segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016
segunda-feira, fevereiro 22, 2016
Jamais Desista
Tito 2-15 - QUAL O DESAFIO DO PASTOR MODERNO COM RELAÇÃO AOS IDOSOS, MOÇOS E SERVOS?
Estamos vendo que Paulo escreveu essa epístola, provavelmente, entre 62-64
d.C., para incentivar Tito a completar a organização das igrejas em Creta,
confrontar as ações de falsos mestres nessa região e instruir os crentes a
terem uma conduta cristã apropriada. Estamos no capítulo 2/3.
Breve
síntese do capítulo 2.
São mais e mais conselhos e exortações de tratamento do nosso próximo
levando-se em conta a são doutrina. São conselhos para quem está a frente de
uma obra de Deus. Ele fala como devemos tratar cada um, de acordo com sua
categoria, respeitando a todos.
Assim, ele mostra a Tito como ele deve ter em mente seus ensinos de
forma a formar em cada um o que considera ideal com relação aos homens idosos,
às mulheres idosas, aos moços, aos servos.
Reparem na sua linguagem: “que os homens idosos sejam...”. Ele não fala
do que eles são, mas do que ele espera que sejam. Não estou certo? E agora,
qual o desafio de Tito e Qual O Desafio Do Pastor Moderno Com Relação Aos
Idosos, Moços E Servos?
Vejamos o presente capítulo com mais
detalhes, conforme ajuda da BEG:
II. INSTRUÇÕES A TITO (1.5-3.11) - continuação.
Vimos que Paulo deu a Tito a
responsabilidade de cuidar das igrejas em Creta. Tito deveria organizar as
igrejas constituindo ministros qualificados e também fazer oposição aos falsos
mestres.
Assim, estamos seguindo nossa divisão
proposta, conforme a BEG: A. Organização das igrejas em Creta (1.5-9) – já vimos; B. Lidando com falsos
mestres (1.10-16) – já vimos; C.
Instruções para grupos específicos (2.1-15) – veremos agora; D. Instruções para todos os cristãos (3.1-8); e, E.
Lidando com falsos mestres (3.9-11).
C. Instruções para grupos específicos (2.1-15).
Dos vs. 1 ao 15, veremos as instruções para
grupos específicos. Paulo enfatizou os tipos de coisas que Tito, em contrate
com os falsos mestres, deveria ensinar.
Paulo começou e terminou com uma exortação
a Tito (vs. 1,15). Ele deu instruções específicas sobre como os homens mais
velhos, as mulheres mais velhas, as mulheres mais novas, os homens mais novos
(vs. 2-8) e os escravos (vs. 9-10) deveriam viver. Depois, ele explicou a base
para a moral de todo cristão (vs. 11-14). Elas formarão a seguinte proposta de
divisão, conforme a BEG: 1. A primeira recomendação a Tito (2.1) – veremos agora; 2. Velhos e jovens,
homens e mulheres (2.2-8) – veremos agora;
3. Escravos (2.9-10) – veremos agora;
4. A base da vida cristã (2.11-14) – veremos
agora; e, 5. A recomendação final a Tito (2.15) – veremos agora.
1. A primeira recomendação a Tito (2.1).
A primeira recomendação a Tito, aqui, foi
que Paulo deu a Tito a responsabilidade de ensinar a "sã doutrina"
que foi designada para cada grupo específico de pessoas nas igrejas de Creta.
2. Velhos e jovens, homens e mulheres (2.2-8).
Dos vs. 2 ao 8, ele deverá ter em mente os
velhos e jovens, homens e mulheres. Tito deveria considerar a idade e o sexo
das pessoas que ele liderava, porque cada grupo tinha suas necessidades
especiais (cf. 1Tm 5.1-2).
Ele deveria ensinar a eles:
·
Sóbrios.
Essa qualidade domina o
conselho de Paulo essa seção (vs. 4-6,12; veja 1.8).
·
Dignos
de respeito.
·
Sensatos.
·
Sadios
na fé, no amor e na perseverança.
Semelhantemente, também deveria ser as
mulheres mais velhas:
·
Reverentes
na sua maneira de viver.
·
Não
serem caluniadoras.
·
Não
serem escravizadas a muito vinho.
·
Serem
capazes de ensinar o que é bom ou serem mestras do bem. Isso provavelmente se
refere à conduta delas em casa, como o próximo versículo sugere.
O vs. 4 fala que agindo bem as mulheres
mais velhas, poderiam ensinar as mais jovens ou instruírem. Uma forma verbal do
adjetivo traduzido como "temperança" ao longo dessa seção. Paulo o
repetiu no próximo versículo.
Ele provavelmente tinha em mente problemas
que algumas das jovens viúvas estavam encontrando em Éfeso (1Tm 5.11-13).
Observe que apesar de Paulo ter dado a Tito
ensinamento direcionado a homens velhos, mulheres velhas e homens jovens, ele
instruiu Tito a preparar as mulheres idosas a instruírem mulheres jovens.
Ensinar às mulheres jovens indiretamente em
vez de diretamente eliminaria um tipo de tentação para Tito e faria bom uso dos
dons de ensino das mulheres mais velhas.
Em contraste com o comportamento de algumas
das viúvas jovens em Éfeso (1Tm 5.13), esse versículo não sugere que cuidar da
casa seja a única vocação permitida a uma mulher cristã.
Em vez disso, o versículo instrui mulheres
jovens e casadas (provavelmente com filhos pequenos) a cuidar das tarefas da
sua própria casa, em vez de se intrometerem nas casas alheias (cf. 1 Tm 5.14).
Elas também deveriam ser sujeitas ao marido
para que a palavra de Deus não fosse difamada. A preocupação primordial de
Paulo ao longo dessa seção era a de que o comportamento do cristão deveria
refletir positivamente o evangelho (vs. 8,10).
Paulo deu conselhos semelhantes para
Timóteo (1Tm 4.12). O seu desejo seria de que Tido estivesse ocupado com o
fazer boas obras. Um dos temas principais de Paulo ao longo dessa carta (vs.
14; 3. ,8,14).
·
Em
tudo, Tito deveria ser um exemplo.
·
Deveria
estar ocupado, como dissemos, fazendo boas obras.
·
Deveria
mostrar em seu ensino, integridade e seriedade.
·
Deveria
usar linguagem sadia, contra a qual nada se poderia dizer. Se alguém se
levantasse contra, ficariam envergonhados por não terem nada de mal para dizer
a respeito deles.
3. Escravos (2.9-10).
Paulo também falou aos servos – vs. 9 e 10.
A dinâmica do relacionamento entre senhores e servos em Creta requeria atenção
especial.
Sem aprovar a escravidão (cf. 1Co 7.21; 1
Pe 2.18), Paulo queria que Tito encorajasse os servos em seus sofrimentos.
Paulo deu mais instruções sobre os servos em outras cartas (Ef 6.5-8; Cl
3.22-25; 1Tm 6.1-2).
Com relação aos escravos ele disse:
·
Ensine-os
a se submeterem em tudo a seus senhores.
·
A
procurarem agradá-los.
·
A
não serem respondões.
·
A
não roubá-los.
·
A
se mostrarem que são inteiramente dignos de confiança.
·
O
ensino de Deus, nosso Salvador, deveria ser atraente a fim de ornarem, em todas
as coisas, a doutrina de Deus, nosso Salvador.
4. A base da vida cristã (2.11-14).
Esses versículos fornecem a base teológica
para as instruções práticas dadas nos vs. 2-10.
A graça de Deus se manifestou salvadora a
todos os homens.
A compaixão de Deus pelos pecadores, que
eles não merecem. O propósito de Deus em estender a sua graça aos pecadores é a
salvação deles (3.4-7; 2Tm 1.9).
A manifestação dessa graça se deu em Jesus
Cristo (3.4,6; 2Tm 1.10) a todos os homens. Todos os tipos de pessoas estão em
vista aqui, independentemente de sexo, idade, raça ou classe social (vs. 2-10;
1Tm 2.1-6).
E essa graça nos ensina a vivermos sensata,
justa e piedosamente. Esse versículo fornece um "antídoto", por assim
dizer, para a caracterização dos cretenses como "mentirosos, feras
terríveis, ventres preguiçosos" (1.12).
·
Em
vez de serem "mentirosos", eles deveriam ser "piedosos" (Nm
23.19).
·
Em
vez de serem "feras terríveis", deveriam ser "justos".
·
E
ao contrário de terem "ventres preguiçosos", deveriam ser
"sensatos".
Como falamos, essa graça nos ensina a
vivermos sensata, justa e piedosamente enquanto aguardamos a bendita esperança
e a manifestação da glória, ou seja, a segunda vinda (1Tm 6.14; 2Tm 4.1,8) de
nosso grande Deus e Salvador Jesus Cristo - essa é uma das mais claras
afirmações no Novo Testamento da divindade de Cristo – vs. 13.
Foi ele, Jesus Cristo, que se deu a si
mesmo por nós. Cristo livremente se deu como um substituto para os pecadores.
Depois disso, Paulo declarou dois propósitos
para a morte de Cristo.
(1)
A
fim de remir-nos de toda a iniquidade. Aqui Paulo enfatizou o individual:
Cristo pagou o preço necessário a fim de libertar as pessoas de seus pecados
(Mt 20.28; Mc 10.45; 1Tm 2.6; 1Pe 1.18-19).
(2)
A
fim de purificar, para si mesmo, um povo exclusivamente seu. Aqui Paulo
focalizou a igreja: Cristo purifica indivíduos de seus pecados (Hb 9.14; 1 Jo
1.7,9) para que, juntos, possam constituir o seu povo especial (Ez 37.23; Ef
5.25-27) o qual deveria ser zeloso de boas obras.
Paulo completou as instruções para os
grupos específicos dentro da igreja exortando Tito, pela segunda vez, acerca de
suas responsabilidades. Ele deveria ensinar, exortar e repreender com toda
autoridade. Tito tinha significativa autoridade porque ele era o representante
de Paulo.
Tt 2:1 Tu, porém,
fala o que convém à sã doutrina.
Tt 2:2 Quanto aos homens idosos,
que sejam temperantes,
respeitáveis,
sensatos,
sadios
na fé,
no amor
e na constância.
Tt 2:3 Quanto às mulheres idosas, semelhantemente,
que sejam sérias em seu proceder,
não caluniadoras,
não escravizadas a muito vinho;
sejam mestras do bem,
Tt 2:4 a fim de instruírem as jovens
recém-casadas
a amarem ao marido e a seus
filhos,
Tt 2:5 a serem sensatas,
honestas,
boas donas de casa,
bondosas,
sujeitas ao marido,
para que a palavra de Deus
não seja difamada.
Tt 2:6 Quanto aos moços, de igual modo, exorta-os para que,
em todas as coisas, sejam criteriosos.
Tt 2:7 Torna-te, pessoalmente,
padrão de boas obras.
No ensino, mostra
integridade,
reverência,
Tt 2:8 linguagem sadia
e irrepreensível,
para que o adversário seja
envergonhado,
não tendo indignidade
nenhuma
que dizer a nosso respeito.
Tt 2:9 Quanto aos servos, que sejam,
em tudo, obedientes ao seu senhor,
dando-lhe motivo de
satisfação;
não sejam respondões,
Tt 2:10 não furtem;
pelo contrário,
deem prova de toda a fidelidade,
a fim de ornarem, em todas
as coisas,
a doutrina de Deus, nosso Salvador.
Tt 2:11 Porquanto a graça de Deus se manifestou
salvadora a todos os homens,
Tt 2:12 educando-nos para que,
renegadas a impiedade e as
paixões mundanas,
vivamos, no presente
século,
sensata,
justa
e piedosamente,
Tt 2:13 aguardando a bendita esperança
e a manifestação da glória
do nosso grande Deus
e Salvador Cristo Jesus,
Tt 2:14 o qual a si mesmo
se deu por nós,
a fim de remir-nos de toda
iniqüidade
e purificar, para si mesmo,
um povo exclusivamente seu,
zeloso de boas obras.
Tt 2:15 Dize estas coisas;
exorta
e repreende também
com toda a autoridade.
Ninguém te despreze.
A graça de Deus se manifestou salvadora e isso para todos os homens! É
ela também que nos educa em dois sentidos. Primeiro, para renegarmos a
impiedade e as paixões humanas. Segundo, para vivermos sensata, justa e
piedosamente neste século. Mas como? A resposta está no próprio versículo:
aguardando! O que devemos aguardar? A bendita esperança e a manifestação da
glória do nosso Grande Deus e Salvador Cristo Jesus.
A Deus toda glória! p/ pr. Pr. Daniel
Deusdete.
...
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1 comentários:
Uma grande benção o estudo, Deus o abençõe.
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No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.