Estamos no capítulo 5 e até o capítulo 9,
estaremos na:
Parte I – AS GENEALOGIAS DO POVO DE DEUS –
1:1 a 9:34.
Estamos vendo - nesta primeira parte, como
já falamos anteriormente -, que além de revelarem os privilégios e as
responsabilidades daqueles que regressaram do exílio e explicar a eleição e a
organização do povo de Deus ao longo da História, elas – as genealogias do povo
de Deus - também estariam preservando, de certa forma, a mensagem messiânica
originada lá em Gn 3:15 quando Deus falou à serpente.
A Parte I, como já vimos, foi dividida em
três: A. As raízes de Israel – 1:1 a 2:2 – já vista. B. A extensão e a ordem do
povo de Deus – 2:3 a 9:1a – estamos dando continuidade a ela. C. A continuidade
de Israel – 9:1b a 34.
B. A extensão e a ordem do povo de Deus – 2:3 a 9:1a - continuação.
Até o capítulo 9, estaremos vendo essas
pessoas proeminentes de todas as tribos, exceto das tribos de Dã e de Zebulom.
Com destaque, em primeiro lugar para o registro dos descendentes de Judá, por
causa do reino e por causa também do Messias.
No capítulo anterior, foram apresentados
relatos curtos sobre Judá – 1-23 e Simeão – 4:24-43.
Neste capítulo continuarão sendo
apresentados outros relatos curtos sobre as tribos da Transjordânia: Rúben –
5:1-10 –, Gade – 5:11-17 – e resumos de todas as tribos da Transjordânia –
5:18-22 - e da meia tribo de Manassés – 5:23-26.
O propósito do cronista na inclusão dessas
tribos no povo de Deus certamente faz parte da esperança dele de repovoamento e
posse territorial no período após o exílio e também faz parte dos propósitos de
Deus com a nação escolhida da qual viria em breve o Messias.
E assim, como estamos vendo, o cronista vai
acrescentando mais material à linhagem do povo eleito restabelecendo nele os
vínculos perdidos por causa de seus desterros.
No verso primeiro, o cronista fala de uma
genealogia da primogenitura e que portanto Rubén não fora contado nela por
causa de sua grave transgressão envolvendo a mulher de seu pai – Gn 35:22; 49:4.
Havia um propósito nesse primogenitura e
todos sabiam disso em Israel. Era interessante para o primeiro filho por causa
das heranças – porção dupla (Dt 21:15-17) e também por causa da promessa
messiânica que, de certa forma, estava apontando para o Messias.
Foi José quem acabou recebendo a porção
dupla de Rúben, pois seus filhos Efraim e Manassés foram considerados tribos
separadas – Gn 48:1-22.
No entanto, embora a primogenitura
estivesse com José, foi de Judá que veio Davi – o soberano – e, por implicação,
Zorobabel, seus descendente pós-exílio – 11:2; 17:7; II Sm 5:2; 6:21. Isso já
era o Espírito Santo apontando para o Messias, Jesus Cristo, o descendente
real, a semente messiânica.
Vemos que a escolha de Deus prevalece sobre
aspectos humanos e de leis, ou seja, Deus não está preso e limitado a elas, mas
sobre elas toma as decisões justas e corretas, perfeitas para ser mais exato,
mesmo que aos nossos olhos não pareça.
Já a lista dos gaditas não possui paralelos
bíblicos e se concentra nos elementos geográficos – 11 ao 16.
Novamente vemos aqui em Crônicas – vs 20 -,
o cronista preocupado em demonstrar exemplos da vida de oração e da confiança
em Deus nas batalhas, o que não tinha sido realidade das tribos na época dos
juízes e dos reis de Israel até o cativeiro, embora fosse isso desejado e
incentivado constantemente pelos homens de Deus que ele levantara durante todo
esse tempo.
Assim, as tribos da Transjordânia foram
capazes de vencerem um exército muito maior do que o seu quando clamaram e
confiaram em Deus, conforme vs 20. Muitos inimigos caíram na peleja, diz o
narrador, feridos à espada porque a peleja era de Deus! “...de Deus era a
peleja...” –vs 22.
Lembrei-me de um verso e de um livro, em meu KINDLE: “The Battle Belongs
to the Lord: The Power of Scripture for Defending Our Faith” [Paperback], K.
Scott Oliphint (K. Scott Oliphint is professor of apologetics and systematic
theology at Westminster Theological Seminary in Philadelphia and has written
three books and numerous scholarly articles. See http://wts.edu/faculty/profiles/ksoliphint/kso_writings.html
).
Apologética não é apenas para os filósofos,
defendo o autor acima. Todos nós precisamos de sabedoria para defender a nossa
fé. Assim, este livro, continua o autor, nos prepara para responder a
incredulidade por meio de nossa arma mais poderosa.
K. Scott Oliphint investiga seis textos
bíblicos sobre o assunto. Ele resume a mensagem como se segue:
Uma vez que Cristo é o Senhor, e a batalha
é dele, devemos:
üSempre
estarmos prontos para lutar pela fé que uma vez por todas foi entregue aos
santos.
üTemos
que usar armas, mas não as que são deste mundo e sim do Senhor.
üPorque
as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para
destruição das fortalezas; Destruindo os conselhos, e toda a altivez que se
levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à
obediência de Cristo. (II Co 10:4,5).
O livro de K. Scott Oliphint está baseado
neste versículo de I Samuel 17:47, do qual ele somente apanhou o trecho: “the
battle is the Lord’s”, em português: “A batalha pertence ao Senhor”. E aqui em
I Crônicas esse achado interessante (I Cr 5.22) que diz claramente que de Deus é a peleja,
ou batalha!
O motivo pelo qual as tribos da
Transjordânia foram exiladas está descrito nesses versos de 23 a 26. A infidelidade
da meia tribo de Manassés resultou em retribuição divina o que contrastam com a
narrativa anterior de oração e bênção –
4:9 a 10.
I Cr 5:1 Quanto aos filhos de Rúben, o
primogênito de Israel
(pois
ele era o primogênito; mas porque profanara a cama de seu pai,
deu-se
a sua primogenitura aos filhos de José, filho de Israel;
de
modo que não foi contado,
na
genealogia da primogenitura,
I
Cr 5:2 Porque Judá foi poderoso entre seus irmãos,
e
dele veio o soberano; porém a primogenitura foi de José).
I
Cr 5:3 Foram, pois, os filhos de Rúben, o primogênito de Israel:
Enoque,
Palu, Hezrom, e Carmi. I Cr 5:4 Os filhos de Joel:
Semaías,
seu filho; Gogue, seu filho; Simei, seu
filho;
I Cr 5:5 Mica, seu filho; Reaías, seu filho;
Baal,
seu filho; I Cr 5:6 Beera, seu filho,
o
qual Tiglate-Pilneser, rei da Assíria, levou preso;
este
foi príncipe dos rubenitas.
I
Cr 5:7 Quanto a seus irmãos pelas suas famílias,
quando
foram postos nas genealogias, segundo as suas
descendências,
tiveram por chefes Jeiel e Zacarias,
I
Cr 5:8 E Bela, filho de Azaz, filho de Sema, filho de Joel,
que
habitou em Aroer, até Nebo e Baal-Meom,
I
Cr 5:9 Também habitou do lado do oriente,
até
à entrada do deserto, desde o rio Eufrates;
porque
seu gado se tinha multiplicado
na
terra de Gileade.
I
Cr 5:10 E nos dias de Saul fizeram guerra aos hagarenos,
que
caíram pela sua mão; e eles habitaram nas suas tendas
defronte
de todo o lado oriental de Gileade.
I Cr 5:11 E os filhos de Gade habitaram
defronte deles, na terra de Basã,
até
Salca. I Cr 5:12 Joel foi chefe, e Safã o segundo; também Janai e
Safate
etavam em Basã.
I
Cr 5:13 E seus irmãos, segundo as suas casas paternas, foram:
Micael,
Mesulão, Seba, Jorai, Jacã, Zia, e Éber, sete.
I
Cr 5:14 Estes foram os filhos de Abiail filho de Huri, filho de Jaroa,
filho
de Gileade, filho de Micael, filho de Jesisai,
filho
de Jado, filho de Buz;
I
Cr 5:15 Aí, filho de Abdiel, filho de Guni,
foi
chefe da casa de seus pais. I Cr 5:16 E habitaram em
Gileade,
em Basã e nos lugares da sua jurisdição;
como
também em todos os arrabaldes de Sarom,
até
aos seus termos.
I
Cr 5:17 Todos estes foram registrados, segundo as suas genealogias,
nos
dias de Jotão, rei de Judá, e nos dias de Jeroboão,
rei
de Israel.
I Cr 5:18 Dos filhos de Rúben, e dos
gaditas, e da meia tribo de Manassés,
homens
muito valentes, que traziam escudo e espada, e entesavam o
arco,
e eram destros na guerra;
houve
quarenta e quatro mil e setecentos e sessenta,
que
saíam à peleja.
I
Cr 5:19 E fizeram guerra aos hagarenos, como a Jetur,
e
a Nafis e a Nodabe. I Cr 5:20 E foram ajudados contra eles,
e
os hagarenos e todos quantos estavam com eles
foram
entregues em sua mão; porque, na peleja,
clamaram
a Deus que lhes deu ouvidos,
porquanto
confiaram nele.
I
Cr 5:21 E levaram preso o seu gado; seus camelos,
cinqüenta
mil, e duzentas e cinqüenta mil ovelhas, e dois mil
jumentos,
e cem mil homens.
I
Cr 5:22 Porque muitos caíram feridos,
porque
de Deus era a peleja;
e
habitaram em seu lugar, até ao cativeiro.
I Cr 5:23 E os filhos da meia tribo de
Manassés habitaram naquela terra;
multiplicaram-se
desde Basã até Baal-Hermom, e Senir,
e
o monte de Hermom.
I
Cr 5:24 E estes foram cabeças de suas casas paternas, a saber:
Hefer,
Isi, Eliel, Azriel, Jeremias, Hodavias, e Jadiel, homens
valentes,
homens de nome, e chefes das casas de seus pais.
I
Cr 5:25 Porém transgrediram contra o Deus de seus pais;
e
se prostituíram, seguindo os deuses dos povos da terra,
os
quais Deus destruíra de diante deles.
I
Cr 5:26 Por isso o Deus de Israel suscitou o espírito de Pul,
rei
da Assíria, e o espírito de Tiglate-Pilneser, rei da Assíria,
que
os levaram presos, a saber:
os
rubenitas e gaditas, e a meia tribo de
Manassés;
e os trouxeram a Hala,
e
a Habor, e a Hara, e ao rio de Gozã,
até
ao dia de hoje.
A batalha pertence ao Senhor! Mas nosso
inimigo não é o outro que se nos opõe até com seu sistema de crenças, mas sua
ideologia que o sustenta. Não é contra ele que devemos lutar, mas contra o que
o faz ser opositor a Deus e à vida, mesmo que pense estar servindo a Deus e a
vida!
Quando olhamos os vídeos feitos pelos
grupos altamente radicais e ortodoxos de extermínio de cristãos e de todos os
que se opõe à fé islâmica e também os vídeos reais de exemplos de violências em
nosso país, nossa tendência natural é o ódio extremado e a vontade de fazer
justiça a qualquer custo, mas aí esta o nosso erro e a conquista do outro lado:
o cultivo do ódio!
Nossas armas são outras e poderosas em Deus
contra todas as fortalezas do mal e do ódio – II Co 10:3-6.
Fique à vontade para tecer seus comentários. No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 : devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.
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