Estamos concluindo a décima parte, de nossa
divisão proposta de dezoito delas, nos baseando na estruturação apresentada
pela BEG. Estamos no capítulo 20.
X. DEUS COMO OLEIRO (18.1-20.18) - continuação.
Como já dissemos, estamos vendo Jeremias
transmitindo lições aprendidas na casa do oleiro. O tema central é o Senhor
trabalhando como um oleiro.
Essa parte foi dividida em cinco seções: A.
Na casa do oleiro (18.1-17) – já vista;
B. Oposição a Jeremias (18.18-23) – já
vista; C. A quebra simbólica da botija (19.1-15) – já vista; D. Mais oposição a Jeremias (20.1-6) –
veremos agora; e, E. O lamento de Jeremias (20.7-18) – veremos agora.
D. Mais oposição a Jeremias (20.1-6).
Até ao verso 6, estaremos vendo um pouco
mais de oposição ao homem de Deus que estava ali anunciando a palavra de Deus.
Na verdade, na verdade, a oposição era a Deus e não a Jeremias, seu
representante oficial, como nós o somos de Cristo nesta terra.
Somos embaixadores de Cristo e temos a
missão cobiçada por anjos de anunciar o evangelho a toda criatura e assim o
faremos para a glória de Deus, quer enfrentemos, quer sejamos livres dos Pasur
pelos nossos caminhos.
Pasur era um sacerdote. Isso que é
terrível, a oposição não vinha de lá de fora, mas de dentro da casa do Senhor
por aqueles que deveriam ser responsáveis pela pregação legítima da palavra de Deus.
O sacerdote (Pasur) reage de maneira
enérgica ao ato simbólico de Jeremias e o profeta responde transmitindo mais
ameaças de Deus.
Jeremias era mesmo corajoso e valoroso com
fortes convicções e tremenda noção da sua responsabilidade e da soberania de Deus
sobre todos.
Ao que parece, Pasur era um nome comum.
Veja 21.1; 38.1 — é possível que cada passagem se refira a um homem diferente.
Observar que os anciãos dos sacerdotes, talvez Pasur entre eles. testemunharam
os atos de Jeremias no vale (19.1).
Pasur era presidente ou superintendente na
casa do Senhor e ouvindo Jeremias profetizar, o feriu. Talvez no cumprimento do
seu dever como presidente da Casa do Senhor, como em 29.26 (Dt 25.2-3), mas
extrapolando sua autoridade.
O episódio de 15.18 (Jeremias se lamentando
de seu duro ofício) mostra claramente que a pregação profética fiel acarretava
certos riscos ao profeta (veja Gn 3.15; 2Co 13-7; 2Tm 3.12). Jeremias era
verdadeiro profeta, apesar da ação legal executada contra de.
Pasur, cujo nome significa “prosperidade
por todos os lados”, indignado com o profeta e com Deus, o coloca num cepo (tronco
de uma árvore próximo à porta do templo), na parte superior de Benjamim, na
casa do Senhor para ali passar a noite. Somente no dia seguinte é que ele o
retira de lá, mas Jeremias ainda tinha uma palavra profética para ele.
Ele não mais seria prosperidade por todos
os lados, mas Terror-Por-Todos-Os-Lados, pois Jeremias anuncia que doravante
ele não se chamará mais Pasur, mas Migor-Missabibe. (Veja 6.25). O novo nome
simbólico dado a Pasur o equipara aos inimigos de Judá, uma vez que ele
representava a rejeição oficial de Judá das palavras proféticas salvadoras.
Veja 26.7-9.
A intenção de Pasur era que os seus atos e
suposto ministério beneficiassem Judá, mas o resultado final seria exílio e
morte.
É possível que, por ocasião da primeira
invasão de Judá, em 605 a.C., Nabucodonosor já estivesse às portas de
Jerusalém. Pasur era um falso profeta (vs. 6; 14.13). Recebeu o castigo
reservado para as classes dominantes em geral (veja 2Rs 24.14).
E. O lamento de Jeremias (20.7-18)
Até ao final deste capítulo, estaremos
vendo o lamento de Jeremias. Essa é a sexta 'confissão" de Jeremias (11.18-23).
O profeta se queixa novamente da oposição que enfrenta ao proclamar a palavra
de Deus a Judá.
Apesar do lamento ser uma forma legítima de
oração, é possível que, nesse caso, Jeremias tenha passado dos limites
aceitáveis da queixa diante de Deus. De qualquer modo, o profeta encontrava-se
completamente desesperado diante dos maus tratos terríveis que havia sofrido
nas mãos de seus opositores.
Jeremias não havia antevisto as provações
que acompanhariam a sua incumbência de profeta e considerava o seu chamado
(especialmente, talvez, 1.7-8) um fardo pesado, por isso que ele exclama que
foi persuadido e persuadido ficou, que foi encantado por causa da força e do
poder do Senhor que o cativaram – vs. 7.
Ele se queixa de que suas palavras somente
são de destruição e de juízo. O profeta não podia resistir ao chamado divino
para proferir a sua mensagem de ira vindoura.
Ele até pensou em desistir – vs. 9 -, mas
não pode resistir ao fogo que arde em seu peito. Ao que parece, a compulsão de
falar exercia uma pressão física a que ele não podia resistir (veja Am 3.8; 1Co
9.16; 2Co 5.14).
Ele ouve a maquinação dos que lhe são
contrários e que se zangam com a palavra que está nele, mas ele não se deixa
levar e permanece firme em seu propósito de continuar sendo um grande
instrumento de Deus, útil em toda sua obre e chamado.
Ele sabe que o Senhor está com ele, apesar
de tudo o que lhe acontece. O caminho dos que abandonam o Senhor é de tropeço e
de queda e ele sabe que o fim deles se aproximava veloz.
A primeira impressão que temos de Jeremias
é que ele começa a amaldiçoá-los e a lançar imprecações, mas reparando bem, ele
não está fazendo isso, mas antes antevendo as consequências naturais daquelas
péssimas escolhas de suas vidas, se afastando e rejeitando ao Senhor.
Ele ora a Deus para que Deus permita que
ele veja a queda deles – vs. 12 - uma vez que ele estava se fiando no Senhor e
pregando a sua palavra, mas eles, estavam se recusando a ouvi-lo.
No verso 13, ele canta ao Senhor e o louva,
pois o Senhor é aquele que livra a alma do necessitado da mão dos malfeitores.
Jr 20:1 Ora Pasur, filho de Imer, o
sacerdote,
que
era superintendente da casa do Senhor,
ouviu
Jeremias profetizar estas coisas.
Jr
20:2 Então feriu Pasur ao profeta Jeremias,
e
o meteu no cepo que está na porta superior de Benjamim,
na
casa do Senhor.
Jr
20:3 No dia seguinte,
quando
Pasur o tirou do cepo Jeremias lhe disse:
O
Senhor não te chama Pasur,
mas
Magor-Missabibe.
Jr
20:4 Porque assim diz o Senhor:
Eis
que farei de ti um terror para ti mesmo,
e
para todos os teus amigos.
Eles
cairão à espada de seus inimigos,
e
teus olhos o verão.
Entregarei
Judá todo na mão do rei de Babilônia;
ele
os levará cativos para Babilônia,
e
matá-los-á à espada.
Jr
20:5 Também entregarei todas as riquezas desta cidade,
todos
os seus lucros,
e
todas as suas coisas preciosas,
sim,
todos os tesouros dos reis de Judá
na
mão de seus inimigos,
que
os saquearão e, tomando-os,
os
levarão a Babilônia.
Jr
20:6 E tu, Pasur, e todos os moradores da tua casa
ireis
para o cativeiro; e virás para Babilônia,
e
ali morrerás, e ali serás sepultado,
tu,
e todos os teus amigos,
aos
quais profetizaste falsamente.
Jr 20:7 Seduziste-me, ó Senhor, e
deixei-me seduzir;
mais
forte foste do que eu, e prevaleceste;
sirvo
de escárnio o dia todo; cada um deles zomba de mim.
Jr
20:8 Pois sempre que falo, grito, clamo:
Violência
e destruição; porque se tornou a palavra do Senhor
um
opróbrio para mim, e um ludíbrio o dia todo.
Jr
20:9 Se eu disser:
Não
farei menção dele, e não falarei mais no seu nome,
então
há no meu coração um como fogo ardente,
encerrado
nos meus ossos,
e
estou fatigado de contê-lo, e não posso mais.
Jr
20:10 Pois ouço a difamação de muitos, terror por todos os lados!
Denunciai-o!
Denunciemo-lo!
dizem
todos os meus íntimos amigos,
aguardando
o meu manquejar;
bem
pode ser que se deixe enganar;
então
prevaleceremos contra ele e nos vingaremos dele.
Jr
20:11 Mas o Senhor está comigo como um guerreiro valente;
por
isso tropeçarão os meus perseguidores,
e
não prevalecerão;
ficarão
muito confundidos, porque não alcançarão êxito,
sim,
terão uma confusão perpétua
que
nunca será esquecida.
Jr
20:12 Tu pois, ó Senhor dos exércitos, que provas o justo,
e
vês os pensamentos e o coração, permite que eu veja a tua
vingança
sobre eles;
porque
te confiei a minha causa.
Jr
20:13 Cantai ao Senhor, louvai ao Senhor;
pois
livrou a alma do necessitado da mão dos malfeitores.
Jr
20:14 Maldito o dia em que nasci;
não
seja bendito o dia em que minha mãe me deu à luz.
Jr
20:15 Maldito o homem que deu as novas a meu pai, dizendo:
Nasceu-te
um filho, alegrando-o com isso grandemente.
Jr
20:16 E seja esse homem como as cidades que o senhor destruiu
sem
piedade; e ouça ele um clamor pela manhã,
e
um alarido ao meio-dia.
Jr
20:17 Por que não me matou na madre?
assim
minha mãe teria sido a minha sepultura,
e
teria ficado grávida perpetuamente!
Jr
20:18 Por que saí da madre, para ver trabalho e tristeza,
e
para que se consumam na vergonha os meus dias?
Já nos versos 14 e 15 parece que Jeremias
surtou. São, de fato, um grande lamento, a ponto de ele mesmo se desesperar e
amaldiçoar o dia de seu nascimento e o homem que deu notícias ao seu pai. Sobre
eles, ele lança palavras insensatas que mostram seu grau de perturbação diante
da grande provação que estava passando.
Ao expressar o desejo de ter morrido antes
de nascer, Jeremias indica o seu desprazer extremo diante da incumbência de
transmitir a mensagem de julgamento divino e lamenta o sofrimento infligido
sobre ele pelo seu povo em resposta às suas profecias (vs. 7-10).
Essa ideia monstruosa (que continua no vs.
18) é um ataque violento à escolha divina do profeta antes do seu nascimento
(1.5).
obrigado pelas explicações,foram bem didáticas. Imagino o sofrimento desse grande homem de Deus que permaneceu fiel ao seu chamado mesmo diante das aflições e agonias que sofreu por seu próprio povo! esse capítulo é realmente provocador a reflexões.
Se poder envia-lo para meu e-mail agradeço. wellington.17fernando@gmail.com
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Fique à vontade para tecer seus comentários. No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 : devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.
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2 comentários:
obrigado pelas explicações,foram bem didáticas. Imagino o sofrimento desse grande homem de Deus que permaneceu fiel ao seu chamado mesmo diante das aflições e agonias que sofreu por seu próprio povo! esse capítulo é realmente provocador a reflexões.
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