Como já dissemos o evangelho de Lucas foi
escrito com o propósito principal de apresentar um relato fiel e organizado
visando estabelecer os fatos a respeito do ministério de Jesus e sua
importância para a história da salvação, além de fornecer parâmetros para a
igreja em sua pregação de arrependimento e perdão em nome de Jesus para todas
as nações. Estamos no capítulo 12, parte IV.
IV. O MINISTÉRIO PÚBLICO DE JESUS: DA GALILEIA À JERUSALÉM (9.51-19.27)
- continuação.
Como já dissemos, até o capítulo 19,
veremos o ministério público de Jesus: da Galileia para Jerusalém. O Evangelho
de Lucas registra a jornada de Jesus em direção a Jerusalém. Não há um paralelo
mais extenso nos outros Evangelhos (embora haja paralelos de algumas seções
individuais). O Evangelho de Lucas apresenta uma caminhada solene até a
capital, onde Jesus morreria pelos pecadores, de acordo com a vontade de Deus.
Assim, nós dividimos essa quarta parte
conforme a BEG em 18 subpartes: A. Ensino sobre discipulado (9.51-10.42) – já vimos; B. Ensino sobre oração
(11.1-13) – já vimos; C. Jesus e os
espíritos maus (11.14-26) – já vimos;
D. Bênção e julgamento (11.27-13.9) – continuaremos
a ver; E. A cura de uma mulher no sábado (13.10-17); F O reino de Deus
(13.18-14.24); G. Ensino sobre discipulado (14.25-35); H. Três parábolas sobre
os perdidos (15.1-32); I. Sobre dinheiro e serviço (16.1-17.10); J. Os dez
leprosos (17.11-19); K. A vinda do reino (17.20-37); L. Parábolas sobre oração
(18.1-14); M. Jesus e as crianças (18.15-17); N. O jovem rico (18.18-30); O.
Profecia da Paixão (18.31-34); P. Devolvendo a visão ao cego (18.35-43); Q. Um
cobrador de impostos chamado Zaqueu (19.1-10); R. A parábola das minas
(19.11-27).
Breve síntese do capítulo 12.
Jesus é claríssimo e a própria Escritura
também sobre quem devemos temer: a Deus! Tem gente que tem medo de gente, de
insetos, de bichos, de mortos e fantasmas, de espíritos, medo do medo, de tudo,
do diabo e assim vai...
É natural ter medo e a reação diante dele
deve ser o suficiente para nos guardar de algum dano e nada mais do que isso.
Ninguém, nem coisa alguma dessa vida, ou não, pode se quer encostar em nós sem
que Deus o consinta, logo Deus está no controle de tudo e de todos: a este
Deus, sim, devemos temer e dar-lhe glórias!
Jesus disse para a gente ter cuidado e se
guardar da avareza por que a nossa vida não consiste na abundância dos bens que
possamos possuir. Consiste em que, então? Em dar-lhe glórias e se alegrar nele!
Muitos há que, em nome da fé, querem impor
a Deus obrigações de nos tratar de forma privilegiada, como protegidos
especiais, fazendo-nos andar acima das circunstâncias. Deus tem compromissos
com a verdade, a justiça e o amor ou com Fulano, Beltrano e Sicrano?
O compromisso de Deus é com sua glória e
você somente está de pé por causa de seu Filho Jesus Cristo. Ao invés da
Campanha da Vitória Financeira, por exemplo, por que não esta outra campanha
que está em Lc 12:33: Campanha Vendei Os Vossos Bens e Dai Esmolas...
Vejamos o presente capítulo com mais
detalhes, conforme ajuda da BEG:
D. Bênção e julgamento (11.27-13.9) - continuação.
Até 13.9, como já falamos, estaremos vendo
a bênção e o julgamento. Lucas compilou uma série de relatos nos quais Jesus
definiu contrastes entre aqueles que recebem as bênçãos de Deus e aqueles que
recebem o julgamento de Deus.
Milhares ou miríades de pessoas estavam se
aglutinando próximos a Jesus. Em termos exatos, significa dez mil, porém,
também era usado para se referir a qualquer número que fosse grande. O ensino
de Jesus era dirigido em primeiro lugar a seus discípulos, embora a multidão
também pudesse ouvir e tirar proveito.
Por causa disso ele os advertiu que se
acautelassem primeiro do fermento dos fariseus. Provavelmente o termo traduzido
como "fermento" se refere na verdade a "levedura" que era
uma porção retirada da massa de pão e deixada de lado para servir de fermento.
As pessoas faziam seus próprios pães e
estavam familiarizadas com a maneira na qual o fermento, ou a levedura,
penetrava na massa vagarosamente e fazia com que esta aumentasse de volume.
Em outra passagem, Jesus usa a imagem do
fermento para ilustrar a maneira como o reino de Deus cresce (13.21), porém
aqui está se referindo à influência negativa dos fariseus (Mc 8.15).
Eles eram hipócritas e tinham o fermento da
maldade em seus corações. A hipocrisia só pode funcionar quando se esconde
algo. No dia do julgamento – vs. 3 -, tudo será trazido à luz, toda falsidade
será desmascarada; logo, a hipocrisia é inútil. Quem se utiliza dela está
entrando num processo de engorda para ser abatido em breve.
Eles poderia tramar em trevas e falarem aos
ouvidos nos gabinetes, mas tudo, ao seu tempo, por Deus, seria exposto. As
paredes das casas eram feitas com tijolos de barro, fáceis de serem escavadas;
por isso, as coisas de valor eram guardadas em despensas escondidas dentro da
casa, que ficavam longe das paredes externas. Ainda assim, sobre os telhados
será apregoado e exposto a sua imundície.
De todos os Evangelhos sinóticos, somente
aqui Jesus chama seus discípulos de "amigos" (veja, porém, também Jo
15.14).
Os homens podem ter, momentaneamente, algum
poder sobre nós para nos causar danos, porém não podem lançar ninguém no
inferno. Somente Deus tem esse poder.
O termo grego traduzido aqui como
"inferno" é ge(h)enna, o
lugar de punição definitivo — que não é o hades, um termo utilizado geralmente
para se referir ao lugar onde os mortos aguardam julgamento.
O termo grego ge(h)enna tem origem nas palavras hebraicas que significam
"vale de Hinom", uma planície fora de Jerusalém, onde nos tempos
antigos fora praticado o sacrifício de crianças e que era visto como um lugar
amaldiçoado (Jr 7.31-33).
Na época do Novo Testamento, esse local era
usado para queimar coisas imprestáveis e por isso sempre havia fogo por ali;
daí o termo ge(h)enna ser uma palavra
apropriada para o nome de um lugar de punição.
Resumindo:
üInferno
é ge(h)enna, o lugar de punição
definitivo.
üHades,
um termo utilizado geralmente para se referir ao lugar onde os mortos aguardam julgamento.
Embora tenham esse poder de causar danos,
não podem causar danos eternos, somente Deus, por isso que devemos temê-lo
acima de todas as coisas. No entanto, nada de pânico, pois que Deus está no
controle de tudo, inclusive no controle dos homens maus.
Ele fala que se vendem cinco pardais por
dois asses. Dois pardais eram vendidos por um asse (Mt 10.29); então, um vinha
de graça quando se compravam quatro. Nenhum deles é esquecido por Deus (nem
mesmo o que vinha de graça).
O fato do julgamento de Deus ser inevitável
pode ser um encorajamento ou uma advertência. Confessar a Cristo é importante. Não
confessá-lo seria como negá-lo.
Aqui – vs. 10 - Lucas toca num ponto
delicado que é o blasfemar contra o Espírito Santo, um pecado que não tem
perdão. É uma forma radical de pecado que atribui a obra do Espírito Santo por
meio de Cristo como se fosse de Satanás, a despeito de esmagadora evidência moral
em contrário.
Essa rejeição deliberada da verdade significa
também rejeitar definitivamente o Espírito Santo, aquele que leva a pessoa ao
arrependimento e à fé. Esse pecado é impossível de perdoar. (A BEG recomenda,
nesse ponto, ver seu artigo teológico "Blasfêmia contra o Espírito Santo",
em Mc 3).
Jesus, depois os consola dizendo que a
sabedoria necessária para responder a quem quer que fosse, seria dada pelo
Espírito Santo que nos usaria para a sua glória, além de nos capacitar a
enfrentar o inimigo, sem perder as forças.
Depois, surge um da multidão como se ele
fosse um repartidor de bens. O regulamento quanto à herança foi explicado em Dt
21.17, e casos disputados eram muitas vezes resolvidos pelos rabinos.
Esse homem queria uma decisão que lhe fosse
favorável, e não que estivesse buscando um árbitro justo. Não há indícios de
que o seu irmão estivesse presente ou que tenha concordado em submeter o caso
ao julgamento de Jesus.
Há muitas situações semelhantes em nossas
vidas que buscamos o atendimento de nossas necessidades, em primeiro lugar,
independentemente se isso vai ou não ferir o direito de outro que é chegada a
sua vez.
Dos versos 22 ao 34, Jesus fornece quatro
argumentos poderosos contra a ansiedade (ver BEG, comentários dos vs. 22 ao 34):
1.Primeiro,
que a preocupação com as riquezas terrenas é sinal de tolice, pois a vida é
muito mais importante (vs. 23).
2.Segundo,
que Deus cuida dos que lhe pertencem da mesma maneira que faz com as aves (vs.
24).
3.Terceiro,
que ter ansiedade não ajuda em nada (vs. 25-26).
4.Quarto,
como herdeiros de riquezas inesgotáveis do reino de Deus, os cristãos não
precisam se preocupar com circunstâncias terrenas (vs. 32-34).
Com esse ensino, Jesus mostra como devemos
estabelecer corretamente as prioridades e colocar nosso coração no reino (vs.
34).
A regra principal seria que todos devemos
buscar em primeiro lugar o reino o reino de Deus e sua justiça para que depois
as demais coisas nos sejam acrescentadas – vs. 31. Os discípulos já faziam
parte do reino; logo, deveriam concentrar todos os seus esforços no interesse
desse reino.
Quem poderia mesmo – vs. 25 - acrescentar
um côvado ao curso de sua vida? O original grego também pode significar
"acrescentar uma hora que seja à sua vida?". Seja o que for
(acrescentar um côvado [cerca de 45 cm] ou uma hora), a ideia é que é
impossível fazer isso.
O vs. 33 é muito terrível: vendei os vossos
bens e dai esmolas. A ideia principal nesse versículo é o contraste entre os
bens terrenos, que são perecíveis e fonte de ansiedade, com os tesouros do
reino, que são fonte de paz e duram para sempre.
Alguns seguidores de Jesus tinham bens
(10.38; Jo 19.27) e ele não exigiu que seus discípulos fossem pobres. O ensino
é que os discípulos não deveriam colocar o coração nos bens materiais (vs. 34),
ou seja, o dinheiro pode até entrar em meu bolso, mas jamais em meu coração. O verso
34 explica isso direitinho: Porque, onde
estiver o vosso tesouro, ali estará também o vosso coração.
Jesus, então, os orienta para que
estivessem cingidos os seus corpos – vs. 35. A ideia é que a túnica longa
atrapalhava o movimento; então, para trabalhar melhor, ela era suspensa acima
dos joelhos e amarrada à cintura com um cinto.
Também os orienta a que estivessem preparados
para a sua volta, pois ai ele haveria de cingir-se. Representa uma inversão de
papéis, em que o senhor toma o lugar do servo (cf. 22.27).
No entanto, quando se daria isso? Na segunda
vigília, ou na terceira. Os judeus dividiam a noite em três turnos (Jz 7.19);
os romanos, em quatro. Aqui Jesus usou a divisão judaica. Esses servos deveriam
aguardar o retorno do senhor durante a noite inteira.
Por causa de suas palavras deveríamos ser
como o mordomo fiel e prudente que não abre mão de uma boa vigilância para
receber o seu senhor. Um escravo encarregado de todos os negócios do seu
senhor. Assim, o proprietário ficava livre dos encargos administrativos, o que
dava ao mordomo (o escravo) autoridade considerável.
A recompensa de prestar um serviço
fidedigno é a oportunidade de fazer algo ainda maior.
A punição por alguém não fazer uso da
oportunidade – vs. 45 e 46 - que lhe foi dada é bastante severa.
As pessoas são punidas tanto por não
fazerem o bem como por fazerem o mal. A ignorância não é uma desculpa válida
para evitar a punição quando a pessoa teve oportunidade de saber o que era
esperado que ela fizesse. Deus deixa bem claro ao seu povo o que eles devem
fazer (Rm 1.20; 2.14-15), portanto, não há desculpas.
Os que conheceram a vontade de seu Senhor e
não fizeram caso dela, estarão em situação muito delicada. O fogo do
julgamento, num sentido especial, o julgamento do pecado foi realizado na cruz.
Jesus começa a falar de sua fase de
provação em que terá de enfrentar a morte pelos pecadores. A morte de Jesus
também foi um "batismo", outro uso da imagem que aponta para a morte.
Liturgicamente, o batismo veio a significar
a morte de um estilo de vida e o nascimento de uma nova maneira de viver. Jesus
aceitou tudo isso como o plano divino para trazer salvação aos pecadores. Na
cruz, Jesus afirmou a consumação da sua obra de expiação (Jo 19.30), ou seja, a
cruz não foi o fracasso do Filho do Homem, mas a sua vitória sobre o inferno e
todos os demônios.
Num sentido muito importante, Jesus trouxe
paz (Jo 14.27), mas também desafiou os seus ouvintes a tomarem a cruz e segui-lo
(9.23). Essa exigência não é aceita por todos e pode causar divisão na família.
O povo conhecia os sinais para identificar
as condições meteorológicas, sabendo reconhecer que um vento vindo do oeste (do
mar Mediterrâneo) era sinal de chuva, e que um vento vindo do sul (do deserto)
significava tempo quente. Apesar disso, eles não sabiam discernir o que Deus
estava fazendo no meio deles. Eram ignorantes quanto ao que verdadeiramente
importava.
Nas questões legais, qualquer pessoa que tivesse
de enfrentar um processo com várias provas incriminatórias contra si, faria
muito bem em estabelecer um acordo com a parte lesada antes que o caso fosse
parar nas mãos do juiz. Logo, os pecadores devem se reconciliar com Deus agora,
pois perecerão se esperarem até o dia do julgamento final.
Lc 12:1 Posto que miríades de pessoas se
aglomeraram,
a ponto de
uns aos outros se atropelarem,
passou
Jesus a dizer, antes de tudo, aos seus discípulos:
Acautelai-vos
do fermento dos fariseus,
que
é a hipocrisia.
Lc 12:2 Nada
há encoberto
que
não venha a ser revelado;
e oculto
que
não venha a ser conhecido.
Lc 12:3
Porque tudo o que dissestes às escuras
será
ouvido em plena luz;
e o que
dissestes aos ouvidos no interior da casa
será
proclamado dos eirados.
Lc 12:4
Digo-vos, pois, amigos meus:
não
temais os que matam o corpo
e,
depois disso, nada mais podem fazer.
Lc 12:5 Eu,
porém, vos mostrarei a quem deveis temer:
temei
aquele que, depois de matar,
tem
poder para lançar no inferno.
Sim,
digo-vos,
a
esse deveis temer.
Lc 12:6 Não
se vendem cinco pardais por dois asses?
Entretanto,
nenhum deles está em esquecimento
diante
de Deus.
Lc 12:7 Até
os cabelos da vossa cabeça
estão
todos contados.
Não temais!
Bem
mais valeis do que muitos pardais.
Lc
12:8 Digo-vos ainda:
todo
aquele que me confessar diante dos homens,
também
o Filho do Homem o confessará
diante
dos anjos de Deus;
Lc 12:9 mas o
que me negar diante dos homens
será
negado diante dos anjos de Deus.
Lc
12:10 Todo aquele que proferir uma palavra
contra
o Filho do Homem,
isso
lhe será perdoado;
mas, para o
que blasfemar contra o Espírito Santo,
não
haverá perdão.
Lc 12:11
Quando vos levarem às sinagogas
e perante os
governadores
e as
autoridades,
não
vos preocupeis quanto ao modo
por
que respondereis,
nem
quanto às coisas que tiverdes de falar.
Lc
12:12 Porque o Espírito Santo vos ensinará,
naquela
mesma hora,
as
coisas que deveis dizer.
Lc
12:13 Nesse ponto,
um homem que
estava no meio da multidão lhe falou:
Mestre,
ordena a meu irmão que reparta comigo a herança.
Lc 12:14 Mas
Jesus lhe respondeu:
Homem,
quem me constituiu juiz ou partidor
entre
vós?
Lc 12:15
Então, lhes recomendou:
Tende
cuidado
e
guardai-vos de toda e qualquer avareza;
porque
a vida de um homem não consiste
na abundância
dos bens que ele possui.
Lc
12:16 E lhes proferiu ainda uma parábola, dizendo:
O
campo de um homem rico
produziu
com abundância.
Lc
12:17 E arrazoava consigo mesmo, dizendo:
Que
farei, pois não tenho onde recolher os meus frutos?
Lc
12:18 E disse: Farei isto:
destruirei
os meus celeiros,
reconstruí-los-ei
maiores
e aí
recolherei todo o meu produto
e todos os
meus bens.
Lc
12:19 Então, direi à minha alma:
tens
em depósito muitos bens para muitos anos;
descansa,
come, bebe e regala-te.
Lc
12:20 Mas Deus lhe disse:
Louco,
esta noite te pedirão a tua alma;
e
o que tens preparado,
para
quem será?
Lc
12:21 Assim é
o
que entesoura para si mesmo
e
não é rico para com Deus.
Lc
12:22 A seguir, dirigiu-se Jesus a seus discípulos, dizendo:
Por
isso, eu vos advirto:
não
andeis ansiosos pela vossa vida,
quanto
ao que haveis de comer,
nem pelo
vosso corpo,
quanto
ao que haveis de vestir.
Lc 12:23
Porque
a
vida é mais do que o alimento,
e
o corpo, mais do que as vestes.
Lc
12:24 Observai os corvos, os quais não semeiam,
nem
ceifam, não têm despensa nem celeiros;
todavia,
Deus os sustenta.
Quanto
mais valeis do que as aves!
Lc
12:25 Qual de vós,
por
ansioso que esteja,
pode
acrescentar um côvado
ao
curso da sua vida?
Lc
12:26 Se, portanto,
nada podeis
fazer quanto às coisas mínimas,
por que
andais ansiosos pelas outras?
Lc 12:27
Observai os lírios;
eles
não fiam, nem tecem.
Eu, contudo,
vos afirmo
que
nem Salomão,
em
toda a sua glória,
se
vestiu como qualquer deles.
Lc 12:28 Ora,
se Deus veste assim a erva
que hoje está
no campo e amanhã é lançada no forno,
quanto
mais tratando-se de vós,
homens
de pequena fé!
Lc 12:29 Não
andeis, pois,
a
indagar o que haveis de comer ou beber
e
não vos entregueis a inquietações.
Lc 12:30
Porque os gentios de todo o mundo
é
que procuram estas coisas;
mas
vosso Pai sabe que necessitais delas.
Lc 12:31
Buscai, antes de tudo,
o
seu reino,
e
estas coisas vos serão acrescentadas.
Lc 12:32 Não
temais,
ó
pequenino rebanho;
porque
vosso Pai se agradou em dar-vos o seu reino.
Lc 12:33
Vendei os vossos bens e dai esmola;
fazei
para vós outros
bolsas
que não desgastem,
tesouro
inextinguível nos céus,
onde
não chega o ladrão,
nem
a traça consome,
Lc 12:34 porque,
onde
está o vosso tesouro,
aí
estará também o vosso coração.
Lc 12:35
Cingido esteja o vosso corpo,
e
acesas, as vossas candeias.
Lc 12:36 Sede
vós semelhantes
a
homens que esperam pelo seu senhor,
ao
voltar ele das festas de casamento;
para
que, quando vier e bater à porta,
logo
lha abram.
Lc 12:37
Bem-aventurados aqueles servos
a
quem o senhor, quando vier,
os
encontre vigilantes;
em
verdade vos afirmo que ele
há
de cingir-se,
dar-lhes
lugar à mesa
e,
aproximando-se, os servirá.
Lc 12:38 Quer
ele venha na segunda vigília, quer na terceira,
bem-aventurados
serão eles,
se
assim os achar.
Lc 12:39
Sabei, porém, isto:
se o pai de
família soubesse a que hora havia de vir o ladrão,
[vigiaria
e]
não deixaria arrombar a sua casa.
Lc 12:40
Ficai também vós apercebidos,
porque,
à hora em que não cuidais,
o
Filho do Homem virá.
Lc 12:41
Então, Pedro perguntou:
Senhor,
proferes esta parábola
para
nós ou também para todos?
Lc 12:42
Disse o Senhor:
Quem
é, pois, o mordomo fiel e prudente,
a
quem o senhor confiará os seus conservos
para
dar-lhes o sustento a seu tempo?
Lc 12:43
Bem-aventurado aquele servo
a
quem seu senhor,
quando
vier,
achar
fazendo assim.
Lc 12:44
Verdadeiramente, vos digo
que
lhe confiará todos os seus bens.
Lc 12:45 Mas,
se aquele servo disser consigo mesmo:
Meu
senhor tarda em vir, e passar
a
espancar os criados e as criadas,
a
comer,
a
beber
e
a embriagar-se,
Lc
12:46 virá o senhor daquele servo,
em
dia em que não o espera
e
em hora que não sabe,
e
castigá-lo-á,
lançando-lhe
a sorte com os infiéis.
Lc 12:47
Aquele servo, porém,
que
conheceu a vontade de seu senhor
e
não se aprontou,
nem
fez segundo a sua vontade
será
punido com muitos açoites.
Lc 12:48
Aquele, porém, que não soube a vontade do seu senhor
e
fez coisas dignas de reprovação
levará
poucos açoites.
Mas
àquele a quem muito foi dado,
muito
lhe será exigido;
e
àquele a quem muito se confia,
muito
mais lhe pedirão.
Lc 12:49 Eu
vim para lançar fogo sobre a terra
e
bem quisera que já estivesse a arder.
Lc 12:50
Tenho, porém, um batismo
com
o qual hei de ser batizado;
e
quanto me angustio
até
que o mesmo se realize!
Lc 12:51
Supondes que vim para dar paz à terra?
Não,
eu vo-lo afirmo;
antes,
divisão.
Lc 12:52
Porque, daqui em diante,
estarão
cinco divididos numa casa:
três
contra dois,
e
dois contra três.
Lc
12:53 Estarão divididos:
pai
contra filho,
filho
contra pai;
mãe
contra filha,
filha
contra mãe;
sogra
contra nora,
e
nora contra sogra.
Lc 12:54
Disse também às multidões:
Quando
vedes aparecer uma nuvem no poente,
logo
dizeis que vem chuva,
e
assim acontece;
Lc 12:55 e,
quando vedes soprar o vento sul,
dizeis
que haverá calor,
e
assim acontece.
Lc 12:56
Hipócritas, sabeis interpretar
o
aspecto da terra e do céu
e,
entretanto, não sabeis discernir
esta
época?
Lc 12:57 E
por que não julgais também por vós mesmos
o
que é justo?
Lc 12:58
Quando fores com o teu adversário ao magistrado,
esforça-te
para te livrares desse adversário no caminho;
para
que não suceda que ele te arraste ao juiz,
o
juiz te entregue ao meirinho
e
o meirinho te recolha à prisão.
Lc 12:59
Digo-te que não sairás dali
enquanto
não pagares o último centavo.
Lucas 12 é para
ser degustado com bastante carinho por todos os que creem no Evangelho,
principalmente por aqueles que acham que são alguma coisa diante de Deus e dos
homens por causa de sua fé. A volta de Jesus é coisa séria e o ensino errado
das Escrituras como ter sido vã a morte de Jesus ou representar isso um
fracasso, torna tal palrador em um agente do inferno. “Como, pois, recebestes o Senhor Jesus Cristo, assim
também andai nele, Arraigados e sobreedificados nele, e confirmados na fé,
assim como fostes ensinados, nela abundando em ação de graças.
Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por
meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os
rudimentos do mundo, e não segundo Cristo;
Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da
divindade; E estais perfeitos nele, que é a cabeça de todo o principado e
potestade; No qual também estais circuncidados com a circuncisão não feita por
mão no despojo do corpo dos pecados da carne, pela circuncisão de Cristo; Sepultados
com ele no batismo, nele também ressuscitastes pela fé no poder de Deus, que o
ressuscitou dentre os mortos.
E, quando vós estáveis mortos nos pecados, e na
incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-vos
todas as ofensas, Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas
ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de
nós, cravando-a na cruz.
E, despojando os principados e potestades, os expôs
publicamente e deles triunfou em si mesmo.” – Colossenses 2:6-15.
Fique à vontade para tecer seus comentários. No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 : devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.
Em cada capítulo da Bíblia, você encontrará uma narrativa escrita podendo conter gráficos, tabelas, imagens e textos e um link de vídeo dessa postagem no YouTube. Confira!
Colabore: faça sua oferta voluntária! Entre em contato conosco para isso: +55-61-995589682
Nosso Projeto 1189 no YouTube começou em 21/04/2016 e foi concluído em 23/07/2019.
Não esqueça de citar a fonte quando for fazer citações, referências em seus posts, pregações e livros. Acompanhe-nos no YouTube e em nossas redes e mídias sociais. Ajude-nos com suas orações!
As mensagens do JAMAIS DESISTA do caminho do Senhor são diárias, inéditas, baseadas na Bíblia e buscando sua conformação máxima à teologia reformada e representam o pensamento do autor na sua contínua busca das coisas pertencentes ao reino de Deus e a sua justiça.
Em cada capítulo da Bíblia, você encontrará uma narrativa escrita - com gráficos, tabelas, imagens e textos - e um link de vídeo dessa postagem no YouTube. Confira!
Paulo Freire – Uma avaliação relâmpago
-
É sempre surpreendente, para mim, ver que a maioria das referências feitas
ao professor Paulo Freire (1921-1997) são benevolentes e eivadas de
admiração. ...
TRANSTORNANDO O CALVINISMO
-
A doutrina Calvinista é a mais bela expressão do ensino bíblico
transmitida a nós pelo seu maior representante - João Calvino. É claro, a
de se ori...
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devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.