Como dissemos, o propósito de Apocalipse, conforme a BEG, é estimular a
fidelidade a Cristo em meio ao sofrimento pela afirmação de que Deus governa a
História e certamente a levará a uma gloriosa consumação de julgamento e bênção
em Cristo. Estamos vendo o capítulo 22/22 e, com isso, concluindo a Bíblia.
Concluímos, pela graça de Deus e para a glória de Deus, nosso pequenino
trabalho de segmentação de Gênesis à Apocalipse.
João vai concluindo o seu trabalho acerca das coisas que viu e que
ouviu. Apocalipse é o livro mostrado por um anjo grande e poderoso, nosso
conservo, enviado por Jesus, a João que escreveu o que viu e ouviu mostrado
pelo anjo que ele insistia em querer adorar, mas que o anjo não permitiu que
caísse em terrível pecado.
Rio da água da vida, praça da cidade, árvore da vida, trono de Deus...
glórias a Deus! A palavra final é para que quem é injusto e sujo que continue
assim; bem como o que é justo e santo que também continue assim, pois Jesus
Cristo vem sem demora. Maranata!
Há ainda mais uma bem-aventurança... falo delas, logo depois do último
versículo, abaixo:
Vejamos o presente capítulo com mais
detalhes, conforme ajuda da BEG:
C. Visões celestiais (4.1-22.5) - continuação.
Como já falamos, dos vs. 4.1 ao 22.5,
estamos vendo essas visões celestiais de João. Por meio de Cristo e seus anjos
(22 8-9,16) João recebeu uma série de sete ciclos de visões:
(1)Sete
selos do rolo (4.1-8.1) – já vimos.
(2)Sete
anjos e trombetas (8.2-11.19) – já vimos.
(3)Sete
histórias simbólicas (12.1-14.20) – já
vimos.
(4)Sete
taças de ira (15.1-16.21) – já vimos.
(5)Babilônia
e a igreja (17.1-19.10) – já vimos.
(6)A
batalha final (19.11-21) – já vimos.
(7)O
reino dos santos e o julgamento final (20.1-21.8), seguidos por uma visão da
nova Jerusalém – já vimos.
(8)A
nova Jerusalém (21.9 – 22.5) – concluiremos
agora.
Essas visões tinham a intenção de advertir
e encorajar as igrejas ao abrir seus olhos para a realeza e majestade de Deus,
para a natureza da guerra espiritual, o julgamento de Deus sobre o mal e o
resultado do conflito.
8. A nova Jerusalém (21.9 - 22.5) – continuação.
Dos vs. 21.9 ao 22.5, estamos
vendo a nova Jerusalém. A descrição da Nova Jerusalém é agora revelada em
detalhe.
Até ao vs. 5, repare que a descrição final
do paraíso contém elementos que reportam ao Jardim do Éden.
A intimidade de Deus com o seu povo (vs.
3-4) e a abundância de suas bênçãos (vs. 1-2,5) são ainda mais enfatizadas aqui
do que o foram nos versículos precedentes.
O estado final restaura a comunhão plena,
idílica entre Deus e os seres humanos. Mas o ápice da História é sempre muito
mais magnificente do que o seu início.
O jardim agora é também uma cidade, e a luz
expulsou a noite. O livro do Apocalipse é concebido não apenas para informar e
assegurar aos crentes a respeito dos propósitos finais de Deus, mas também para
aumentar o anelo deles por Deus e pela realização de seus propósitos.
A certeza da felicidade final conforta os
santos durante os períodos de tentação e perseguição.
Foi aquele anjo que mostrou para João o rio
da água da vida. O suprimento abundante de água vivificadora vem de Deus. O
Apocalipse entrelaça alusões a várias passagens (p. ex., Gn 2.10-14; SI 46 4;
Ez 47.1-12; JI 3.18, Jo 4.10-14; 7.37-39).
O rio da água da vida é claro como cristal,
flui do trono de Deus e do Cordeiro, e passa no meio da rua principal da
cidade, sendo que de cada lado do rio estava a árvore da vida, que dá doze
colheitas, dando fruto todos os meses. As folhas da árvore servem para a cura
das nações.
O acesso às bênçãos vivificadoras de Deus
que havia sido bloqueado após a queda, é aqui renovado (2.7; 22.14,19; Gn 2.9;
3.22-24; Ez 47.12).
João observa que já não haverá maldição
nenhuma, pois o trono de Deus e do Cordeiro estará na cidade, e os seus servos
o servirão.
Imaginem que agora eles – os vencedores -
verão a sua face, e o seu nome estará em suas testas. Não haverá mais noite.
Eles não precisarão de luz de candeia nem da luz do sol, pois o Senhor Deus os
iluminará; e eles reinarão para todo o sempre.
Não há razões que se justifiquem para que
no presente momento as grandes e terríveis e porque não temíveis tribulações
roubem de nós a alegria e o prêmio que nos está proposto e assegurado pela
palavra de Deus. É como diz Paulo que a leve e momentânea tribulação não se
compara ao eterno peso de glória – II Co 4.17.
III.CONCLUSÃO (22.6-21).
João conclui a carta com várias palavras de
estímulo e uma bênção. Depois de relatar suas extensas visões, João faz várias
exortações (vs. 6-20) e termina com uma bênção para os leitores (v. 21).
A. Exortações finais (22.6-20).
Veremos dos vs. 6 ao 20, essas exortações
finais. A parte visionária central de Apocalipse termina em 22.5.
O livro, agora, conclui com uma promessa,
uma exortação e uma confirmação com o objetivo de incutir a mensagem das visões
e despertar a esperança pela vinda do Senhor Jesus (vs. 20).
Seus temas principais continuam a ser
entrelaçados nessa seção conclusiva. Há muitas alusões ao cap. 1.
Foi o anjo que testificou diante de João
que essas palavras são fiéis e verdadeiras – vs. 6. Foi o Senhor, o Deus dos
espíritos dos profetas, que enviou o seu anjo para mostrar aos seus servos as
coisas que em breve hão de acontecer. Ele nos exorta: "Eis que venho em
breve! Feliz é aquele que guarda as palavras da profecia deste livro".
João fala na primeira pessoa, dizendo que
ele era aquele que ouviu e viu estas coisas e que as tendo ouvido e visto, caiu
aos pés do anjo que lhe mostrou tudo aquilo para ele, para adorá-lo. João já
tinha caído, mas o anjo n]ao permitiu e lhe disse: "Não faça isso! Sou
servo como você e seus irmãos, os profetas, e como os que guardam as palavras
deste livro. Adore a Deus! ". Então lhe disse ainda: "Não sele as
palavras da profecia deste livro, pois o tempo está próximo.
O rolo de Daniel foi selado porque o tempo
de cumprimento estava distante (Dn 12.4). Agora "o tempo está
próximo" e, portanto, não poderia ser selado ainda. (Veja Ez 3.27; Dn
12.10; 2Co 2.15-16.)
O que acontecerá com os que ouvirem e não se arrependerem?
·Se
as pessoas não se arrependerem quando ouvirem a palavra de Deus, a dureza do coração
delas aumentará.
·Se
o fato de ouvir o livro de Apocalipse não mudar completamente o curso da vida
da pessoa, ele a fixa ainda mais firmemente em seu curso atual, qualquer que
seja o lado da batalha em que ela possa estar.
O anjo continua a falar dizendo que seria
para continuar o injusto a praticar injustiça; para continuar o imundo na
imundícia; para continuar o justo a praticar justiça; e para continuar o santo
a santificar-se", ou seja, vamos, por hora, vivendo nossa vida normal, mas
sabendo que ela será bruscamente interrompida para lidarmos com Deus.
O vs. 12 é o próprio Jesus Cristo falando e
testificando aos seus leitores e ouvintes da palavra de Deus: "Eis que
venho em breve! A minha recompensa está comigo, e eu retribuirei a cada um de
acordo com o que fez. Note em suas falas as palavras chaves: “venho”; “sem
demora” e “retribuições”.
Ele se identifica no vs. 13 como o Alfa e o
Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim e pronuncia uma
bem-aventurança das sete de apocalipse:
·"Felizes
os que lavam as suas vestes, para que tenham direito à árvore da vida e possam
entrar na cidade pelas portas.
Fora
ficam os cães, os que praticam feitiçaria, os que cometem imoralidades sexuais,
os assassinos, os idólatras e todos os que amam e praticam a mentira.
Com
relação aos que ficam de fora, veja 20.15; 21.8,27. Todos os malfeitores são
banidos da cidade santa, não apenas para puni-los por sua maldade, mas também
para proteger a cidade de sua contaminação.
Podemos
nos sentir animados com a firmeza do compromisso de Deus em excluir o mal do
seu reino definitivo.
No vs. 16, ele se revela:
·"Eu,
Jesus, enviei o meu anjo para dar a vocês este testemunho concernente às
igrejas.
·Eu
sou a Raiz e o Descendente de Davi, e a resplandecente Estrela da Manhã".
O vs. 17 convida cada um a dizer “Vem”:
·O
Espírito e a noiva dizem: "Vem!".
·E
todo aquele que ouvir diga: "Vem!".
A palavra ainda não foi encerrada e o
convite permanece aberto para todos os que tiverem sede – vs. 17b. Podem vir
que estará garantida de graça a água da vida.
Os vs. 18 e 19 são uma advertência séria
contra acrescentar ou subtrair dessas palavras alguma coisa. Isso coloca o
livro do Apocalipse no mesmo nível das palavras de Deus no Antigo Testamento
(Dt 4.2; 12.32). A palavra de Deus deve ser protegida de corrupção e
diferenciada de meras palavras humanas.
O livro se encerra com convites do Espírito
Santo: Aquele que dá testemunho destas coisas diz: "Sim, venho em breve!
" Amém. Vem, Senhor Jesus! Todo o livro de Apocalipse destina-se a
estimular o anseio e as orações dos crentes pela plena realização dos
propósitos de Deus que acompanham a segunda vinda.
B. Bênção final (22.21).
Apocalipse apropriadamente termina com essa
nota (1 Co. 16.22, 23): a graça do Senhor Jesus seja com todos. Amém. Essa
bênção praticamente padronizada conclui o livro do Apocalipse no estilo
literário típico de uma carta.
1 E mostrou-me
o rio da água da vida,
claro como cristal,
que procedia do trono de
Deus
e do Cordeiro.
2 No meio da sua praça,
e de ambos os lados do rio,
estava a árvore da vida,
que produz doze frutos,
dando seu fruto de mês em
mês;
e as folhas da árvore são
para a cura das nações.
3 Ali não haverá jamais maldição.
Nela estará o trono de Deus e do Cordeiro,
e os seus servos o servirão,
4 e verão a sua face;
e nas suas frontes estará o seu nome.
5 E ali não haverá mais noite,
e não necessitarão de luz de lâmpada
nem de luz do sol,
porque o Senhor Deus os alumiará;
e reinarão pelos séculos dos séculos.
6 E disse-me:
Estas palavras são fiéis e verdadeiras;
e o Senhor,
o Deus dos espíritos dos profetas,
enviou o seu anjo, para
mostrar aos seus servos
as coisas que em breve hão
de acontecer.
7 Eis que cedo venho;
Bem-aventurado aquele que guarda as palavras da
profecia deste livro.
8 Eu, João, sou o que
ouvi
e vi estas coisas.
E quando as ouvi e vi,
prostrei-me aos pés do anjo que mas mostrava,
para o adorar.
9 Mas ele me disse:
Olha, não faças tal; porque
eu sou conservo teu
e de teus irmãos,
os profetas,
e dos que guardam as
palavras deste livro.
Adora a Deus.
10 Disse-me ainda:
Não seles as palavras da profecia deste livro;
porque próximo está o tempo.
11 Quem é injusto,
faça injustiça ainda:
e quem está sujo,
suje-se ainda;
e quem é justo,
faça justiça ainda;
e quem é santo,
santifique-se ainda.
12 Eis que cedo venho
e está comigo a minha recompensa,
para
retribuir a cada um
segundo a sua obra.
13 Eu sou
o Alfa e ômega,
o primeiro e o derradeiro,
o princípio e o fim.
14 Bem-aventurados
aqueles que lavam as suas vestes [no sangue do
Cordeiro]
para que tenham direito à arvore da vida,
e possam entrar na cidade pelas portas.
15 Ficarão de fora
os cães,
os feiticeiros,
os adúlteros,
os homicidas,
os idólatras,
e todo o que ama e pratica
a mentira.
16 Eu, Jesus,
enviei o meu anjo
para vos testificar estas coisas
a favor das igrejas.
Eu sou
a raiz e a geração de Davi,
a resplandecente estrela da manhã.
17 E o Espírito e a noiva dizem:
Vem.
E quem ouve, diga:
Vem.
E quem tem sede,
venha;
e quem quiser,
receba de graça a água da vida.
18 Eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste
livro:
Se alguém lhes acrescentar alguma coisa,
Deus lhe acrescentará as pragas que estão escritas
neste livro;
19 e se alguém tirar qualquer coisa das palavras do
livro desta profecia,
Deus lhe tirará a sua parte da árvore da vida, e da
cidade santa,
que estão descritas neste livro.
20 Aquele que testifica estas coisas diz:
Certamente cedo venho.
Amém;
vem, Senhor Jesus.
21 A graça do Senhor Jesus seja com todos.
Curiosidades: vejam quais são as sete bem-aventuranças escritas no livro
de Apocalipse:
Apocalipse 1:3 Bem-aventurados
aqueles que lêem e aqueles que ouvem as palavras da profecia e guardam as
coisas nela escritas, pois o tempo está próximo.
Apocalipse 14:13 Então,
ouvi uma voz do céu, dizendo: Escreve: Bem-aventurados os mortos que,
desde agora, morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem das
suas fadigas, pois as suas obras os acompanham.
Apocalipse 16:15 (Eis que
venho como vem o ladrão. Bem-aventurado aquele que vigia e guarda as
suas vestes, para que não ande nu, e não se veja a sua vergonha.)
Apocalipse 19:9 Então, me
falou o anjo: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à
ceia das bodas do Cordeiro. E acrescentou: São estas as verdadeiras
palavras de Deus.
Apocalipse 20:6 Bem-aventurado
e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre esses a
segunda morte não tem autoridade; pelo contrário, serão sacerdotes de Deus
e de Cristo e reinarão com ele os mil anos.
Apocalipse 22:7 Eis que
venho sem demora. Bem-aventurado aquele que guarda as palavras
da profecia deste livro.
Apocalipse 22:14 Bem-aventurados
aqueles que lavam as suas vestiduras [no sangue do Cordeiro], para que
lhes assista o direito à árvore da vida, e entrem na cidade pelas portas.
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No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.