quarta-feira, 14 de janeiro de 2015
quarta-feira, janeiro 14, 2015
Jamais Desista
Isaías 48:1-22 - ISAÍAS AFIRMA: PARA O ÍMPIO NÃO HÁ PAZ!
Para você não se perder na leitura capítulo
por capítulo, nós nos encontramos aqui:
Parte IV – ISAÍAS E O JULGAMENTO
BABILÔNICO – 40:1 – 66:24.
C. Os dois instrumentos de Deus
para a restauração (44:24 – 55:13).
1. O plano de Deus para Ciro –
44:24 até 48:22.
Como já falamos, Ciro, imperador da Pérsia, contemporâneo de Esdras, Neemias,
Zorobabel, Ester e Mordecai, é mencionado tanto por seu próprio nome, algo
espetacular demais que tem intrigado estudiosos e tem feito os céticos
afirmarem que Isaías fora escrito depois do exílio, quanto por implicação ao longo de toda a
passagem.
Ciro, que
já fora mencionado em 41:1 e nos versículos seguintes, seria:
·
O
pastor de Deus para o seu povo - 44:28.
·
O
ungido de Deus – 45:1.
·
Aquele
a quem Deus levantaria 45:13.
·
Uma
ave de rapina do oriente que realizaria os propósitos de Deus – 46:11.
·
O
aliado escolhido de Deus contra a Babilônia – 48:14.
Além dessas referências explícitas, a
questão da escolha de Ciro por Deus está implícita em vários pontos desses
capítulos, como teremos a oportunidade de vermos em riqueza de detalhes.
Esse plano de Deus para Ciro pode ser
dividido também em 8 partes para melhor entendimento do texto e seu contexto.
a. O hino de autoglorificação do Senhor – 44:24-28 – já vimos; b. Oráculo real acerca de Ciro – 45:1-8 – já vimos; c. Ai dos contendores –
45:9-14 – já vimos; d. Aceitação do
plano de Deus – 45:15-17 – já vimos;
e. O Senhor é capaz – 45:18-25 – já vimos;
f. O destino certo da Babilônia – 46:1-13
– já vimos; g. Julgamento contra a Babilônia – 47:1-15 – já vimos; e, finalmente, h. O chamado
para ouvir e partir – 48:1-22 – veremos
agora.
h. O chamado para ouvir e partir – 48:1-22.
Neste capítulo, veremos o chamado de Deus para
ouvir e partir. Obviamente depois da palavra da pregação.
Em Romanos, no capítulo 10, temos o EPOCIS,
um acróstico que criei para entender a forma de Deus nos salvar. EPOCIS é, na
ordem: Enviar. Pregar. Ouvir. Crer. Invocar. Salvar.
·
Como
serão salvos, se não invocarem?
·
Como
invocarão, se não crerem?
·
Como
crerão, se não ouvirem?
·
Como
ouvirão, se não houver quem pregue?
·
Como
pregarão, se não forem enviados?
·
Como
serão enviados, se não forem salvos?
E novamente o ciclo se repete
indefinidamente. Deus salva os que invocam. Os que invocam são os que ouviram e
creram, ou seja, são aqueles a quem foram destinadas a palavra da pregação. Os pregadores
são os que foram enviados por Deus a pregarem a palavra de Deus, ou seja todos
os crentes que são salvos por Deus.
Essa passagem por duas vezes chama Israel a
ouvir e a crer na palavra de promessa de Deus. Ela então pede que essa fé seja
demonstrada no fato de deixar a Babilônia na confiança de que Deus restauraria
o seu povo.
A palavra de Isaías estava sendo pregada e
os que a ouviam eram formados de dois grupos, os que criam e os que não criam. Toda
palavra de pregação de Deus encontrará dois públicos: os que creem e os que não
creem.
Os que criam, neles era gerada a fé e eles
teriam de partir. Os que não criam, a palavra pregada serviria para condená-los
uma vez que a verdade seria toda revelada e a razão da recusa em obedecer
ficaria evidente como a mais pura forma de rebeldia contra o Senhor.
Logo no primeiro verso, um apelo derradeiro
e urgente aos surdos e cegos de Israel -
ouvi isto - (vs. 6,8; cf. 42:18-22; 46:3-12) para que observem os caminhos de
Deus na criação e na História (vs. 12,16).
Eles até se chamam pelo nome de Israel, saem
das águas de Judá, juram pelo nome do SENHOR, fazem menção do Deus de Israel, mas,
infelizmente, não em verdade nem em justiça. Também tomam o nome da cidade
santa que está firmada sobre o Deus de Israel, o Senhor dos Exércitos é o seu
nome.
Isaías está pregando, claramente falando a
eles, para que ouvissem e entendessem que Deus, e não os ídolos deles, é que
estariam fazendo estas coisas.
Desde a antiguidade, Deus tem falado para
que se cumpra e entenda que há somente um Deus soberano que controla toda a
história, apesar de nós.
Somente o Senhor e não os ídolos – vs 5 - decreta
e executa a sua vontade de acordo com a sua palavra.
A evidência falava por si mesma e bastava
que eles cressem na palavra de Deus. A glória da nova era de salvação e da
justiça do reino, que começou com a restauração do exílio, encontra o seu foco
na primeira vinda de Cristo e continuará até à plenitude do reino de nosso
Senhor (45:15; cf. Ap 1:19).
O povo considerava difícil acreditar nos
métodos de Deus para restaurar o seu povo (cf, 40:21,24,28).
O exílio, vs 10, foi planejado para ser um
período de purificação (1:22, 25; cf. Ez 22:18-22; I Pe 1:7), por isso que diz
que os purificou como a prata e os escolheu na fornalha da aflição onde ficam
de fora todas as escórias e coisas imprestáveis da prata.
Ao contrário da prata que é refinada pelo
fogo purificador, Israel foi purificada com as aflições que suportou no exílio da
fornalha da aflição. O exílio foi como a servidão do Egito (Dt 4:20; Jr 11:4).
No entanto, foi por amor dele mesmo, de Deus
por ele mesmo, que ele suportou Israel e
destarte, a sua glória não daria a outrem – vs 11. Os ídolos e as imagens de
escultura e seus deuses representados não iriam profanar o nome do santo de
Israel.
Dá-me ouvidos, vs 12, Isaías fala no nome
do Senhor. Pois ele é o mesmo, o primeiro e também o último e fora dele não há
outro. Foi ele quem fundou a terra e os céus.
Deus afirma novamente que o seu plano de
usar Ciro seria bem-sucedido – vs 14. A posição e o sucesso especial de Ciro
seriam do Senhor.
Deus chamou o seu povo para se aproximar e
para confiar na sua palavra que desde o princípio pregava. O anúncio sobre Ciro
foi proclamado em 41:25-27 para então ser elaborado nesses capítulos.
Por meio de Moisés e dos profetas (40:11; 55:12;
63:13; Dt 5:27; 29:5-6; Sl 23:2; 27:11; 139:10,24) – vs 17 – Deus é o Senhor, o
Redentor, o Santo de Israel, o Senhor Deus que ensina o que é útil e guia pelo
caminho que se deve andar.
Sendo assim, ah! Se tivessem dados ouvidos
ao Senhor! – vs 18,19 - Deus queria que o seu povo já tivesse entrado em seu
descanso. Esses versículos apoiam a responsabilidade do povo de Deus em
apressar o dia da redenção.
O escritor de Hebreus afirma que nós os que
cremos, entramos no descanso de Deus, mas os que não creem, jurou Deus em sua
ira que eles não entrariam no seu descanso – Hb 4:3.
Esses termos “rio”, “ondas do mar”
representam respectivamente vida abundante e uma situação constante e
progressiva – 66:12; Am 5:24 – que trariam a paz que chegaria para a comunidade
restaurada somente quando a justiça prevalecesse entre o povo de Deus – 9:7; 32:17;
54:13-14; 60:17; Sl 85:10; Hb 7:2 – e assim, os descendentes seriam como os
grãos de areia da face da terra que representam uma promessa de uma descendência
numerosa – Gn 12:2; 22:17.
No vs 20, uma exortação para o povo sair e
fugir, ou seja, uma exortação para não se enredarem nas estruturas da
Babilônia, porque ela estava prestes a cair – AP 18:4.
A restauração – vs 21 – seria como o êxodo
no aspecto de que Deus sustentaria o seu povo – 41:17-20; 43:19-21; 44:3; Ex
17:6; Dt 5:15; Sl 105:41.
casa
de Jacó, que vos chamais do nome de Israel,
e
saístes das águas de Judá,
que
jurais pelo nome do SENHOR, e fazeis menção do Deus de Israel,
mas
não em verdade nem em justiça.
Is
48:2 E até da santa cidade tomam o nome
e
se firmam sobre o Deus de Israel;
o
SENHOR dos Exércitos é o seu nome.
Is
48:3 As primeiras coisas desde a antiguidade as anunciei;
da
minha boca sairam, e eu as fiz ouvir;
apressuradamente
as fiz, e aconteceram.
Is
48:4 Porque eu sabia que eras duro,
e
a tua cerviz um nervo de ferro,
e
a tua testa de bronze.
Is
48:5 Por isso te anunciei desde então,
e
te fiz ouvir antes que acontecesse, para que não dissesses:
O
meu ídolo fez estas coisas,
e
a minha imagem de escultura,
e
a minha imagem de fundição as mandou.
Is
48:6 Já o tens ouvido;
olha
bem para tudo isto;
porventura
não o anunciareis?
Desde
agora te faço ouvir coisas novas e ocultas,
e
que nunca conheceste.
Is
48:7 Agora são criadas, e não de há muito,
e
antes deste dia não as ouviste,
para
que porventura não digas:
Eis
que eu já as sabia.
Is
48:8 Nem tu as ouviste, nem tu as conheceste,
nem
tampouco há muito foi aberto o teu ouvido,
porque
eu sabia que procederias
muito
perfidamente,
e
que eras chamado transgressor desde o ventre.
Is
48:9 Por amor do meu nome retardarei a minha ira,
e
por amor do meu louvor me refrearei para contigo,
para
que te não venha a cortar.
Is
48:10 Eis que já te purifiquei, mas não como a prata;
escolhi-te
na fornalha da aflição.
Is
48:11 Por amor de mim, por amor de mim o farei,
porque,
como seria profanado o meu nome?
E
a minha glória não a darei a outrem.
Is
48:12 Dá-me ouvidos, ó Jacó, e tu, ó Israel, a quem chamei;
eu
sou o mesmo, eu o primeiro, eu também o último.
Is
48:13 Também a minha mão fundou a terra,
e
a minha destra mediu os céus a palmos;
eu
os chamarei, e aparecerão juntos.
Is
48:14 Ajuntai-vos todos vós, e ouvi:
Quem,
dentre eles, tem anunciado estas coisas?
O
SENHOR o amou, e executará a sua vontade
contra
Babilônia, e o seu braço será contra os caldeus.
Is
48:15 Eu, eu o tenho falado; também já o chamei, e o trarei,
e
farei próspero o seu caminho.
Is
48:16 Chegai-vos a mim, ouvi isto:
Não
falei em segredo desde o princípio;
desde
o tempo em que aquilo se fez eu estava ali,
e
agora o Senhor DEUS me enviou a mim,
e
o seu Espírito.
Is
48:17 Assim diz o SENHOR, o teu Redentor, o Santo de Israel:
Eu
sou o SENHOR teu Deus, que te ensina o que é útil,
e
te guia pelo caminho em que deves andar.
Is
48:18 Ah! se tivesses dado ouvidos aos meus mandamentos,
então
seria a tua paz como o rio,
e
a tua justiça como as ondas do mar!
Is
48:19 Também a tua descendência seria como a areia,
e
os que procedem das tuas entranhas como os seus grãos;
o
seu nome nunca seria cortado
nem
destruído de diante de mim.
Is
48:20 Saí de Babilônia, fugi de entre os caldeus.
E
anunciai com voz de júbilo, fazei ouvir isso,
e
levai-o até ao fim da terra; dizei:
O
SENHOR remiu a seu servo Jacó.
Is
48:21 E não tinham sede, quando os levava pelos desertos;
fez-lhes
correr água da rocha;
fendeu
a rocha,
e
as águas correram.
Is
48:22 Mas os ímpios não têm paz,
diz
o SENHOR.
Não há paz para os ímpios – vs 22; 57:21. Assim,
como também não entrarão no descanso de Deus. isso é muito sério e terrível. Vigiemos
para que em nós não haja coração incrédulo e maligno a ponto de nos esquecermos
de Deus e de sua graça.
Israel neste capítulo foi repreendido por
sua grosseira infidelidade.
...
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No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.