sábado, 20 de fevereiro de 2016
sábado, fevereiro 20, 2016
Jamais Desista
II Timóteo 4 1-22 - COMBATI - TERMINEI - GUARDEI!
Como falamos, Paulo escreveu essa sua segunda epístola por volta de 64-68
d.C. para convidar Timóteo a visitá-lo em seus últimos dias e também com o
objetivo de animar Timóteo em seu ministério contra os falsos mestres em Éfeso.
Estamos no capítulo 4/4.
IV. TERCEIRAS REFLEXÕES E EXORTAÇÕES
(3.1-4.5) - continuação.
Como dissemos, Paulo relembrou a Timóteo
que, pelo fato de ele permanecer fiel, deveria esperar sofrer nos últimos dias
nas mãos de impostores.
Estamos seguindo nossa divisão proposta,
conforme a BEG: A. Os últimos dias (3.1-13) – já vimos; e, B. Exortações a Timóteo (3.14-4.5) – concluiremos agora.
B. Exortações a Timóteo (3.14-4.5) - continuação.
Vimos que a partir dos vs. 3.14 ao 4.5,
Paulo dá diversas exortações a Timóteo. Paulo voltou-se diretamente para
Timóteo, enfatizando a responsabilidade que ele tinha em resistir aos falsos
mestres e à descrença deles.
A menção de Paulo de testemunhas – Deus e
Jesus - tinha como objetivo impressionar Timóteo quanto à seriedade de sua
tarefa. As testemunhas: Deus e Cristo Jesus, que há de julgar vivos e modos.
Para Cristo como juiz, veja o vs. 8 (veja também Mt 25.31-46; Jo 5.22-27; At
10.42). Ele virá fazer isso em sua manifestação, ou seja, na sua segunda vinda
(cf. vs. 8; 1Tm 6.13; Tt 2.13). Maranata!
Toda a Escritura (3.16-17) e
preeminentemente o evangelho (cf. 2.15) deve ser pregado, quer seja oportuno,
quer não. Oportuno ou não, especialmente para quem prega. O texto não nos
ensina a descortesia ou insensibilidade. No entanto, temos de ter sabedoria
para aproveitar as oportunidades.
Como embaixadores de Cristo em país
distante, não podemos perder tempo precioso com as coisas daqui, mas apresentar
as coisas de lá, com entusiasmo e grande paixão. Veja os verbos empregados por
Paulo nesse vs. 2:
·
Pregue
a palavra.
·
Esteja
preparado a tempo e fora de tempo.
·
Repreenda.
·
Corrija.
·
Exorte
com toda a paciência e doutrina.
Paulo fala isso porque estava ciente de um tempo
que seria muito difícil anunciar o evangelho. Paulo esperava que a sua
caracterização dos últimos dias continuasse no futuro. Timóteo precisava estar
preparado para esses desafios futuros.
Esse tema da sã doutrina percorre as
epístolas pastorais (1.13-14; 2.2; 1 Tm 3.9; 4.6; 6.3; Tt 1.9,13; 2.1-2). E por
não suportá-la, eles cercar-se-ão de falsos mestres - literalmente,
"eles", presumivelmente uma referência a algumas pessoas associadas
com a igreja - e juntarão mestres conforme os seus próprios desejos. Algumas
pessoas têm uma fascinação insaciável por qualquer coisa que não seja a
verdade. Eles chegam a trocá-la por fábulas. Essa é, pois, Uma exortação final
à fé, mesmo que outros estivessem talvez se afastando dela.
V. QUARTAS REFLEXÕES E EXORTAÇÕES (4.6-18).
À luz de sua morte iminente, Paulo pediu
que Timóteo fosse visitá-lo. Paulo concluiu a epístola com as saudações
costumeiras. Paulo escreveu ainda uma outra seção de reflexões que foram
seguidas por exortações a Timóteo. Esse material é dividido em: o anúncio da
morte iminente de Paulo (vs. 6-8) e diversas exortações (vs. 9-18). Elas
formarão nossa divisão proposta, conforme a BEG: A. A morte iminente de Paulo
(4.6-8) – veremos agora; e, B.
Exortações a Timóteo (4.9-18) – também
veremos agora.
A. A morte iminente de Paulo (4.6-8).
A perspectiva da morte de Paulo fornecia a
razão para suas exortações finais a Timóteo. Paulo aceitava a inevitabilidade
da morte, mesmo meses antes que isso acontecesse. oferecido por libação. Essa
metáfora da morte (cf. Fp 2.17) é tirada da linguagem do sistema de sacrifício
do Antigo Testamento; vinho era despejado no santuário como uma oferta de
gratidão a Deus (Nm 15.5,7,10; 28.7).
Paulo entendia a sua morte iminente como
uma oferta a Cristo – vs. 6. Cristo havia feito tanto que Paulo daria a sua
própria vida a ele em gratidão. Quando ele reafirma que o seu tempo estava
próximo, ele usa uma outra metáfora para a morte (Fp 1.23) que, para Paulo,
carregava a esperança e a certeza de um destino além do túmulo (vs.18).
Com essas três metáforas “combati o bom combate, terminei a corrida,
guardei a fé” – vs.7, Paulo sinalizou o fim do seu ministério. Sua
preocupação não era a de que ele havia sido bem-sucedido, em vez disso, que ele
havia sido fiel ao seu Senhor.
Assim sendo, uma coroa da justiça o
aguardava. Alguns intérpretes têm entendido essa expressão como se referindo à
coroa que é concedida a uma pessoa pela vida de fidelidade de quem recebeu a
justiça de Cristo por meio da fé (Rm 3.22).
Mais provavelmente, essa é a coroa que
consiste da justiça perfeita (vida eterna) que é dada ao crente como o auge do
processo de santificação (2.10; Tg 1.12; 1Pe 5.4; Ap 2.10).
Quem garante isso é nosso reto juiz, ou
seja, Cristo que em seu papel de juiz nos leva à completude do trabalho que ele
começou em nós, seus eleitos, naquele Dia, ou seja, no dia do julgamento; no
dia do Senhor (1.12,18), na sua vinda - na segunda vinda de Cristo (vs.1).
B. Exortações a Timóteo (4.9-18).
Dos vs. 9 ao 18, encontraremos diversas exortações
a Timóteo. Paulo desejava ver Timóteo uma última vez. Ele deu a Timóteo várias
instruções com relação a sua viagem até Roma, informou Timóteo sobre a sua
situação no momento e concluiu com uma expressão de profunda confiança em seu
Senhor.
Paulo havia feito uma alusão ao seu desejo
de ver Timóteo em 1.4 e agora o queria ver apressadamente – vs. 9. E a razão
disso era por causa de Demas – vs. 10 – que o abandonou.
Um companheiro de trabalho que havia
permanecido com Paulo durante o seu primeiro encarceramento em Roma (CI 4.14;
Fm 24). Agora tinha ido para Tessalônica - uma cidade na província romana da
Macedônia. Paulo havia fundado uma igreja lá em sua segunda viagem missionária
(At 17.1-10).
Crescente - esse não é mencionado em nenhum
outro lugar no Novo Testamento. Ele foi provavelmente outro companheiro de
trabalho de Paulo - era outro que tinha ido para a Galácia – uma província
romana evangelizada por Paulo em sua primeira viagem missionária.
Já Tito era outro companheiro de trabalho
de Paulo que tinha se deslocado para a Dalmácia. Um outro nome para a província
romana do Ilírico, a província mais ao ocidente alcançada por Paulo em suas
três primeiras viagens missionárias (Rm 15.19).
De todos eles, apenas Lucas ficou com ele. Lucas
era o "médico amado" que é mencionado em Cl 4.14 e Fm 24. Ele viajou
com Paulo ao longo de grande parte da segunda e da terceira viagens
missionárias.
Paulo ainda pedia a Timóteo que tomasse com
ele Marcos e o trouxesse. Um belo exemplo de perdão em Cristo. O fato de João
Marcos ter abandonado Paulo e Barnabé durante a primeira viagem missionária (At
13.13) havia resultado na dissolução da parceria entre Paulo e Barnabé (At
15.37-40).
Mais tarde, Marcos voltou a trabalhar com
Paulo (Cl 4.10; Fm 24). Agora, no final de sua vida, Paulo desejava vê-lo.
Quanto a Tíquico, Paulo o enviara para
Éfeso. Esse era um companheiro de trabalho de Paulo que é mencionado em At 20.4
(também Ef 6.21; Cl 4.7; Tt 3.12). Tíquico deveria levar essa carta a Timóteo e
servir como seu representante.
Paulo fala a Timóteo das coisas que lhe pertenciam
no vs. 13: sua capa e seus livros. A capa era uma vestimenta pesada de lã usada
para proteção contra a umidade e o frio. Paulo estava antecipando a chegada do
inverno (vs.21).
Ele tinha deixado a sua capa em Trôade - uma
cidade portuária, que ligava a província romana da Ásia com a da Macedônia,
através da qual Paulo havia viajado em suas segunda e terceira viagens
missionárias (At 16.8,11; 20.5-6).
Não é claro em que ponto(s) dessa viagem
Paulo havia estado em Trôade. Ele havia deixado essa capa na casa de Carpo. Esse
não é mencionado em nenhum outro lugar no Novo Testamento. Os seus livros, em especial
os seus pergaminhos, eram livros feitos de peles de animais. O conteúdo deles é
desconhecido; talvez fossem partes do Antigo Testamento.
Paulo cita negativamente a Alexandre, o
latoeiro que lhe tinha causado muitos males. Esse incidente não é mencionado em
nenhum outro lugar no Novo Testamento. No entanto, Paulo confiava no Senhor que
lhe daria a paga segundo as suas obras. Ou seja, no dia do julgamento final (Mt
16.27; Rm 2.6; Ap 22.12). A orientação a Timóteo é que se prevenisse quanto a
ele.
Ninguém tinha aparecido a favor de Paulo em
sua primeira audiência. Essa é a primeira audiência – vs. 16 - antes do
julgamento final de Paulo, que ele estava então esperando. No entanto, Paulo os
perdoava dizendo que isto não lhes fosse posto em conta. Era assim, pois, uma expressão
de perdão em face da morte que lembrava a de Cristo (Lc 23.34) e a de Estêvão
(At 7.60).
Embora fosse abandonado de todos – vs. 16 -
o Senhor o tinha assistido e o revestido de forças. Há muito tempo Paulo havia
aprendido que ele poderia sempre depender do poder daquele que o havia chamado
(2Co 12.9-10; Fp 4.11-13).
Por seu intermédio, a pregação foi
plenamente cumprida. Isso provavelmente se refere à proclamação de Paulo do evangelho
na sua primeira audiência. Paulo havia pregado o evangelho num fórum público no
centro do Império Romano onde tinha sido libertado da boca dos leões. Uma
metáfora para ter sido livrado da morte por pouco. A primeira audiência de
Paulo havia resultado numa suspensão temporária.
Embora soubesse que o Senhor o livraria de
toda obra maligna, Paulo não acreditava que Cristo impediria a sua morte física
(vs. 6), mas ele expressou absoluta confiança naquele que é sempre fiel e que
nunca abandonará aqueles que creem nele (2.13). Ele estava certo de que Cristo
o levaria a salvo para o seu Reino celestial,
Essa é a maior esperança de todos os que
confiam em Cristo. Quando Cristo retornar em glória, ele trará as maravilhas do
nosso lar celestial para a nova terra (Ap 21.1-5).
VI. SAUDAÇÕES FINAIS (4.19-22).
Dos vs. 19 ao 21, Paulo dá suas saudações
finais. Como era seu costume, Paulo concluiu a carta com saudações, pessoais e
com uma bênção.
Priscila e Áquila – vs. 19 – era um casal
de amigos de longa data de Paulo, que os havia conhecido na sua primeira visita
a Corinto em sua segunda viagem missionária.
Assim como Paulo, eles eram judeus e
fazedores de tendas (At 18.2-3). Tendo se mudado de Roma para Corinto, eles
posteriormente acompanharam Paulo a Éfeso (At 18.18-19), onde durante muitos
anos ofereceram sua casa para que a igreja se reunisse antes de retornarem para
Roma (Rm 16.3-4; 1Co 16.19). Nesse momento, eles haviam aparentemente voltado
para Éfeso.
Paulo tinha saudado Priscila e Áquila e
também a casa de Onesíforo. Essa é uma das evidências mais claras de que
Timóteo ainda estava em Éfeso (1.18).
Erasto era provavelmente o mesmo homem que
era tesoureiro da cidade de Corinto (mencionado em Rm 16.23). Ele tinha
permanecido em Corinto - a capital provincial da província romana da Acaia.
Paulo havia visitado Corinto em sua segunda e terceira viagens missionárias.
Paulo estava preocupado com Timóteo e lhe
pediu para vir antes do inverno. O clima do inverno eliminaria a possibilidade
de viajar de navio.
Se Timóteo esperasse demais, não chegaria
antes da execução de Paulo (vs. 9). De qualquer modo, Paulo precisava de sua
capa antes do inverno (vs.13).
Ele então já finalizando sua carta fala de
Êubulo, Prudente, Lino e Claudia.
Nenhuma dessas pessoas, que provavelmente eram cristãos romanos, é mencionada
em nenhum outro lugar no Novo Testamento, apesar de que mais tarde a tradição
católica romana considerou Lino como o sucessor de Pedro como bispo de Roma.
1.
Na presença de Deus e de
Cristo Jesus,
que há de julgar os vivos e
os mortos
por sua manifestação e por
seu Reino,
eu o exorto solenemente:
2.
Pregue a palavra,
esteja preparado a tempo e
fora de tempo,
repreenda,
corrija,
exorte
com toda a paciência e
doutrina.
3.
Pois virá o tempo em que
não suportarão a sã doutrina;
pelo contrário, sentindo
coceira nos ouvidos,
segundo os seus próprios
desejos
juntarão mestres para si
mesmos.
4.
Eles se recusarão a dar
ouvidos à verdade,
voltando-se para os mitos.
5.
Você, porém, seja sóbrio em
tudo,
suporte os sofrimentos,
faça a obra de um evangelista,
cumpra plenamente o seu ministério.
6.
Eu já estou sendo derramado
como uma oferta de bebida.
Está próximo o tempo da
minha partida.
7.
Combati o bom combate,
terminei a corrida,
guardei a fé.
8.
Agora me está reservada
a coroa da justiça, que o
Senhor, justo Juiz,
me dará naquele dia;
e não somente a mim, mas
também
a todos os que amam a sua
vinda.
9.
Procure vir logo ao meu
encontro,
10.
pois Demas, amando este
mundo,
abandonou-me e foi para
Tessalônica.
Crescente foi para a
Galácia,
e Tito, para a Dalmácia.
11.
Só Lucas está comigo.
Traga Marcos com você,
porque ele me é útil
para o ministério.
12.
Enviei Tíquico a Éfeso.
13.
Quando você vier,
traga a capa que deixei na
casa de Carpo, em Trôade,
e os meus livros,
especialmente os pergaminhos.
14.
Alexandre, o ferreiro,
causou-me muitos males.
O Senhor lhe dará a
retribuição pelo que fez.
15.
Previna-se contra ele,
porque se opôs fortemente
às nossas palavras.
16.
Na minha primeira defesa,
ninguém apareceu para me apoiar;
todos me abandonaram.
Que isso não lhes cobrado.
17.
Mas o Senhor permaneceu ao
meu lado
e me deu forças, para que
por mim
a mensagem fosse plenamente
proclamada,
e todos os gentios a
ouvissem.
E eu fui libertado da boca
do leão.
18.
O Senhor me livrará de toda
obra maligna
e me levará a salvo para o
seu Reino celestial.
A ele seja a glória para
todo o sempre. Amém.
19.
Saudações a Priscila e Áquila,
e à casa de Onesíforo.
20.
Erasto permaneceu em
Corinto,
mas deixei Trófimo doente
em Mileto.
21.
Procure vir antes do
inverno. Êubulo, Prudente, Lino, Cláudia
e todos os irmãos enviam-lhe
saudações.
22.
O Senhor seja com o seu
espírito.
A graça seja com vocês.
Depois de desejar, finalizando sua carta, que
o Senhor fosse com o espírito deles, ele os abençoa com a graça sendo com eles.
No grego, a palavra "convosco" está no plural. Provavelmente Paulo
pretendia que a carta fosse lida para toda a igreja (1Tm 6.21; Tt 3.15).
A Deus toda glória! p/ pr. Pr. Daniel
Deusdete.
...
Obs.: O texto acima foi elaborado com base na Bíblia de Estudo de Genebra - disponível em nossa loja nas cores preta, vinho ou azul. Valor promocional R$ 145,00 (fev/2019 - preço sujeito a variações, conforme o mercado). Adquira conosco e ganhe um ebook da série Projeto 1189. Código: BRINDE_BEG. Envie-nos um email com o comprovante de sua compra na Semeadores: contato@ossemeadores.com.br.
0 comentários:
Postar um comentário
Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.