sexta-feira, 3 de abril de 2015
sexta-feira, abril 03, 2015
Jamais Desista
Ezequiel 4:1-17 - ATOS PROFÉTICOS SIMBÓLICOS.
I. JULGAMENTO SOBRE JUDÁ E
JERUSALÉM (1.1-24.27).
A. A primeira série de visões, a
vocação, os atos simbólicos e os discursos relacionados de Ezequiel (1.1-7.27).
1. Visão e vocação (1.1-3.27) – já vimos;
2. Os atos simbólicos (4.1-5.4) – começaremos agora;
3. Discursos relacionados
(5.5-7.27).
2. Os atos simbólicos (4.1-5.4).
Até ao verso 5.4, estaremos vendo os atos
simbólicos. A resposta inicial de Ezequiel à sua vocação por Deus foi a
realização de certo número de ações simbólicas inter-relacionadas que
representavam o julgamento de Deus contra a cidade de Jerusalém.
São registradas quatro fases da ação: a
primeira envolvia um tijolo de barro (4.1-3); na segunda, Ezequiel deitava-se
sobre o seu lado (4.4-8); na terceira o alimento era cozido sobre excremento
(4.9-17) e na quarta o cabelo era queimado (5.1-4). Seguiam-se mensagens
intimamente relacionadas com esses atos (5.5-7.27). Assim, esses atos
simbólicos, portanto, serão igualmente divididos em quatro partes: a. O tijolo
de Barro (4.1-3); b. Deitar-se sobre o seu lado (4.4-8); c. Alimento racionado cozido
sobre excremento (4.9-17); e, d. Cabelos queimados (5.1-4).
a. O tijolo de Barro (4.1-3).
Ezequiel ilustrou a sua mensagem usando um
tijolo de barro; essas lições concretas são chamadas de "atos
simbólicos" (cf. 1Rs 11.30; 22.11; 2Rs 13.17; Is 20.2-4; Jr 13.1-4;
19.1-10).
Reparem que essas ilustrações não foram
iniciativas de Ezequiel, mas estava ele seguindo as orientações de Deus que lhe
falava e lhe chamava de filho do homem.
Escavações em várias localidades da Mesopotâmia
trouxeram à luz tijolos ou tabletes de barro com mapas ou desenhos arquitetônicos
inscritos sobre eles.
Ezequiel retrata o cerco que seria estabelecido
contra Jerusalém em 597 a.C., o qual levaria à sua destruição.
A assadeira de ferro - vs. 3 - tratava-se
de uma grande grelha de ferro sobre a qual se assava pão. Uma vez que Ezequiel
representava Deus nesse drama em miniatura, a assadeira de ferro colocada corno
muro, representava a decisão de Deus de separar-se de Jerusalém.
As orações do seu povo não o alcançariam, e
ele não interviria em favor dele.
b. Deitar-se sobre o seu lado (4.4-8).
Interessante este papel de representação de
Ezequiel e a sua eficácia. Como não partia dele essa ideia, Deus sabia o que
estava fazendo com seu profeta.
Ezequiel deitou-se sobre o seu lado por um
período prolongado de tempo, primeiro sobre um lado – 390 dias, lado esquerdo -
e depois sobre o outro – 40 dias, lado direito -, para ilustrar a duração dos
julgamentos que se aproximavam.
Quando Israel pecou no deserto e aqueles
espias trouxeram um relatório desanimador e desfavorável o que fez o povo
perder a motivação e se afundar no pecado, Deus os puniu severamente da mesma
forma, um dia por um ano que estiveram espiando a terra. Eles demoraram 40 dias
e tiveram que amargar o deserto por 40 anos.
Aqui a soma do amargor está em 390 mais 40,
ou seja, 430 anos.
Cada dia correspondia a um ano (cf. Nm
14.13; Dn 9.24-27). O período ou os períodos correspondentes a esses números
devem ter sido consecutivos (para um total de quatrocentos e trinta anos) ou
coincidentes (trezentos e noventa anos ao todo).
Alguns pensam que o total de trezentos e noventa
anos reflete o julgamento pelo pecado de Israel desde a ocasião em que Israel
ocupou Jerusalém ou desde a data em que o templo foi dedicado até a sua destruição.
Outros consideram o total de quatrocentos e trinta anos como simbólico do tempo
que Israel permaneceu no Egito (Êx 12.40-41).
A questão é ainda mais dificultada pela
tradução da Septuaginta (a tradução grega do AT) que apresenta um total de
apenas cento e cinquenta anos.
Vemos também nesses versos, a dupla
natureza do ofício profético - representar Deus diante do povo e servir como
mediador diante de Deus em favor do povo - é vista na segunda metade desse ato
simbólico. Ezequiel representou o povo e carregou os seus pecados (cf. Êx
:32.30-32; Rm 9.3).
Muito provavelmente, Ezequiel não permaneceu
totalmente imobilizado por quatrocentos e trinta dias, mas apenas por um
período não especificado de tempo durante cada dia; no mínimo, ele se levantava
para alimentar-se (4.8-13) e para atender a outros negócios.
c. Alimento racionado cozido sobre excremento (4.9-17).
Dos versos 9 ao 17, temos o alimento
racionado cozido sobre excremento. Prosseguindo com a sua representação
simbólica da destruição de Jerusalém, Ezequiel subsistiu com rações de fome
durante a sua encenação do cerco de Jerusalém (Dt 28.52-57; 2Rs 6.25; 7.12; Jr
15.2; 19.9).
Ele deveria apanhar trigo, e cevada, e
favas, e lentilhas, e milho miúdo, e espelta (um tipo de grão também conhecido
como trigo vermelho) e metê-los numa só vasilha para com eles fazer pães para
serem comidos em rações diárias conforme o número dos dias que estivesse
deitado sobre o seu lado.
A porção diária seria racionada, vinte
ciclos, cerca de 230 g de pão de farinha mista por dia. E também a água seria a
sexta parte de um him, ou um quartilho, ou 3,47 litros, a serem bebidos de
tempos em tempos.
O processo deveria ser feito na forma de
bolo a ser comido e assado sobre excremento humano. Deus estava dizendo para
eles comerem assim o seu pão imundo entre as nações para onde os tinha lançado.
Os requintes de pureza cerimonial eram
absolutamente impossíveis de serem observados durante um cerco, mesmo para um
sacerdote como Ezequiel.
O excremento humano era considerado impuro
(Dt 23.13), e Ezequiel sentiu-se repugnado com a ordem de Deus, protestando que
ele nunca havia violado as leis dietéticas (44.31; Êx 22.31; Lv 7.19-24;
11.8,39-40; 22.8; Dt 14.3,8).
Deus permitiu que ele aquecesse a sua comida
usando esterco de gado, ainda hoje um combustível amplamente utilizado em
algumas partes do Oriente Próximo; comparar com 2Rs 18.27.
toma um
tijolo, e pô-lo-ás diante de ti,
e
grava nele uma cidade, a cidade de Jerusalém;
Ez
4:2 e põe contra ela um cerco,
e
edifica contra ela uma fortificação,
e levanta
contra ela uma tranqueira;
e coloca
contra ela arraiais,
e põe-lhe
aríetes em redor.
Ez 4:3 Toma
também uma sertã de ferro,
e
põe-na por muro de ferro entre ti e a cidade;
e
olha para a cidade, e ela será cercada,
e
tu a cercarás;
isso
servirá de sinal para a casa de Israel.
Ez 4:4 Tu
também deita-te sobre o teu lado esquerdo,
e
põe sobre ele a iniqüidade da casa de Israel;
conforme
o número dos dias em que te deitares
sobre
ele, levarás a sua iniqüidade.
Ez 4:5 Pois
eu fixei os anos da sua iniqüidade,
para
que eles te sejam contados em dias,
trezentos
e noventa dias;
assim levarás
a iniqüidade da casa de Israel.
Ez 4:6 E
quando tiveres cumprido estes dias,
deitar-te-ás
sobre o teu lado direito,
e
levarás a iniqüidade da casa de Judá;
quarenta
dias te dei, cada dia por um ano.
Ez 4:7
Dirigirás, pois, o teu rosto para o cerco de Jerusalém,
com
o teu braço descoberto;
e
profetizarás contra ela.
Ez 4:8 E eis
que porei sobre ti cordas;
assim
tu não te voltarás dum lado para o outro,
até
que tenhas cumprido os dias de teu cerco:
Ez 4:9 E tu
toma trigo, e cevada, e favas, e lentilhas, e milho miúdo,
e
espelta, e mete-os numa só vasilha,
e
deles faze pão.
Conforme o
número dos dias que te deitares sobre o teu lado,
trezentos
e noventa dias, comerás disso.
Ez 4:10 E a
tua comida, que hás de comer,
será
por peso, vinte siclos cada dia;
de
tempo em tempo a comerás.
Ez 4:11
Também beberás a água por medida,
a
sexta parte dum him; de tempo em tempo beberás.
Ez 4:12 Tu a
comerás como bolos de cevada,
e
à vista deles a assarás sobre o excremento humano.
Ez 4:13 E disse o Senhor:
Assim comerão
os filhos de Israel o seu pão imundo,
entre
as nações, para onde eu os lançarei.
Ez 4:14 Então disse eu:
Ah Senhor
Deus! eis que a minha alma não foi contaminada:
pois
desde a minha mocidade até agora jamais comi
do
animal que morre de si mesmo,
ou
que é dilacerado por feras;
nem carne
abominável entrou na minha boca.
Ez 4:15 Então me disse:
Vê, eu te dou
esterco de bois em lugar de excremento de homem;
e
sobre ele prepararás o teu pão,
Ez 4:16 Disse-me mais:
Filho do
homem, eis que quebrarei o báculo de pão em Jerusalém;
e
comerão o pão por peso, e com ansiedade;
e
beberão a água por medida, e com espanto;
Ez 4:17 até
que lhes falte o pão e a água,
e
se espantem uns com os outros,
e
se definhem na sua iniqüidade.
A sentença de Deus contra eles era muito
severa e Ezequiel era o profeta que estava levando aquelas palavras, em formas
simbólicas, ao povo no exílio.
Deus estava quebrando o báculo de pão em
Jerusalém, ou seja, ele estava tirando o sustento de pão em Jerusalém e o que
fossem comer, comeriam por peso e com ansiedade; beberiam por medida e com
espanto, certos de que o que estava pouco iria mesmo acabar. Irão se definhar
na fome e na sede; irão se espantar uns com os outros e na iniquidade irão se
definhar.
...
6 comentários:
A paz do Senhor Daniel,
Os Atos Proféticos são válidos para os dias atuais?
Para o tempo da Nova Aliança?
Muito obrigado.
Boa tarde. Perguntaram-me: Os Atos Proféticos são válidos para os dias atuais?
Para o tempo da Nova Aliança?
Eu tinha já escrito no texto em questão: "Reparem que essas ilustrações não foram iniciativas de Ezequiel, mas estava ele seguindo as orientações de Deus que lhe falava e lhe chamava de filho do homem.".
Bem a pergunta é se atos proféticos são válidos para os dias atuais. Entendendo ato profético como o fato de eu reivindicar algo porque tenho a minha fé, eu não creio nisso. As bênçãos de Deus são simplesmente bênçãos, ações da graça de Deus sobre as nossas vidas e não conquistas nossas. O que tenho eu, por exemplo, que não tenha recebido? Ora, se recebi, foi graça, favor de Deus. Deus não é meu gênio da lâmpada pronto a fazer as minhas vontades em troca de algo. Deus não me deve nada, eu é quem sou a ele devedor. Nós não mudamos Deus, nós não transformamos circunstâncias, mas é Deus, que em sua graça, soberania e misericórdia que nos convida para participarmos da regência do universo, no entanto segundo a sua vontade e não a nossa.
seus estudos me ajudam muito continue.que Deus te abençoe
gostaria de saber se ha algum estudo sobre as sete cartas do,apocalipse
Glórias a Deus :)
Achei maravilhoso o estudo , Deus te abencoe
Postar um comentário
Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.