Salmo
de Davi, muito profundo, profético, messiânico, comentado pelo Senhor e citado
em diversas partes pelos apóstolos, especialmente por quem escreveu o livro de
Hebreus.
Já
no verso primeiro deste salmo, citado por Jesus quando ensinava no templo, fez
uma pergunta sobre como os escribas explicavam o fato de que Cristo era filho
de Davi porque Davi, pelo Espírito Santo, disse: “Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita, até que eu
ponha os teus inimigos debaixo dos teus pés.”? Jesus ali explicava que o
mesmo Davi de quem o Cristo era, chamava o Cristo de Senhor. (Mc 12:35-37).
Também
de outra feita, certamente, os fariseus estavam interrogando Jesus, mas com o
propósito de o apanhar em algum deslize, no entanto, sabiamente, escapava de
todas as armadilhas montadas e ele mesmo faz a pergunta aos fariseus sobre a
declaração de Davi, neste salmo, sobre o Cristo ser filho de Davi e eles
ficaram sem palavras. (Mt 22: 41-46).
Nós
entendemos a declaração porque nos foi revelado a Trindade de Deus com o Pai, o
Filho e o Espírito Santo.
Em
seguida, o salmista fala do domínio deste Cristo que se estenderá por toda parte
e dominará sobre tudo e todos. Nada irá escapar ou ficar de fora.
Também
ele é o sumo-sacerdote que entrou uma única vez no santuário, no santo dos
santos, e se rasgou o véu que fazia a separação do homem que se aproximava de
Deus, do próprio Deus. Seu sacerdócio não decorreu de ordem humana, mas foi
segundo a ordem de Melquisedeque, uma figura enigmática que conforme Hebreus,
permanece também sacerdote para sempre.
Hebreus 7:1 Porque este Melquisedeque, rei de Salém,
sacerdote do Deus Altíssimo, que saiu ao encontro de Abraão, quando voltava
da matança dos reis, e o abençoou,
Hebreus 7:2 para o qual também Abraão separou o dízimo
de tudo (primeiramente se interpreta rei de justiça, depois também é rei de
Salém, ou seja, rei de paz;
Hebreus 7:3 sem pai, sem mãe, sem genealogia; que não
teve princípio de dias, nem fim de existência, entretanto, feito semelhante
ao Filho de Deus), permanece sacerdote perpetuamente.
Calvino
faz na introdução sobre este salmo, em seus comentários, algumas colocações importantes
para o entendimento do salmo. Em primeiro lugar fala que Davi coloca Cristo
como aquele a quem Deus constituiu sobre todos, tendo domínio supremo e poder e
força e em segundo lugar, que Deus expandiu seu reinado além de todos os
limites, constituindo-o em sacerdote eterno diante de Deus a favor dos homens
e, finalmente, que assim, ele estabelecerá uma nova ordem pondo fim nas coisas
antigas e fazendo tudo novo.
Neste salmo, Davi estabelece a perpetuidade do reinado
de Cristo e a eternidade do seu sacerdócio; e, em primeiro lugar, ele afirma
que Deus conferiu a Cristo o supremo domínio, combinado com o poder invencível,
com o qual ele conquista todos os seus inimigos, ou os obriga a submeter-se a
ele. Em segundo lugar, ele acrescenta: que Deus estenderia os limites deste
reino; E, em terceiro lugar, que Cristo, tendo sido instalado no recinto
sacerdotal com toda a solenidade de um juramento, sustenta as honras disso
igualmente com as de seu sacerdócio real. Finalmente, que esta seja uma nova
ordem de sacerdócio, cuja introdução deve pôr fim ao sacerdócio levítico, que
foi temporário, e que será eterna.
Um salmo de David.
Tendo o testemunho de Cristo de que este salmo foi
escrito em referência a si mesmo, não precisamos de nenhum outro para
corroborar esta afirmação; e, mesmo admitindo que não tivéssemos autoridade,
nem o testemunho do apóstolo, o próprio salmo não admitiria nenhuma outra
interpretação; pois, embora tenhamos uma disputa com os judeus, as pessoas mais
obstinadas do mundo, sobre a aplicação correta dela, somos capazes, pelos
argumentos mais irresistíveis, de obrigá-los a admitir que as verdades aqui
referidas se relacionam nem para David nem para qualquer outra pessoa além do
Mediador. É reconhecido que o reino de Cristo é tipificado na pessoa de Davi,
mas não pode ser afirmado dele, nem de nenhum dos seus sucessores, que ele deve
ser um rei cujo domínio deve ser amplamente estendido e quem, no mesmo tempo era sacerdote, não de acordo com a lei,
mas de acordo com a ordem de Melquisedeque, e para sempre; pois, naquela época,
nenhuma dignidade sacerdotal nova e incomum poderia ser instituída, sem privar
a casa de Levi dessa honra peculiar. Além disso, a perpetuidade atribuída ao
ofício sacerdotal não pode pertencer a nenhum homem, porque, com exceção do
homem Cristo Jesus, esta honra termina imediatamente no fim do curso curto e
incerto da vida presente. Mas, como esses tópicos serão considerados, em maior
proporção, em seu devido lugar, basta que, neste momento, façamos alusão a eles
em breve.
Sl 110:1
Disse o SENHOR
ao
meu senhor:
Assenta-te à minha direita,
até que eu ponha os teus inimigos
debaixo dos teus pés.
Sl 110:2
O SENHOR
enviará
de Sião o cetro do seu poder, dizendo:
Domina entre os teus inimigos.
Sl
110:3 Apresentar-se-á voluntariamente o teu povo,
no dia do teu poder;
com santos ornamentos,
como o orvalho emergindo da aurora,
serão os teus jovens.
Sl 110:4
O SENHOR
jurou
e não se arrependerá:
Tu és sacerdote para sempre,
segundo a ordem de Melquisedeque.
Sl 110:5
O Senhor,
à
tua direita,
no dia da sua ira,
esmagará os reis.
Sl
110:6 Ele julga entre as nações;
enche-as
de cadáveres;
esmagará
cabeças por toda a terra.
Sl 110:7 De caminho,
bebe na torrente
e passa de cabeça erguida.
Jesus Cristo é o Senhor para sempre! Por isso Deus o exaltou
acima de tudo e de todos e a ele deu todas as coisas, nos céus e na terra.
Agora, ele julga e brevemente se completará o tempo dos gentios e todas as
coisas serão reconciliadas com Deus e com Cristo.
Fique à vontade para tecer seus comentários. No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 : devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.
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