Entraremos,
a partir de agora, na parte II de cinco de nossa divisão proposta, que vai
tratar do diálogo entre Jó e os seus amigos buscando entender o que aconteceu.
I.DIÁLOGOS ENTRE JÓ E SEUS AMIGOS –
3:1 a 27:23.
Jó
e seus amigos irão se esforçar para entender como os sofrimentos de Jó podem se
harmonizar com a justiça, a bondade e a soberania de Deus. Nos seus diálogos,
eles explorarão os limites da sabedoria proverbial tradicional ou convencional e
as circunstâncias inadministravéis na vida de Jó.
Os
seus amigos irão insistir que os provérbios da sabedoria padrão aplicam-se
direta e automaticamente a Jó, e Jó insistirá no contrário.
Suas
discussões revelarão que nenhum deles tem compreensão total da situação de Jó.
Eles se esforçarão, como todos nós fazemos, para entender o sofrimento,
submetendo a teste os limites da sabedoria convencional.
Daí
vem a sábia pergunta que não devemos fazer nunca: por quê? “Por que aconteceu
isso?” Alguns insistem que não devemos perguntar o por quê, simplesmente, por
que não temos uma mente divina capaz de entender os fatos em sua plenitude, mas
podemos perguntar o para quê – finalidade, propósito – que seria mais fácil de
assimilar.
Outros
insistem que devemos sim perguntar e esperar pela resposta uma vez que Deus nos
deu inteligência, razão justamente por que somos capazes de entender e explicar
os fenômenos à nossa volta.
Eu
fico tranquilo perguntando as duas coisas, mas reconheço meus limites e sei que
em nenhum dos casos nem do “por quê” nem do “para quê” terei condições, no presente,
de assimilação total a ponto de entender os fatos e explicá-los divinamente. A
minha opção, quando atinjo os meus limites, é a opção da fé e da confiança em
Deus, mesmo não entendendo nada, nem compreendendo finalidade/propósito algum.
Depois
de sete dias em silêncio, juntamente com os amigos que demonstraram
solidariedade e sabedoria, Jó abre sua boca em lamentações fortemente
emocionais.
Ele
expressa o mesmo tipo de depressão que tomou conta do salmista – Sl 88 – e
também de Jeremias – Jr 20:14,15 -, cujos amargos lamentos reproduzem os de Jó.
A situação de Jó é tão insuportável que ele amaldiçoa o dia em que nasceu.
Salmos
88:1 <<Cântico
e salmo para os filhos de Coré e para o músico-mor sobre Maalate Leanote;
Masquil de Hemã, ezraíta>> SENHOR Deus da minha salvação, diante de ti
tenho clamado de dia e de noite.
Salmos 88:2 Chegue a minha oração perante a tua face,
inclina os teus ouvidos ao meu clamor;
Salmos 88:3 Porque a minha alma está cheia de angústia, e
a minha vida se aproxima da sepultura.
Salmos 88:4 Estou contado com aqueles que descem ao
abismo; estou como homem sem forças,
Salmos 88:5 Livre entre os mortos, como os feridos de
morte que jazem na sepultura, dos quais te não lembras mais, e estão cortados
da tua mão.
Salmos 88:6 Puseste-me no abismo mais profundo, em trevas
e nas profundezas.
Salmos 88:7 Sobre mim pesa o teu furor; tu me afligiste
com todas as tuas ondas. (Selá.)
Salmos 88:8 Alongaste de mim os meus conhecidos,
puseste-me em extrema abominação para com eles. Estou fechado, e não posso
sair.
Salmos 88:9 A minha vista desmaia por causa da aflição.
SENHOR, tenho clamado a ti todo o dia, tenho estendido para ti as minhas
mãos.
Salmos 88:10 Mostrarás, tu, maravilhas aos mortos, ou os
mortos se levantarão e te louvarão? (Selá.)
Salmos 88:11 Será anunciada a tua benignidade na sepultura,
ou a tua fidelidade na perdição?
Salmos 88:12 Saber-se-ão as tuas maravilhas nas trevas, e a
tua justiça na terra do esquecimento?
Salmos 88:13 Eu, porém, SENHOR, tenho clamado a ti, e de
madrugada te esperará a minha oração.
Salmos 88:14 SENHOR, porque rejeitas a minha alma? Por que
escondes de mim a tua face?
Salmos 88:15 Estou aflito, e prestes tenho estado a morrer
desde a minha mocidade; enquanto sofro os teus terrores, estou perturbado.
Salmos 88:16 A tua ardente indignação sobre mim vai
passando; os teus terrores me têm retalhado.
Salmos 88:17 Eles me rodeiam todo o dia como água; eles
juntos me sitiam.
Salmos 88:18 Desviaste para longe de mim amigos e
companheiros, e os meus conhecidos estão em trevas.
Jeremias
20:14 Maldito o dia em que nasci; não seja bendito o dia em que minha mãe me
deu à luz.
Jeremias
20:15 Maldito o homem que deu as novas a meu pai, dizendo: Nasceu-te um
filho; alegrando-o com isso grandemente.
O
fato é que Jó está em grandíssima aflição e o desabafo de sua boca o ajuda a
suportar a carga que sobre ele estava pesada demais. A sua boca fala do que
está cheio o seu coração e ele sente e deixa isso transparecer diante de todos.
Ele
não entende nem os por quês, nem os para quês, mas ainda assim parece ter
conhecimento e certeza de que Deus o deixou entrar nesse estado e pode, a
qualquer momento retirá-lo dele. Jó confia em Deus e crê em sua soberania,
bondade e sabedoria como nenhum outro homem.
Em seu raciocínio e fala, vemos uma certa progressão
começando com o seu nascimento, com falas que tem a forma de maldições – vs. 3
a 10 – passando pelo seu desejo de ter nascido morto, onde seus versos assumem
a forma de perguntas retóricas que expressam sua frustração, perguntando,
angustiado, por que não havia nascido morto – vs. 11 a 16 e indo até a morte
prematura, onde ainda faz uma pergunta semelhante em que questiona por que não
havia experimentado a morte prematura – vs. 20 a 23.
Jó
3:1 Depois disto abriu Jó a sua boca, e amaldiçoou o seu dia.
Jó
3:2 E Jó, falando, disse:
Jó 3:3 Pereça o dia em que
nasci, e a noite em que se disse:
Foi concebido um
homem!
Jó 3:4 Converta-se aquele dia em
trevas; e Deus, lá de cima,
não tenha cuidado
dele, nem resplandeça sobre ele a luz.
Jó 3:5 Contaminem-no as trevas e
a sombra da morte;
habitem sobre ele
nuvens; a escuridão do dia o espante!
Jó 3:6 Quanto àquela noite, dela
se apodere a escuridão;
e não se regozije
ela entre os dias do ano;
e não entre no
número dos meses!
Jó 3:7 Ah! que solitária seja
aquela noite, e nela
não entre voz de
júbilo!
Jó 3:8 Amaldiçoem-na aqueles que
amaldiçoam o dia,
que estão prontos
para suscitar o seu pranto.
Jó 3:9 Escureçam-se as estrelas
do seu crepúsculo; que espere a luz,
e não venha; e
não veja as pálpebras da alva;
Jó 3:10 Porque não fechou as
portas do ventre;
nem escondeu dos
meus olhos a canseira.
Jó 3:11 Por que não morri eu
desde a madre?
E em saindo do
ventre, não expirei?
Jó 3:12 Por que me receberam os
joelhos? E por que os peitos,
para que mamasse?
Jó 3:13 Porque já agora jazeria
e repousaria;
dormiria, e então
haveria repouso para mim.
Jó 3:14 Com os reis e
conselheiros da terra, que para si edificam
casas nos lugares
assolados,
Jó 3:15 Ou com os príncipes que
possuem ouro, que enchem as suas
casas de prata,
Jó 3:16 Ou como aborto oculto,
não existiria; como as crianças que
não viram a luz.
Jó 3:17 Ali os maus cessam de
perturbar; e ali repousam os cansados.
Jó 3:18 Ali os presos juntamente
repousam,
e não ouvem a voz
do exator.
Jó 3:19 Ali está o pequeno e o
grande, e o servo livre de seu senhor.
Jó 3:20 Por que se dá luz ao
miserável,
e vida aos amargurados
de ânimo?
Jó 3:21 Que esperam a morte, e
ela não vem;
e cavam em
procura dela mais do que de tesouros ocultos;
Jó 3:22 Que de alegria saltam, e
exultam, achando a sepultura?
Jó 3:23 Por que se dá luz ao
homem, cujo caminho é oculto,
e a quem Deus o
encobriu?
Jó 3:24 Porque antes do meu pão
vem o meu suspiro;
e os meus gemidos
se derramam como água.
Jó 3:25 Porque aquilo que temia
me sobreveio;
e o que receava
me aconteceu.
Jó 3:26 Nunca estive tranquilo,
nem sosseguei, nem repousei,
mas veio sobre
mim a perturbação.
Ninguém
deu explicação alguma do que estava acontecendo com Jó para ele poder
raciocinar. Também ele não tinha conhecimento de nada para poder reagir. Assim,
somos nós, todos os humanos, que estamos nessa vida para vivê-la com fé em Deus.
Vejamos
o que dizem as Escrituras, a Palavra de Deus, no livro de Hebreus que se aplica
a Jó e a todos nós que temos circunstâncias inadministráveis para enfrentar
dando glórias a Deus, sempre:
Hebreus 10:37 Porque ainda um pouquinho de tempo, E o que
há de vir virá, e não tardará.
Hebreus 10:38 Mas o justo viverá da fé; E, se ele recuar, a minha
alma não tem prazer nele.
Hebreus 10:39 Nós, porém, não somos daqueles que se
retiram para a perdição, mas daqueles que creem para a conservação da alma.
É
isso mesmo o justo de Deus há de viver pela fé! É pela fé, amados!
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