Estamos vendo agora A PRÁTICA DA SANTIDADE – 17:1 –
27:34, onde Moisés revelará as amplas implicações do chamado de Israel à
santidade ao falar sobre como permanecer santo nas diferentes áreas da vida.
Observando a estruturação proposta pela BEG que
divide esta quarta parte em etapas, vimos ontem os sacrifícios e os alimentos,
que ocupa todo o capítulo 17 e hoje, veremos o comportamento se*x*ual, que também
ocupa todo o capítulo 18, o qual dividiremos em duas partes.
Do vs. 1-18, veremos sobre as práticas ilícitas
associadas ao se*xo e a à família, incluindo o incesto – vs. 6-18 e os
casamentos ilícitos e do vs. 19-30, sobre as uniões abomináveis: o adultério, vs.
20; o sacrifício de crianças, vs. 21; a questão homo-sse-xual – vs. 22 e a
bestialidade, vs. 23.
A nação de Israel estava no meio de nações sem temor
a Deus e sem quaisquer escrúpulos que praticavam se-xo sem qualquer regra ou
observância espiritual a não ser àquelas relacionadas às suas religiões e
práticas espirituais.
Sem qualquer limite, a se-xualidade aflorava por meio
de tudo que fosse imaginação dos corações dos homens decaídos. Não havia
limites para a imaginação e isso envolvia crianças, animais, defuntos e outras
aberrações.
Como nos diz Hernandes Dias Lopes:
“A teologia determina a vida
Os sacerdotes
deixaram de ensinar a Palavra e o povo se corrompeu. Práticas erradas são
frutos de princípios errados. Eles estavam lidando de forma errada uns com os
outros, porque estavam lidando de forma errada com Deus.” (HDL).
A corrupção moral, entre elas àquelas relacionadas
às práticas se-xuais, são devidas à ausência da pregação da Palavra de Deus. Se
estamos enfrentando ou passando por uma fase na sociedade em que a questão
se-xual está aflorada e sem controle ou censura alguma é por causa dessa
ausência da Palavra de Deus.
Não estou defendendo a ausência de se-xo taxando-o de
proibido ou fruto do pecado ou algo que devemos ignorar apesar de nossas
vontades e desejos. Pelo contrário, somos seres normais e com sua se-xualidade
normal e praticamos se-xo sem medo e sem culpa, mas dentro dos padrões que Deus
nos permitiu: no casamento!
É clara a Palavra de Deus contra práticas hoje
consideradas normais e até legalizadas modernamente. A palavra nos diz de forma
muito clara que a terra é contaminada por tais práticas e que Deus não gosta
disso. O juízo de Deus é certo! Cuidado!
Dentro do tema em questão acho pertinente o
compartilhamento de uma entrevista fictícia de Rev. Augustus Nicodemus Lopes:
Consumir
po-rno-grafia é mais comum do que pensamos pelos que se declaram evangélicos.
Infelizmente o número de homens e mulheres que se declaram cristãos e que
consomem imagens po-rno-gráficas pela internet, celular e outras mídias, é
alarmante.
Enquanto que
muitos já cauterizaram a consciência com argumentações a favor de consumir
por-nografia, outros ainda estão lutando para se livrar dela. Esta luta por
vezes é silenciosa, oculta, solitária, por causa da vergonha ou do receio de se
buscar ajuda. Há muitos testemunhos de pessoas que um dia foram viciadas em
se-xo virtual mas que, com a graça de Deus, encontraram libertação.
Ninguém nunca me
entrevistou sobre este assunto, mas imagino que uma entrevista seria mais ou
menos assim:
1) Pode definir
o que é por-nografia?
Por-nografia é
aquilo tipo de coisa que é difícil de definir, mas que todo mundo reconhece na
hora que vê. É a representação da nudez e do comportamento se-xual humano com o
objetivo de produzir excitação se-xual por qualquer tipo de mídia. Geralmente
trata os seres humanos como coisas e as mulheres, em particular, como objetos
se-xuais.
2) Por que as
igrejas não falam mais deste assunto, já que certamente existem muitos membros
viciados em por-nografia?
Diversas razões.
O assunto é considerado como melindroso de ser tratado em público. Além disto,
alguns líderes receiam despertar o interesse das pessoas pela p-o-rnografia se
começarem a falar sobre ela. Mais importante, pode ser que a própria liderança
de algumas igrejas não se sinta autorizada a falar contra isto pelo fato de
estarem, eles mesmos, lutando contra a adição à por-nogr-afia. Mas, é dever da
Igreja orientar seus membros quanto ao ensino bíblico da se-xualidade. Uma
abordagem honesta, firme e bíblica instruirá a comunidade sem despertar
curiosidades indevidas.
3) É lícito a
casais cristãos usarem material erótico em busca de maior enriquecimento das
relações se-xuais dentro do casamento?
Acredito que
não. O casamento não transforma o quarto de casal em quarto de motel. O que
Jesus falou sobre a pureza das intenções no olhar para uma mulher (Mt 5.28 ) e
o que Paulo nos ensinou sobre ocupar a mente com coisas aprovadas por Deus (Fp
4.8 ) continuam valendo para quem é casado. O fato de que o casal concorda em
ver po-rno-grafia juntos não diminui em nada o peso destes ensinos. Casais
cristãos que querem melhoria na vida se-xual, podem utilizar livros sobre a
se-xualidade escritos da perspectiva bíblica, que ajudam a enriquecer a
intimidade marital e melhorar a técnica se-x-ual no casamento, sem incorrer em
adultério e nos riscos envolvidos no uso de material por-nográfico.
4) Mas, e
fantasiar durante as relações se-xuais com o marido ou a esposa, trazendo à
mente imagens de relações s-e-xuais? Seria errado também?
Sim, conforme
resposta dada à pergunta anterior. É uma violação de Mateus 5.28 e de
Filipenses 4.8.
5) Por que
cristãos, que sabem que a por-nografia é danosa e pecaminosa, se aventuram ainda
a visitar sites po-rnográficos na Internet?
Eu poderia
mencionar alguns aspectos da po-rnografia que a tornam atraente, como ser
acessível, grátis e anônima. A razão primordial, porém, é a degradação do
coração humano. Tal corrupção permanece no cristão e o inclina a todo mal.
Conforme ensina o Senhor Jesus, “de dentro, do coração dos homens, é que
procedem os maus desígnios, a prostituição, … os adultérios … as malícias … a
lascívia…” (Mc 7.22-23). Ensina ainda o apóstolo Paulo: “as obras da carne são
conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia…” (Gl 5.19). Portanto, a
libertação tem que levar em conta que o problema é espiritual.
6) Se uma pessoa
casada está tendo problemas com po-rnografia, deveria confessar ao cônjuge?
Teoricamente,
sim. No processo de vencer este hábito pecaminoso é importante ter alguém – de
preferência o cônjuge – a quem prestar contas dos seus atos e pedir orações e
apoio. Além disto, consumir po-rnografia é pecado contra o cônjuge, pois se
constitui em adultério. Biblicamente, deveríamos confessar ao cônjuge e
pedir-lhe perdão, além de seu apoio e ajuda para vencer o hábito. Todavia, em
certos casos, pode ser que o cônjuge não esteja preparado para tomar
conhecimento destes fatos. Será preciso ajuda de um conselheiro capaz e
experiente, para ajudar no processo.
7) É lícito ao
cristão ver imagens de nudez apenas para apreciá-las como arte?
Devido ao fato
que somos seres s-ex-uados, é praticamente impossível se expor à nudez sem que
haja despertamento s-ex-ual, fantasias, desejos, impulsos e intenções. Isto é
agravado pela presença da natureza pecaminosa no cristão, tornando-se
praticamente impossível para um homem apreciar a nudez feminina sem o
despertamento da lascívia e intenções s-ex-uais. Além disto, a indústria
po-rnográfica produz imagens de mulheres e homens nus, não para serem apreciados
como arte, mas para provocarem a excitação se-xual e a masturbação. Por fim, ao
cobrir a nudez de Adão e Eva (Gn 3.21), Deus já indicou que a nudez deve ser
velada e desfrutada apenas no ambiente de casamento.
8 ) A
masturbação é errada?
Este hábito está
profundamente ligado à p-orno-grafia. A masturbação é errada porque envolve o uso
de imagens mentais eróticas e fantasias se-xuais, violando Mateus 5.28.
Dificilmente alguém se mastur-baria pensando nas cataratas do Niágara...
9) Já que a
p-ornografia é legal no Brasil, por que um cristão, que também é cidadão
brasileiro, não pode consumi-la?
O motivo é que o
cristão se rege primeiramente pela Palavra de Deus. Ainda que no Brasil seja
legal a publicação, veiculação e consumo de material por-nográfico, contudo as
Escrituras condenam a prostituição, a perversão se-xual, o adultério, a sodomia,
o lesbianismo, e outras práticas se-xuais que são objeto da por-nografia.
Temos de ter em mente os princípios bíblicos
fundamentais para a se-xualidade que estão estabelecidas em Gn 1-2 no qual a
criação de um homem e de uma mulher para ser sua companheira estabeleceu o
padrão normativo a ser seguido por todos nos relacionamentos s-ex-uais.
Quanto às uniões entre homens e mulheres, esse
conjunto de leis pressupunha que um israelita se casaria com alguém de seu povo.
No entanto, as uniões entre parentes de primeiro grau – irmão e irmã, pai e
filha – e segundo grau – avô e neta, sobrinho e tia – eram proibidas.
Lv
18:1 Falou mais o SENHOR a Moisés, dizendo:
Lv 18:2 Fala aos filhos de
Israel, e dize-lhes:
Eu
sou o SENHOR vosso Deus.
Lv 18:3 Não fareis segundo as
obras da terra do Egito,
em que
habitastes, nem fareis segundo as obras da terra
de
Canaã, para a qual vos levo,
nem
andareis nos seus estatutos.
Lv 18:4 Fareis conforme os meus
juízos,
e os meus
estatutos guardareis, para andardes neles.
Eu
sou o SENHOR vosso Deus.
Lv 18:5 Portanto, os meus
estatutos e os meus juízos guardareis;
os quais,
observando-os o homem, viverá por eles.
Eu
sou o SENHOR.
Lv 18:6 Nenhum homem se chegará
a qualquer parenta da sua carne,
para descobrir a
sua nudez. Eu sou o SENHOR.
Lv 18:7 Não descobrirás a nudez
de teu pai e de tua mãe:
ela é tua mãe;
não descobrirás a sua nudez.
Lv 18:8 Não descobrirás a nudez
da mulher de teu pai;
é nudez de teu
pai.
Lv 18:9 A nudez da tua irmã,
filha de teu pai, ou filha de tua mãe,
nascida em casa,
ou fora de casa,
a
sua nudez não descobrirás.
Lv 18:10 A nudez da filha do teu
filho, ou da filha de tua filha,
a sua nudez não
descobrirás; porque é tua nudez.
Lv 18:11 A nudez da filha da
mulher de teu pai, gerada de teu pai
(ela é tua irmã),
a sua nudez não descobrirás.
Lv 18:12 A nudez da irmã de teu
pai não descobrirás;
ela é parenta de
teu pai.
Lv 18:13 A nudez da irmã de tua
mãe não descobrirás;
pois ela é
parenta de tua mãe.
Lv 18:14 A nudez do irmão de teu
pai não descobrirás;
não te chegarás à
sua mulher; ela é tua tia.
Lv 18:15 A nudez de tua nora não
descobrirás:
ela é mulher de
teu filho; não descobrirás a sua nudez.
Lv 18:16 A nudez da mulher de
teu irmão não descobrirás;
é a nudez de teu
irmão.
Lv 18:17 A nudez de uma mulher e
de sua filha não descobrirás;
não tomarás a
filha de seu filho, nem a filha de sua filha,
para
descobrir a sua nudez; parentas são;
maldade
é.
Lv 18:18 E não tomarás uma
mulher juntamente com sua irmã,
para fazê-la sua
rival, descobrindo a sua nudez
diante
dela em sua vida.
Lv 18:19 E não chegarás à mulher
durante a separação
da sua imundícia,
para descobrir a sua nudez,
Lv 18:20 Nem te deitarás com a
mulher de teu próximo para cópula,
para te
contaminares com ela.
Lv 18:21 E da tua descendência
não darás nenhum para fazer passar
pelo fogo perante
Moloque;
e
não profanarás o nome de teu Deus.
Eu
sou o SENHOR.
Lv 18:22 Com homem não te
deitarás, como se fosse mulher;
abominação é;
Lv 18:23 Nem te deitarás com um
animal,
para te
contaminares com ele;
nem
a mulher se porá perante um animal,
para
ajuntar-se com ele; confusão é.
Lv 18:24 Com nenhuma destas
coisas vos contamineis;
porque com todas
estas coisas se contaminaram as nações
que
eu expulso de diante de vós.
Lv 18:25 Por isso a terra está
contaminada;
e eu visito a sua
iniqüidade,
e
a terra vomita os seus moradores.
Lv 18:26 Porém vós guardareis os
meus estatutos e os meus juízos,
e nenhuma destas
abominações fareis, nem o natural,
nem
o estrangeiro que peregrina entre vós;
Lv 18:27 Porque todas estas
abominações fizeram
os homens desta
terra, que nela estavam antes de vós;
e
a terra foi contaminada.
Lv 18:28 Para que a terra não
vos vomite,
havendo-a
contaminado, como vomitou a nação
que
nela estava antes de vós.
Lv 18:29 Porém, qualquer que
fizer alguma destas abominações, sim,
aqueles que as
fizerem serão extirpados do seu povo.
Lv 18:30 Portanto guardareis o
meu mandamento,
não fazendo
nenhuma das práticas abomináveis
que
se fizeram antes de vós,
e não vos
contamineis com elas.
Eu
sou o SENHOR vosso Deus.
O vs. 5 é claro ao dizer que são do Senhor os estatutos
e os juízos para serem guardados e observados de forma que por eles viva o
homem e tudo lhe vai bem. A palavra assim dita é do Senhor. Não adianta querer
inventar ou dar desculpas. O Senhor é quem está falando e nós devemos lhe
obedecer.
Se o Senhor proibiu as práticas se-x-uais fora do
casamento, então desrespeitar isso significa ato de loucura e sinal de
problemas para nós. O que adianta ganhar um prazer ao custo de nossas almas?
Deus não nos proibiu práticas que ele reprova porque ele é mal ou queria nos
punir, antes porque ele nos ama e quer o melhor para nós.
Quem se afunda no s-ex-o está buscando prazer, mas
este foge dele quando ele o busca em fontes erradas e assim se torna escravo de
sua carne que nunca lhe satisfará, embora o mantenha preso ao vício.
Somente tem verdadeiro prazer e experimenta o máximo
do que o s-ex-o pode oferecer o crente! O restante é escravo dos seus próprios
desejos, e pior, tem a sensação de que é livre para fazer o que quer e da forma
que quer.
[1]Ver mensagem original no site blog: “O Tempora, O
Mores”. Obs.: a presente entrevista acabou sendo assunto de uma revista
periódica.
Olá, preciso de uma ajuda em uma situação que estou enfrentando. Tem algum email que posso estar enviando o meu problema? Meu email é. everesttyy@hotmail.com. Grato
Sim, podemos te ajudar. Envie seu email para danieldeusdete@jamais desista.com.br
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