Estamos na décima sétima parte – a
penúltima -, de nossa divisão proposta de dezoito delas, nos baseando na
estruturação apresentada pela BEG. Estamos no capítulo 48.
XVII. ORÁCULOS CONTRA AS NAÇÕES (46.1-51.64).
Como já dissemos, Jeremias anunciou uma
série de profecias contra outras nações. Muitas já haviam se cumprido, mostrando
que as outras predições também se cumpririam. Essa seção do livro de Jeremias,
de 46.1 a 51.64, é constituída de uma série de mensagens de julgamento contra
nações vizinhas.
Assim, dividimos nosso estudo em 9 seções:
A. Contra o Egito (46.1-28) – já vista;
B. Contra a Filístia (47.1-7) – já vimos;
C. Contra Moabe (48.1-47) - veremos agora;
D. Contra Amom (49.1-6); E. Conta Edom (49.7-22); E. Contra Damasco (49.23-27);
G. Contra as tribos árabes (49.28-33); H. Contra Elão (49.34-39); I. Contra a
Babilônia (50.1-51.64).
C. Contra Moabe (48.1-47).
O capítulo 48, em seus 47 versículos,
falará das profecias de Jeremias contra Moabe. Jeremias prediz a destruição de
Moabe (cf. Is 15-16; Ez 25.8-11; Am 2.1-3).
Moabe era uma nação inimiga de Israel - Jz
3.12-14; 2Rs 3.4-27 – que ocupava parte da terra dada originalmente, por Deus,
a Israel e foi um dos aliados contra a Babilônia (27.3).
Gênesis 19 fala da origem do povo moabita que
se deu através de um incesto, promovido pela filha mais velha de Ló, sobrinho
de Abraão, logo após a destruição de Sodoma e Gomorra.
Passados uns tempos, as filhas de Ló se desesperaram
e urdiram um plano para embriagarem ao pai e dele extrair herança. Elas foram
bem sucedidas em embriagá-lo e depois ao se deitarem com ele, uma numa noite e na
outra. Ambas ficaram grávidas de seu pai. A bebida é mesmo uma tragédia. Nem
soube o bêbado o que fizera em sua bebedice...
Surgiram dois povos disso os moabitas e os
amonitas. Eles foram rejeitados por Deus por haverem maltratado Israel – Dt
23:3-61. Rute (e, portanto Jesus Cristo), posteriormente, participou
fisicamente da linhagem messiânica e assim foi contada na tribo de Judá. Ela
foi bisavó de Davi. E foi mesmo Davi quem os combateu e os subjugou.[1]
Ainda assim, essa nação forneceu soldados
para Nabucodonosor contra Jeoaquim (2Rs 2). É possível que a sua derrota por
Nabucodonosor tenha ocorrido em 582 a.C., depois de uma rebelião.
As cidades de Nebo e Quiriataim que ele
proclama um “ai”, originalmente, essas cidades foram entregues à tribo de Rúben
(Nm 32.3,37-38; Js 13.15,19). No entanto, não obedeceram ao Senhor e isso lhes
custou muito caro.
O Senhor tinha dado a terra, mas era
preciso conquistá-la e obedecer ao Senhor em suas instruções que logo tudo
estaria resolvido, mas ao invés disso, se aliançaram com os estrangeiros e logo
estavam imitando as nações vizinhas.
A cidade de Hesbom – vs. 2 - também tinha
sido dada a Rúben (Nm 32.37; Js 13.17).
Horonaim – vs. 3 - provavelmente estava situada
no extremo sul do mar Morto; a relação de cidades abrange todo o território
moabita. Moabe estaria destruída e o seu clamor segue por meio de seus filhos,
suas cidades, Nebo, Quiriatiaim, Misgabe, Hesbon, Madmén, Horonaim, Luite –
esta última de localização desconhecida (ver Is 5 15).
A palavra de ordem do vs. 7 seria a de
fugir como um asno selvagem doido que é perseguido implacavelmente por seu
predador.
A confiança de Moabe estaria nas suas obras
e nos seus tesouros e por isso seria tomada. O seu deus era Quemos que,
curiosamente fora adorado por Salomão (1 Rs 11.7,33; 2Rs 23.13). Até a sua
estátua seria levado para o cativeiro, pois muitas vezes, imagens de deuses
"derrotados" eram levadas para o exílio.
O destruidor estaria vindo do norte.
Provavelmente uma referência a Nabucodonosor que implacavelmente viria com toda
força para destruir tudo ao seu alcance, tornando desoladas todas as cidades de
Moabe.
Nesse momento e nesse contexto é que o
profeta expressa duas maldições:
1.Contra
todo aquele que fizesse a obra do Senhor relaxadamente, sem cuidado algum, de
forma desprezível, como se estivesse fazendo sem atenção.
2.Contra
todo aquele que vedasse do sangue a sua espada, ou seja, ela estaria ali para
justamente, derramar o sangue deles e o não derramar, seria uma negligência.
A verdade dos fatos era que a obra que
seria feita ali era a obra de juízo de Deus contra Moabe a qual não poderia ser
feita de qualquer modo, pois que cairiam em maldição os seus executores.
Essa imagem do vinho em repouso para
amadurecer e, portanto, melhorar, representa a complacência de Moabe. Sua
situação mudaria rapidamente, pois os jarros seriam quebrados e o vinho
derramando – vs. 11 e 12.
Moabe, finalmente, teria vergonha de
Quemos, seu deus como tinha se envergonhado Israel de Betel, a qual era a sua confiança
– vs. 13. Betel, possivelmente, era o nome usado para o Senhor na religião apóstata
instituída por Jeroboão em Betel (1Rs 12.28-30). Essa religião não foi capaz de
evitar a destruição provocada pelos assírios em 722 a.C. (2Rs 18.9-12).
Dos vs. 14 ao 18, um lamento por Moabe e a
certeza de seu juízo o qual se apressava, vindo do norte com toda a sua força e
sem piedade para fazer dos homens valentes e dos homens fortes de Moabe uma
calamidade sem igual.
No verso 19, os moradores de Aroer - uma
fortaleza fronteiriça a sudeste de Dibom, junto ao rio Arnom (v. 20) – estão aqui
retratando, ansiosamente, a fuga dos refugiados.
Moabe estaria envergonhada, totalmente
quebrada e destruída e era para anunciar isso em Arnon, o rio mais importante
de Moabe, com uivos e gritos desesperadores.
O julgamento que começara ali de forma
terrível se espalharia por toda Moabe e por todas as suas cidades, tanto as de
perto, quanto as de longe – vs. 21-24.
A sua destruição vai sendo anunciada aos
poucos e no verso 25 ela teria perdido já o seu poder e quebrado o seu braço. Era
a hora de ela se embriagar do sangue derramado e de se revolver em seu próprio
vômito, tornando-se objeto de escárnio como tinha sido Israel e ela bem meneava
sua cabeça, zombando.
Moabe estaria sendo orientada a deixar as cidades
para habitar nos rochedos - Is 2.10 – sendo como as pombas que se aninham nos lados
da boca da caverna. Contra ela as acusações eram de soberba, orgulho,
arrogância e altivez de seu coração.
Dos versos de 29 ao 37, o lamento continua
por Moabe e por todos os seus homens que deles era tirado a alegria e o
regozijo do campo fértil e do vinho de seus lagares os quais eram pisados com
alegria. Seria feito o desaparecimento daqueles que sacrificavam nos altos e
queimavam incenso aos seus deuses. Eram nos eirados de Moabe – vs. 38 – os lugares
onde se queimavam esses incensos (veja 2Rs 23.12).
Moabe estaria quebrantada, por isso
uivavam; estaria envergonhada, por isso virava as suas costas para não ver; era
ela objeto de escárnio e de espanto para todos ao seu redor –vs. 39.
Aquele que voaria e estenderia as suas asas
– vs. 40 - contra Moabe seria Nabucodonosor (como em Ez 17.3). Este deixaria os
valentes de Moabe com as mulheres em trabalho de parto, com suas mãos em
desespero em seus ventres.
Por que Moabe estaria sendo tão terrivelmente
destruída? A resposta está no verso 42, pois que Moabe tinha se engrandecido
contra o Senhor. Agora estaria diante dela o terror, cova e laço - Is 24.17.
Não haveria escapatórias para Moabe, pois
que se fugisse do terror, seria alcançada pela cova e se desta, pelo laço, ou
seja, sem saída. Fim! Game Over!
Derivada de Nm 21.28-29, essa passagem –
vs. 45 e 46 - afirma que o oráculo antigo de Balaão estava prestes a se
cumprir. No tempo de Moisés, era o rei dos amorreus, cuja capital era Hesbom
(Nm 21.21-30).
Moabe a cidade de Quemos pereceu! Os seus
filhos e as suas filhas estariam agora sendo levados em cativeiro pela grande
águia, ave de rapina, vinda do norte.
Jr 48:1 Acerca de Moabe.
Assim diz o
Senhor dos exércitos, Deus de Israel:
Ai
de Nebo, porque foi destruída;
envergonhada
está Quiriataim, já é tomada;
Misgabe
está envergonhada e espantada.
Jr 48:2 O
louvor de Moabe já não existe mais;
em
Hesbom projetaram mal contra ela, dizendo:
Vinde,
e exterminemo-la,
para
que não mais seja nação;
também
tu, ó Madmém, serás destruída;
a
espada te perseguirá.
Jr 48:3 Voz
de grito de Horonaim, ruína e grande destruição!
Jr 48:4 Está
destruído Moabe; seus filhinhos fizeram ouvir um clamor.
Jr 48:5 Pois
pela subida de Luíte eles vão subindo
com
choro contínuo; porque na descida de Horonaim,
ouviram
a angústia do grito da destruição.
Jr 48:6 Fugi,
salvai a vossa vida!
Sede
como o asno selvagem no deserto.
Jr 48:7 Pois,
porquanto confiaste nas tuas obras e nos teus tesouros,
também
tu serás tomada; e Quemós sairá para o cativeiro,
os
seus sacerdotes e os seus príncipes juntamente.
Jr 48:8
Porque virá o destruidor sobre cada uma das cidades
e
nenhuma escapará, e perecerá o vale,
e
destruir-se-á a planície, como disse o Senhor.
Jr 48:9 Dai
asas a Moabe, porque voando sairá;
e
as suas cidades se tornarão em desolação, sem habitante.
Jr 48:10
Maldito aquele que fizer a obra do Senhor negligentemente,
e
maldito aquele que vedar do sangue a sua espada!
Jr 48:11
Moabe tem estado sossegado desde a sua mocidade,
e
tem repousado como vinho sobre as fezes;
não
foi deitado de vasilha em vasilha,
nem
foi para o cativeiro;
por isso
permanece nele o seu sabor,
e
o seu cheiro não se altera.
Jr 48:12
Portanto, eis que os dias vêm, diz o Senhor,
em
que lhe enviarei derramadores que o derramarão;
e
despejarão as suas vasilhas,
e
despedaçarão os seus jarros.
Jr 48:13 E
Moabe terá vergonha de Quemós,
como
se envergonhou a casa de Israel de Betel,
sua
confiança.
Jr 48:14 Como
direis:
Somos
valentes e homens fortes para a guerra?
Jr 48:15 Já
subiu o destruidor de Moabe e das suas cidades,
e
os seus mancebos escolhidos desceram à matança,
diz
o Rei, cujo nome é o Senhor dos exércitos.
Jr 48:16 A
calamidade de Moabe está perto e muito se apressa
o
seu mal.
Jr 48:17
Condoei-vos dele todos os que estais em seu redor,
e
todos os que sabeis o seu nome; dizei:
Como
se quebrou a vara forte, o cajado formoso!
Jr 48:18
Desce da tua glória, e senta-te no pó, ó moradora,
filha
de Dibom; porque o destruidor de Moabe
subiu
contra ti, e desfez as tuas fortalezas.
Jr 48:19
Põe-te junto ao caminho, e espia, ó moradora do Aroer;
pergunta
ao que foge, e à que escapa:
Que
sucedeu?
Jr 48:20
Moabe está envergonhado, porque foi quebrantado;
uivai
e gritai; anunciai em Arnom que Moabe está destruído.
Jr 48:21
Também o julgamento é vindo sobre a terra da planície;
sobre
Holom, Jaza, e Mefaate; Jr 48:22 sobre Dibom, Nebo,
e
Bete-Diblataim; Jr 48:23 sobre Quiriataim, Bete-Gamul,
e
BeteMeom; Jr 48:24 sobre Queriote, e Bozra,
e
todas as cidades da terra de Moabe,
as
de longe e as de perto.
Jr 48:25 Está
cortado o poder de Moabe, e quebrantado o seu braço,
diz
o senhor.
Jr 48:26
Embriagai-o, porque contra o Senhor se engrandeceu;
e
Moabe se revolverá no seu vômito,
e
ele também se tornará objeto de escárnio.
Jr 48:27 Pois
não se tornou também Israel objeto de escárnio para ti?
Porventura
foi achado entre ladrões para que,
sempre
que falas dele, meneies a cabeça?
Jr 48:28
Deixai as cidades, e habitai no rochedo,
ó
moradores de Moabe; e sede como a pomba que se aninha
nos
lados da boca da caverna.
Jr 48:29
Temos ouvido da soberba de Moabe, que é soberbíssimo;
da
sua sobrançaria, do seu orgulho, da sua arrogância,
e
da altivez do seu coração.
Jr 48:30 Eu
conheço, diz o Senhor, a sua insolência, mas isso nada é;
as
suas jactâncias nada têm efetuado.
Jr 48:31 Por
isso uivarei por Moabe; sim, gritarei por todo o Moabe;
pelos
homens de Quir-Heres lamentarei.
Jr 48:32 Com
choro maior do que o de Jazer chorar-te-ei,
ó
vide de Sibma; os teus ramos passaram o mar,
chegaram
até o mar de Jazer;
mas o
destruidor caiu sobre os teus frutos de verão,
e
sobre a tua vindima.
Jr 48:33
Tirou-se, pois, a alegria e o regozijo do campo fértil
e
da terra de Moabe; e fiz que o vinho cessasse dos lagares;
já
não pisam uvas com júbilo;
o
brado não é o de júbilo
Jr 48:34 O
grito de Hesbom e Eleale se ouve até Jaza;
fazem
ouvir a sua voz desde Zoar até Horonaim,
e
até Eglate-Selíssia;
pois também
as águas do Ninrim virão a ser uma desolação.
Jr 48:35 Demais,
farei desaparecer de Moabe,
diz
o Senhor, aquele que sacrifica nos altos,
e
queima incenso a seus deuses.
Jr 48:36 Por
isso geme como flauta o meu coração por Moabe,
e
como flauta geme o meu coração
pelos
homens de Quir-Heres;
porquanto a
abundância que ajuntou se perdeu.
Jr 48:37 Pois
toda cabeça é tosquiada, e toda barba rapada;
sobre
todas as mãos há sarjaduras, e sobre os lombos sacos.
Jr 48:38
Sobre todos os eirados de Moabe e nas suas ruas
há
um pranto geral; porque quebrei a Moabe,
como
a um vaso que não agrada, diz o Senhor.
Jr 48:39 Como
está quebrantrado! como uivam!
como
virou Moabe as costas envergonhado!
assim
se tornou Moabe objeto de escárnio
e
de espanto para todos os que estão em redor dele.
Jr 48:40 Pois assim diz o Senhor:
Eis que
alguém voará como a águia,
e
estenderá as suas asas contra Moabe.
Jr 48:41
Tomadas serão as cidades, e ocupadas as fortalezas;
e
naquele dia será o coração dos valentes de Moabe
como
o coração da mulher em suas dores de parto.
Jr 48:42 E
Moabe será destruído, para que não seja povo,
porque
se engrandeceu contra o Senhor.
Jr 48:43
Temor, e cova, e laço estão sobre ti,
ó
morador de Moabe, diz o Senhor.
Jr 48:44 O
que fugir do temor cairá na cova,
e
o que sair da cova ficará preso no laço;
pois
trarei sobre ele, sobre Moabe,
o
ano do seu castigo, diz o Senhor.
Jr 48:45 Os
que fugiram ficam parados sem forças
à
sombra de Hesbom; mas fogo saiu de Hesbom,
e
a labareda do meio de Siom,
e
devorou a fronte de Moabe
e
o alto da cabeça dos turbulentos.
Jr 48:46 Ai
de ti, Moabe! pereceu o povo de Quemós;
pois
teus filhos foram levados cativos,
e
tuas filhas para o cativeiro.
Jr 48:47
Contudo nos últimos dias restaurarei do cativeiro a Moabe,
diz
o Senhor. Até aqui o juízo de Moabe.
Pelo desenrolar do capítulo todo, o qual é
longo, poderíamos quase afirmar que Moabe jamais seria lembrada novamente e sua
destruição seria perpetuada, mas não é isso o que vemos no verso último, o 47.
Nos últimos dias, Moabe seria restaurada de seu cativeiro.
A cidade que era conhecida como a cidade de
Quemos agora voltaria a ser restaurada, mas com qual finalidade e propósitos?
Atualmente ela é o país da Jordânia.
Como vimos, os moabitas são um povo
histórico, cuja existência é atestada por diversas descobertas arqueológicas,
em especial a Estela Mesha, que descreve a vitória moabita sobre um filho (não
identificado) do Rei Omri de Israel. Sua capital foi Dibon, localizada próxima
a moderna cidade Jordaniana de Dhiban.[2]
Para maiores
esclarecimentos e aprofundamentos, sugiro acessar, igualmente free, os textos
de apoio, todos em inglês, conforme referências abaixo. Nelas, o presente
capítulo e livro será esmiuçado e aprofundado. Abcs e muito obrigado.
Nos links abaixo,
você encontrará, também, versículo x versículo, verdadeiros tesouros de
conhecimentos bíblicos valiosos e preciosos para sua edificação e crescimento
espiritual. Para cada um dos 66 livros da Bíblia, haverá uma sinopse de
qualidade do livro, um sumário proposto, comparativos e informações riquíssimas
em detalhes edificadores. Além disso, você encontrará inúmeras opções de
downloads de Bíblias, imagens gráficas de versículos bíblicos, de covers do
FaceBook; também centenas de opções de download de bibliotecas bíblicas dos
escritos dos pais da igreja, de sacerdotes de Nicéia e Pós-Nicéia, todos os
apócrifos, textos apologéticos, históricos e muitos outros valiosos estudos,
credos, confissões, catecismos, ficções, livros.
Tudo grátis (free)
bastando apenas solicitar um ID e uma Senha.
Cada versículo
bíblico é apresentado em dezenas de traduções para efeito de comparações, além
de referências cruzadas, estudos bíblicos, léxico, concordância de Strong (com
8674 radicais hebraicos usados no AT e 5624 radicais gregos usados no NT), a
tradução interlinear do AT/NT, comentários, tesouros de conhecimentos bíblicos,
devocionais, planos de leitura bíblica e diversos links referentes.
Ainda, para cada
versículo, é possível o download de dezenas de fotos de qualidade com o
versículo bíblico correspondente. Veja ainda mais, as versões bíblicas de
estudo em grego e hebraico/aramaico; cronologia do AT e do NT; Linha de Tempo
Completa da Bíblia; Bíblia Poliglota Apostólica e muito, muito mais...
Aproveite, conheça, estude, aprove e então compartilhe/divulgue.
Fique à vontade para tecer seus comentários. No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 : devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.
Em cada capítulo da Bíblia, você encontrará uma narrativa escrita podendo conter gráficos, tabelas, imagens e textos e um link de vídeo dessa postagem no YouTube. Confira!
Colabore: faça sua oferta voluntária! Entre em contato conosco para isso: +55-61-995589682
Nosso Projeto 1189 no YouTube começou em 21/04/2016 e foi concluído em 23/07/2019.
Não esqueça de citar a fonte quando for fazer citações, referências em seus posts, pregações e livros. Acompanhe-nos no YouTube e em nossas redes e mídias sociais. Ajude-nos com suas orações!
As mensagens do JAMAIS DESISTA do caminho do Senhor são diárias, inéditas, baseadas na Bíblia e buscando sua conformação máxima à teologia reformada e representam o pensamento do autor na sua contínua busca das coisas pertencentes ao reino de Deus e a sua justiça.
Em cada capítulo da Bíblia, você encontrará uma narrativa escrita - com gráficos, tabelas, imagens e textos - e um link de vídeo dessa postagem no YouTube. Confira!
USE O PODER DE DEUS...
-
Como usar o poder de Deus para tomar, e manter, a iniciativa na guerra
contra o mal
Wilbur N. Pickering, ThM PhD
Isaías 47.10: “*Confiaste na tua iniq...
Paulo Freire – Uma avaliação relâmpago
-
É sempre surpreendente, para mim, ver que a maioria das referências feitas
ao professor Paulo Freire (1921-1997) são benevolentes e eivadas de
admiração. ...
TRANSTORNANDO O CALVINISMO
-
A doutrina Calvinista é a mais bela expressão do ensino bíblico
transmitida a nós pelo seu maior representante - João Calvino. É claro, a
de se ori...
0 comentários:
Postar um comentário
Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.