei semelhante a ele,
e
sendo ele amado de seu Deus,
e
pondo-o Deus rei sobre todo o Israel?
E
contudo as mulheres estrangeiras o fizeram pecar.
Ne
13:27 E dar-vos-íamos nós ouvidos,
para
fazermos todo este grande mal,
prevaricando
contra o nosso Deus, casando com
mulheres
estrangeiras?
Ne
13:28 Também um dos filhos de Joiada, filho de Eliasibe,
o
sumo sacerdote, era genro de Sambalate, o horonita,
por
isso o afugentei de mim.
Ne
13:29 Lembra-te deles, Deus meu, pois contaminaram
o
sacerdócio, como também a aliança do sacerdócio
e dos levitas.
Ne
13:30 Assim os limpei de todo o estrangeiro,
e
designei os cargos dos sacerdotes e dos levitas,
cada
um na sua obra.
Ne
13:31 Como também para com as ofertas de lenha
em
tempos determinados, e para com as primícias;
lembra-te
de mim, Deus meu, para bem.
Assim, Neemias limpou e reformou todo o
povo tirando as coisas prejudiciais a eles que os comprometiam diante de Deus
aos quais tinham se aliançado novamente.
Encerramos a história desses dois fantásticos
líderes de Israel que enfrentaram momentos muito difíceis pelo que passava a
nação de Judá. O recomeço de tudo não foi fácil. Foram tempos trabalhosos, de
perseguições e de muita luta, garra e vontade de vencer, mas triunfaram em nome do Senhor e para honra
e glória de seu nome.
No verso 31, novamente Neemias, pela sétima
e última vez usa a expressão “lembra-te” numa oração.
...
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No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.