Moisés e o povo que Deus libertou usando o próprio Moisés
agora estão no deserto. Ainda não houve, até o momento, a expiação da terra que
estão caminhando para conquistar sob a palavra de Deus. A expectativa de sair
do deserto é quase imediata ou de dias.
Moisés escreve este livro que se trata do registro
de leis e cerimoniais para ensinar e guiar o povo, especialmente, na realização
cúltica. Neste livro, então, encontraremos instruções dirigidas em especial aos
levitas e a todo o povo de como oferecer sacrifícios e como ser puro o qual era
um requisito para se entrar na presença de Deus em adoração.
Levítico é a forma latina do título grego –
Leuitikon - do livro “acerca dos levitas” e faz parte da lei da aliança dada no
Sinai. Levi era a tribo de origem dos sacerdotes e cabia aos levitas manter o
culto em Israel.
Algumas verdades encontradas em Levítico (BEG):
1.Deus
é santo e exige santidade de seu povo.
2.O
povo de Deus não conseguia cumprir perfeitamente as exigências de santidade,
mas podia obter expiação temporária por meio do sistema sacrificial.
3.Deus
chamou o seu povo para buscar a santidade em todos os aspectos da vida em
gratidão pela misericórdia que ele havia demonstrado para com eles.
4.Deus
ofereceu bênçãos maravilhosas e ameaçou trazer julgamento caso o seu povo não
se arrependesse e se comprometesse com ele.
Por meio de seus símbolos e ritos, Levítico
apresenta uma descrição do caráter de Deus onde encontraremos que Deus é a
fonte de vida, ou melhor a própria vida, e que quer gerar vida e manter
relacionamentos com sua criatura.
No entanto esta criatura não pode nem consegue se
achegar a ele por causa de sua santidade que condena o pecado em nós devido a
sua justiça e juízo – Deus é também Santo e Justo. O pecado não pode ser apaziguado
sem o derramamento de sangue e o sistema sacrificial vai incutir isso na mente
do povo.
É necessário prestarmos atenção nos detalhes e
analisá-los de forma a entendermos todas as questões principais. Deus é vida e
quer gerar vida. Deus é santo e exige santidade. Deus é justo e não pode abrir
mão dela. Deus é amor e quer se relacionar com sua criatura. A criatura, o
homem, é pecador, falho, injusto, está morto em seus delitos e caminha a passos
largos para o seu fim triste.
A lei é então colocada neste contexto para revelar
ao homem quem ele é e que deve ser santo e cumprir toda a lei para se tornar
aceitável diante de Deus. Como poderia ser isso? Impossível ao homem. Nenhum
dos filhos de Adão seria capaz de atender a Deus.
Até que houve um filho de Adão, o último deles,
também filho de Deus, que foi capaz de a cumprir todinha, sem qualquer falha,
Cristo Jesus. Ao cumpri-la, tornou-se aceitável a Deus e pode definitivamente
acabar com todo o sistema sacrificial oferecendo a si mesmo pelos pecadores.
Cristo nos
resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito:
Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro; Gl 3:13.
Didaticamente, seguindo a BEG, dividiremos o livro
de Levítico em quatro principais partes:
I.As
leis acerca dos sacrifícios – 1:1 – 7:38.
II.A
ordenação do sacerdócio Araônico – 8:1 – 10:20.
III.A
impureza e o seu tratamento – 11:1 – 16:34.
IV.A
prática da santidade – 17:1 – 27:34.
Cada uma dessas partes, doravante terá as suas
divisões próprias para melhor irmos fazendo as nossas reflexões baseadas
puramente no texto bíblico da referência bíblica.
Nesta primeira parte, Moisés está explicando para os
leigos e para os sacerdotes como eles devem participar de vários sacrifícios na
presença de Deus no tabernáculo.
Nos dois primeiros versículos ele faz uma pequena
introdução e a partir do vs. 3 até o capítulo 6, vs. 7, ele estará instruindo
os leigos. Os sacerdotes serão instruídos a partir do 6:8 até 7:36 e os dois
últimos versículos do capítulo 7, vs. 37 e 38, ele fará uma pequena conclusão.
Daí entraremos na segunda parte.
Levítico começa com o Senhor chamando a Moisés e
falando com ele da tenda da congregação – o santuário em forma de tenda, também
chamado de tabernáculo conforme Êx 26. É Deus, veja o vs. 1, – e não o homem – quem
prescreve como o seu povo deve viver com ele.
Paulo diz, em Rm 7:12, da lei que ela é santa e que o
mandamento é santo, justo e bom. Poderia isso que é santo e justo e bom se
tornar em mal para mim? De modo algum!
Romanos 7:12 E assim a lei é santa, e o mandamento
santo, justo e bom.
Romanos 7:13 Logo tornou-se-me o bom em morte? De modo
nenhum; mas o pecado, para que se mostrasse pecado, operou em mim a morte
pelo bem; a fim de que pelo mandamento o pecado se fizesse excessivamente
maligno.
Foi de Deus que Moisés recebeu as instruções e os
mandamentos e as leis e foi em Cristo, o último Adão, porque o primeiro
falhara, que ela foi totalmente cumprida.
Moisés estava relatando que fora o Senhor que exigia
sacrifícios de seu povo. Em Israel, o sacrifício envolvia a oferta de animais
domésticos selecionados, trigo, azeite e vinho.
Tais produtos simbolizavam os adoradores de Israel
que, por meio do ato do sacrifício, se apresentavam diante de Deus. Quando um
animal era oferecido, o adorador colocava a sua mão sobre a cabeça do mesmo,
identificando-se, desse modo, com ele e dizendo, na verdade: “Este animal
representa a mim”.
Os sacrifícios implicavam a morte do animal e,
portanto, tinham função expiatória: o animal morria no lugar do adorador que
havia pecado e o salvava temporariamente da pena justa de morte.
Temporariamente, porque o sacrifício era repetido inúmeras vezes.
Todos os sacrifícios apresentavam, portanto, uma
relevância e um significado especial em comum. No entanto, cada tipo de
sacrifício possuía características, rituais e ênfases religiosas distintas.
Esse fato é indicado pelos nomes dos sacrifícios que ora ressaltavam as
distinções rituais, ex: holocausto e ora ressaltavam características
teológicas, ex: “oferta pacífica” ou “oferta pela culpa”.
Havia cinco tipos de sacrifícios, sendo três de
cheiro suave e duas pelo pecado:
OFERTAS DE CHEIRO SUAVE
1.HOLOCAUSTO:
1:3-17. Ato voluntário de adoração - Expiação pelos pecados involuntários.
Era o primeiro da lista porque era mais
frequente - 6:8-13. O termo hebraico significa “subir”, pois tinha como
característica distinta a queima de todo o animal - exceto a pele, que ficava
com o sacerdote oficiante - sobre o altar, fazendo a fumaça subir a Deus.
Este sacrifício simbolizava a
consagração total do adorador ao serviço de Deus e lhe servia de resgate. Isso
porque no vs. 4 fala que o holocausto seria para a sua expiação que
literalmente significava “para cobrir”.
A morte do animal era considerada um pagamento por meio do qual o
adorador era resgatado da pena de seu pecado.
Eles eram oferecidos todos os dias pela
manhã e ao por do sol – Êx 29: 39-42, em favor de todo o povo.
2.OBLAÇÃO
ou OFERTA DE MANJARES: 2:1-16. Ato de adoração pela bondade e provisões de Deus.
3.OFERTAS
PACÍFICAS: 3:1-17. Ato voluntário de ações de graças e comunhão.
OFERTAS PELO PECADO
1.EXPIAÇÃO
PELO PECADO: 4:1 – 5:13. Para expiação de pecado específico e involuntário .
2.EXPIAÇÃO
PELA CULPA: 5:14 – 6:7. Para expiação de pecados involuntários que requerem
restituição.
Aos poucos iremos comentando e meditando na linda
palavra de Deus que a cada dia me apaixono mais e mais por entender que se
trata de algo vindo não deste mundo nem da mente de qualquer humano, mas do ser
perfeito: Deus Pai! Cristo Jesus! O Espírito Santo!
Lv
1:1 E chamou o SENHOR a Moisés,
e falou com ele da tenda da congregação, dizendo:
Lv
1:2 Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes:
Quando algum de vós oferecer oferta ao SENHOR,
oferecerá a sua oferta de gado, isto é,
de gado vacum e de ovelha.
Lv 1:3 Se a sua oferta for holocausto de gado,
oferecerá macho sem defeito;
à porta da tenda da congregação a
oferecerá,
de sua própria vontade, perante o SENHOR.
Lv 1:4 E porá a sua mão sobre a cabeça do
holocausto,
para que seja aceito a favor dele, para
a sua expiação.
Lv 1:5 Depois degolará o bezerro perante o SENHOR;
e os filhos de Arão, os sacerdotes,
oferecerão o sangue, e espargirão o
sangue
em redor sobre o altar que está diante
da porta da tenda da congregação.
Lv 1:6 Então esfolará o holocausto, e o partirá nos
seus pedaços.
Lv 1:7 E os filhos de Arão, o sacerdote, porão fogo
sobre o altar,
pondo em ordem a lenha sobre o fogo.
Lv 1:8 Também os filhos de Arão, os sacerdotes,
porão em ordem os pedaços, a cabeça e o
redenho
sobre a lenha que está no fogo em cima
do altar;
Lv 1:9 Porém a sua fressura e as suas pernas
lavar-se-ão com água;
e o sacerdote tudo isso queimará sobre o altar;
holocausto é, oferta queimada,
de cheiro suave ao SENHOR.
Lv 1:10 E se a sua oferta for de gado miúdo, de
ovelhas ou de cabras,
para holocausto, oferecerá macho sem
defeito.
Lv 1:11 E o degolará ao lado do altar que dá para o
norte,
perante o SENHOR;
e os filhos de Arão, os sacerdotes,
espargirão o seu sangue em redor sobre o
altar.
Lv 1:12 Depois o partirá nos seus pedaços,
como também a sua cabeça e o seu
redenho;
e o sacerdote os porá em ordem sobre a
lenha
que está no fogo sobre o altar;
Lv 1:13 Porém a fressura e as pernas lavar-se-ão com
água;
e o sacerdote tudo oferecerá,
e o queimará sobre o altar;
holocausto é, oferta queimada,
de cheiro suave ao SENHOR.
Lv 1:14 E se a sua oferta ao SENHOR for holocausto
de aves,
oferecerá a sua oferta de rolas ou de
pombinhos;
Lv 1:15 E o sacerdote a oferecerá sobre o altar,
e tirar-lhe-á a cabeça, e a queimará
sobre o altar;
e o seu sangue será espremido na parede
do altar;
Lv 1:16 E o seu papo com as suas penas tirará
e o lançará junto ao altar,
para o lado do oriente, no lugar da
cinza;
Lv 1:17 E fendê-la-á junto às suas asas,
porém não a partirá;
e o sacerdote a queimará em cima do altar
sobre a lenha que está no fogo;
holocausto é, oferta queimada
de cheiro suave ao SENHOR.
Estudar e meditar em Levítico com seriedade e
paixão, com vontade de aprender e entender é realmente uma experiência fora do
comum. Jamais imaginaria que haveria tanto a aprender.
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